Vantagens de uma formação no exterior: veja as 10 principais

Europa  / 

Há muitas vantagens de uma formação no exterior. Estudar fora é uma experiência única, que pode lhe trazer benefícios consideráveis em diversos aspectos. E, apesar dos custos serem elevados, vale a pena.

Então, confira neste artigo as principais vantagens de uma formação no exterior.

Financing to study in Europe?

If you are planning to take a postgraduate, MBA or Masters degree in Europe, but you do not have the start up capital for this investment, check out the Prodigy Finance's solutions.


More than 14,500 students have secured funding through Prodigy to study at 600 international schools, you may be next.

KNOW MORE »

Vantagens de uma formação no exterior na vida acadêmica, profissional e pessoal

1. Flexibilidade: uma das vantagens de uma formação no exterior

De acordo com o sistema de educação brasileiro, os estudantes devem decidir a carreira que pretendem seguir, antes mesmo de entrarem em uma universidade. Já em outros países, a escolha normalmente pode ser um pouco mais flexível.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a filosofia de ensino permite que o aluno tenha uma formação multidisciplinar e experimente diversas matérias antes mesmo de definir qual será o seu curso de graduação.

Sites de intercâmbio: veja os melhores para cada país.

2. Nova maneira de aprender o conteúdo

Dificilmente quem nunca teve a oportunidade de estudar fora do Brasil percebe, mas a metodologia de ensino das universidades brasileiras é bem diferente da que é metodologia internacional.

Geralmente, o estudante se surpreende quando descobre uma maneira nova de aprender enquanto estuda em outro país. Isso lhe dá a possibilidade de melhorar sua capacidade cognitiva e te auxilia a desenvolver competências não percebidas (ou não assimiladas) anteriormente.

Confira um guia de como fazer intercâmbio na Noruega.

3. Experiência internacional

De acordo com uma pesquisa global feita pela Oxford Economics com profissionais de Recursos Humanos, existem áreas que precisam de novas competências profissionais.

Uma delas é a de Operações Globais, com competências como a habilidade de administrar equipes e domínio de línguas estrangeiras, além de sensibilidade cultural.

vida na universidade e atividades extracurriculares

Dessa forma, uma experiência no exterior contribuirá bastante para você desenvolver competências primordiais para o mercado atual e estar preparado para a competitividade em nível mundial.

Exploração do destino

Além das vantagens em estudar em uma universidade renomada, viver em um outro país vai te proporciona o conhecimento de uma nova cultura e de outros ambientes.

Você tem a possibilidade de aproveitar seu tempo livre para explorar a cidade e curtir com sua família a região, principalmente em período de férias.

Estudar em Portugal: veja se vale a pena estudar no país e saiba como ingressar em uma universidade portuguesa.

4. Estudar em uma das melhores universidades do mundo

Conforme aponta o ranking anual da QS World University, as melhores universidades do mundo estão localizadas nos Estados Unidos e na Europa. A melhor universidade brasileira, a USP, está com a 118ª posição no ranking de 2019.

Descubra o que é, para que serve e como fazer uma carta de intenção.

5. Domínio / fluência em outro idioma

Quanto mais tempo você estudar (e até mesmo ficar) no exterior, mais fluente em um (ou vários) idiomas será. As aulas diárias em uma universidade somadas com o “intensivo” no mundo real (todos os dias, por um longo período) farão com que seu conhecimento e sua autoconfiança aumentem consideravelmente.

Saiba quais são as línguas mais estudadas no mundo e também as mais faladas.

6. Maior autonomia

Uma das grandes vantagens de uma formação no exterior é o crescimento e o amadurecimento pessoal que a saída da sua zona de conforto proporciona.

A autonomia é um dos principais troféus que o aluno tem quando vai estudar em outro país. Ele se torna mais ativo e busca mais conhecimento com essa nova “conquista” de crescimento pessoal.

7. Atividades extracurriculares

Em diversas universidades do exterior os estudantes passam boa parte de seu tempo no campus universitário, pois o local oferece boa infraestrutura. Ali, os alunos interagem com pessoas de diversas nacionalidades, que moram nas acomodações estudantis, e também praticam outras atividades de lazer.

Além disso, as atividades que no Brasil são extras, como idiomas, por exemplo, são obrigatórias no exterior e compõem o currículo do estudante.

Com inúmeras atividades à disposição, o estudante tem mais possibilidade de desenvolvimento de múltiplas competências, que são muito valorizadas no mercado de trabalho.

Trabalhar em cruzeiros também pode te trazer muita experiência, veja como aqui.

8. Valorização no mercado de trabalho

Por falar em mercado de trabalho, ter um currículo valorizado está, com certeza, entre as principais vantagens de uma formação no exterior.

A maioria dos profissionais busca uma maneira de destacar o seu currículo, por meio de cursos, treinamentos, experiências profissionais diversificadas ou específicas para a sua profissão etc.

Caso o seu inclua experiência no exterior além de um certificado de fluência em novo idioma, ele lhe abrirá portas para você conquistar melhores empregos.

9. Oportunidade de trabalhar fora do Brasil

Entre as vantagens de uma formação no exterior está a maior possibilidade de conquistar empregos fora do Brasil, tendo em vista que já estará no país que escolheu viver e seu diploma já será estrangeiro (o que facilita muito o atingimento de seu objetivo), ser reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho e receber em uma moeda mais valorizada do que o real (no caso de países que têm como moedas oficiais o euro, o dólar ou a libra esterlina, por exemplo).

10. Boa rede de relacionamentos – o networking, grande vantagem de uma formação no exterior

Como você pôde ver, há muitas vantagens de uma formação no exterior: você conhece uma nova e diferente cultura, aprende de uma forma nunca vista antes, treina um novo idioma, entre outras, e, um fator muito importante, conhece pessoas, de diferentes personalidades, culturas, que trabalham em empresas distintas, que conhecem outras pessoas.

Se você busca, além de novas amizades, uma boa colocação profissional, é essencial possuir bons contatos. E muitas vezes, quando você nem imagina, pode surgir uma oportunidade para você trabalhar em uma grande companhia.

O networking é a forma mais eficaz para conseguir um bom emprego, até mais do que sites de busca ou redes sociais, pois você geralmente já é direcionado para uma entrevista devido à indicação feita por aquele seu amigo ou familiar, que te conhece, que sabe sobre o seu potencial, que gosta do seu trabalho e sabe que você conseguirá ter sucesso na empresa.

Financiar estudos no exterior

Mas, caso você não consiga uma bolsa de estudo e precise de empréstimo para financiar seus estudos de pós-graduação ou refinanciar seu empréstimo estudantil, a Prodigy Finance possui um modelo de crédito sem fronteiras. São 150 países elegíveis e os números do site (em abril de 2019) apontam para quase 15 mil estudantes financiados.

Saiba também quanto custa fazer intercâmbio na Europa.

COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.