Além de importante para a compreensão de contexto histórico, relações geográficas e política internacional, aprender mais sobre o mapa da Europa é indispensável para planejar sua viagem.
Nesse artigo iremos explorar como é dividido o mapa da Europa, mostrar suas características e diferenças e todas as regiões. Vamos lá?

Como é o mapa da Europa?

O mapa da Europa já foi submetido a variadas atualizações, principalmente após a 2ª Guerra Mundial. O fim da União Soviética também redefiniu o bloco e acarretou em mais modificações.
E como alguns países e territórios lutam até hoje por independência, como a Catalunha e a Escócia, há a probabilidade de que ainda haja mudanças no mapa da Europa no futuro.
Graças ao seu contorno irregular, além de várias penínsulas e ilhas, há muitos países com extensa costa litorânea. O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico, ao sul, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro. A oeste, pelo Oceano Atlântico e, a leste, pelo Mar Cáspio.
Veja quais documentos levar para entrar na Europa.

Quantos países existem

De acordo com a ONU, há 50 países na Europa. Dentre estes, 44 capitais estão situadas capital dentro do continente. Algumas das principais cidades da Europa e destinos amplamente buscados por turistas são:

Veja a lista de cidades mais seguras da Europa.
Há várias formas de configurar a divisão dos territórios na Europa, geograficamente, politicamente ou socialmente. As variadas demarcações existentes podem ter várias interpretações, mais e menos abrangentes, e são invariavelmente motivadas por questões geopolíticas e ideológicas.

Como são divididas as regiões

O continente europeu apresenta atributos bastante heterogêneos quando o analisamos com mais detalhe. Para simplificar a classificação das áreas que o integram, um dos principais parâmetros para dividir mapa da Europa é o adotado pela ONU. Ele é pautado principalmente pela divisão geográfica.
Nessa classificação, há quatro macrorregiões definidas a partir de critérios de proximidade territorial, cultura e classificação econômica:

  • Meridional;
  • Ocidental;
  • Oriental;
  • Setentrional

países no mapa da europa
Agora que você já viu como elas estão posicionadas no mapa da Europa, vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Europa Ocidental

A Europa Ocidental a região mais avançada economicamente no continente. Altamente industrializada e com excelentes indicadores sociais.
Pode ser dividida em quatro sub-regiões:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Países germânicos: Alemanha, Suíça, Liechtenstein e Áustria;
  • Benelux: Bélgica, Holanda e Luxemburgo;
  • Reino Unido e Irlanda;
  • França e Mônaco.

No quesito turismo, integra as rotas clássicas e os locais mais visitados pelos turistas. Tem clima agradável em todas as épocas do ano, com invernos suaves e verões brandos.

Europa Meridional

É composta pelos países situados no sul do continente europeu, de clima mais ameno e banhados pelo Mar Mediterrâneo. Abrange territórios de três importantes penínsulas: a Ibérica, Itálica e a Balcânica, que incluem países como Espanha, Andorra, Grécia, Malta e Itália.
Possui um clima temperado mediterrânico – quente e seco boa parte do ano. O que faz com que essa região seja muito procurada por seus vários destinos turísticos litorâneos.

Europa Oriental

Localizada entre o centro e o leste europeu, é uma região de verões rigorosos e secos e invernos muito frios e com grandes nevadas. Reúne todos os outros países que estiveram ligados à antiga União Soviética e tornaram-se independentes. Pode ser subdividida em três blocos:

  • Leste Europeu: República Tcheca, Polônia, Hungria, Eslováquia, Romênia e Bulgária;
  • Bálcãs: Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Montenegro e Macedônia, Kosovo e Albânia;
  • Extremo Oriente: Rússia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão, Moldávia, Bielorrússia e a Ucrânia.

Europa Setentrional

Corresponde aos países do norte do continente, próximos do Mar do Norte e do Mar Báltico. É formada pelas Penínsulas Escandinava e Jutlândia, ilhas que constituem a Dinamarca e parte continental ao leste.
Com clima polar (frio intenso) boa parte do ano, integram essa região os países:

  • Nórdicos, que dividem traços históricos e culturais (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia);
  • E bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), ex-membros da União Soviética.

mapa da europa

O mapa mundi é exato?

Diferentemente do que pensamos, o mapa mundi que estudamos na escola e consta no Atlas não corresponde exatamente os tamanhos reais dos países e continentes. Aliás, várias áreas são apresentadas com grandes distorções.
Mesmo não sendo preciso, esse mapa foi estabelecido mundialmente como a representação cartográfica oficial, adotada em escolas e instituições.
Muito disso se deve a uma visão eurocêntrica que (ainda) temos do planeta e que se perpetua há séculos. Na época em que a projeção de Mercator foi introduzida, a Europa dominava explicitamente a cultura e economia do planeta, e todos os livros acadêmicos, mapas e referências eram produzidos lá.
Esse poder certamente influenciou os próprios criadores e reprodutores desse conteúdo a fazerem essa distinção com o mapa da Europa.
Veja as novas regras para entrar no continente europeu.

Países preferidos pelos brasileiros para imigrar

Segundo um relatório sobre migração internacional, o Brasil subiu sete posições no ranking de países que mais enviam imigrantes para economias ricas, ocupando agora o 17º lugar.
Ao todo, em 2017 cerca de 99 mil brasileiros migraram para países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), conhecida como o “clube dos países ricos”. O número representa um aumento de 24% em relação ao ano anterior.
Os países que registraram o maior aumento na chegada de imigrantes brasileiros foram:

  • Portugal: 64% (11,6 mil imigrantes);
  • Itália: quase 50% (15.700 imigrantes);
  • Na Espanha: 12% (12.500 imigrantes).

Porém, esse cenário poderá mudar drasticamente com a exigência da permissão de viagem para brasileiros entrarem na Europa, que passa a valer em 2025.
Uma maneira de driblar essa nova política de controle de imigração é buscar no mapa da Europa países que oferecem condições facilitadas para entrada e moradia, intercâmbios, bolsas de estudo e oportunidades de trabalho. Com um objetivo de viagem a aprovação para entrar no continente europeu é praticamente garantida.
Atualmente, para entrar em 26 países europeus, o turista é obrigado a portar um Seguro Viagem Europa com cobertura mínima de 30 mil euros. Mas não se preocupe que não custa caro, faça a cotação do seu no site Seguros Promo e garanta seu seguro ao melhor preço.
Leia também nosso artigo sobre os países que aceitam brasileiros com mais facilidade.