A Europa enfrenta a terceira onda da pandemia do Covid-19. Em alguns países parece que o pico de contaminações já começa a baixar, mas ainda é preciso ter cautela e continuar com as medidas de contenção ao vírus. Neste artigo, mostramos a situação do Covid-19 na Europa, com números atualizados e notícias sobre o plano de vacinação nos países europeus.

Números atualizados do Covid-19 na Europa

No dia 10 de fevereiro, foram registrados mais 148.268 novos casos da doença na Europa. Desde o começo da pandemia, o continente já soma 35.950.159 casos, segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Com os dados mais atualizados disponíveis, a situação nos principais países europeus é a seguinte:

País Número total de casos Número de mortes
Reino Unido 3.996.776 115.067
Itália 2.668.266 92.338
França 3.444.597 80.591
Espanha 3.023.601 63.704
Alemanha 2.311.294 63.224
Bélgica 728.334 21.472
Portugal 774.889 14.718
Suécia 600.244 12.326

Em muitos países, os números de contaminações já começaram a baixar, o que deve indicar que o pico da terceira onda já começa a ficar para trás, como é o caso de Portugal. O Reino Unido também tem apresentado uma ligeira diminuição de casos na última semana.
Já na Espanha, Itália e Alemanha, os números ainda têm tido um pequeno crescimento. Por conta disso, os países seguem em lockdown até que a situação melhore e as contaminações diminuam bastante.
Mesmo nos países que já vêm apresentando menos infecções, o reflexo da diminuição de casos é mais lento no número de internações hospitalares e de mortes. Por isso, o confinamento deve seguir até que todos os índices confirmem que a terceira onda já está próxima do fim.

Covid-19 na Europa números
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS).

Números atualizados em Portugal

No dia 10 de fevereiro, Portugal reportou 4.387 novos casos de coronavírus, confirmando a tendência de descida nos últimos dias. Estes dados são um alívio para o país, que viu os números aumentarem muito depois das festas de fim de ano.
Com isso, Portugal já totaliza 774.889 casos de infecção por coronavírus desde o começo da pandemia. Até o momento, foram confirmados 14.718 óbitos.

Reino Unido anuncia medidas rígidas

O governo do Reino Unido anunciou medidas mais rigorosas nesta semana. Quem chegar ao país deve fazer cumprir isolamento em um hotel por 10 dias, além de fazer 2 testes de Covid-19 (no segundo e no oitavo dia). Quem testar positivo, também terá que fazer um teste genômico para detectar qual a variação de coronavírus contraiu.
O governo também determinou que quem omitir que esteve em uma zona vermelha de contaminação (que inclui o Brasil e mais 32 países) corre o risco de ser condenado a 10 anos de prisão. A mentira pode sair cara: além da prisão, a pena tem ainda uma multa de 10 mil libras (cerca de R$ 75.000,00).

Situação da vacinação do Covid-19 na Europa

Na Europa, a aplicação das vacinas começou no dia 27 de dezembro de 2020. Cada país tem o seu plano de vacinação, mas, de modo geral, os países têm feito a aplicação de maneira faseada.
Os primeiros vacinados foram os profissionais de saúde e os idosos que apresentam doenças crônicas. Depois dessa etapa, as pessoas mais jovens com doenças crônicas serão vacinadas. Por fim, na última fase, a vacinação vai ser aplicada ao restante da população.
Em relação à porcentagem da população que já foi vacinada com pelo menos uma das doses (duas são necessárias), segundo o portal Our World in Data em 10 de fevereiro, os índices atualizados são:

  • Bélgica: 3,97%
  • Portugal: 3,92%
  • Malta: 9,81%
  • Dinamarca: 6,14%
  • República Tcheca: 3,73%
  • Itália 4,58%
  • Espanha: 4,78%
  • Alemanha: 4,78%
  • Suécia: 3,99%
  • Reino Unido: 20%

Em Portugal, já foram aplicadas mais de 430 mil doses da vacina, entre primeira e segunda dose. A Ministra da Saúde, Marta Temido, prevê que até o fim de setembro cerca de 70% da população já esteja vacinada.
Covid-19 na Europa vacina
Saiba como tem sido viajar dentro da Europa na pandemia de Covid-19.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Novo estado de emergência aprovado hoje

Em Portugal, o presidente da República já propôs o decreto do novo estado de emergência, que foi aprovado pela Assembleia da República hoje, com os votos a favor dos partidos PS, PSD, PAN, CDS e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. E como já sabemos, as fronteiras do país vão continuar fechadas.
O novo período vai vigorar até o dia 1 de março, já que ainda é muito cedo para reduzir o ritmo do confinamento. No decreto, foram propostas novas medidas, que começam a valer a partir do dia 15 de fevereiro. São elas:

  • Reabertura faseada das aulas presenciais;
  • Limitação de ruído em prédios para garantir boas condições para quem está em teletrabalho;
  • Possibilidade de saída do país por motivos profissionais ou de estudo.

Se você planeja viajar para a Europa depois que pandemia acabar, não deixe de ver este artigo que preparamos.

Brasileiros já podem entrar em Portugal?

Ainda não, o país continua com as fronteiras fechadas e as entradas por turismo não têm previsão de reabertura. Quem estava em processo de mudança ou tirou visto recentemente, precisa esperar por novas notícias.
Por enquanto, só quem já é residente ou possui cidadania de um país da União Europeia pode entrar em Portugal.
Veja este artigo para saber mais detalhes sobre a permissão da entrada de brasileiros em Portugal durante a pandemia.