Você tem vontade de visitar outros países, mas não sabe se existe um programa de Intercâmbio 50+? Neste artigo, você verá que existem muitas formas de fazer um intercâmbio tendo mais de 50 anos, e ficará por dentro de todas as vantagens de viver uma experiência como essa.

Saiba quais são as formas de encontrar o programa ideal, quanto custa, melhores destinos e muito mais. Aproveite a leitura!

É possível fazer um intercâmbio 50+?

Sim, é possível fazer um intercâmbio aos 50 anos ou mais.

Muitas instituições de ensino e programas de intercâmbio oferecem oportunidades para adultos mais velhos que desejam estudar no exterior. Esses programas podem incluir cursos de idiomas, cursos universitários, estágios profissionais, programas de voluntariado na Europa e muito mais.

Ou seja, a maioria dos programas de intercâmbio estão disponíveis para pessoas com mais de cinquenta anos. Além disso, algumas organizações especializadas oferecem programas específicos para adultos mais velhos que desejam viajar, aprender e explorar novas culturas.

Como fazer um intercâmbio 50+?

Você pode fazer seu intercâmbio por conta própria ou contando com agências de intercâmbio que organizam muitos dos detalhes burocráticos da viagem.

A melhor opção é procurar uma agência de intercâmbio, como a Beeducation. Além de a agência facilitar o seu processo de viagem, você pode contar com uma equipe especializada para te orientar quanto ao melhor destino, o melhor programa, boas épocas para viajar, dentre muitas outras coisas.

Por outro lado, procurar um intercâmbio por conta própria também é possível, mas muito mais trabalhoso. Você precisará pesquisar pelo destino, pela escola de idioma (caso escolha um intercâmbio de língua), pela acomodação, e por inúmeras outras coisas que uma agência poderia fazer por você.

É muito mais fácil e prático conversar com um agente de intercâmbio para receber orientação e as devidas assistências, não apenas antes da viagem, mas também durante o seu tempo no exterior. Preencha o formulário de contato da Beeducation e veja se é a melhor opção para você.

Intercâmbio 50+ em grupo

Fazer um intercâmbio 50+ em grupo normalmente pode ser um processo muito mais fácil com ajuda de uma agência que organize o grupo e a viagem completa.

Afinal, é muito difícil encontrar grupos já montados e que funcionem de forma independente, ou seja, sem a organização e suporte de uma agência de intercâmbio ou de um agente de intercâmbio que atue de forma independente.

Mulher com mais de 50 anos em sala de aula.
Fazer intercâmbio em grupo potencializa seu aprendizado, porque você tem mais companhia para estudar e praticar.

As agências de intercâmbio podem organizar grupos de 2 ou muito mais pessoas que vão para o destino com o mesmo objetivo. Quando o programa de intercâmbio é voltado para aprender inglês, por exemplo, o grupo inteiro faz as aulas juntas e também há algumas atividades programadas com todos juntos.

Para quem está muito inseguro quanto a fazer o intercâmbio ou não, procurar um grupo pode ser a melhor opção. Afinal, você terá uma rede de suporte maior durante a viagem, e terá contato pleno com pessoas que falam o seu idioma.

Por que fazer um intercâmbio depois dos 50?

Fazer um intercâmbio depois dos 50 anos pode ser uma experiência incrivelmente enriquecedora por várias razões. Essa experiência pode contribuir muito para o crescimento pessoal, cultural e profissional.

Além disso, há alguns motivos que podemos destacar para te inspirar a viver uma experiência em intercâmbio.

Aprendizado contínuo

Nunca é tarde para aprender. Fazer um intercâmbio oferece a oportunidade de aprimorar habilidades linguísticas, adquirir novos conhecimentos acadêmicos ou profissionais e explorar áreas de interesse pessoal.

Experiência cultural

Viajar para outro país proporciona uma imersão cultural única. Você pode aprender sobre novas tradições, costumes, culinária e estilo de vida, expandindo seus horizontes e promovendo uma compreensão mais ampla do mundo.

Desenvolvimento pessoal

Viver em um ambiente totalmente novo desafia você a sair da sua zona de conforto, desenvolvendo habilidades de adaptação e autonomia. Você precisará “se virar” em um novo idioma, num lugar diferente, o que afia muito as suas habilidades.

Isso pode levar a um crescimento pessoal significativo, principalmente para pessoas que costumam se sentir inseguras em lugares novos.

Ampliação da rede de contatos

Um intercâmbio oferece a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo, criar laços de amizade duradouros e expandir sua rede profissional e pessoal. Isso, principalmente, se você escolher um intercâmbio em grupo. Afinal, os grupos são formados por pessoas que possuem interesses parecidos, o que te facilita a fazer novas amizades.

Aventura e diversão

Viajar é emocionante em qualquer idade. Um intercâmbio aos 50 anos ou mais pode ser uma aventura emocionante e divertida, permitindo que você explore novos lugares, experimente atividades diferentes e crie memórias inesquecíveis.

Quanto custa um intercâmbio 50+?

Fazer um intercâmbio 50+ pode custar a partir de R$ 5 mil. Os valores dependem muito do que está incluso no programa de intercâmbio, da agência e do tempo de duração da sua viagem.

Fizemos uma cotação na Beeducation para dar uma ideia de valor. Para um intercâmbio 50+ de 2 semanas para curso de inglês geral, o investimento seria de R$14.607.

No valor dos programas, alguns itens poderão não estar incluídos: passagens aéreas e seguro viagem para intercâmbio precisam ser comprados à parte normalmente, mas muitas agências te orientam nesse processo e te ajudam a escolher as melhores opções.

Melhores países para fazer o intercâmbio 50+

A escolha do melhor país para fazer seu intercâmbio depende de muitos fatores, sobretudo as suas vontades e interesses pessoais. A seguir, vou te listar os destinos mais populares de intercâmbio para você se inspirar.

Intercâmbio 50+ na Espanha

A Espanha é um dos destinos mais populares para intercâmbio 50+, principalmente devido ao clima mais parecido com o do Brasil. Principalmente na primavera e no verão, é bem quente por lá, o que acaba tornando a atmosfera do local bem animada e divertida.

As oportunidades de intercâmbio na Espanha são muito voltadas ao estudo do espanhol. Além de ter suas semelhanças com o português brasileiro, o espanhol é um idioma falado em muitos países, o que te ajuda a ampliar o leque de lugares para visitar no futuro.

E o melhor de tudo: você praticará com nativos e terá um aprendizado mais imersivo. Para fazer seu intercâmbio, as melhores cidades são Barcelona, Madrid e Sevilha. Essas cidades são bem centrais, e carregam muita cultura e atividades interessantes para fazer durante sua viagem.

Intercâmbio em Malta para pessoas com mais 50

Malta também é um destino bem interessante, principalmente por conta do clima mediterrâneo e bem agradável. Por lá, as maiores oportunidades de intercâmbio são os para aprender inglês.

Apesar de o inglês não ser a língua oficial do país, é um idioma muito difundido e falado pela maioria dos locais. Isso também te dá a oportunidade de estudar e praticar com pessoas que falam o idioma há bastante tempo e com muita frequência.

Mulher tirando foto durante intercâmbio.
Malta é o destino perfeito para quem gosta de natureza e deseja explorar áreas verdes durante intervalos das aulas.

Das cidades de Malta, Valletta é um excelente destino. A capital possui uma grande quantidade de escolas de idiomas, e é uma cidade litorânea. Se você for fazer seu intercâmbio durante o verão, poderá aproveitar o melhor das praias locais.

A Beeducation oferece um grupo de intercâmbio para Malta, inclusive. A experiência de fazer um intercâmbio em grupo para aprender um idioma potencializa muito o aprendizado, além de te proporcionar uma rede de apoio sólida durante o seu tempo fora.

Intercâmbio 50+ na França

Quem quer aprender francês certamente aproveitaria muito um intercâmbio na França. Essa é uma oportunidade de aprender o idioma na fonte, além de poder vivenciar uma imersão enorme na cultura francesa.

As melhores cidades para estudar e praticar francês são Paris, Nice, Marselha e Lyon. Independente da sua escolha, a França fica bem localizada na Europa, e essa localização te permite conhecer outros países com muita facilidade.

Bélgica, Alemanha e Espanha são alguns exemplos de países que intercambistas 50+ mais aventureiros poderiam conhecer com bastante facilidade, e que também são destinos quentes de intercâmbio na Europa.

Intercâmbio para maiores de 50 na Irlanda

A Irlanda é um dos lugares mais conhecidos para estudar inglês, visto que o idioma é um dos oficiais do país. Por lá, intercambistas também têm a oportunidade de estudar e praticar com pessoas que falam a língua com fluência e muita frequência.

As melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda são Dublin, Cork, Limerick e Galway, principalmente para as pessoas que querem mergulhar bem na cultura local. Para os intercambistas 50+ que preferem atividades mais agitadas e que gostam de uma boa vida noturna, Dublin é a mais indicada.

Estudar na Irlanda indicado para pessoas que preferem um clima mais frio, visto que esse é o predominante no local. Se você prefere calor mas ainda assim o país te encanta, procure fazer seu intercâmbio durante o verão europeu.

Intercâmbio 50+ no Canadá

O Canadá é um excelente destino para quem quer aprender tanto inglês, quanto francês. Afinal, essas são as duas línguas oficiais do país.

Cidades como Vancouver, Toronto e Montreal são multiculturais, o que as tornam ideais para pessoas que querem expandir os horizontes e conhecer diferentes culturas durante o intercâmbio.

Além disso tudo, o Canadá é conhecido pela natureza de tirar o fôlego. Conhecer as montanhas rochosas e as cataratas locais é um grande atrativo para pessoas que apreciam tanto lugares mais urbanos quanto naturais. É possível aproveitar o melhor desses dois mundos no país.

Onde buscar por um intercâmbio 50+?

Você pode buscar por um intercâmbio 50+ através das agências de intercâmbio, como a Beeducation.

A Beeducation é uma das agências mais sólidas e renomadas no mercado, além de oferecer uma boa gama de opções de programas de intercâmbio. É uma agência da nossa confiança, por isso, é também a nossa recomendação. Além da Beeducation, há outras agências que você pode conferir:

  • CI Intercâmbio;
  • STB (Students Travel Bureau);
  • EF – Education First;
  • IE Intercâmbio;
  • Birds Intercâmbio Cultural;
  • IC Group Educational.

Cada uma dessas agências de intercâmbio brasileiras possuem suas vantagens e desvantagens, além de programas diferentes. Por isso, é bom pesquisar um pouco sobre cada antes de tomar uma decisão.

Quais as vantagens de fazer um intercâmbio depois dos 50 anos?

Em qualquer idade, um intercâmbio é uma experiência que vai te proporcionar crescimento pessoal. Afinal, qualquer experiência vivida pela primeira vez, seja primeiro intercâmbio ou primeira vez em um determinado país, irá te ajudar a afiar habilidades como:

  • Autonomia: você precisará lidar com situações novas em um ambiente novo, o que te fará trabalhar bastante a sua autonomia no dia a dia;
  • Comunicação: a necessidade de falar com outras pessoas em outro idioma irá dar um gás enorme nas suas habilidades comunicativas e sociais;
  • Resolução de problemas: durante o intercâmbio, você estará longe da sua zona de conforto e, consequentemente, lidará com os problemas e desafios no caminho de forma mais prática. Isso te ajuda a melhorar a forma com a qual você lida com obstáculos;
  • Segurança: pela simples necessidade de precisar falar com outras pessoas em outro idioma, durante suas práticas, você trabalhará muito a sua segurança pessoal e também a sua autoestima;
  • Adaptabilidade: você lidará com muitas coisas diferentes, e precisará se adaptar a muitas delas. Isso irá fortalecer sua capacidade de lidar com mudanças e de as encarar com mais leveza.

Outros benefícios do intercâmbio

Além de todas as oportunidades de trabalhar no seu desenvolvimento pessoal, fazer um intercâmbio com mais de 50 anos pode proporcionar:

  • Novas experiências;
  • Novas histórias para contar;
  • Possibilidade de mergulhar em uma cultura diferente;
  • Oportunidade de fazer novas amizades e criar novos laços (principalmente nos intercâmbios em grupo);
  • Possibilidade de aprender um novo idioma, aumentar o seu conhecimento sobre uma língua e até mesmo continuar a sua formação em um lugar diferente;
  • Chance de viver uma vida parecida com as dos locais do país escolhido, principalmente nos casos de intercâmbio cultural.

E as desvantagens?

Também há algumas desvantagens em fazer um intercâmbio. Antes de embarcar nessa experiência, você precisa considerar:

  • Investimento financeiro: fazer um intercâmbio exige um bom planejamento, por isso é preciso se organizar para não passar aperto financeiro no exterior;
  • Rede de apoio reduzida: principalmente para quem fará intercâmbio individual, pode ser difícil encarar a ausência de pessoas que falam a sua língua em alguns momentos;
  • Barreiras linguísticas iniciais: se você vai fazer intercâmbio para aprender uma língua do zero, os desafios na comunicação podem ser grandes.

Vale a pena fazer um intercâmbio 50+?

Sim, vale a pena.

Além de ser uma experiência única, fazer um intercâmbio com mais de 50 anos é uma chance e tanto de vivenciar um pouco de outra cultura e aprender coisas novas (como um idioma).

Tanto nos intercâmbios individuais quanto nos em grupo, você poderá aumentar suas conexões e fazer novas amizades. Ainda, poderá somar mais uma história emocionante na sua bagagem, especialmente se você escolher um bom destino para o seu intercâmbio.

Se você contar com uma agência de intercâmbio, o processo todo é bem simples e fácil. Você terá suporte e assistência desde o começo do planejamento até o final da sua viagem, o que é uma vantagem gigante. Afinal, você terá de lidar menos com burocracias e mais com o passeio em si.

Aqui, indicamos a Beeducation por ser uma das mais consolidadas agências brasileiras, por ter uma grande variedade de programas e também por contar com uma equipe sempre a postos para orientar os viajantes.

Com essas dicas e informações em mãos, você já pode começar a planejar o seu intercâmbio 50+ agora mesmo. Boa viagem!