As mulheres espanholas, em sua maioria, apresentam caráter forte, comportamento decidido. Como dissemos no Brasil, elas "chegam chegando", marcando o espaço de forma expressiva.
O perfil da mulher espanhola
As mulheres espanholas são consideradas empreendedoras. Segundo dados do governo espanhol, 46% delas antes de completar 29 anos iniciam um próprio negócio. Comparando com as mulheres de outros países, como Reino Unido, França ou Holanda, somente 10% das mulheres dessas nacionalidades investem em seu próprio negócio tão cedo.
Ainda em relação ao trabalho, as mulheres espanholas trabalham mais horas que os homens e vivem mais tempo. Assim como, comparadas aos homens, ocupam mais postos nas universidades, correspondem a 54%.
O papel da mulher espanhola empreendedora é de grande importância na economia da Espanha. As mulheres autônomas espanholas representam um grande incremento.
Vale a pena viver na Espanha? Veja esse relato pessoal.
Perfil pessoal
Fora da zona de trabalho, a mulher espanhola é considerada uma das mais generosas do mundo, pois estão sempre participando de iniciativas voluntárias e de luta social. Na Espanha representam 54,4% das pessoas que se oferecem como voluntárias.
O perfil da maior parte destas mulheres espanholas é de menos de 24 anos, universitárias, sem família a cargo e com boas condições econômicas, segundo dados do Observatório dos Voluntários da Espanha.
As mulheres espanholas vivem mais e melhor quando comparadas com os homens e mulheres de outros países da Europa.
As mulheres espanholas e o casamento
As mulheres espanholas conservam as tradições e uma delas é o casamento. Aliás, conservar a tradição é um característica forte do povo espanhol, independentemente do sexo. Porém, voltando às mulheres, o casamento, segundo pesquisas de comportamento na Espanha, continua sendo um sonho das mulheres espanholas.
Sendo assim, o matrimônio ainda está entre as prioridades da mulher espanhola, que deseja uma família sólida, uma relação duradoura, que inclui filhos. Porém, não quando elas são muito jovens.
É fácil perceber a importância da família na vida dos espanhóis, que usam parte do tempo livre fazendo programas em família. Mais uma vez, o comportamento do espanhol se baseia em conservar e reafirmar o seu modo de ser e seus valores. Manter um relacionamento sólido e duradouro é algo levado a sério no país, a Espanha é o país europeu com uma das taxas mais baixas de divórcio.
Veja como solicitar a cidadania espanhola por casamento.
Nem todas as espanholas querem casar
Não estamos dizendo que todas as mulheres espanholas sonham com o casamento perfeito. Muitas delas fazem parte de um grupo que o casamento passa para segundo plano e elas preferem investir na carreira. Uma realidade não somente espanhola, porém, de muitos países do mundo.
Abrimos um parênteses para uma observação sobre casamento.No Brasil, a mulher ao casar muda o nome, isto é, acrescenta o nome do marido. Na Espanha, a mulher se casa, porém mantém o nome de solteira. Adicionar o nome do marido é opcional.
Quando os filhos nascem, mesmo que a mãe não tenha recebido o nome do marido, o filho recebe o sobrenome do pai e em seguida o da mãe.
As tarefas domésticas
Na Espanha, as mulheres que são casadas e têm filhos mantêm a chefia da própria casa, mesmo tendo uma carreira bem sucedida.
É comum que as atividades domésticas sejam dominadas pelas mulheres. O que não quer dizer que o homem espanhol está totalmente ausente das tarefas de casa. As mulheres espanholas, em muitas famílias, nas últimas décadas, conseguem ter a parceria do marido para dividir o tempo entre carreira e casa, as espanholas representam uma das nacionalidades mais engajadas na igualdade de gênero.
Diferente do Brasil, que uma família classe média tem uma pessoa em casa para ajudar a colocar ordem, na Espanha, e em muitos países europeus, ter um funcionário de limpeza em casa é um privilégio para pessoas que têm muito dinheiro.
Saiba quais são as comidas típicas da Espanha que você não pode deixar de experimentar.
Direitos das mulheres na Espanha
As mulheres espanholas possuem os seus direitos garantidos, característica de países desenvolvidos. Porém, ainda sofrem com a desigualdade dos salários na Espanha e a violência machista no país, apesar das intensas lutas contra estes atos, vários episódios ainda se repetem.
Elas lutam pelos seus direitos, vão às ruas, principalmente contra os atos de machismo. São unidas e fazem questão de garantir os seus direitos. Há também muitas mulheres espanholas na política, um número superior aos países vizinhos.
Apesar de solares, simpáticas e divertidas, muitas vezes as mulheres espanholas são vistas como sérias e fechadas, pois não costumam ser tão íntimas de pessoas que acabaram de conhecer.
Direitos das mulheres na Europa: veja os direitos conquistados pelas europeias (e os desafios a seguir).
Comportamento das mulheres espanholas
Elas são simpáticas, disponíveis para ajudar, sorridentes e cumprimentam as pessoas com beijos na bochecha. São alegres e falam bastante, de todos os assuntos. Elas gostam de sair de festa, como dizem os espanhóis, e conversam sobre qualquer tipo de assunto, da política até o programa de entretenimento.
São características marcantes em uma boa parte das mulheres espanholas, mas vale lembrar que o mundo globalizado faz com que cada dia mais o comportamento das pessoas seja bem parecido, mesmo que estejam bem longe geograficamente.
O que podemos afirmar com certeza sobre as mulheres espanholas é que elas são ligadas às tradições do país, porém, é algo que não pertence somente ao sexo feminino, e sim, ao povo espanhol. Jovens, adultos e pessoas mais velhas conservam a cultura espanhola e isso se reflete no comportamento e nos costumes.
Hábitos que adquiri ao morar no exterior: veja esse relato pessoal de quem mora na Europa.
As mulheres espanholas e o que elas vestem
As mulheres espanholas estão muito ligadas à moda e preocupadas com o visual. Podemos dizer que são vaidosas e faz parte das características delas estarem bem vestidas e antenadas na moda.
Como mulheres que amam moda, elas seguem cores, tendências e estilos. Porém, uma cor bem apreciada pelas mulheres espanholas, independentemente do que está em alta ou não, é a cor vermelha. É uma das tonalidades preferidas, ou a preferida, para as unhas e os lábios.
Como mulheres ligadas às tradições do país, elas sempre têm em algum lugar do guarda-roupa um traje típico de festas da Espanha, mesmo que seja para usar somente em determinadas ocasiões.
Sabe o leque? Sim, elas usam, e não importa a idade. Quando faz muito calor é muito comum ver as mulheres espanholas com leques pelas ruas.
Que tal viver na Espanha? Recomendamos o nosso ebook Como morar na Espanha. Um guia completo com quase 300 páginas que vai te acompanhar em todo planejamento na jornada de mudança, desde a documentação no Brasil, custo de vida, aluguel de casa, entre tantos outros pontos super importantes.