Finalmente, depois de mais de dois anos vivendo sob drásticas restrições, o continente europeu parece conseguir respirar um pouco mais aliviado. Isso porque, na maioria dos países as regras em relação ao uso de máscaras, testes e isolamento já foram retiradas e a população já pode viver com mais liberdade. Portanto, se você planeja viajar para o continente, vale a pena conferir a situação atualizada da Covid-19 na Europa em nosso boletim de maio.
Covid-19 na Europa
Atualmente, os dados são atualizados mensalmente. De acordo com dados divulgados pela Agência Reuters, até o dia 04 de maio de 2022, foram registradas 191.235.000 infecções com Covid-19 desde o início da pandemia. Atualmente, são registrados, em média, um milhão de novos casos a cada quatro dias.
Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!
Cotar o meu e viajar seguro →Na lista de países com os maiores números de infecções por dia, destacam-se:
- Alemanha, com 83.246 casos;
- Itália, com 56.421 casos;
- França, com 48.907 casos;
- Espanha, com 21.581 casos;
- Portugal, com 7.181 casos.
Com a redução no número de infecções e, em consequência, no número de mortes, boa parte dos países já flexibilizou as medidas de confinamento que haviam sido impostas desde o pico da pandemia.
No dia 25 de janeiro, a União Europeia emitiu uma nota incentivando que todos os países do bloco utilizem o Certificado Covid-19 da UE como única exigência para viagens entre os países.
De forma geral, desde o dia 1 de março, Estados-Membros aceitam turistas de países terceiros vacinados com uma vacina aprovada pela UE ou pela OMS, desde que tenham recebido a última dose da série de vacinação primária pelo menos 14 dias e não mais de 270 dias antes da chegada, ou desde que tenham recebido uma dose de reforço.
Além disso, quem se recuperou da Covid em menos de 180 dias também pode entrar, desde que prove a recuperação através de um Certificado Digital Covid da UE ou equivalente.
Apesar dessas regras serem gerais, cada país tem autonomia para impor suas próprias regras de acordo com os avanços ou recuos da doença. Além disso, têm países importantes que não fazem parte da União Europeia e, por isso, não seguem essas regras.
Entenda agora como está a situação nos principais países europeus, com dados atualizados.
Reino Unido
O Reino Unido chegou a ocupar o primeiro lugar em número de contaminações. De acordo com os dados divulgados pela Agência Reuters, os novos casos da Covid-19 estão caindo, com 6.218 novas infecções relatadas em média por dia dia. Isso é 3% do pico — a maior média diária relatada em 4 de janeiro de 2022.
Além disso, até o dia 4 de maio de 2022, 74,9% da população já estava totalmente vacinada.
Desde a segunda semana de fevereiro, o uso de máscaras não é mais obrigatório, mesmo em áreas comuns de escolas, assim como o teletrabalho também deixou de ser uma imposição. Mas o governo sugere que os cidadãos continuem a usar a máscara em espaços fechados ou lotados.
França
Na França, o número diário de contaminações vem registrando quedas, mas apesar da diminuição no número de casos diários, ocupa a terceira posição entre os países europeus.
No dia 4 de maio de 2022 vem registrando 48.907 novas infecções em média por dia. Isso é 13% do pico — a maior média diária relatada em 24 de janeiro, quando eram 58.138 casos da doença. Atualmente 78.3% da população está vacinada.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Desde o dia 2 de fevereiro, o uso de máscaras na rua já não é mais obrigatório. Não há mais limitação de lotação em espetáculos e demais locais públicos. Além disso, o teletrabalho não é mais obrigatório. Desde o dia 16 de fevereiro, bares e discotecas voltaram a funcionar.
Alemanha
Neste momento, a Alemanha é o primeiro país que mais comunica novos casos de infecções por Covid, segundo os dados da Reuters.
O país lidera o mundo no número médio diário de novas infecções registradas, sendo responsável por uma em cada seis infecções registradas em todo o mundo a cada dia. Isso porque, vem relatando 83.245 novas infecções em média por dia.
A média de casos por dia nos últimos sete dias é de 10.270 e seis mortes. Os números estão diminuindo, mas ainda assim preocupam.
No país, não há nenhuma medida obrigatória de lockdown. No entanto, é recomendado que a população evite sair de casa. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório em serviços de saúde e transporte público.
Atualmente 77,4% da população está totalmente vacinada. Apesar de debates sobre a obrigatoriedade da vacinação, em razão do aumento de casos, o Parlamento Alemão rejeitou a proposta. Então, desde março de 2022, apenas os profissionais de saúde devem tomar a vacina obrigatoriamente.
Áustria
Em janeiro, a Áustria apareceu em todos os noticiários ao decretar o 4º lockdown do país por causa da Covid-19 na Europa. O confinamento, que durou até 31 de janeiro, foi decretado apenas para pessoas não vacinadas, e gerou uma corrida aos centros de vacinação para aumentar a taxa do país, que era uma das mais baixas da Europa.
Essas medidas tiveram resultados positivos porque o número médio de novas infecções registradas diariamente na Áustria vêm caindo, de acordo com a Reuters.
No dia 4 de maio de 2022, a média de casos diários no país é de 5.669 novas infecções. Para se ter ideia, em nosso relatório de fevereiro, eram 26.633 novas infecções por dia.
Em março de 2022, a Áustria suspendeu diversas medidas para combater a Covid-19. Atualmente, não é mais necessário comprovar vacinas ou testes negativos para frequentar hotéis, restaurantes e bares. Também não há toque de recolher noturno e não há mais limite de participantes em eventos. Além disso, o uso de máscaras FFP2 é obrigatório apenas em hospitais, transportes públicos e algumas lojas.
O país foi o primeiro a tornar a vacina contra Covid-19 obrigatória e a medida passou a valer em fevereiro de 2022. No entanto, no dia 9 de março de 2022, o governo anunciou a suspensão da medida. Mas, deve ser reavaliada nos próximos meses. Atualmente, 74.1% da população está vacinada.
Holanda
Na Holanda, o número médio de novas infecções também vêm caindo, com 1.511 novas infecções relatadas em média a cada dia. No dia 1 de maio de 2022, o país não registrou nenhuma morte semanal. Esses números são bem melhores que em nosso relatório de fevereiro, quando a média semanal era de 37.530 novos casos de Covid e 8 mortes. Atualmente, 72% da população está totalmente vacinada.
No país, quase não há mais medidas de segurança contra Covid-19. Atualmente, apenas as máscaras são obrigatórias em aviões e aeroportos além do posto de controle de segurança.
Portugal
Com a diminuição no número de novas contaminações, o governo português retirou inúmeras restrições no território como:
- A recomendação do fim do teletrabalho;
- Fim aos limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público;
- Deixar de exigir certificado digital, salvo no controle de fronteiras;
- Deixar de exigir teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.
Portugal em números
Segundo dados oficiais, o número médio de novas infecções registradas a cada dia em Portugal vem caindo. Na média dos últimos sete dias, são 7.181 novas infecções relatadas em média a cada dia. Em fevereiro, eram confirmadas 10.376 novas infecções por dia no país.
O país tem uma das mais altas taxas de vacinação, 91,4% das pessoas estão totalmente vacinadas. Já foram administradas 15 212 273 doses de vacina. Aliás, mais de 85% da população já recebeu a dose de reforço.
E desde o dia 23 de abril, foi determinado o fim do uso de máscaras, incluindo nas escolas. Elas são obrigatórias somente em casas de idosos, clínicas e hospitais e transporte público. Também foi determinado o fim da exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, bares e discotecas.
Para a entrada no país, segue a obrigatoriedade do teste negativo de Covid ou Certificado Digital da União Europeia na modalidade teste ou recuperação. Não há quarentena obrigatória. Veja este artigo para saber mais detalhes sobre a permissão da entrada de brasileiros em Portugal durante a pandemia.
Itália
No início da pandemia, a Itália foi um dos primeiros países a bater recordes de casos e chocou o mundo. Atualmente, a Itália é o segundo país com mais casos diários da Europa, ficando atrás apenas da Alemanha. O país está reportando 50.593 novas infecções em média por dia. Além disso, nos últimos sete dias (entre 28 de abril a 4 de maio de 2022) registrou 124 mortes.
No país, 80,4% da população já está completamente vacinada, ou seja, com duas doses. Também, 66,8% já receberam uma dose de reforço.
Na Itália, as máscaras FFp2 são obrigatórias para todas as pessoas maiores de seis anos em locais de entretenimento, serviços de saúde, transporte público, eventos esportivos, aviões e aeroportos. Além disso, apesar de não ser obrigatório, o governo recomenda que o uso de máscara continue.
Espanha
A Espanha, ainda é o quarto país europeu em número de novas infecções. Segundo dados da Agência Reuters, nesse momento o país vem relatando 21.580 novas infecções em média por dia. Em nosso relatório de fevereiro, foram registrados 27.527 novos casos e 248 mortes, ou seja, houve uma queda.
Atualmente, 85,3%% da população da Espanha está totalmente vacinada e 52,3% da população recebeu a dose de reforço. A maior parte das regiões da Espanha começaram a relaxar as restrições, sendo que cada região trabalha com suas próprias regras.
Em geral, as máscaras são obrigatórias em transporte público e serviços de saúde. Além disso, em algumas regiões o transporte público está operando com restrições. Também, lojas, bares, restaurantes e casas noturnas estão abertas, mas dependendo da região podem ter que funcionar com capacidade reduzida para permitir o distanciamento social. A boa notícia é que desde o início de maio não é exigido o formulário de localização para entrar no país.
Brasileiros já podem entrar na Europa?
Na maioria dos países sim. Mas cada país tem liberdade para determinar as condições de entrada. Portanto, o mais recomendado é consultar os requisitos do país de destino antes de embarcar.
Saiba como tem sido viajar dentro da Europa na pandemia de Covid-19.