Tudo sobre a Áustria: história, custo de vida, cidades e atrações

Europa  / 

Um pequeno país de língua alemã, com aldeias nas montanhas, arquitetura barroca, uma rica história imperial e belas paisagens alpinas. Estamos falando da Áustria e neste artigo vamos abordar vários assuntos interessantes para quem pretende viver ou mesmo visitar esse lugar incrível no leste europeu. Saiba tudo sobre a Áustria neste artigo do Euro Dicas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Tudo sobre a Áustria: onde fica?

A República da Áustria (nome oficial do país) está localizada na Europa Central e não possui saída para o mar. Mas, em contrapartida, tem lagos fantásticos.

Se o leitor deseja conhecer este país encantador, gostará de saber que é um dos locais mais fascinantes da Europa. A título de curiosidade, mais de 75% de seu território é formado pela Cordilheira dos Alpes. Não é à toa que se tornou um dos destinos favoritos para quem aprecia esquiar.

A Áustria faz fronteira com a Alemanha, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Eslovênia (ao sul), Itália, Suíça e Liechtenstein, sendo possível visitar estes países de carro em poucas horas partindo de Viena, por exemplo.

Com uma altitude superior a 300 metros, esse fator acaba se tornando ideal para a construção de estações de esqui, isso sem contar que no norte da Áustria situa-se o vale do rio Danúbio, onde a agricultura se faz presente.

Em relação ao clima do país, é considerado temperado continental (maior parte) e de montanha, isto quer dizer que é muito frio no inverno, porém com temperatura agradável nas estações mais quentes.

Mapa da Áustria

A Áustria tem um território de 83.859 km² e possui aproximadamente 8 milhões habitantes, sendo que a maioria da população vive em áreas urbanas e uma pequena parcela nas áreas rurais.

O idioma oficial é o alemão (embora as línguas húngara e eslovena sejam considerados oficiais também). Quanto a religião, o cristianismo abrange o maior número de adeptos da crença.

Veja o mapa austríaco.

Capital da Áustria

A capital da Áustria é Viena. Considerada uma das mais luxuosas capitais europeias, junto com Paris, Londres e Roma. Viena é uma das capitais europeias mais seguras. Por isso, está entre as melhores cidades para viver na Europa.

A cidade conta com aproximadamente 1.677.867 habitantes, sendo a mais populosa do país. Rica em cultura, a Áustria tem vários museus e construções barrocas do período do Império Austríaco, sem contar que Viena é considerada a capital mundial da música erudita durante os séculos XVIII e XIX.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Dentre seus moradores mais famosos do passado, destacam-se Mozart, Strauss e Freud.

Língua da Áustria

A população austríaca é composta por: austríacos (93,4%), iugoslavos (2,5%), turcos (1,5%), alemães (0,7%) e outros (1,9%). A língua oficial da Áustria é o alemão, mas outros idiomas regionais também são reconhecidos, como o croata, o húngaro e o esloveno.

O inglês é bastante falado pela população austríaca, que normalmente aprende um terceiro idioma, em geral, o francês.

Bandeira austríaca

É formada por três partes horizontais do mesmo tamanho, as exteriores são vermelhas e a central, branca. A bandeira nacional austríaca foi criada em 1945 e, junto com a bandeira da Dinamarca, é uma das mais antigas do mundo. Isso porque, apesar de só ter sido adotada no século XX, foi desenhada no século XII pelo duque Frederico II.

Diz-se que as cores da bandeira tiveram origem na época das Cruzadas Medievais, quando os militares usavam uniformes brancos e, durante a luta, ficavam cobertos de sangue. A parte onde ficava o cinturão era a única que permanecia branca.

Tudo sobre a Áustria: bandeira

Breve história do país

Para saber tudo sobre a Áustria, é importante conhecer a história que marcou a evolução do país.

Pré-história

Na pré-história, formaram-se os primeiros povoados deste local, que durante o período Neolítico se converteram em um povo dedicado à agricultura e à criação de gado. Séculos depois, entre o VIII e IV a.C., ilírios e celtas começam um importante comércio com o resto da Europa, assentando-se no vale do Danúbio.

Guerras

A Áustria perdeu muitos territórios nas Guerras Napoleônicas do final do século XVIII e início do XIX. Depois da Segunda Guerra Mundial, o país foi dividida em zonas de ocupação americana, britânica, francesa e russa e foi estabelecido um único governo provisório. Após as eleições de 1945, formou-se um governo nacional.

Em 1955, os Aliados suspenderam sua ocupação do país. A Áustria seria separada da Alemanha e não poderia aderir a tratados militares, por isso sua neutralidade na Guerra Fria. No início da década de 1970, iniciou-se, em Viena, a construção de uma sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Áustria e a União Europeia

A economia austríaca tem se desenvolvido bastante anualmente, muito em função da adesão à União Europeia. A área industrial baseia-se na fabricação de equipamentos eletroeletrônicos, alimentícios, bebidas, automóveis, instrumentos ópticos, dentre outros inúmeros itens.

Viena atrai milhões de turistas todos os anos, influenciando consideravelmente a economia local, indo muito além de apenas estações de esqui. Há diversas opções de lazer na cidade ou mesmo no país, para todos os bolsos e gostos.

Curiosidade: a famosa indústria Red Bull é de origem austríaca.

Moeda da Áustria

Como citamos acima, a Áustria faz parte da União Europeia desde 1995. Em 1999, o país adotou o Euro como moeda oficial, que entrou em circulação em 2002.

Leia também nosso artigo sobre a cotação do Euro.

Espaço Schengen

Antes de continuarmos a revelar tudo sobre a Áustria, vamos explicar algo importante, o Espaço Schengen. Para quem não conhece, trata-se de um acordo que instituiu as bases para a abertura dos limites internos e fortaleceu as fronteiras externas entre os países que assinaram o acordo.

No que diz respeito às fronteiras externas deste espaço, a partir da regulamentação do tratado, foram padronizados e compartilhados entre os países membros:

  • As regras da imigração para entrada e saída de pessoas;
  • A exigência de documentos para viajar, como seguro viagem e vistos.

Esta área formada pelos países da Europa que integram o Acordo Schengen, controla a livre circulação de cidadãos, bens, serviços e capitais entre seus membros.

Vinte e seis países englobam o Acordo Schengen, sendo 22 membros da União Europeia. A seguir a lista atual dos países que compõem o Espaço Schengen:

E como fica a situação de visitantes brasileiros diante do Tratado Schengen?

Conforme já mencionamos, os países que fazem parte do Acordo eliminam suas delimitações internas, fazendo somente o controle externo das respectivas fronteiras.

Visitantes munidos de um passaporte brasileiro, no que se refere ao controle da imigração (checagem de passaporte e outros documentos), é realizado apenas uma vez, isto é, no primeiro desembarque na Europa.

Após a entrada permitida, pode circular de um país a outro desde que seja membro do Espaço Schengen, sem a necessidade de passar pelo controle de imigração novamente.

Apesar da não exigência do visto prévio, a imigração europeia requer dos cidadãos brasileiros alguns documentos essenciais para que tenham a entrada permitida. Caso contrário, existe a possibilidade de deportação de brasileiros na Europa.

Os documentos fundamentais são:

  • Passaporte válido;
  • Seguro viagem;
  • Comprovantes de hospedagem ou carta-convite;
  • Comprovações financeiras (não é comum ser solicitado, mas pode acontecer).

O seguro viagem precisa apresentar cobertura médica e hospitalar de no mínimo 30 mil euros. Você pode fazer a cotação usando o Seguros Promo, comparador de seguro viagem confiável que apresenta  as melhores opções de seguradoras e planos para diferentes perfis de viajantes.

Tudo sobre a Áustria: a capital Viena

Melhores cidades da Áustria

Viena, claro, é a cidade mais conhecida da Áustria, local que atrai muitos turistas que querem aproveitar as belezas do passado, presente até os dias de hoje na cidade, como os famosos bailes de gala.

Outras cidades também têm suas peculiaridades. Vamos citar algumas:

  • Innsbruck, que iniciou como uma ponte (sobre o rio Inn) e evoluiu para uma cidade mercantil;
  • Graz, cidade que possui seis universidades e é conhecida como um polo estudantil;
  • Salzburg, cidade natal de Mozart, que, até hoje, é voltada para a música erudita.

Como é viver no país?

Se a intenção não for visitar, mas morar e trabalhar na Áustria, é bom conhecer tudo sobre o país antes de fazer as malas. Pelo 10ª ano consecutivo, Viena “reina” como o primeiro lugar no ranking global da Mercer, como sendo a melhor cidade do mundo para viver em 2019.

Trinta e nove razões foram analisados em 2018, como ambiente sociocultural, político, econômico, acesso à saúde de qualidade, educação, lazer, meio ambiente, mercado imobiliário, dentre outros.

Mas quais são os motivos que tornam Viena, por exemplo, uma das cidades com a melhor qualidade de vida do mundo?

As razões são várias desde: monumentos históricos preservados, a arquitetura moderna, a vida cultural vibrante, diversas opções de lazer na natureza, transporte público eficiente, alto nível de segurança e fácil acesso a outros países da Europa de trem, estrada e avião.

Baseado em depoimentos de brasileiros que escolheram viver na Áustria (a maioria deles em Viena), eles citaram os motivos que os levaram a morar no país, dentre os principais pontos levantados, destacam-se:

  • Lazer: embora não tenha mar, o rio é ideal para nadar e tomar sol no verão;
  • Transporte público: é barato para os residentes e também modernos e pontuais;
  • Sistema de saúde: é de qualidade e quase todo coberto pelo Estado;
  • Apoio social eficiente: licença maternidade, subsídio de emprego, bolsas de estudo etc;
  • Cultura: inúmeros palácios, museus, concertos de música clássica, etc.

Cinco razões para viver na Áustria

A Áustria é um país bastante seguro. Por exemplo, em 2014, o índice de assassinatos era menos de 100 por ano. Ou seja, é possível sair na rua sem medo de assaltos ou mesmo caminhar tarde da noite pela cidade. Além disso, vale a pena saber que:

  • Os trabalhadores têm direito a 5 semanas de férias por ano: e é comum emendar nos feriados;
  • O índice de desemprego no país é baixíssimo;
  • A Áustria possui uma ótima infraestrutura e sistema de saúde público de primeira qualidade;
  • É um país que respira cultura, com inúmeras opções de lazer: teatro, ópera, vários cinemas, shows de artistas internacionais, concertos, esportes, etc.

Custo de vida na Áustria

O custo de vida para morar na Áustria, principalmente em cidades como Viena e Salzburgo, não é considerado baixo.

Aluguel, transporte público e alimentação são despesas que pesam bastante no final do mês, sendo necessário um bom planejamento para não passar apertos. Se ficou interessado no assunto e quer saber tudo sobre a Áustria, tenha em mente estas 3 regras básicas para residir no país:

  1. Em função das ondas migratórias que ocorreram em massa em 2015, o atual governo austríaco tem dificultado qualquer fluxo de estrangeiros para o país. Se o cidadão não tiver os registros legais, a deportação é praticamente certa.
  2. Se a pessoa não tiver um passaporte europeu, será necessário um visto para poder viver na Áustria, seja de trabalho ou casamento;
  3. O domínio, mesmo que básico do idioma alemão, é requisito indispensável para obter o direito de permanência legal no país.

Uma boa opção para pesquisar o custo de vida em um determinado país, é o site Precious Mundi que informa por categorias (lazer, alimentação, restaurantes, vestuário etc) preços atualizados, dessa forma dá para se ter uma boa noção do custo de vida.

Pontos turísticos para visitar

Já falamos de algumas das principais cidades da Áustria. Agora, vamos apresentar tudo que você precisa conhecer na Áustria. Confira os principais pontos turísticos.

Igreja de São Carlos

Bela igreja em estilo barroco, construída em 1737, localizada em Viena, possui duas colunas colossais na frente, com uma enorme cúpula de bronze diante de um espelho d´água.

Palácio de Schönbrunn

Localizado nos arredores de Viena, o palácio barroco de Schönbrunn foi fundado em 1700 e mais tarde convertido em residência de verão pela imperatriz Maria Teresa.

Entre os grandes destaques de um tour pelo local está conhecer a Grande Galeria, com suas pinturas ornamentadas no teto, o salão de Maria Teresa, o Salão dos Espelhos, com seus espelhos dourados emoldurados em estilo rococó.

E também a parte traseira do palácio que possui 1.441 quartos, 500 acres de parques e jardins, também no estilo barroco do século XVIII.

Catedral de Santo Estêvão

A imponente catedral gótica de St. Stephen (Stephansdom) é um marco dentro do antigo centro da cidade de Viena. A igreja românica original do século XII foi substituída no século XIII por uma igreja românica tardia, da qual o portão maciço e as torres pagãs (Heidentürme) sobrevivem.

Capital da música erudita

Viena é a “capital mundial da música erudita”.

Hofburg de Viena

O majestoso Palácio Imperial da Áustria, o Hofburg, foi durante séculos a sede da monarquia do país, os poderosos Habsburgos. Com praças e jardins, o Palácio é um complexo gigantesco que ocupa 59 hectares, abrangendo 19 pátios e 2.600 quartos.

Hallstatt

Uma das cidades mais pitorescas e belas da Áustria, sendo uma visita imperdível é conhecer a magnífica região de Dachstein Salzkammergut, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em Hallstatt pode (e deve) visitar as Cavernas de Dachstein, uma das redes de cavernas mais incríveis da Europa, a caverna de gelo gigante, visitar a 5 dedos, uma plataforma de observação com uma fabulosa estrutura metálica sobre uma queda de 400 metros com uma linda vista dos Alpes.

Esquiar em Kitzbühel

Considerado um dos melhores locais para esquiar na Áustria, a cidade turística de Kitzbühel fascina aqueles que amam esquiar ao longo dos seus 170 quilômetros de pistas, isso sem contar suas encostas com pequenas e graciosas cabanas de montanha.

Mesmo quem não curte esquiar, vai gostar de ver os Alpes cobertos de neve como pano de fundo dessa bela cidade.

A igreja da peregrinação em Maria Saal

A Igreja de Maria Saal, localizada em uma colina acima do Zolfeld, é um dos locais mais importantes de peregrinação no estado da Caríntia, no sul da Áustria. A igreja de duas torres em estilo gótico foi fundada na primeira metade do século XV.

Os destaques principais ficam por conta da fascinante fachada oeste com torres gêmeas e suas lápides antigas.

Krimmler Ache

O Krimmler Ache, é composto por 3 enormes cascatas que mergulham a 380 metros, consideradas as cachoeiras mais altas da Áustria. Além de admirar as quedas, é possível também conhecer a aldeia vizinha de Krimml.

Tudo sobre a Áustria: Krimmler Ache

Maior caverna de gelo do mundo

A maior caverna de gelo acessível do mundo, Eisriesenwelt, que significa Mundos dos Gigantes de Gelo, fica na Áustria.

Explore Salzburgo

Descubra todos os encantos de Salzburgo, desde edifícios medievais e barrocos, a Abadia Beneditina de São Pedro, ali pertinho o belo cemitério e suas catacumbas, casas coloridas barrocas burguesas, praças, o museu dedicado a Mozart, o castelo de Hohensalzburg entre diversas outras atrações interessantes para serem desvendadas durante uma caminhada sem pressa e sem destino certo.

Restaurante mais antigo do mundo

O restaurante mais antigo ainda em funcionamento do mundo, o St. Peter Stiftskeller, em Salzburgo, vale a visita.

Filmagens do musical “A Noviça Rebelde”

Em Salzburgo foram feitas várias filmagens do musical “A Noviça Rebelde”.

Tradição dos bolos

Há séculos, a Áustria tem tradição de bolos. São realizadas competições entre as confeitarias das cidades para apresentar as melhores tortas. Praticamente toda cidade tem seu bolo típico. O mais famoso do país é o bolo de chocolate Sachertorte de Viena.

Fuso horário na Áustria

As cidades do Brasil estão muito distantes de Viena, sendo assim, são muitas horas de diferença, algo que pode atrapalhar a adaptação para quem voa para o país.

O fuso horário na Áustria é de quatro horas a mais do que o horário oficial de Brasília.

Vale ressaltar que existe horário de verão em Viena e isso a princípio pode também parecer um pouco confuso para os turistas recém-chegados à cidade. Geralmente ele inicia no último domingo de março, se estendendo até o último domingo de outubro.

Nesse período, o horário em Viena vem acrescido de 1 hora, isto é, se são 13h no Rio de Janeiro, serão 18h em Viena.

Curiosidades sobre a Áustria

  • Bandeira: a título de curiosidade, a bandeira austríaca é uma das mais antigas do mundo;
  • O esporte mais popular do país é o esqui, há mais de 100 anos inclusive. Isso porque a maior parte do país é coberta pelos Alpes;
  • A maior caverna de gelo acessível do mundo (Eisriesenwelt) está situada na Áustria;
  • A Áustria tem uma tradição de bolos secular, com competições entre cidades para quem produz as melhores tortas. A Sachertorte de Viena, é o bolo mais famoso do país;
  • O musical A Noviça Rebelde que é baseado na história real da família von Trapp, teve várias cenas rodadas Salzburgo;
  • O ditador nazista alemão, Adolf Hitler, nasceu na Áustria.

O que não fazer na Áustria

  • Evite falar alto, principalmente em locais públicos, os austríacos são reservados e bastante discretos;
  • Se for convidado para uma festa ou evento, não se atrase, seja pontual, eles valorizam muito isso;
  • Não visite um austríaco sem antes avisá-lo, mas de certo modo, esta regra é válida para qualquer lugar no mundo;
  • Jamais diga que austríacos e alemães são iguais, eles têm em comum apenas o idioma alemão.

Confira outras curiosidades da Europa.

Já sabe tudo sobre a Áustria?

Agora que você já sabe quase tudo sobre a Áustria, gostaríamos de partilhar com você que o cinema austríaco tem caminhado a passos largos e vem conquistando críticas positivas e sucesso de público. Um dos filmes mais prestigiados foi a trilogia Paradise do diretor Ulrich Seidl.

Dentre os 3 filmes que atraíram atenção em inúmeros festivais mundo afora, faturando vários prêmios, Paradise: Love é o mais interessante e polêmico também, ao mostrar 3 mulheres austríacas de meia-idade que viajam para o litoral do Quênia para fazer turismo sexual.

A obra toca em temas sensíveis, revelando mulheres fora dos padrões de beleza, mas que estão desesperadas por amor e atenção, trocando favores sexuais com os nativos que não perdem a oportunidade de usurpar as senhoras de todas as formas possíveis.

Se você gostou de conhecer melhor a Áustria ou já visitou e tem histórias que queira compartilhar conosco, fique à vontade! Vamos gostar de saber!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.