Sem dúvidas, o idioma é um dos principais motivos que atraem brasileiros a se mudarem para Portugal. Mesmo assim, muita gente se depara com uma realidade diferente da que esperava quando chega no país. Afinal, precisa falar inglês para morar em Portugal? Saiba como o domínio do idioma pode te ajudar a viver no país e em quais casos ele é fundamental.

Pessoas conversando em inglês em Portugal
Índice Precisa falar inglês para morar em Portugal? Por que precisa falar inglês para morar em Portugal? É possível trabalhar em Portugal sem falar inglês? Como posso melhorar o inglês? Vale a pena aprender inglês para morar em Portugal?

Precisa falar inglês para morar em Portugal?

Não é obrigatório falar inglês para viver em Portugal, mas é recomendado.

O idioma oficial do país é, sim, o português, e é com ele que você vai se comunicar em funções do dia a dia, como ir ao mercado e passear pela cidade.

A falta de conhecimentos de inglês, no entanto, limita muito a sua experiência no país. Imagine: Portugal possui um território pequeno, localizado em um continente com diversos outros países que falam muitas outras línguas.

Por esse motivo, o intercâmbio cultural por aqui é grande. É bastante comum estarmos andando na rua e encontrarmos pessoas falando espanhol, italiano, francês, alemão, russo… Sejam elas turistas ou não.

Assim, as empresas têm optado cada vez mais por contratar funcionários que falem ao menos o inglês, que funciona como uma língua comum, especialmente para trabalhar com turismo e atendimento em restaurantes, mas também para quem deseja atuar em outras áreas, já que muitas empresas internacionais estão instaladas em Portugal.

Portanto, sim: é recomendado saber falar inglês para morar na Europa, isso também vale para Portugal, mesmo que a língua oficial seja o português.

Por que precisa falar inglês para morar em Portugal?

Seja no mercado de trabalho, na faculdade ou até na socialização, o conhecimento do idioma pode fazer a diferença na vida do imigrante em Portugal.

Vagas de emprego

Devido ao intercâmbio cultural e ao crescimento do turismo, é bastante comum que vagas de emprego associadas ao atendimento ao público exijam conhecimentos em inglês, do setor do turismo a restaurantes, especialmente em regiões que recebem um maior número de visitantes, como Porto, Lisboa e Algarve.

Outras áreas que costumam exigir o idioma são as de empregos qualificados, como aqueles nas áreas engenharia e TI, bastante desenvolvidas em Portugal. Isso porque a maior parte das empresas desse setor são internacionais, e costumam atuar em toda a Europa. Para haver a comunicação entre os funcionários de diferentes partes do mundo, é necessário saber falar o inglês.

Intercâmbio cultural

Outro motivo para aprender inglês mesmo morando em Portugal é a possibilidade de intercâmbio cultural com pessoas de diversos países.

Especialmente em cidades maiores, como Lisboa, a quantidade de pessoas com diferentes culturas é bastante grande, e conseguir se comunicar em inglês pode abrir seus horizontes para novas realidades e modos de vida, além de expandir seu grupo de amigos.

Aulas ministradas em inglês

Se você pretende estudar em Portugal, especialmente em nível superior, é fundamental que saiba inglês, mesmo que esse não seja um requisito no seu curso.

Eu mesma mudei de país para fazer mestrado e me deparei com aulas em inglês e textos em língua inglesa, mesmo que o curso fosse oficialmente em português.

Além disso, caso você fale inglês, é possível aproveitar muito mais a vida universitária em Portugal: participar de palestras com convidados internacionais e até trocar experiências com estudantes de outros países.

Lembre-se: Portugal está localizado na Comunidade Europeia, e o intercâmbio de pessoas vindas de outros países é bastante maior do que o que ocorre no Brasil.

Viagens pela Europa

Uma das vantagens de morar em Portugal é aproveitar para viajar pela Europa, já que as distâncias no continente são reduzidas e os custos de viagem, menores.

Além disso, por estar no Espaço Schengen, é bastante fácil se locomover pela Comunidade Europeia com uma autorização de residência em Portugal.

Nesse caso, falar inglês é fundamental, já que a língua é universal e pode ajudar na comunicação nos mais diversos países, mesmo que a língua oficial seja outra.

É possível trabalhar em Portugal sem falar inglês?

Sim.

Trabalhar em Portugal sem falar inglês não é impossível, mas pode ser bastante difícil dependendo da área. Se você é um profissional de Comunicação Social, por exemplo, é praticamente impossível se inserir no mercado de trabalho sem o idioma.

Isso acontece com muitos dos empregos qualificados, o que significa que quem fala inglês muitas vezes também acaba por receber salários mais elevados.

Como posso melhorar o inglês?

Hoje em dia, não faltam formas de estudar e praticar o seu inglês. Seja em aulas presenciais, online ou ainda em grupos de conversação, cada pessoa possui o método que mais funciona para ela e que mais se adapta a seu estilo de vida.

Conheça alguns deles.

Cursos online

Para quem tem uma rotina agitada, os cursos online são uma boa alternativa, já que oferecem flexibilidade de horários e de espaço. O Fluencypass, por exemplo, oferece aulas de gramática e conversação e testes de nível, com opções de professor particular ou em grupo. É possível acessar as aulas a qualquer momento do dia e realizar módulos extra sem custo adicional.

Mulher estuda inglês de forma online
O país oferece diversas opções de cursos de inglês, inclusive o Fluencypass, que pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar

Cursos presenciais

Não é difícil encontrar um bom curso de inglês em Portugal, e algumas faculdades portuguesas, inclusive, oferecem aulas a preços acessíveis.

Encontrar periodicamente o professor e os colegas de turma, conversar de forma constante em inglês e trocar dicas de estudo pode, afinal, ser uma alternativa para quem precisa daquele empurrãozinho, com a disciplina necessária para seguir nos estudos.

Rodas de conversação

Participar de rodas de conversa como o BlaBla Language Exchange pode ser a melhor escolha para quem já possui um nível mais avançado do idioma, mas deseja praticar com maior frequência, ou ainda para quem busca um complemento para as aulas de inglês.

Essa pode ser ainda uma boa oportunidade para conhecer gente nova e fazer amigos em Portugal, especialmente para quem acabou de chegar no país ou simplesmente deseja expandir seu círculo social.

Além de entrar em contato com outras culturas, essas rodas de conversação ainda permitem que você tenha conheça nativos e a forma como a língua é usada em diferentes partes do mundo.

Aplicativos e canais no YouTube

Pessoalmente, recomendo muito que, caso você tenha condições de fazer um curso de inglês com um professor, em que estude a gramática da língua, faça isso. Mas, é claro, há outras formas de entrar em contato com o idioma, que podem complementar os seus estudos.

É o caso de aplicativos que oferecem cursos ou exercícios de inglês, alguns até gratuitamente, como Duolingo, Babbel e Busuu.

Ainda há diversos canais no YouTube para aprender inglês, feitos por professores nativos no idioma.

Vale a pena aprender inglês para morar em Portugal?

Sim.

Atualmente, aprender inglês vale sempre a pena. Mesmo que você não precise necessariamente do inglês para viver o dia a dia em Portugal, a língua pode te abrir portas, oferecendo maior possibilidade de emprego e com salários melhores, além de maior possibilidade de interação com outras pessoas.

Caso você venha a Portugal a estudo, o inglês é praticamente obrigatório, mesmo que não seja pedido no processo seletivo. Muitas das leituras do Ensino Superior são na língua inglesa e algumas aulas, inclusive, são ministradas em inglês, de modo a incluir estudantes de outros países.

A Carol Santin, do canal Embarque Comigo, percebeu a importância de falar inglês em Portugal após apenas cinco meses morando em Lisboa. Ela gravou um vídeo bastante interessante, em que conta as impressões dela sobre a necessidade do idioma na capital portuguesa.

Por fim, falar inglês é cada vez mais fundamental em um mundo globalizado, e não é diferente em Portugal. Agora que você já sabe das oportunidades que o domínio da língua podem te oferecer, é hora de buscar pelo melhor curso e começar a praticar.

Entre na página da Fluencypass e conheça os planos disponíveis. Bons estudos!