Olá, leitor Euro Dicas! Hoje eu vim falar com vocês sobre uma temática delicada, mas que precisa ser falada: será que ainda vale a pena sonhar com morar na Europa em 2021?
Estamos acompanhando diariamente a situação da pandemia de coronavírus na Europa. A nova onda já era prevista, mas tem sido mais severa do que o esperado em diversos países, especialmente em Portugal.
Os dados não são nada animadores, principalmente para quem já estava com o planejamento de mudança de país adiantado.

É hora de desistir de morar na Europa em 2021?

Em resposta rápida: não. Mas aconselho continuar a leitura.
É preciso pesar alguns pontos:

A pandemia vai abrandar

Nós gostaríamos mesmo era de garantir que ela vai passar e vamos ficar todos bem. Mas após um ano lidando com ela, sabemos que nem os especialistas são capazes de garantir tal fato.
Mas ela vai abrandar sim. A vacinação já está avançando, a Europa começou a vacinar seus residentes em 27 de dezembro de 2020 e a maior parte dos países europeus (especialmente aqueles que são os principais destinos dos brasileiros) estão com severas restrições de deslocamento e fronteiras limitadas.
Em Portugal, o confinamento rígido já conseguiu reduzir em 40% o ritmo do contágio e nos demais países a realidade é semelhante.
Portanto, a pandemia vai continuar sendo uma realidade no mundo todo em 2021, as previsões de retoma de uma vida “quase normal” ainda dependem da vacinação em escala mundial. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a pandemia só será controlada quando 70% da população mundial for vacinada, temos um longo caminho pela frente de convivência com o vírus.

O mercado de trabalho europeu vai se tornar mais competitivo

O mercado de trabalho europeu sempre foi competitivo e exigente com os candidatos, especialmente com estrangeiros. Com a crise que se avizinha (que já começou, mas deve se agravar com os novos confinamentos), ele vai se tornar ainda mais apertado.
Isso não quer dizer que não haverá mercado para alguns profissionais, há áreas que continuam contratando como em períodos pré-pandêmicos e outras que inclusive cresceram durante a crise, como a de tecnologia. Mas para a maior parte dos setores, as demissões aconteceram e vão seguir acontecendo.
Para concorrer por uma vaga vai ser preciso ter um currículo muito bom e só vir para a Europa com emprego garantido. Aquela história de “vir tentar a sorte” na Europa nunca foi recomendado e agora é ainda mais desaconselhável.

Vir morar na Europa em 2021 depende também do seu perfil de imigrante

Cada caso é um caso. Explico:
Se eu sou um estudante, com saúde em dia, tenho uma vaga em uma Universidade Europeia que irá turbinar o meu currículo e estou preparando os documentos para morar em um país que vive nos meus sonhos, eu continuaria com o plano ainda para 2021.
Acompanhe tudo sobre a pandemia nesse país, sobre a abertura das fronteiras, sobre o estado do sistema de saúde do país, fale com outros brasileiros que estão estudando por lá. Não é o melhor momento do mundo para embarcar, mas se vamos conviver com o vírus pelos próximos tempos, o melhor é se cuidar, prevenir e seguir com os sonhos.
Se eu vou com a minha família, eu tomaria o dobro ou o triplo do cuidado. Estamos envolvendo outras pessoas no sonho e acredito que ninguém quer colocar a família em risco. Querendo ou não mudar de país já não é uma jornada fácil e os cuidados com o vírus acrescentam uma camada a mais de dificuldade. Não queremos desanimar ninguém, muito pelo contrário. Só queremos alertar quanto ao risco.
Se eu tenho um emprego garantido, tenho saúde e muita vontade de ir. Aqui o conselho é o mesmo que demos para os estudantes: se essa for a oportunidade da sua vida, você está financeiramente amparado, a pandemia está em controle (ou em vias de ser controlada) no país destino, eu, no seu lugar iria. Tome o dobro do cuidado que tomaria em uma situação normal, informe-se muito bem antes de embarcar e boa sorte com o sonho.
Se eu sou aposentado e estava sonhando em descansar na Europa, temos um caso mais delicado. Infelizmente sabemos que a Covid-19 tem atingido especialmente a população de 60+, o que torna uma mudança de país mais complicado.
Sabemos que no Brasil a situação não está melhor, mas a mudança envolve uma viagem de aproximadamente 10 horas dentro de um avião cheio, ansiedades, mudanças na alimentação, contato com muitas pessoas do mundo todo em aeroportos e outros agravantes.
Eu, no seu lugar, sinceramente esperaria uma melhoria maior da situação mundial ou a sua imunização através da vacina. A Europa vai continuar sendo um destino incrível para viver a sua aposentadoria, mas pode ser mais prudente aguardar um pouquinho mais.
Veja a história de brasileiros que tiveram o sonho de morar na Europa adiado pelo Covid-19.

Estou em fase de planejamento, devo continuar?

Sim, com certeza.
Se você nutre o sonho de morar na Europa, o melhor nesse momento é estar em fase de planejamento. É hora de pesquisar muito sobre o país destino, sobre trabalho, sobre a cultura, sobre o custo de vida, sobre a documentação necessária, sobre clima, sobre a adaptação, ver o custo das passagens, para saber tudo que é necessário para fazer a sua mudança sem surpresas ou imprevistos.
Infelizmente a insatisfação com o Brasil está elevada. Você se vê mais feliz morando em um país mais seguro e com maior qualidade de vida? Então não desista, e se o seu destino for Portugal, temos aqui no Euro Dicas o Programa Morar em Portugal que pode ajudar você.

Não faça a mudança por impulso

A palavra-chave para uma mudança para a Europa, seja para qual país for, é planejamento.
E o planejamento deve ser completo: financeiro, emocional, psicológico, fiscal.
Há muito a pesquisar e se preparar para essa jornada. Ser um imigrante não é só flores, há muitos aspectos negativos também. O custo de uma mudança é elevado e precisa de preparo financeiro.
No fim das contas, vale a pena? Vale, para a maioria das pessoas vale. O Brasil é um país maravilhoso e todo imigrante sente muita falta do Brasil, mas a maior parte dos brasileiros que conversamos diariamente não querem voltar para o país, mesmo aqueles que enfrentaram maiores dificuldades na Europa.
Mas cada história é uma história, e o planejamento é fundamental para perceber se morar na Europa é realmente algo que vale a pena para você.
coronavirus avião Europa

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Conclusão

O Euro Dicas vai continuar aqui, fornecendo o melhor conteúdo sobre morar na Europa durante todo o ano de 2021, atualizando os nossos leitores sobre tudo que tem acontecido no continente e como fazer o melhor planejamento possível para viver esse sonho. Mas não podemos deixar de alertar quanto aos riscos existentes nesse momento.
Cuide da sua saúde e da saúde dos outros. Seguramente esse mau momento irá passar, cabe a você pesar se vale a pena esperar ou não para fazer a sua jornada em direção à Europa.
Forte abraço de todos nós do Euro Dicas.