Pandemia de Covid-19 depois das festas de fim de ano
Cada país europeu adotou medidas restritivas próprias relativas ao Natal e ao Ano Novo, mesmo que a União Europeia tenha recomendado que os encontros festivos fossem renunciados.
Portugal foi um dos países que teve medidas de restrição mais leves no Natal e no Ano Novo e agora os resultados já começaram a aparecer. Nos últimos 3 dias, o número de contaminados pelo Covid-19 em Portugal tem batido recordes, estando próximos dos 10 mil casos por dia.
Em outros países onde as restrições foram mais duras, não foi percebido o agravamento da situação pandêmica, o que deixa claro que os encontros sem limite de pessoas no Natal e a corrida aos shoppings para compra de presentes contribui para a disseminação do vírus.
Hoje, dia 8 de janeiro, a ministra da economia de Portugal já admitiu que o Governo precisará fechar restaurantes e comércio não alimentar no país para conter a situação.
Precisa enviar dinheiro para outro país?
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
Gráficos do número de casos por milhão de habitantes
O Jornal Público divulgou gráficos que mostram o número de novos casos diários por um milhão de habitantes em 6 países europeus e as medidas apresentadas pelos governos durante as festas de fim de ano, acompanhe:
Portugal e Espanha
França e Reino Unido
Bélgica e Alemanha
Portugal e Reino Unido estão preocupados com a situação. O Reino Unido já se encontra em novo lockdown e o Governo Português já estuda reinstalar o confinamento por 15 dias aos moldes do que foi feito no país em Abril e Maio caso o número de casos confirmados não caia, com exceção do ensino presencial, que deverá se manter no país.
União Europeia: vacinação começou em 27 de dezembro
Apesar da Europa já ter iniciado a vacinação contra a Covid-19, ela tem sido feita de forma faseada, priorizando os profissionais de saúde e os idosos com doenças crônicas. Apenas uma pequena parcela da população residente na Europa já está vacinada nessa época em que os números ainda estão fora de controle nos principais países.
Covid-19 na Europa: número de mortes segue subindo
Diferentemente do início da chamada “segunda onda”, quando os números de infecções voltaram a patamares do pico da pandemia, mas o número de mortes não vinha acompanhando o crescimento, agora o quadro é diferente.
Houve um aumento expressivo no número de mortes em novembro, que segue em dezembro. Para ilustrar esta informação, colocamos abaixo o gráfico atualizado de casos e de mortes por Covid-19 na Europa, coletados junto à OMS no dia 8 de janeiro de 2021.
Casos de Covid-19 na Europa
Mortes por Covid-19 na Europa
Brasileiros já podem viajar para a Europa?
Brasileiros só podem viajam para a Europa se tiverem cidadania europeia ou em casos essenciais – estudo, trabalho e tratamento médico, por exemplo.
Em Portugal e na Espanha, é exigido ainda a apresentação de exame negativo para Covid na chegada aos países. O exame precisa ter sido feito até 72 horas antes do desembarque.