De acordo com o Índice Global de Paz de 2020 (GPI, na sigla em inglês), Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo, ocupando o primeiro lugar entre os países da União Europeia. Portugal manteve a classificação de 2019, assim como a pontuação, de 1.247 pontos, em um ano que foi verificada a deterioração do nível global de paz. O ranking de 2020 foi liderado pela Islândia, que ocupa a primeira posição desde 2008, seguida pela Nova Zelândia.
Porquê Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo?
O 14º relatório anual do Índice Global da Paz foi publicado em junho pelo Instituto para Economia e Paz, sediado em Sydney, Austrália. O estudo é realizado pela Economist Intelligence Unit e os países são pontuados de acordo com conflitos internos e externos, segurança e militarização, aferidos por 23 indicadores. O relatório inclui 163 estados e territórios independentes, englobando 99,7% da população mundial.
Entre os 20 países mais pacíficos do mundo, 13 são europeus e apenas dois países do continente estão na segunda metade da tabela, Kosovo, em 84º, e a Turquia, em 150º. Nos cinco últimos lugares do ranking estão Iêmen, Sudão do Sul, Iraque, Síria e Afeganistão.
Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!
Cotar o meu e viajar seguro →Indicadores do ranking dos países mais pacíficos do mundo em 2020
Por que Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo? E porquê a Islândia e a Nova Zelândia ocupam o primeiro e segundo lugar? Veja alguns fatores a seguir.
Islândia em primeiro lugar
A Islândia se mantém pelo décimo ano consecutivo no primeiro lugar entre os países mais pacíficos do mundo. Sem exército permanente, força aérea ou marinha, é a menor população dos estados-membros da OTAN (cerca de 365.000 pessoas) e possui baixas taxas de criminalidade. O país ainda tem um invejável sistema de educação, bem-estar e está entre as melhores nações quando falamos de emprego, ganhos e qualidade de vida.
Na Islândia, 97% dos cidadãos se descrevem como classe média e a tensão entre as classes econômicas é considerada inexistente. Quando falamos do Covid-19, o país erradicou o vírus apenas dois meses depois do primeiro caso registrado, tendo menos de 2.000 casos e apenas 10 mortes.
Os pesquisadores do índice também elogiaram a taxa de homicídios da Islândia e um aumento no financiamento para manutenção da paz. “As instituições fortes, atitudes e estruturas de paz que a Islândia mantém reforçaram a resiliência do país contra pequenos choques internos”, disseram.
Nova Zelândia novamente em segundo lugar
Com o segundo lugar no ranking desde 2017, a Nova Zelândia nunca ficou abaixo do quarto lugar no Índice Global de Paz. Com excelentes pontuações em domínio de conflitos nacionais e internacionais, militarização e segurança social, o país é considerado um ótimo lugar para viver.
A Nova Zelândia possui um território semelhante ao do Reino Unido, mas com uma população de cerca de 4,9 milhões de pessoas. Ainda assim, está no topo do status de saúde e acima da média em educação, emprego e renda. Porém, a desigualdade social ainda é uma questão complicada no país.
O país melhorou sua pontuação no índice em 22 dos 23 indicadores, mas teve deterioração no impacto ao terrorismo, devido a um ataque terrorista em 15 de março de 2019 a duas mesquitas em Christchurch, nas quais 51 pessoas foram mortas.
O terceiro lugar é de Portugal
Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo e vem se destacando quando se trata de segurança e paz. Enquanto a maior parte dos países europeus se deteriorou ou apresentou melhorias muito pequenas nos últimos anos, Portugal emergiu no Índice Global de Paz, passando da 18ª posição em 2014 para a terceira em 2017. Durante estes últimos dois anos, caiu brevemente para o quarto lugar em 2018.
O país foi classificado acima da média das nações industrializadas em termo de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, moradia, segurança pessoal e qualidade ambiental. Portugal ainda é classificado como um dos três principais destinos favoritos de expatriados, por sua qualidade e estilo de vida. Além disso, é considerado um dos destinos mais acessíveis do continente europeu.
As políticas públicas tem uma boa influência no bom posicionamento do país, entenda como funcionam as eleições em Portugal.
O Brasil no Índice Global de Paz
O Brasil caiu dez posições no Índice Global de Paz de 2020, ocupando o 126º lugar entre os 163 países avaliados no ranking. A tendência de queda já vinha desde o ano passado, quando o país também despencou dez posições e era avaliado como um “estado médio”. Em 2020, a nova queda mudou a classificação do país para “estado baixo”.
O Brasil teve queda em nove dos 23 indicadores avaliados pelo ranking, o que explica sua queda de dez posições. Entre os fatores que contribuem para o rendimento do país estão confrontos que envolvem tráfico de drogas, mortes violentas e alto índice de encarceramento.
Além disso, o país possui uma das dez maiores taxas de homicídio e, de acordo com o estudo, não há perspectiva de melhora. A polarização no cenário político também deve se manter em alta. O Brasil se inclui em uma tendência de deterioração da paz observada em outros países da América do Sul, que foi a região que teve a maior queda no ranking de 2020.
A paz global foi deteriorada no último ano?
De acordo com os autores do relatório, a deterioração da paz se deve principalmente a uma piora no domínio da segurança e proteção. A instabilidade política em diversos países, assim como manifestações violentas, também foram fatores que pesaram neste resultado.
A pesquisa ainda aponta que existe uma tendência de aumento das tensões geradas pelas crises políticas e econômicas, causadas pela pandemia do Covid-19. O coronavírus é citado no estudo como um fator que pode piorar a situação da paz mundial, assim como gerar falta de confiança em instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os impactos da crise econômica gerada pelo Covid-19 também podem afetar a cadeia de produção de alimentos e a capacidade de países em desenvolvimento se recuperarem, assim como o aumento na instabilidade política que tem sido visto nos últimos anos.
O Instituto ainda registrou um aumento acentuado de episódios de agitação social na última década, com 96 países registrando pelo menos uma manifestação violenta em 2019. A Europa foi a região com mais protestos, de 2011 a 2018, com cerca de 1.600 eventos. O estudo avisa que é provável que haja um aumento dessa agitação no continente, à medida que os efeitos da recessão provocados pela pandemia forem se agravando.
Morar em Portugal
Portugal é o 3o país mais pacífico do mundo e, se você planeja sua mudança para morar em Portugal, recomendamos a leitura do ebook Como Morar em Portugal. Nele você confere dicas imperdíveis e conteúdo exclusivo para tirar suas dúvidas e viajar sem maiores preocupações.