Há pouco mais de 10 anos no mercado, a Uniplaces é uma plataforma digital de aluguéis por temporada de apartamentos, estúdios, quartos privados ou até mesmo compartilhados presente principalmente em cidades europeias. Recentemente, eu usei a Uniplaces e te conto como foi!

Criada para facilitar o alojamento de estudantes em intercâmbio, a Uniplaces acabou abocanhando outras demandas do mercado na Europa, Oceania e Américas por oferecer preços mais econômicos que o Airbnb e não demandar toda a burocracia dos tradicionais contratos de aluguel. A seguir, conto como foi minha experiência com a plataforma!

Por que resolvi fazer a reserva pela Uniplaces?

A principal razão para ter feito uma reserva pela Uniplaces foi o preço: para quem estava de mudança marcada para ir morar em Barcelona com a companheira e dois animais de estimação, os preços no Airbnb ficavam altíssimos, para não dizer absurdos.

Claro, minha condição com duas cachorras de porte médio não facilitava. Obviamente, não poderia alugar apenas um quarto para compartilhar apartamento com outras pessoas por conta delas, o que reduzia as minhas possibilidades.

Por outro lado, enquanto as oportunidades no Airbnb cobravam por dia, embora hoje já exista a possibilidade de alugar por mês garantindo um certo desconto, as ofertas da Uniplaces cobravam por mês.

Colocando no papel e considerando que a Uniplaces é confiável, acabava realmente sendo mais econômico alugar pela plataforma no caso de permanências de 30 dias ou mais.

Buscando apartamento na Espanha pela Uniplaces

Criar uma conta na Uniplaces e buscar alojamentos que atendessem às minhas necessidades foi bem simples.

A plataforma oferece muitos filtros para facilitar a busca pelo que você precisa, de características do alojamento como quantidade de camas e disponibilidade de Wi-Fi e calefação a especificações como, por exemplo, se permite cachorros ou gatos.

Você também pode definir preço mínimo e máximo da locação, com despesas incluídas ou não — sim, na Uniplaces também há ofertas em que você mesmo fica responsável pelas contas da casa.

Em comparação com o Airbnb, vale ressaltar que o número de ofertas é menor. Mas nada que impeça você de encontrar o que precisa. Até eu, que precisava de um lugar que aceitasse duas cachorras, e que as comportasse, claro, encontrei oportunidades. Poucas, mas boas!

A reserva pela Uniplaces é fácil?

Até que foi fácil, embora a plataforma exija um pouco mais de atenção.

Primeiramente, muitas ofertas exigem uma estadia mínima que pode ser de 35 dias ou mesmo 150 dias. Com isso, é bom que você defina muito bem suas prioridades: se encontrar uma locação perfeita, por exemplo, isso pode acabar indo por água abaixo se você não quiser se comprometer por tanto tempo.

Captura de tela da Uniplaces
A salinha do apartamento que escolhemos na Uniplaces. Foto: uniplaces.com/

Além disso, normalmente há um depósito de segurança que pode variar: pode ser o mesmo valor do primeiro mês, pode ser mais e às vezes até menos. Independentemente do valor, você recebe esse depósito de volta ao final da sua locação.

Após checar todos os detalhes oferecidos pela plataforma, escolhemos um apartamento com todo o básico que precisávamos, de Wi-Fi à geladeira — você pode pensar que uma geladeira é o mínimo, mas já encontrei ofertas de apartamentos sem geladeira.

Falando com a proprietária

Antes de efetuar a reserva, tivemos a chance de confirmar a disponibilidade falando diretamente com a proprietária pelo aplicativo. Essa era uma necessidade nossa para, mesmo que o anúncio informasse aceitar animais de estimação, confirmar se nossas cachorras seriam mesmo aceitas e evitar que isso se tornasse um problema.

Ao recebermos resposta da Maria, que acabou se mostrando uma pessoa super bacana, finalizamos a reserva pelo site, efetuamos o pagamento e começamos a contar os dias para nossa mudança para morar na Espanha.

Fazendo o pagamento

Fazer o pagamento foi um pouco complexo, mas nenhum bicho de sete cabeças.

Isso porque a cobrança é feita em euro e, se efetuássemos o pagamento com um cartão de crédito do Brasil, acabaríamos tendo que arcar com uma taxa IOF mais alta e ficar à mercê da cotação do euro no dia do fechamento da fatura.

Para evitar esse tipo de risco, registramos o nosso cartão Wise no PayPal e efetuamos o pagamento pela plataforma.

O que pagamos no pagamento da reserva? O primeiro mês de aluguel com desconto de 15% por meio do código promocional UPEURODICAS15OFF, exclusivo do Euro Dicas, e a taxa de serviço única de 750€ da Uniplaces.

Chegando ao apartamento da Uniplaces em Barcelona

Poucos dias antes da nossa partida para a Espanha, a proprietária do apartamento me ligou para confirmar se estava tudo certo e que horas deveríamos chegar ao apartamento. Combinei com ela que chegaríamos por volta das 11h no dia reservado para que ela pudesse nos receber.

Porém, fatores como voo atrasado, espera das cachorras no aeroporto e demora na entrega do veículo que havíamos reservado colaboraram para que chegássemos ao apartamento apenas às 16h.

Nesse meio tempo, fiquei informando a proprietária sobre nossos contratempos e ela foi super compreensiva desde o começo. Quando chegamos lá, a encontramos diretamente na frente do prédio e subimos para o apartamento — ou piso, em espanhol.

Maria nos mostrou o apartamento alugado em Barcelona, deu algumas dicas da região e firmamos um documento escrito a mão por ela mesma sobre o valor da caução que receberíamos de volta ao fim da locação. No fim, depois de uma viagem um pouco estressante, tudo correu bem com a reserva do aluguel.

Isso foi antes de termos que subir com seis malas pesadas até o terceiro andar do prédio antigo. Por uma das escadas mais estreitas que já vi na vida. Mas isso é outra história!

Estava tudo como nas fotos?

Sim! Estava tudo como nas fotos: sala, cozinha, quarto, banheiro.

Exceto um detalhe que já imaginávamos: a “varanda”, que constava como existente no anúncio, era nada mais que aquelas janelas bem típicas de Barcelona com abertura para a rua, mas que no máximo cabe uma pessoa em pé. Mas nada diferente das fotos, realmente.

Houve algum problema?

Nenhum: nem com o apartamento, nem com o aluguel.

Usufruindo do apartamento da Uniplaces

Como Maria era bastante atenciosa, desde os primeiros dias percebemos que ela nos ajudaria em caso de qualquer problema com o apartamento.

No segundo dia, por exemplo, procuramos por um abridor de garrafas para abrir um vinho e não encontramos. Mandei mensagem por WhatsApp para ela para ver se estaria em algum lugar que não procuramos e ela, muito solícita, bateu à nossa porta pouco tempo depois com um abridor de garrafas novinho.

De resto, tínhamos tudo o que precisávamos. Ou quase tudo: é bom saber que ofertas de apartamentos com área de serviço ou mesmo tanque na Europa são raras ou quase nulas. Portanto, talvez seja bom já ir se acostumando.

Tamanho do apartamento

O apartamento era bem pequeno para nossa família de duas pessoas e duas cachorras, mas tínhamos uma localização bastante privilegiada: o Bairro Gótico — um dos melhores bairros de Barcelona. Tínhamos a praia perto, o parque da Ciutadella perto, estações de metrô próximas e mesmo mercados, ainda que menores e mais caros.

Eu usei a Uniplaces e te conto como foi alugar meu apartamento no bairro Gótico em Barcelona.
Fachada do nosso prédio no Bairro Gótico, um dos mais centrais de Barcelona. Foto: Renata Losso

Nos dois meses que estivemos lá, porém, passamos a refletir sobre o metro quadrado do apartamento: era uma informação que não estava no anúncio da Uniplaces — e reparei que isso era comum entre os anúncios. Não que não imaginávamos um apartamento pequeno pelas fotos, mas saber o metro quadrado poderia ter feito diferença na hora da escolha.

De qualquer forma, esse primeiro aluguel em Barcelona foi bom para entendermos melhor o panorama de morar na cidade e definir melhor nossas necessidades.

Saindo do apartamento da Uniplaces

Tudo aconteceu bem tranquilamente. A proprietária Maria havia permitido que saíssemos até o fim do dia e nos devolveu o dinheiro do depósito de segurança rapidamente.

Combinamos um horário com a proprietária, logo após tirarmos nossos pertences do apartamento, e ela veio conferir se estava tudo em ordem. Bem tranquilo.

Eu recomendo a Uniplaces a outros leitores

Agora que sabe que eu usei a Uniplaces e te contei como foi, fica a minha recomendação para usar a plataforma.

Mas recomendo também que todo mundo verifique muito bem todos os detalhes da locação antes de fazer a reserva: depósito de segurança, política de cancelamento, se as despesas estão ou não incluídas, se há ou não o tamanho do apartamento disponível, a localização e mesmo os eletrodomésticos essenciais da casa.

Também recomendo ter cuidado com as reservas “imediatas”, em que você sequer precisa falar com o proprietário: sua reserva pode ser feita logo de cara. O problema disso, a meu ver, é que se você cogita confirmar qualquer informação antes de, de fato, fazer a reserva, você corre o risco da plataforma não devolver o seu dinheiro se você quiser voltar atrás. Sim, isso pode acontecer, afinal, você aceitou as condições da reserva rápida ao clicar no botão. Diante disso, tome cuidado, ok?

E isso principalmente se você estiver querendo alugar na Uniplaces para dar o primeiro passo para morar na Europa: chegando ao seu destino, você terá muitas coisas para resolver e é melhor que tudo esteja de acordo com o que você prefere.

No mais, boa viagem e boa mudança!