Morar na Espanha com filhos: veja como é a experiência e a adaptação

Espanha  / 

Como é morar na Espanha com Filhos? Acompanhe a minha experiência.

Como é morar com filhos na Espanha

Vou contar um pouquinho da minha experiência para vocês. Sou casada com um espanhol e vivíamos em São Paulo com nossa filha que, na época em que começamos a planejar mudar para a Espanha, tinha 9 anos.

Era uma idade que, na minha cabeça, ainda era fácil convencê-la dessa mudança. Pensava que, antes da adolescência, tudo seria mais fácil. Tanto sua adaptação a um novo país, costumes e línguas, quanto a deixar seus amiguinhos para trás.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Não estava sendo tão fácil assim. Como convencer ou pelo menos deixar a mudança menos traumática para todos? Assim surgiu a ideia de visitar nossa futura nova cidade, para umas primeiras impressões.

Era primavera em Barcelona e aqui estávamos, de férias e aproveitando a cidade. Depois de vários passeios aqui e ali, alugamos um rikshaw (uma bicicleta com motorista) na orla da praia e saímos a desbravar a paisagem. Vimos pessoas caminhando tranquilamente nessa mesma orla, aquele solzinho gostoso batendo na cara, o vento e o mar ao fundo. Não demorou muito e minha filha soltou a frase. Era tudo que queríamos escutar: “Mãe, nunca pensei que eu fosse falar isso mas, eu quero viver aqui!”

Silêncio seguido de comemoração! Vamos viver em Barcelona!

Leia também o nosso artigo sobre como é morar em Barcelona.

Quando reflito sobre isso, percebo que a minha filha, mesmo sendo ainda uma criança de 9 anos, durante um passeio na orla da praia, tendo o sol e o mar protagonistas, percebeu, ou melhor, intuiu, que ali poderia ser um lugar perfeito para ser feliz. Foi uma sensação. Menos violência, a natureza perto e a vida passando muito mais tranquila. Onde, em São Paulo, teríamos a oportunidade de um passeio assim?

10 vantagens para morar na Espanha com filhos

1. Natureza. O país é lindo. Possui paisagens exuberantes, lindas praias, montanhas e cidades incríveis.

2. Monumentos e beleza arquitetônica. Sabia que Espanha é o país com mais patrimônios históricos catalogados pela UNESCO?

Veja aqui quais são os principais pontos turísticos da Espanha.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

3. Educação grátis e obrigatória em escolas públicas, até os 16 anos, com vagas garantidas para todos.

4. Horário escolar. Aqui, a escola é período integral, o que facilita muito a vida dos pais. Além disso, há uma oferta enorme de atividades extra escolares por um bom preço. Dessa maneira, as crianças estudam e fazem atividades até mais tarde. É uma excelente oportunidade para enturmar-se ainda mais e aprender algo diferente.

5. Transporte público: grátis até os 16 anos. Pais que vivem no Brasil e precisam ou pagar transporte público ou ir buscar e levar filhos de carro sabem a diferença que isso faz. É um dos pontos altos de morar na Espanha com filhos.

Transporte público na Espanha: veja como funciona.

6. Saúde pública. Todo residente de Espanha tem a sua carteirinha da “Seguridad social” e pode ser atendido pelo seu médico “de cabeceira” (como se diz por aqui) ou atendimento em pronto socorros e hospitais públicos, inteiramente grátis.

Veja neste artigo completo como funciona o sistema de saúde pública na Espanha.

morar na espanha com filhos barcelona

Veja quais são os idiomas da Espanha e as diferenças entre eles.

7. Língua. O castelhano é a segunda língua mais falada no mundo e é de grande importância, certo? Pois seus filhos aprenderão na própria escola, sem gastar nada por isso e muito rapidamente. No caso da minha filha, como vivemos na Catalunha, a língua oficial além do castelhano é o catalão, e ela aprendeu rapidinho as 2 línguas. Para as crianças, o aprendizado de uma nova língua é muito mais fácil!

8. Tranquilidade e Segurança. Para mim não tem preço o fato da minha filha ir e voltar sozinha da escola que fica a algumas quadras de casa. Muitas crianças pegam ônibus ou algum transporte público para irem sozinhas à escola ou visitar um parente ou amigo. Além da segurança, as calçadas são largas, a cada 50m tem uma travessia de pedestre (que é respeitada), um semáforo, uma linha de metrô ou ônibus de fácil acesso. As crianças provam a sensação de liberdade, de ir e vir.

9. Áreas verdes e lazer grátis. O costume por aqui, é gastar o tempo livre nas ruas e praças. Tem uma boa infraestrutura de parques destinados às crianças com seus tobogãs e zonas de areia e picnic. A oferta de oficinas infantis nas festas de bairro também são muito comuns e podem oferecer atividades de pintura, música ou contação de histórias. Feirinhas de artesanato, patinagem no calçadão da praia e ciclovias são excelentes programas ao ar livre e sem gastar!

10. Contato com outra cultura. Outros costumes e modos de vida tão diferentes acabam influenciando positivamente na criação dos filhos, no sentido da tolerância e respeito às diferenças. A proximidade da Espanha com países vizinhos europeus oferece experiências multiculturais que ficarão para toda vida e as crianças adoram!

Se você quer morar no país, saiba como trabalhar na Espanha e programe-se!

Depois de muito pensar, não consegui encontrar nenhuma desvantagem de morar com os filhos na Espanha. Tirando, claro, os familiares que ficam no Brasil e a distância que nos separa. Mas não deixa de ser também uma oportunidade para receber visitas ou viajar ao Brasil nas férias. O que sempre será divertido, não?

A minha dica é que, uma vez instalado no país, procure os órgãos responsáveis para tirar os documentos espanhóis para seus filhos, procurem logo uma escola próxima à sua residência e comece a usufruir de todas as vantagens que esse país oferece: a famosa qualidade de vida na Espanha.

Eu e minha família vivemos aqui há quase 4 anos e minha filha hoje tem 13 anos. Aprendeu 2 línguas (castelhano e catalão), viajou para alguns países próximos, aprendeu novos hábitos, descobriu outros sabores provando comidas diferentes, está totalmente adaptada e feliz da vida. Se perguntar para ela se quer voltar ao Brasil, ela já tem a resposta preparada e, com um sorrisão na cara responde: “Só se for de férias, mamãe!”

Leia também o artigo completo com as vantagens e desvantagens de viver em Barcelona.

Dicas práticas de como trazer seus filhos para Espanha

Se você é um residente estrangeiro e legal no país, poderá trazer seus filhos sob a forma de reagrupamento familiar, caso os filhos sejam menores de 18 anos.

Para exercer esse direito você deve comparecer na Oficina de Extranjeria (escritório de imigração) mais próximo da sua cidade e solicitar a autorização de residência para fazer o trâmite.

Para maiores informações sobre o processo, leia as informações no site oficial.

Gostou? Está pensando mesmo em morar na Espanha com filhos? Então saiba tudo sobre como morar na Espanha legalmente neste artigo e como alugar apartamento no país. Se você quiser fazer a cotação de quanto custa um apartamento na cidade da Espanha de sua preferência, sugerimos que busque no site Uniplaces. Utilize nosso cupom de desconto neste site: basta digitar EURODICASpara obter10% de desconto na sua reserva!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Miriam Horta, sou paulistana, publicitária e vivo em Barcelona. Gosto de escrever e compartilhar minhas experiências. Minha paixão é viajar, descobrir novos destinos culturas diferentes.