Curiosidades da Europa: 20 fatos curiosos que vai adorar saber

Europa  / 

Nem só de roteiros, mapas, passagens e cultura é feito o Velho Continente, confira 20 curiosidades da Europa e descubra o outro lado do berço da civilização ocidental.

Descubra 20 curiosidades da Europa e seus países

1. Por que Europa?

Os continentes Europa, África, Ásia e Oceania têm em comum o fato de que seus nomes se originam na mitologia grega.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Europa foi uma princesa belíssima, filha de Agenor, rei da Fenícia, e conquistou o coração de Zeus. O deus do Olimpo, porém, não sabia como falar com a ninfa e se transformou em um touro branco para se aproximar dela, pois sabia de sua admiração pelos touros do pai.

Encantada pela beleza do touro, Europa acariciou-o e montou em suas costas, sendo raptada por Zeus e levada até a ilha de Creta, onde se tornou a primeira rainha.

2. Continente?

Uma das curiosidades da Europa é a controvérsia de que ela pode ser realmente considerada um continente.

Isso porque ela faz parte da Eurásia, uma massa geográfica formada ainda pela Ásia; dois continentes são separados pela cordilheira dos Montes Urais, na Rússia, e alguns países possuem território tanto na Ásia quanto na Europa.

Há quem considera a Eurásia um supercontinente formado por dois continentes, enquanto outros frisam que não há delimitação clara entre Europa e Ásia, o que derrubaria essa nominação.

Para viajar para a maioria dos países da Europa, ter um seguro de viagem é obrigatório, saiba tudo sobre ele aqui e faça sua cotação.

3. Nações transcontinentais

Ainda sobre limites geográficos, a Europa tem em seu território sete nações transcontinentais, que são países que pertencem a mais de um continente. São eles a Rússia, Turquia, Cazaquistão, Geórgia, Azerbaijão, Armênia e Chipre.

4. Penínsulas europeias

A Europa possui cinco penínsulas – porção de terra quase totalmente cercada por água – importantes. São elas:

  • Península Ibérica: Portugal, Espanha, Gibraltar e Andorra;
  • Península Itálica: Itália, São Marino e Vaticano;
  • Península Balcânica: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Macedônia, Montenegro, Romênia, Sérvia, Kosovo e Turquia;
  • Península Escandinava: Suécia, Noruega e Finlândia;
  • Península Jutlândia: Dinamarca.

5. Infinidade de idiomas

Entre idiomas e dialetos, são faladas mais de 60 línguas na Europa, a maioria do grupo indo-europeu, que inclui as línguas latinas (português, espanhol, francês e italiano), germânicas (inglês e alemão), eslavas (russo e búlgaro) e célticas.

Alguns idiomas são tão particulares que não são falados em outros lugares do mundo, como basco, húngaro e finlandês.

6. Bacalhau fake

O bacalhau português, tão famoso e popular em todo o mundo, é pescado no litoral da Noruega, não há em mares portugueses.

Veja também como levar bacalhau de Portugal para o Brasil, quantidade permitida e regras.

7. Cerveja trapista

Entre as principais curiosidades da Europa está a cerveja trapista, uma bebida produzida sob a supervisão dos monges da Ordem Trapista.

Apenas 11 mosteiros trapistas estão autorizados a produzir a marcar as cervejas com o selo de autenticidade, sendo seis na Bélgica, dois na Holanda, um na Áustria, um na Itália e um nos EUA.

A tradição começou no século IX, quando mosteiros fabricavam cerveja como “pão líquido” para os períodos de jejum praticados pelos monges.

Os estilos mais comuns são Blonde, Dubel, Tripel, Strong Golden Ale e Dark Strong Ale e para ser considerada trapista a cerveja deve ser produzida sob supervisão dos monges em um mosteiro e com a maior parte dos lucros aplicados a fins sociais.

Pensando em morar em Portugal?

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com ajuda do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar, você aprenderá o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal e tudo sobre custos de vida, as melhores cidades para viver, cidadania, vistos, documentos necessários, educação e muito mais.


Receba grátis o índice e primeiras páginas!

RECEBER AMOSTRA »

Veja também, onde degustar cerveja na Europa.

8. Falando em cerveja…

Cada alemão consome, em média, 112 litros de cerveja por ano, o que torna a Alemanha o país um dos maiores consumidores per capita da bebida no mundo.

Fica fácil beber quando há variedade: a Alemanha tem mais de 1200 cervejarias ativas e cinco mil marcas de cerveja. Haja opção! Para acompanhar, escolha um dos mais de 1500 tipos de salsicha disponíveis no país.

cerveja Alemanha

9. Era só mais um Silva

O sobrenome Silva, tão popular no Brasil, é de origem portuguesa e mais antigo que o próprio país. Em latim, “Silva” é “Selva” e denominava os habitantes das florestas durante o Império Romano.

Quando os portugueses chegaram no Brasil, trouxeram consigo o sobrenome, sendo que muitos deles o adotaram para manter o anonimato e se perder em meio aos demais “Silvas”. Milhares de escravos também receberam esse nome.

Veja também os nomes e sobrenomes portugueses mais comuns.

10. Romanche

O romanche é um idioma digno de curiosidades da Europa, pois é falado por menos de 1% dos suíços (é um dos quatro idiomas oficiais do país, junto do alemão, francês e italiano) e tem origem semelhante ao nosso português. É uma língua românica e descendente do latim vulgar falado pelos romanos.

11. Pão francês que não é francês

O pãozinho que você compra nas padarias brasileiras e chama de francês nada tem a ver com a França.

Na verdade, a receita surgiu no período da Primeira Guerra Mundial, quando brasileiros voltavam de viagens pela Europa e se inspiraram nas baguetes francesas. Nosso pãozinho tem mais açúcar e gordura na massa.

Confira nosso artigo com uma lista completa de comidas “europeias” que só existem no Brasil.

12. Pizza!

Agradeça a Raffaele Esposito por ter criado uma das maiores maravilhas gastronômicas em 1889. A pizza foi desenvolvida durante uma visita do Rei Umberto I e da Rainha Margherita à cidade de Nápoles.

É por isso que a pizza margherita, uma das mais tradicionais, leva as cores da bandeira italiana: branco (queijo), vermelho (tomate) e manjericão (verde).

13. Mortadela

E por falar em contribuições gastronômicas dos italianos, uma das curiosidades da Europa é que foram eles que desenvolveram a mortadela há mais de dois mil anos.

A mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica e a atriz Sophia Loren é considerada a Rainha da Mortadela. Que título de honra!

14. Calor!

A Finlândia e as saunas têm uma longa e tradicional história de amor; a palavra “sauna”, inclusive, é de origem finlandesa e o país conta até com um campeonato mundial de sauna realizado na cidade de Heinola. Para vencer, basta aguentar mais tempo em um ambiente com temperaturas que chegam a 110ºC.

E porque sauna? Bom, difícil saber… talvez seja a função social, já que os finlandeses chegam a passar cinco horas em uma sauna com amigos e familiares batendo papo, tomando uma cerveja e até assando carne. Pois é.

15. Vem pedalar!

A bicicleta é um dos principais meios de transporte da Holanda, já que o país tem uma geografia extremamente plana; para se ter uma ideia, 40% do território fica abaixo do nível do mar, o que torna as viagens de trem bastante comuns.

curiosidades da Europa bicicletas Holanda

16. St. Patrick’s Day

Celebrado no dia 17 de março, o St. Patrick’s Day é o feriado mais tradicional na Irlanda, no qual todos se cobrem de verde para comemorar o dia do padroeiro.

A cor é tanto pela Irlanda ser também conhecida como Ilha Esmeralda quanto pelo nacionalismos atrelado à Rebelião Irlandesa em 1798, quando soldados vestiram essa cor para chamar atenção da opinião pública sobre o conflito.

Uma das curiosidades da Europa é que o consumo de álcool é proibido nas ruas irlandesas, exceto no Dia de São Patrício, quando a bebida “oficial” – a cerveja Guiness – passa de 5,5 milhões para 13 milhões de litros.

Conheça mais 15 curiosidades sobre a Irlanda.

17. Gostosuras ou travessuras

Ainda sobre a Irlanda, a expressão “Trick or Treat” (Gostosuras ou Travessuras) vem de lá, já que todo Halloween as crianças vão de casa em casa pedindo doces em nome da deusa Muck Olla.

Os celtas acreditavam que a única forma de acalmar os espíritos era oferecendo comida a eles, e quem não pudesse servir nada à Muck Olla seria amaldiçoado.

18. Cuma?

O maltês, idioma falado na ilha de Malta, é uma mistura de árabe com italiano. Dá para imaginar?

19. Hora da siesta!

Aquela soneca pós almoço, capaz de revigorar o corpo e ajudar na digestão, é uma tradição em alguns países europeus. A sesta (ou siesta, em castelhano) surgiu na Espanha e leva esse nome por conta da expressão latina “hora sexta”, que corresponde ao meio dia.

Comum nos países de clima quente e refeições pesadas – combinação fatal para a sonolência -, o cochilo também é adotado pelos italianos, gregos, maltenses e croatas.

20. Je t’aime, Paris

A última das curiosidades da Europa não chega a ser uma surpresa: o país mais visitado por turistas estrangeiros no mundo é a França, que recebe 82 milhões de viajantes por ano!

Está pensando em viajar para lá? Para comprar passagens com o melhor preço, nós do Euro Dicas utilizamos o Portal Kayak. Esse comparador de voos mostra os preços das principais companhias aéreas para o destino escolhido, assim é possível economizar na compra, faça sua cotação e confira.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Ana Maria Lima é actualmente senior content manager do Euro Dicas, com foco no marketing estratégico e na conversão digital.

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.