Mulheres Espanholas: conheça o perfil das mulheres da Espanha

Espanha  / 

As mulheres espanholas, em sua maioria, apresentam caráter forte, comportamento decidido. Como dissemos no Brasil, elas “chegam chegando”, marcando o espaço de forma expressiva.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Para os mais observadores é possível reconhecer uma mulher espanhola pela sua atitude, temperamento, pela forma como ela se veste, pelas cores no visual, a maquiagem, os acessórios. É óbvio que falamos de uma forma generalizada e, claro, que muitas mulheres estão longe desse “padrão” de mulher espanhola.

Porém, em geral, é fácil perceber o poder das mulheres espanholas através da sua atitude positiva e determinada. As mulheres espanholas conservam a tradição de uma maneira ou de outra. Se observamos, conseguiremos ver em qualquer mulher nascida na Espanha, por mais internacional que seja, uma característica do próprio país.

O perfil da mulher espanhola

As mulheres espanholas são consideradas empreendedoras. Segundo dados do governo espanhol, 46% delas antes de completar 29 anos iniciam um próprio negócio. Comparando com as mulheres de outros países, como Reino Unido, França ou Holanda, somente 10% das mulheres dessas nacionalidades investem em seu próprio negócio tão cedo.

Ainda em relação ao trabalho, as mulheres espanholas trabalham mais horas que os homens e vivem mais tempo. Assim como, comparadas aos homens, ocupam mais postos nas universidades, correspondem a 54%.

O papel da mulher espanhola empreendedora é de grande importância na economia da Espanha. As mulheres autônomas espanholas representam um grande incremento.

Vale a pena viver na Espanha? Veja esse relato pessoal.

Perfil pessoal

Fora da zona de trabalho, a mulher espanhola é considerada uma das mais generosas do mundo, pois estão sempre participando de iniciativas voluntárias e de luta social. Na Espanha representam 54,4% das pessoas que se oferecem como voluntárias.

O perfil da maior parte destas mulheres espanholas é de menos de 24 anos, universitárias, sem família a cargo e com boas condições econômicas, segundo dados do Observatório dos Voluntários da Espanha.

As mulheres espanholas vivem mais e melhor quando comparadas com os homens e mulheres de outros países da Europa.

As mulheres espanholas e o casamento

As mulheres espanholas conservam as tradições e uma delas é o casamento. Aliás, conservar a tradição é um característica forte do povo espanhol, independentemente do sexo. Porém, voltando às mulheres, o casamento, segundo pesquisas de comportamento na Espanha, continua sendo um sonho das mulheres espanholas.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Sendo assim, o matrimônio ainda está entre as prioridades da mulher espanhola, que deseja uma família sólida, uma relação duradoura, que inclui filhos. Porém, não quando elas são muito jovens.

É fácil perceber a importância da família na vida dos espanhóis, que usam parte do tempo livre fazendo programas em família. Mais uma vez, o comportamento do espanhol se baseia em conservar e reafirmar o seu modo de ser e seus valores. Manter um relacionamento sólido e duradouro é algo levado a sério no país, a Espanha é o país europeu com uma das taxas mais baixas de divórcio.

Veja como solicitar a cidadania espanhola por casamento.

Nem todas as espanholas querem casar

Não estamos dizendo que todas as mulheres espanholas sonham com o casamento perfeito. Muitas delas fazem parte de um grupo que o casamento passa para segundo plano e elas preferem investir na carreira. Uma realidade não somente espanhola, porém, de muitos países do mundo.

Abrimos um parênteses para uma observação sobre casamento.No Brasil, a mulher ao casar muda o nome, isto é, acrescenta o nome do marido. Na Espanha, a mulher se casa, porém mantém o nome de solteira. Adicionar o nome do marido é opcional.

Quando os filhos nascem, mesmo que a mãe não tenha recebido o nome do marido, o filho recebe o sobrenome do pai e em seguida o da mãe.

As tarefas domésticas

Na Espanha, as mulheres que são casadas e têm filhos mantêm a chefia da própria casa, mesmo tendo uma carreira bem sucedida.

É comum que as atividades domésticas sejam dominadas pelas mulheres. O que não quer dizer que o homem espanhol está totalmente ausente das tarefas de casa. As mulheres espanholas, em muitas famílias, nas últimas décadas, conseguem ter a parceria do marido para dividir o tempo entre carreira e casa, as espanholas representam uma das nacionalidades mais engajadas na igualdade de gênero.

Diferente do Brasil, que uma família classe média tem uma pessoa em casa para ajudar a colocar ordem, na Espanha, e em muitos países europeus, ter um funcionário de limpeza em casa é um privilégio para pessoas que têm muito dinheiro.

Saiba quais são as comidas típicas da Espanha que você não pode deixar de experimentar.

mulher espanhola em madrid

Direitos das mulheres na Espanha

As mulheres espanholas possuem os seus direitos garantidos, característica de países desenvolvidos. Porém, ainda sofrem com desigualdades de salários e a violência machista no país, apesar das intensas lutas contra estes atos, vários episódios ainda se repetem.

Elas lutam pelos seus direitos, vão às ruas, principalmente contra os atos de machismo. São unidas e fazem questão de garantir os seus direitos. Há também muitas mulheres espanholas na política, um número superior aos países vizinhos.

Apesar de solares, simpáticas e divertidas, muitas vezes as mulheres espanholas são vistas como sérias e fechadas, pois não costumam ser tão íntimas de pessoas que acabaram de conhecer.

Direitos das mulheres na Europa: veja os direitos conquistados pelas europeias (e os desafios a seguir).

Comportamento das mulheres espanholas

Elas são simpáticas, disponíveis para ajudar, sorridentes e cumprimentam as pessoas com beijos na bochecha. São alegres e falam bastante, de todos os assuntos. Elas gostam de sair de festa, como dizem os espanhóis, e conversam sobre qualquer tipo de assunto, da política até o programa de entretenimento.

São características marcantes em uma boa parte das mulheres espanholas, mas vale lembrar que o mundo globalizado faz com que cada dia mais o comportamento das pessoas seja bem parecido, mesmo que estejam bem longe geograficamente.

O que podemos afirmar com certeza sobre as mulheres espanholas é que elas são ligadas às tradições do país, porém, é algo que não pertence somente ao sexo feminino, e sim, ao povo espanhol. Jovens, adultos e pessoas mais velhas conservam a cultura espanhola e isso se reflete no comportamento e nos costumes.

Hábitos que adquiri ao morar no exterior: veja esse relato pessoal de quem mora na Europa.

As mulheres espanholas e o que elas vestem

As mulheres espanholas estão muito ligadas à moda e preocupadas com o visual. Podemos dizer que são vaidosas e faz parte das características delas estarem bem vestidas e antenadas na moda.

Como mulheres que amam moda, elas seguem cores, tendências e estilos. Porém, uma cor bem apreciada pelas mulheres espanholas, independentemente do que está em alta ou não, é a cor vermelha. É uma das tonalidades preferidas, ou a preferida, para as unhas e os lábios.

Como mulheres ligadas às tradições do país, elas sempre têm em algum lugar do guarda-roupa um traje típico de festas da Espanha, mesmo que seja para usar somente em determinadas ocasiões.

Sabe o leque? Sim, elas usam, e não importa a idade. Quando faz muito calor é muito comum ver as mulheres espanholas com leques pelas ruas.

Vai visitar a Espanha? Então você precisa contratar um seguro de viagem Europa, esse documento é obrigatório para entrar no país. Saiba tudo no artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.