Tudo sobre a Áustria, veja a localização, história, curiosidades e atrações.

Tudo sobre a Áustria

Europa  / 

Você sabe tudo sobre a Áustria? Não? Então venha com a gente para conhecer um pouco mais desse pequeno país europeu.

Onde fica a Áustria?

A República da Áustria (nome oficial do país) está localizada na Europa Central e não possui saída para o mar.

Mapa da Áustria

A Áustria tem um território de 83.859 km². Mais de 75% do país são tomados pela Cordilheira dos Alpes, apresentando altitude superior a 300 metros.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Veja o mapa austríaco.

Países vizinhos da Áustria

A Áustria tem como vizinhos os seguintes países:

  • Alemanha;
  • República Tcheca;
  • Hungria;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Itália;
  • Suíça;
  • Liechtenstein.

Capital da Áustria

Viena Austria

A capital da Áustria é Viena. É uma das mais luxuosas capitais europeias, juntamente com Paris, Londres e Roma.

Viena é uma das capitais europeias mais seguras. Por isso, está entre as melhores cidades para viver na Europa.

Língua da Áustria

A população austríaca é composta por: austríacos (93,4%), iugoslavos (2,5%), turcos (1,5%), alemães (0,7%) e outros (1,9%). A língua oficial da Áustria é o alemão. Mas outros idiomas regionais também são reconhecidos, como o croata, o húngaro e o esloveno.

O inglês é bastante falado pela população austríaca, que normalmente aprende um terceiro idioma, em geral, o francês.

Bandeira da Áustria

Bandeira da Áustria
É formada por três partes horizontais do mesmo tamanho, as exteriores são vermelhas e a central, branca. A bandeira nacional austríaca foi criada em 1945 e, juntamente com a bandeira da Dinamarca, é uma das mais antigas do mundo.

Diz-se que as cores da bandeira tiveram origem na época das Cruzadas Medievais, quando os militares usavam uniformes brancos e, durante a luta, ficavam cobertos de sangue. A parte onde ficava o cinturão era a única que permanecia branca.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Moeda da Áustria

Moeda da Áustria

A moeda oficial da Áustria é o Euro, moeda oficial dos países da União Europeia.

Leia também nosso artigo sobre a cotação do Euro.

Breve história da Áustria

Para saber tudo sobre a Áustria, é importante conhecer a história que marcou a evolução do país.

Pré-história

Na pré-história, formaram-se os primeiros povoados deste local, que durante o período Neolítico se converteram em um povo dedicado à agricultura e à criação de gado. Séculos depois, entre o VIII e IV a.C., ilírios e celtas começam um importante comércio com o resto da Europa, assentando-se no vale do Danúbio.

Guerras

A Áustria perdeu muitos territórios nas Guerras Napoleônicas do final do século XVIII e início do XIX. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Áustria foi dividida em zonas de ocupação americana, britânica, francesa e russa e foi estabelecido um único governo provisório. Após as eleições de 1945, formou-se um governo nacional.

Em 1955, os Aliados suspenderam sua ocupação do país. A Áustria seria separada da Alemanha e não poderia aderir a tratados militares, por isso sua neutralidade na Guerra Fria. No início da década de 1970, iniciou-se, em Viena, a construção de uma sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualidade

A Áustria foi incorporada à União Europeia (UE) em 1995. Em 1999, o país adotou o Euro como moeda oficial, que entrou em circulação em 2002.

Economia da Áustria

A Áustria é altamente industrializada. A economia é de alto padrão de vida, com um crescimento acima da média, principalmente após aderir à União Europeia. É um dos países mais estáveis do mundo. A renda per capita é de US$ 47.700 (ano de 2016) e há baixa taxa de desemprego.

A força da economia austríaca está na exportação de mercadorias e serviços, em sua maioria, para Alemanha, seu grande parceiro comercial. Depois do comércio e da indústria, o turismo é um dos setores econômicos mais desenvolvidos.

Melhores cidades da Áustria

Melhores Cidades da Áustria

Viena, claro, é a cidade mais conhecida da Áustria, local que atrai muitos turistas que querem aproveitar a beleza do passado, que está presente até os dias de hoje na cidade, como os famosos bailes de gala.

Outras cidades também têm suas peculiaridades. Vamos citar algumas: Innsbruck, que iniciou como uma ponte (sobre o rio Inn) e evoluiu para uma cidade mercantil; Graz, cidade que possui seis universidades e é conhecida como um polo estudantil; e Salzburg, cidade natal de Mozart, que, até hoje, é voltada para a música erudita.

Pontos turísticos da Áustria

Já falamos de algumas das principais cidades da Áustria. Agora, vamos citar tudo sobre a Áustria que você precisa conhecer. Vamos falar de seus principais pontos turísticos.

Viena

Você não pode ir a Roma e não ver o Papa, não é mesmo?! Então, se você for à Áustria e não conhecer Viena, sua viagem não será completa! Viena é uma das cidades mais elegantes da Europa, com castelos, museus, igrejas, casas de ópera, bons restaurantes, além de construções luxuosas a cada esquina.

Na capital, destacamos a Ópera de Viena, o Palácio Schwarzenberg, o Parlamento Austríaco e o Bosque de Viena.

Outras cidades e pontos turísticos

Outras Cidades e Pontos Turístico Áustria

Além da capital, você precisa ir a Graz, com um centro histórico que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, assim como universidades renomadas (como falamos acima). Salzburgo também merece sua visita, com o Centro Histórico da Cidade, que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Igreja Franciscana e o Monumento à Mozart.

Linz, cidadezinha localizada perto da República Tcheca, às margens do Rio Danúbio, também tem sua beleza, com pontos turísticos, como:

  • O Museu do Futuro;
  • A Casa de Mozart;
  • O Palácio de Linz;
  • A Igreja das Carmelitas.

Essas foram apenas algumas sugestões de locais para você visitar quando for à Áustria. Veja aqui outros que você possa se interessar e monte o seu roteiro!

Curiosidades e tudo sobre a Áustria

Você já sabe tudo sobre a Áustria? Veja, agora, algumas curiosidades interessantes sobre o país!

Maior Carvena de Gelo do Mundo

A maior caverna de gelo acessível do mundo, Eisriesenwelt (Mundos dos Gigantes de Gelo), fica na Áustria.

Caverna de Gelo Eisriensenwelt Áustria

Restaurante mais antigo do mundo

O restaurante mais antigo ainda em funcionamento do mundo, o St. Peter Stiftskeller, em Salzburgo, também está localizado na Áustria.

Tradição dos bolos

Há séculos, a Áustria tem tradição de bolos. São realizadas competições entre as confeitarias das cidades para apresentar as melhores tortas. Praticamente toda cidade tem seu bolo típico. O mais famoso do país é o bolo de chocolate Sachertorte de Viena.

Filmagens do musical “A Noviça Rebelde”

Na cidade austríaca de Salzburgo são feitas várias filmagens do musical “A Noviça Rebelde”.

Capital da música erudita

Viena é a “capital mundial da música erudita”.

Hitler nasceu na Áustria

Adolf Hitler, ditador alemão, nasceu na Áustria.

Saiba também algumas curiosidades da Europa.

Já sabe tudo sobre a Aústria?

Apesar de ainda não conhecer tudo sobre a Áustria, neste texto você aprendeu muita coisa sobre essa nação. Se você gostou de saber informações sobre a Áustria ou já visitou e tem histórias que queira compartilhar conosco, fique à vontade! Vamos gostar de saber!

Veja também por que a Áustria é um dos melhores países para nômades digitais.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.