Europa

Morar na Europa em tempos de Coronavírus

(Artigo atualizado às 14:33) Muitos dos nossos leitores que estão de malas prontas para morar na Europa ou em fase de planejamento estão preocupados com a evolução da pandemia do coronavírus no continente. É natural que a preocupação exista e nós gostaríamos de dar o nosso parecer.

Tenho tudo pronto para morar na Europa: vou assim mesmo?

Já não é possível. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou hoje, dia 16 de março de 2020, o fechamento das fronteiras dos 27 países da União Europeia para viagens não essenciais por um período inicial de 30 dias.

Apenas cidadãos europeus, residentes, familiares de direito, profissionais da saúde em transporte, diplomatas, cientistas e outros profissionais que estão trabalhando para conter a pandemia serão liberados.

Quando publicamos esse artigo, hoje pela manhã, aconselhamos o adiamento dos planos. Agora, ele tem, obrigatoriamente que ser adiado – a não ser que a sua viagem para Europa seja em caráter de urgência.

Veja o anúncio abaixo, em inglês, do portal britânico The Independent:

Ou seja: não é um bom momento para fazer as malas e morar na Europa, mas também não é hora de desistir do sonho.

A Europa vai continuar sendo um excelente lugar para morar

A qualidade de vida, a segurança e a excelência da saúde – fatores que atraem muitos brasileiros para o continente – vão continuar existindo na Europa, assim que o problema do coronavírus for controlado.

Na China, felizmente, a doença está controlada. O número de casos reduz a cada dia e o país já deixou de ser o epicentro da propagação do vírus. Isso mostra que, apesar da Europa ser o atual epicentro e – segundo pareceres médicos – o ápice da propagação ainda estar por acontecer, o continente vai vencer essa gripe que assustou o mundo e vitimou muitas pessoas.

A qualidade do sistema de saúde europeu é uma peça chave para o tratamento da doença, mas o mais importante tem sido a mobilização das pessoas para evitar a propagação: ficando em casa, trabalhando de forma remota, evitando o contato social, recorrendo à assistência de saúde pelo telefone ao invés de abarrotar os hospitais, que já estão sobrecarregados.

Nosso conselho

Mantenha ativo o planejamento de morar na Europa: continue fazendo sua reserva financeira, sua busca pela documentação, acalme os seus parentes e amigos que estão preocupados e cuide-se também no Brasil (pois infelizmente já há casos também por aí).

É hora de adiar os planos, pelo seu bem e por uma questão de responsabilidade social com a saúde mundial.

Como é uma situação inédita na modernidade não conseguimos responder perguntas como: e se meu visto expirar? E o apartamento que aluguei, vai esperar por mim? Como a imigração vai lidar com isso? Infelizmente nós também não sabemos.

Mas essa é uma situação de impacto mundial, especialmente de impacto na Europa e medidas têm sido tomadas para que ninguém saia prejudicado.

coronavirus avião Europa

Veja os voos cancelados na Europa por causa do coronavírus.

Preserve a sua saúde

Nada é mais valioso que a sua vida e a sua saúde. Por isso, se for preciso tirar a documentação novamente, refazer planos, marcar novas passagens, procurar por novas hospedagens: faça isso. Mas não desista do seu plano, pois acreditamos que logo isso vai passar e a Europa retornará a normalidade.

Por enquanto, fiquem em casa, utilizem o álcool em gel, evitem aglomerações e os contatos sociais próximos.

Se você precisar vir para a Europa em caráter de urgência

Se a sua vinda for inadiável, tenha o maior cuidado possível: procure voos para zonas onde a propagação da doença está controlada, utilize desinfetantes nas mãos e antebraços com frequência e só use a máscara da forma correta (caso contrário, ela é desaconselhada).

Com as melhores intenções,
Equipe Euro Dicas

Se precisar de mais informações, leia esse artigo com 10 perguntas e respostas sobre o coronavírus.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Euro Dicas

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.

Artigos Relacionados

Fechar