Uniplaces: como funciona a plataforma de aluguel de quartos

Portugal  / 

Mudar de país não é uma tarefa nada fácil. Além de todo o processo de se desfazer dos seus pertences pessoais, entregar casa, documentos e etc, fica uma grande preocupação de onde se hospedar e por onde começar no novo país. Então a startup portuguesa de tecnologia Uniplaces entrou no mercado para resolver este problema.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Mas você sabe o que é a Uniplaces? Hoje vamos te contar tudo sobre a plataforma, como ela funciona e como reservar um quarto ou apartamento na Europa de maneira segura.

O que é a Uniplaces?

A plataforma Uniplaces é uma empresa portuguesa criada em 2011. Trata-se de uma plataforma online para alojamento e que tem foco em estudantes universitários em diversas cidades da Europa. A empresa têm crescido bastante, feito contratações e recebido muitos investimentos.

Estudantes universitários que vão morar em outra cidade podem procurar quartos e apartamentos para alugar durante o período de estudo. Assim, como donos de apartamentos e casas podem anunciar suas propriedades pela internet.

A plataforma já alojou mais de 250 mil estudantes e se responsabiliza por alguns pontos-chave no relacionamento entre senhorio e inquilino, garantindo, assim, a ambas as partes confiança e segurança no aluguel. É possível buscar propriedades nas principais cidades universitárias da Europa. Os países disponíveis até o momento são:

  • Alemanha;
  • Espanha;
  • França;
  • Inglaterra;
  • Itália;
  • Portugal.

A Uniplaces é só para estudantes?

Não. É possível alugar casas e quartos pela Uniplaces para qualquer pessoa que está mudando de cidade ou país e precisa de um lugar para ficar, seja por um mês ou mais tempo.

A plataforma também é recomendada para profissionais que precisam se hospedar durante mais tempo em uma cidade europeia, por exemplo.

Como a Uniplaces funciona

O período de estadia mínima é de 27 dias, mas algumas casas tem períodos de contrato maiores (3 ou 6 meses, por exemplo). Há contratos diários, quinzenais, mensais e fixos (determinado pelo proprietário).

Na plataforma é possível pesquisar por cidade, bairro e universidade. Além disso, é possível filtrar a busca por datas, alojamento (quarto, propriedade ou cama), valor mínimo e máximo, características da casa, se é apropriado para estudantes Erasmus, estudantes domésticos, profissionais, se a casa é só para mulheres, só para homens ou se aceita casais.

Buscando seu quarto na Uniplaces

A plataforma funciona de forma bem intuitiva, e é muito fácil de entender as etapas de todo o processo para encontrar o alojamento ideal para você. Mas abaixo explicamos o passo a passo no site.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Já na página inicial você encontra o campo para preencher o local onde pretende ficar hospedado e a data de entrada e saída do imóvel.

Uniplaces - aluguel para estudantes

Dica: você pode fazer a busca pelo nome da sua universidade. Desta forma o site lhe oferecerá as opções de alojamentos mais próximos da localidade do campus. Esse recurso é ótimo, principalmente quando vai estudar em uma cidade onde nunca esteve e não conhece os bairros mais próximos de onde você estudará.

Reserva

Depois da pesquisa realizada, é a hora de fazer o pedido de reserva. Nesta etapa você deve preencher o formulário com um pouco sobre a sua história e o motivo pelo qual está de mudança, além dos seus dados bancários.

Os tipos de pagamentos aceitos são Paypal e os seguintes cartões de crédito:

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »
  • Visa;
  • Mastercard;
  • AmericanExpress;
  • Maestro.

Caso você tenha gostado de mais de um quarto, é possível fazer mais de um pedido de reserva. Assim que o seu pedido for respondido por algum dos senhorios das casas (proprietários) selecionadas, o que acontece no prazo máximo de 48 horas, todos os outros pedidos de reservas serão cancelados automaticamente sem que nenhum valor extra seja descontado do seu cartão ou conta do Paypal.

Até esta etapa você não terá acesso ao proprietário do imóvel, mas caso tenha alguma necessidade específica ou dúvida sobre a propriedade que não esteja esclarecida no anúncio, pode preencher este formulário.

Reservas sem surpresas negativas

Alugar à distância pode dar de cabeça quando chegamos ao local e não encontramos um lugar como mostrado nas fotos ou informações não tão precisas quanto à localização. Para diminuir ao máximo esse risco, a Uniplaces criou duas categorias de casas averiguadas por eles:

Casas visitadas

São aquelas que foram checadas pessoalmente pela equipe da plataforma, que confirmam que as informações da localização e autenticidade do anúncio são verdadeiras.

Casas exclusivas

É a mais alta patente de confiança dentro da Uniplaces. Todas estas propriedades estão muito bem localizadas próximas as principais universidades ou com bons acessos via transporte público.

Além de você não encontrá-las em nenhum outro site, o tempo de resposta aos pedidos de reserva são mais rápidos, já que são gerenciados pela equipe da Uniplaces.

Estão sinalizadas como exclusivas em todos os anúncios, mas há filtro especial para buscares especificamente este tipo de alojamento.

Reserva confirmada

Após a reserva confirmada, receberá um e-mail com as seguintes informações:

  • Os detalhes de contatos do senhorio;
  • A localização exata da casa;
  • A informação do contrato;
  • As contas que estão incluídas;
  • As regras da casa;
  • A política de cancelamento do senhorio;
  • Todas as rendas mensais que precisarás pagar diretamente ao senhorio, além de qualquer outra taxa de administração e/ou caução.

A maioria dessas informações já consta nos próprios anúncios, apenas serão confirmadas no e-mail. Ao ter a solicitação de reserva aceita, o seu pagamento fica “retido” pela Uniplaces, mas só será liberado ao senhorio 24 horas após a sua entrada na casa. Então, caso você tenha a reserva aceita hoje, mas a sua data de entrada é apenas para daqui a um mês, seu senhorio só receberá o pagamento daqui a um mês e um dia.

Apenas o primeiro pagamento é feito com o intermédio da Uniplaces, todos os próximos serão combinados diretamente com seu senhorio.

Comissão de aluguel

A comissão da plataforma para ser um intermediário na busca de casas e dar suporte aos inquilinos é de 40% sobre o valor do 1º mês, pago apenas 1 vez pelo estudante. O primeiro aluguel é sempre pago à Uniplaces e os demais meses direto ao proprietário do imóvel.

Os diferenciais

Além de ter disponíveis milhares de propriedades, todo o processo é feito inteiramente online, por isso é possível se adiantar e ter estadia garantida mesmo com muitos meses de antecedência à sua viagem.

Uniplaces - casa verificada

Um dos grandes diferenciais da Uniplaces é ter foco no público estudante. Isso faz com que tenham como prioridade as reais necessidades dos universitários. Então fique descansado, muito provavelmente todos os seus anseios já foram antecipados pela empresa.

Proprietários verificados

Os proprietários que anunciam na plataforma são avaliados por um controle de qualidade, onde são verificadas suas informações de contato. Depois disso, os senhorios são classificados em quatro categorias diferentes que permitem que você entenda o quão responsivo é o proprietário daquele anúncio.

Taxa de serviço

Ao fazeres um pedido de reserva verás duas cobranças, o pagamento da primeira renda e a taxa de serviço única. A taxa é paga apenas uma vez vai direto para a Uniplaces. Essa tarifa é que garante alguns diferenciais importantíssimos no intermédio entre você e o senhorio, tais como:

  • Possibilidade de retirar, de forma gratuita, os pedidos de reserva antes de serem aceitos pelo proprietário;
  • Período de segurança de 24 horas para informar a Uniplaces que o local alugado não corresponde ao anúncio;
  • Serviço de apoio ao cliente em várias línguas, sete dias por semana.

Uniplaces taxa de serviço

Este encargo é calculado de acordo com o valor do primeiro mês do aluguel, por isso terás que fazer todo o processo até o pedido de reserva para saberes qual será o preço fixado.

Período de Segurança

Como já foi dito, o senhorio só terá acesso ao seu pagamento depois de 24 horas após a sua entrada na propriedade. Isso acontece para que você esteja salvaguardado de qualquer surpresa negativa caso a casa não coincida com o anúncio. Desta forma você terá o valor do aluguel reembolsado e a equipe da Uniplaces o ajudará a buscar um novo alojamento o mais rápido possível.

Para saber mais sobre como proceder, não deixe de conferir o SAC da Uniplaces.

Casa real

Um dos maiores diferenciais da empresa é a segurança que tens de estar tratando com um senhorio legítimo e que seu dinheiro não está a ir para nenhum golpista.
Existem diversos golpes sendo praticados pela Internet. Fazendo sua reserva pela Uniplaces, você não paga apenas pelo aluguel, você paga pela tranquilidade de não estar sendo vítima de algum criminoso digital.

Outras empresas semelhantes fazem apenas o papel de mediação no contato entre senhorio e inquilino, sem nenhuma garantia. Isso pode te deixar muito vulnerável, uma vez que a empresa visa apenas o ganho em cima do anúncio, não faz um processo minucioso de seleção de proprietários e se isenta do intermédio importantíssimo nessa relação: o do dinheiro que é pago por você, muitas vezes, com meses de antecedência.

Cancelamento

Caso haja a necessidade de cancelar a sua reserva, é possível fazê-lo até alguns dias antes da entrada. É preciso estar atento às políticas de cancelamento escolhidas pelo proprietário do anúncio. Em praticamente todas as opções pode ser 100% reembolsado, mas isto vai depender de quantos dias antecipadamente você solicita o cancelamento.

Leia mais sobre isto as regras de cancelamento no site da Uniplaces.

Quanto custa alugar uma casa na Uniplaces?

Os valores dos aluguéis variam de acordo com o estilo da propriedade, se é nova, antiga, de acordo com a localização e também decoração. Os valores dos aluguéis de um quarto tem média inicial de 150€ em Portugal, por exemplo. E pode chegar até os 2.700€ para um apartamento inteiro.

Normalmente, o imóvel é totalmente mobiliado e alguns também oferecem contrato com todas as despesas incluídas (água, energia elétrica, gás e internet).

Vale a pena alugar pelo Uniplaces?

Vale. Quando vamos morar em outro país, é difícil achar um primeiro lugar para ficar, pois não conhecemos ninguém. Por isso, o Uniplaces pode ser uma ótima ferramenta para encontrar o seu lugar para morar.

A plataforma tem muitas opções de moradias e é possível encontrar bons quartos e apartamentos inteiros. O preço normalmente é mais barato que imobiliárias, porque o valor do caução nem sempre é pedido, ou então é menor (caução no valor de um aluguel, por exemplo).

É seguro alugar pela Uniplaces?

Sim. A Uniplaces é uma plataforma segura e verifica a maioria das casas e apartamentos pessoalmente, colocando em cada anúncio um selo de “Verificado”. O fato de ter uma plataforma que gera um contrato pode te ajudar também na resolução de possíveis problemas, portanto, além de ser seguro, pode ser uma “mais-valia“.

Outra coisa que trás segurança é o programa “24-hours safety period“, é um período de 24h que você tem depois de entrar na casa para contactar a Uniplaces caso algo não corresponda com o divulgado no anúncio. Nestes casos a Uniplaces devolve a totalidade do valor pago e te ajuda a encontrar uma nova opção.

Uniplaces ou Airbnb

O Airbnb é um site de aluguel de quartos, casas e apartamentos para quem está viajando a turismo. Os preços são por dia. Já com a Uniplaces o tempo de estadia é maior, por isso, o preço fica mais acessível.

A ideia do Uniplaces é achar um lugar para morar enquanto estuda ou permanece de forma temporária em um país da Europa. Já o Airbnb é para quem viaja por curtos períodos.

Depois deste “período inicial”, costuma valer mais a pena alugar uma casa por conta própria (no caso de famílias que pretendem se fixar no país), por isso recomendo ver nossas dicas de como alugar apartamento em Portugal.

Serviços semelhantes

Muitas empresas perceberam a necessidade de colocar estudantes internacionais em contato com senhorios do mundo inteiro, já que hoje em dia o intercâmbio, ou até mesmo cursar uma graduação completa fora do seu país de origem, é uma realidade de muitos universitários.

Outros sites onde você encontrará um serviço parecido com o da Uniplaces, são:

Passo a passo de como se registrar na Uniplaces

Para se registrar na Uniplaces, confira o passo a passo:

  • Acesse o site da Uniplaces e escolha o idioma;
  • Vá em ‘Regista-te’ no topo do site;
  • É possível fazer o registro com o Facebook, com seu login do Google ou então com um e-mail;
  • Depois disso, você já está cadastrado e pode fazer pedidos de reserva, adicionar casas em “favoritos” e editar seu perfil;
  • O próximo passo é pesquisar pela cidade (ou universidade) que busca, escolher a casa através do filtro de busca e confirmar a disponibilidade do imóvel;
  • Use o cupom de desconto: EURODICAS para obter 10% de desconto direto!

O cupom de desconto deve ser digitado em letras maiúsculas para funcionar, ok?

Como ganhar uma graninha com a Uniplaces

Poucos sabem, mas a empresa tem um programa de recomendação onde você pode indicar a Uniplaces para amigos e eles ganham 10% na taxa de serviços e você ganha 10€, caso a reserva seja efetivada.
O programa é valido para qualquer usuário da plataforma e é muito simples de participar.

Basta entrar no Painel de controle, clicar em Convidar Amigos e depois copiar o teu código de desconto e distribuir para os seus conhecidos que também virão estudar na Europa.

E não esqueça: se você planeja mudar para Portugal, recomendamos a leitura do ebook Como Morar em Portugal. Com ele você confere dicas imperdíveis e conteúdo exclusivo para começar a planejar sua mudança.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Karina nasceu no Brasil, mas gosta de ser cidadã do mundo. Já morou na Austrália, onde experimentou pela primeira vez o que chama de "a real liberdade". Desde 2017 vive em Portugal com o marido e as duas filhas. Acredita que uma das melhores formas de evoluir é estar em constante contato com outras culturas. Embora tenha frequentado o curso de Direito, sua vontade de se tornar nômade digital falou mais alto. Juntou a paixão por escrever adquirida na faculdade, com a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, e hoje atua como redatora e revisora para web.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.