Engenheiro brasileiro em Portugal: validar diploma, vagas e salário

Portugal  / 

Muitos profissionais brasileiros querem buscar melhor qualidade de vida e novas oportunidades na Europa. E o engenheiro brasileiro em Portugal tem muitas chances de prosperar. Neste artigo, vamos informar como validar seu diploma, quais são as principais ofertas de emprego e os salários, comentar sobre a Ordem dos Engenheiros, assim como o acordo entre Brasil e Portugal.

Engenheiro brasileiro em Portugal – o país precisa de mais engenheiros

O mercado de trabalho no ramo da engenharia é bastante amplo, com muitas opções de vagas e os profissionais ainda têm a vantagem da língua portuguesa.

Além disso, Portugal precisa muito de engenheiros, principalmente para as áreas ligadas à informática. De acordo com dados de 2016, faltam 5.000 engenheiros informáticos no país e há outras áreas da engenharia que estão crescendo em Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

As empresas procuram especialmente engenheiros de manutenção, de qualidade, de processos, eletrônicos, mecânicos, industriais e também engenheiros civis para o setor de construção, apostando nas áreas de reabilitação e construção de prédios.

A notícia divulgada em novembro de 2018 relata que Portugal precisa de imigrantes para suprir a falta de mão de obra. A engenharia é uma das áreas procuradas pelas empresas portuguesas.

E se você é engenheiro brasileiro e deseja trabalhar em Portugal, fique conosco e saiba tudo!

Leia também o nosso guia completo sobre como trabalhar em Portugal.

Engenheiro brasileiro em Portugal: acordo Brasil / Portugal

engenheiro brasileiro em portugal acordo

Em 2016, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) fecharam um acordo: se o engenheiro brasileiro em Portugal quiser validar seu diploma, há um termo de reciprocidade a ser assinado. Trata-se de um procedimento relativamente simples de ser realizado.

Portugal anuncia o Tech Visa e 100 milhões para inovação tecnológica. O visto, que entra em vigor em janeiro de 2019, é concedido para incentivar que profissionais qualificados com perfis tecnológicos trabalhem no país.

Como validar seu diploma

Se você é engenheiro brasileiro em Portugal deve saber que para trabalhar no país deve estar com seu registro ativo e adimplente no Sistema CONFEA/CREA para solicitar o registro equivalente.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Além de estar com registro ativo, o engenheiro brasileiro que pretenda trabalhar em Portugal deve se associar à Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) e entregar a documentação e o requerimento na Secretaria da Região de Inscrição do membro ou na respectiva Delegação Distrital.

Como iniciar o processo de validação

Segundo as regras do acordo, o candidato à mobilidade profissional deve estar regularmente registrado nas duas entidades (CONFEA e Ordem dos Engenheiros de Portugal) e apresentar formulário de requerimento preenchido com informações pessoais e profissionais, anexado de foto e cópia autenticada do seu passaporte e da sua carteira profissional.

O profissional deve ser graduado e ter cursado, no mínimo, 3.600 horas no Brasil e cinco anos de estudos em Portugal para ingressar na Ordem como um membro efetivo e trabalhar no país.

Caso a avaliação curricular não esteja de acordo com os parâmetros, pode ser necessário que o engenheiro realize uma prova de conhecimentos, competências e aptidões.

Novas regras para validação de diploma em Portugal: veja o que mudou.

Documentação necessária para validação do diploma de engenharia em Portugal

Confira toda a documentação necessária para validação do diploma de engenheiro brasileiro em Portugal:

  • Requerimento preenchido corretamente;
  • Cópia autenticada da carteira profissional (a autenticação pode ser realizada na Secretaria da Ordem dos Engenheiros ou em qualquer sede ou inspetoria do CREA, com a apresentação do documento original);
  • Cópia autenticada do seu passaporte (a autenticação pode ser realizada na Secretaria da Ordem dos Engenheiros ou em qualquer sede ou inspetoria do CREA, com a apresentação do documento original);
  • Cópia do cartão de cidadão;
  • Uma fotografia colorida do requerente.

A entrega da documentação pode ser feita pelos Correios (com cópias autenticadas) ou presencialmente, no órgão.

Saiba como trabalhar na área de construção civil em Portugal neste artigo.

Principais ofertas de emprego em Portugal

Como a área de engenharia está bastante requisitada em Portugal, há muitas ofertas de emprego. Algumas empresas portuguesas costumam anunciar suas vagas em sites de emprego, como:

Em novembro de 2018, fizemos uma busca das vagas disponibilizadas nos principais sites de emprego e há muitas ofertas relacionadas às áreas técnicas, de engenharia civil, engenharia industrial e de produção, engenharia eletrônica e de software. Há, também, ofertas para consultoria em engenharia.

Especializar-se na área e procurar ofertas que se enquadrem no seu perfil são dicas primordiais para você ter mais chances de ser selecionado para a vaga à qual você se candidata.

Procura emprego em Portugal? Então veja esse artigo com os sites e agências de emprego no país.

Salários para engenheiros

engenheiro brasileiro em portugal salario

O salário do engenheiro brasileiro em Portugal varia de acordo com a sua especialidade.

No caso de um engenheiro que realize atividades em um gabinete técnico, seu salário pode variar entre 15 mil e 30 mil euros brutos anuais. Os engenheiros químicos ganham em torno de 15 mil euros brutos por ano.

Um engenheiro eletricista pode ganhar por ano entre 17 mil e 41 mil euros brutos. Já um engenheiro mecânico, entre 19 mil e 50 mil euros anuais brutos. Engenheiros de software normalmente recebem entre 16 mil e 38 mil euros brutos anuais.

Na indústria, um engenheiro de processos ganha entre 26 mil e 42 mil euros brutos anuais. Ainda no setor da engenharia industrial, um responsável de manutenção pode ganhar atualmente entre 40 mil e 60 mil euros brutos anuais.

No caso de engenheiros civis, os salários normalmente variam entre 30 mil e 60 mil euros brutos anuais.

Saiba quais são as profissões mais bem pagas em Portugal.  Confira também, o artigo que fizemos com tudo o que precisa saber sobre emprego na Europa.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.