Línguas mais estudadas no mundo: saiba também quais são as mais faladas

Europa  / 

As quatro línguas mais estudadas no mundo em 2018 foram o inglês, o espanhol, o mandarim e o italiano. A pesquisa foi feita pela organização que fornece recursos para estudos linguísticos SIL International, com sede nos Estados Unidos.

Quer saber mais sobre os idiomas mais estudados no mundo? Então nos acompanhe aqui.

Saiba tudo sobre a Europa neste artigo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Línguas mais estudadas no mundo: à que se deve o avanço nos estudos do idioma italiano

De acordo com a instituição SIL International, o idioma italiano ultrapassou o francês em 2018 e, por isso, ocupa a quarta posição no ranking das línguas mais estudadas no mundo.

Segundo a Agência Italiana de Notícias (ANSA Brasil), que divulgou esta informação, parte desse resultado vem do alcance dos institutos italianos de cultura. Com base no jornal Il Sole 24 Ore, no ano acadêmico de 2016/2017, havia mais de 2,1 milhões de estudantes nos institutos italianos de cultura.

Descubra neste artigo de quanto é o custo de vida na Itália.

Línguas mais estudadas no mundo: classificação dos idiomas por número de falantes

Ainda de acordo com o estudo realizado pela SIL International e divulgado pela ANSA Brasil, o inglês permanece no topo do ranking dos idiomas por número de falantes. O idioma possui 1,19 bilhão de falantes, 17% da população de todo o mundo!

linguas mais estudadas aula

Na segunda posição está o mandarim, com 1,107 bilhão e na terceira posição está o hindu, com 697,4 milhões. Em seguida, vêm, respectivamente, o espanhol, com 512,9 milhões, o árabe, com 422 milhões, o francês, com 284,9 milhões, o malaio, com 281 milhões, o russo, com 264,3 milhões e o bengali, com 262,8 milhões de pessoas.

O português está em 10º lugar dessa classificação, com 236,5 milhões de falantes. Já o italiano é o 21º colocado do ranking, com 67 milhões de pessoas.

Saiba mais sobre o idioma na Itália. Veja também as diferenças entre o dicionário de português de Portugal em relação ao Brasil.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Línguas mais estudadas no mundo: um pouco sobre os idiomas

Confira, a seguir, informações sobre as línguas mais estudadas no mundo.

Inglês

O idioma inglês é o mais estudado em todo o mundo, a língua mais falada em todos os continentes e também o idioma universal. O inglês é usado em diversos países poderosos, como o Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e o Reino Unido.

Curiosamente, há menos nativos em inglês do que o mandarim e o espanhol, por exemplo. Mas, além dos nativos, o idioma é aprendido por pessoas de todo o mundo que precisam trabalhar com negócios entre diferentes países, no comércio internacional, na internet, fazer intercâmbio, turismo etc.

Se você é brasileiro e pretende aprender um novo idioma, o inglês é o mais indicado, pela importância econômica dos países de língua inglesa e por ser uma língua global. Saber falar inglês não é um diferencial.

Quase metade dos jovens europeus entre 15 e 35 anos de idade fala inglês. Os estudiosos afirmam que o Brexit possa reduzir futuramente a dominância do idioma na Europa.

Na nossa página você encontra diversos artigos com dicas sobre como aprender inglês.

Espanhol

Como você viu, o espanhol está em segundo lugar na classificação das línguas mais estudadas no mundo e isso aumenta a sua importância.

Quase todos os países da América Latina falam espanhol e é com eles que o Brasil mais tem relações comerciais. O idioma ajuda a conseguir oportunidades de negócios e empregos em mais de 20 países.

Além disso, a Espanha e países da América do Sul são destinos turísticos de brasileiros, e se comunicar bem no idioma lhe auxilia a conhecer melhor a cultura local.

Saiba como conseguir empregos fora do Brasil.

Mandarim

Devido à importância da China no cenário do mundo, o chinês mandarim está na terceira posição no ranking das línguas mais estudadas no mundo e na segunda posição de acordo com o número de falantes do idioma.

A China é uma grande potência econômica mundial e o país que possui maior crescimento populacional. Sua importância não se deve apenas pelo fato de possuir um elevado número de falantes, mas também por ser um idioma essencial para negócios e economia.

O mandarim é falado em países como a China, a Indonésia, Malásia e Camboja.

Como a China é um importante parceiro comercial do Brasil e um dos principais investidores internacionais no país quanto à infraestrutura, o mandarim se torna cada vez mais relevante para o aprendizado do brasileiro que quer negociar e realizar projetos em conjunto com a potência mundial.

No entanto, assim como no Brasil, o nível do idioma inglês na China é baixo. Por isso, saber se comunicar no idioma do país asiático é um diferencial para trabalhar com negócios ou mesmo estudar na China. Como são poucos os brasileiros que falam mandarim, conhecer o idioma se torna um diferencial competitivo.

Italiano

O italiano é a língua oficial da Itália, Suíça, Vaticano e San Marino e o idioma é falado– pelo menos em parte – em 11 países. Além disso, países como a Argentina, a Austrália, a Alemanha e os Estados Unidos possuem grande comunidade italiana, o que aumenta o número de falantes do idioma.

Confira como fazer intercâmbio de graça na Europa.

Francês

O francês também entra na lista das línguas mais estudadas no mundo todo e, juntamente com o inglês, é falada em cinco continentes. É o idioma oficial em 32 países, entre eles: França, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Marrocos e Mônaco. Em boa parte do mundo, o francês é o idioma mais estudado na escola.

Emprego na Europa: requisitos, vistos por país, contratos e diferenças.

Por que estudar uma língua estrangeira

É importante estudar uma (ou várias) língua(s) estrangeira(s) principalmente para ter mais oportunidades de crescer pessoal e profissionalmente. Além disso, com a globalização e negócios sendo feitos em diversas localidades do mundo, é importante saber o idioma do país ou, pelo menos, o inglês para negociar fora de seu país.

Mas não é somente a nível de negociação que outro idioma é importante. Saber outro idioma também vai:

  • Aumentar sua bagagem cultural;
  • Dar-lhe a possibilidade de trabalhar e/ou estudar no exterior;
  • Dar-lhe a possibilidade de ser um profissional mais especializado e requisitado;
  • Ajudá-lo a ganhar mais independência;
  • Ajudá-lo a conseguir se comunicar em uma viagem para fora do país, entre outros benefícios que conhecer uma das línguas mais estudadas no mundo podem lhe trazer.

Agora que você já sabe quais são as línguas mais estudadas no mundo, escolha uma para aprender, de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais, e bons estudos!

Descubra tudo o que precisa para viajar para a Europa.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.