Vantagens e desvantagens de morar na Espanha: descubra as principais

Espanha  / 

Se você decidiu ir morar na Espanha, saiba que essa será uma experiência enriquecedora em sua vida. Conhecer novas pessoas, nova cultura e poder praticar aquele idioma que você aprendeu em algum cursinho aqui no Brasil. No entanto, podem existir vantagens e desvantagens de morar na Espanha.

Acompanhe o nosso artigo e descubra os principais pontos positivos e negativos de viver em solo espanhol.

Vantagens e desvantagens de morar na Espanha

Certamente morar fora do Brasil deveria fazer parte da vida de todas as pessoas. Quem viaja para viver em outro país sabe de todos os benefícios que essa experiência pode trazer, tanto para a vida pessoal quanto profissional. Confira um relato pessoal sobre viver um intercâmbio.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

No entanto, a experiência também tem seu lado negativo, afinal nem tudo são flores, não é mesmo? Então se você quer saber quais as vantagens e desvantagens de morar na Espanha, siga com a gente.

 descobrindo as vantagens e desvantagens de morar na Espanha

Vantagens de morar na Espanha

Muitas pessoas optam por esse país devido às semelhanças entre brasileiros e espanhóis. Além de gostarem de futebol e de atividades que possam fazer em conjunto com a família ou com os amigos, os espanhóis também são tão receptivos quanto os brasileiros.

Morar em Portugal ou Espanha? Compare as vantagens e desvantagens de cada país e escolha o melhor para você.

No entanto, essas não são as únicas vantagens de morar na Espanha. A seguir, veja outras:

Idioma local

Outra vantagem de ir morar na Espanha é o idioma local. Apesar de ser um país europeu, a língua oficial é o espanhol, assim como na maioria dos países sul-americanos.

Isso não só nos aproxima da ideia de querer ir morar na Espanha como dá oportunidade de colocar em prática tudo o que foi aprendido nos cursinhos ou na escola aqui no Brasil.

Outro ponto positivo com relação ao idioma espanhol é que será um divisor de águas ter fluência no segundo idioma mais falado do mundo. Esse diferencial poderá alavancar sua carreira de trabalho e permitir que você continue seus estudos na Espanha.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Saúde e qualidade de vida

Quando falamos das vantagens e desvantagens de morar na Espanha devemos levar em consideração todos os pontos positivos e negativos que envolvem essa mudança.

Entre os prós podemos destacar o sistema de saúde na Espanha, considerada uma das mais eficientes do mundo. Por conta disso, a Espanha é o país da União Europeia com maior expectativa de vida, em média 83 anos.

Além dessa grande vantagem, também cabe ressaltar que o custo de vida na Espanha é relativamente baixo quando comparado com outros países europeus, como a França, por exemplo. Assim, é possível ter boa alimentação e acesso a serviços básicos como educação e cultura.

Segurança

Esse é o quesito que mais chama a atenção dos brasileiros quando o assunto é morar na Espanha. Isso porque a ocorrência de crimes é bem baixa. Entretanto, ninguém está livre de pequenos furtos, nem mesmo os espanhóis, principalmente em áreas turísticas.

Confira a nossa lista com as 10 cidades mais seguras da Europa.

Apesar disso, a Espanha é considerada segura tanto para estrangeiros quanto para seus habitantes. Mesmo com a ocorrência de pequenos furtos e delitos, lá ainda é possível andar pelas ruas tranquilamente, sair à noite e de quebra ainda levar celular e dinheiro junto.

Clima

Entre as vantagens e desvantagens de morar na Espanha está o clima. Isso mesmo. Apesar de parecer impossível que um único item represente algo positivo e negativo ao mesmo tempo, o clima na Espanha é algo surpreendente, que pode exigir um determinado jogo de cintura e tempo de adaptação com ele.

Isso acontece porque a Espanha possui quatro tipos de climas diferentes, que podem tornar a sua experiência no país mais ou menos positiva de acordo com a cidade escolhida para morar. Veja a seguir os tipos climáticos da Espanha:

  • Clima Oceânico: abrange as regiões norte do país e é marcado por temperaturas amenas no verão e no inverno, com predominância de chuvas;
  • Clima Mediterrâneo: inverno com temperaturas amenas, verão com altas temperaturas e poucas chuvas. É o clima predominante nas regiões próximas ao mar mediterrâneo;
  • Clima Continental: talvez esse seja o clima que mais necessite de tempo para adaptação, pois a mudança de temperatura pode ser brusca conforme as estações do ano. O clima continental é predominante em algumas áreas da Península Ibérica, com baixíssimas temperaturas no inverno, verões quentíssimos e com pouca chuva;
  • Clima Subtropical: considerado pelos espanhóis o melhor para se viver, o clima subtropical é aquele que acontece nas Ilhas Canárias. Nesse tipo climático, é possível desfrutar de temperaturas agradáveis durante o ano todo e com determinada regularidade de chuva.

Para compreender melhor as vantagens e desvantagens de morar na Espanha, conheça quais são as melhores regiões da Espanha com seus prós e contras.

melhores lugares para morar na espanha

Desvantagens de morar na Espanha

Morar em outro país representa uma grande mudança na vida de todos os envolvidos. Morar na Espanha significa ter que fazer novas amizades, se adaptar às regras e à cultura do país. Algumas pessoas passam pelo processo de adaptação mais rapidamente, outras nem tanto.

Além do fator interação social, imigrantes também apontam outras desvantagens de morar na Espanha. Acompanhe algumas:

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho na Espanha é exigente, ou seja, as vagas mais qualificadas são para cargos de nível superior. Isso significa que caso você esteja pensando em se mudar para lá sem ter começado ou concluído alguma faculdade no Brasil, deverá se preparar para ocupar vagas que não são bem pagas.

Entretanto, se você tiver concluído o ensino superior no Brasil, saiba que é possível validar o seu diploma na Espanha e assim, se candidatar a algum posto de trabalho melhor remunerado. Quer saber como validar o diploma brasileiro na Espanha passo a passo? Veja neste artigo.

Salário

E por falar em mercado de trabalho, que tal falarmos na questão do salário? Entre as vantagens e desvantagens de morar na Espanha, o salário é um dos pontos considerados negativos pelos imigrantes. Como isso é possível se tratando de um país com boa qualidade de vida?

O salário na Espanha é um dos mais baixos quando comparados com alguns países europeus. Dessa forma, trabalhadores que possuem empregos menos qualificados no mercado de trabalho espanhol são obrigados a conviver com uma situação instável, altas jornadas de trabalho e salários baixos.

Aluguel

Para quem está pretendendo deixar o Brasil para ir morar na Espanha, eis uma grande desvantagem: o preço do aluguel. Com um salário relativamente baixo e aluguéis altíssimos, fica quase que impossível conseguir alugar um apartamento na Espanha por um custo-benefício atrativo.

Assim, tem sido cada vez mais comum encontrar imigrantes morando em zonas afastadas dos centros das cidades no país, já que quanto mais distante das facilidades, mais acessível é o valor da moradia. No entanto, engana-se quem pensa que em virtude disso a burocracia para alugar um imóvel no país será menor.

Muito pelo contrário! Em se tratando de imigrantes, é exigido contrato de trabalho e os últimos três contra-cheques, além de dois ou três meses de aluguel antecipado (fiança). Confira aqui os melhores sites para alugar apartamento na Espanha.

Burocracia

Como em qualquer país do globo terrestre, a Espanha tem suas leis e regras, que devem ser respeitadas. A grande desvantagem de lidar com a burocracia espanhola é que como imigrante você poderá não saber exatamente como proceder para cada caso, como por exemplo, solicitar um documento. E essa falta de informações pode atrapalhar bastante a vida de um novato no país.

Conheça aqui quais são os documentos para morar na Espanha.

Na Espanha, os estados são autônomos, ou seja, a burocracia pode variar bastante entre um local e outro. Além disso, assim como no Brasil a maioria dos trâmites envolve tempo e dinheiro para se desenrolar. Então, o negócio é ter paciência e saber exatamente onde procurar as informações necessárias.

Uma grande dica para lidar com a burocracia na Espanha é procurar um Consulado Brasileiro no país.

Consulado Geral do Brasil – Barcelona

Consulado Geral do Brasil – Madrid

Apesar das inúmeras vantagens e desvantagens de morar na Espanha, sem sombra de dúvidas essa será uma grande experiência em sua vida! Principalmente agora que você já sabe que pode contar com o Consulado do Brasil na Espanha para lhe ajudar com as burocracias do país. Sendo assim, só lhe resta fazer as malas e comprar as passagens para Espanha.

E não se esqueça de que o seguro viagem para entrar na Espanha é obrigatório! Saiba tudo neste artigo.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.