Espanha

Reagrupamento familiar na Espanha: o que é e como solicitar

O reagrupamento familiar na Espanha é um dos vistos mais comuns e solicitados por brasileiros que vivem por lá. É um visto específico para a família e o processo para pedir não é muito difícil. Veja, então, como funciona o pedido de reagrupamento familiar na Espanha, quem pode pedir e quais os documentos necessários.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Reagrupamento familiar na Espanha: em que consiste?

O reagrupamento familiar na Espanha é feito para os cidadãos de outros países que possuem vínculo familiar com cidadãos que possuem residência permanente na Espanha. Ou seja, um brasileiro que mora legalmente na Espanha pode solicitar o reagrupamento familiar para levar o cônjuge e filhos para morar com ele.

Isso é possível porque todas as pessoas têm o direito de ter a família por perto, ou seja, o Estado tem que garantir o direito à vida em família e à intimidade familiar dos cidadãos e residentes na Espanha.

Quem tem direito ao reagrupamento familiar na Espanha?

Para fazer o pedido de reagrupamento familiar na Espanha, é necessário comprovar vínculo familiar. Para isso, você precisa ter um dos seguintes tipos de parentesco:

  • Cônjuge (marido ou esposa);
  • Filho (até 18 anos ou portadores de necessidades especiais);
  • Ascendente direto (necessário ter mais de 65 anos).

Como solicitar o reagrupamento familiar na Espanha?

Para poder solicitar o reagrupamento familiar na Espanha, você deverá fazer o pedido na Embaixada da Espanha em Brasília ou então entrar em contato com algum dos Consulados Honorários da Espanha.

O pedido deverá ser feito no consulado que atender a sua região. Além disso, o seu familiar deverá estar morando legalmente na Espanha.

Locais para solicitar o reagrupamento familiar na Espanha

Para fazer a solicitação do reagrupamento familiar na Espanha, é preciso fazer uma marcação online e depois comparecer pessoalmente na data e hora marcada tendo em mãos todos os documentos necessários.

Veja os locais de atendimento:

Seção Consular da Embaixada em Brasília

  • Endereço: SES, Avenida das Nações, Quadra 811, Lote 44 70429-900 Brasilia DF;
  • Telefone: +55 61 3701 1640;
  • E-mail: [email protected]

Consulado Geral da Espanha em Porto Alegre

  • Endereço: Av. Carlos Gomes, 222, Conjunto 301 Barrio Auxiliadora 90480-000 PORTO ALEGRE – RS;
  • Telefone: +55 51 3321 19 01 / 3321 1166 / 3321 2319;
  • E-mail: [email protected]

Consulado Geral da Espanha no Rio de Janeiro

  • Endereço: Lauro Muller, 116 Salas, 1601/2 Torre Río Sul – Botafogo 22290 160 RIO DE JANEIRO – RJ;
  • Telefone: +55 21 2543 3200;
  • E-mail: [email protected]

Consulado Geral da Espanha em Salvador Bahia

  • Endereço: Edificio Farol Praia Center – Avenida Oceânica 8, piso 1 – Barra SALVADOR DE BAHIA – BA;
  • Telefone: +55 71 3336 9055 / 1937 y 3337 3112;
  • E-mail: [email protected]

Consulado Geral da Espanha em São Paulo

  • Endereço: Avenida Brasil, 948 – Jardim América 01430-000 – SAO PAULO (SP);
  • Telefone: +55 11 3087 2600;
  • E-mail: [email protected]

Reagrupamento familiar em Espanha: quem tem direito

Documentação necessária

Para solicitar o reagrupamento familiar na Espanha, você deverá juntar toda a documentação necessária. Esses documentos deverão ser apresentados em original e cópia e devem ser traduzidos por um tradutor juramentado.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Veja a lista completa de documentos:

  1. Formulário de solicitação: deverá ser preenchido e assinado pelo requerente e entregue o original e uma cópia. Esse formulário está disponível online.
  2. Foto 3×4: deverá entregar 2 fotos recentes, a cores e com fundo branco.
  3. Comprovante de residência: entregar um documento recente que comprove o seu endereço de morada.
  4. Título de eleitor: entregar original e cópia.
  5. Certificado de parentesco: documento que comprove o grau de parentesco com o familiar espanhol. Deve ser apostilado e traduzido por um tradutor juramentado.
  6. Atestado médico: deverá ser apresentado de acordo com o modelo oficial e ser reconhecido pela Seção Consular e ter assinatura reconhecida em cartório.
  7. Comprovante de renda: apresentar um documento que comprove que tem capacidade financeira para custear a estadia na Espanha.
  8. Certidão de antecedentes criminais: deverá ser recente.
  9. Autorização de residência: deverá apresentar a autorização de residência do familiar na Espanha.

Não deixe de conferir sempre os documentos exigidos na página oficial do consulado que atende a sua região, pois essa lista poderá variar de um lugar para outro.

Como funciona o processo?

Depois de ter todos os documentos em mãos, você fará a marcação no consulado para fazer o pedido do reagrupamento familiar. O seu pedido deverá ser feito com uma antecedência mínima de 30 dias do dia da sua viagem para a Espanha.

Preço

Você precisará pagar uma taxa de R$262, feita diretamente em dinheiro.

Quando o processo for finalizado, o requerente irá ser contactado para que possa buscar o documento. O horário para buscar o documento é de segunda à quinta das 8h30 às 10h00. Para buscar, não é necessário fazer marcação.

É possível trabalhar?

Quem tem o visto de reagrupamento familiar na Espanha tem a vantagem de poder trabalhar no país.

É claro que antes de arrumar um emprego na Espanha é necessário estar devidamente legalizado, com todos os documentos em ordem.

Nunca é bom tentar furar o sistema e fazer alguma coisa ilegal. Por isso, mesmo que demore um pouco para sair o visto, o melhor a fazer é esperar os documentos para começar a vida sem problemas com a imigração.

Validade e renovação do visto de reagrupamento familiar

A validade do visto de reagrupamento familiar será igual à do visto do seu familiar. Ou seja, se o seu familiar que vive na Espanha tem uma autorização de residência até 2025, a sua também terá essa validade.

Para fazer a renovação do visto de reagrupamento familiar na Espanha, você deverá esperar 60 dias antes de expirar. Não é possível fazer pedidos antes disso. O processo deverá ser feito depois da renovação de residência do seu familiar.

Vale a pena solicitar o reagrupamento familiar na Espanha?

Depende dos seus objetivos. Se você quer ficar perto da sua família e ainda ter a oportunidade de trabalhar na Espanha, vale a pena sim. O processo pode ser um pouco demorado e burocrático, mas é assim em qualquer país.

E depois que você consegue o seu visto do reagrupamento familiar, você poderá morar na Espanha com a sua família legalmente, e ainda passear pela Europa.

Se você vai para a Europa, não se esqueça de contratar o seu seguro viagem Europa, ele é obrigatório para entrar em 26 países do continente, incluindo a Espanha. Utilize o nosso comparador de seguro viagem para encontrar o plano ideal para você ao melhor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Julia Discacciati

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Artigos Relacionados

Fechar