Se ouvimos a palavra siesta logo nos lembramos dos espanhóis. Mesmo que algumas pessoas não tenham certeza de como exatamente funciona esse hábito, creio que podemos chamá-lo assim, ou se ele ainda faz parte do cotidiano dos espanhóis. Para essa segunda dúvida, nos adiantamos e respondemos, sim, a siesta na Espanha ainda é realizada.
Vou explicar o que é a siesta na Espanha, qual a sua história e como funciona.

O que é a siesta?

A siesta, nada mais é que dormir no meio do dia para descansar um pouco. De preferência, depois do almoço, que no caso dos espanhóis é bem mais tarde do que costumamos almoçar no Brasil. Como começou o costume?

Descansar na sexta-feira

A palavra siesta vem do latim “sexta”. Voltando no tempo, os romanos tinham o costume de descansar na sexta hora, dividindo os períodos de luz em 12 horas, este período na Espanha está entre as 13:00 (no inverno) e 15:00 (no verão). Assim, se começava a tradição da siesta.
Na Espanha, muito tempo depois, a jornada de trabalho estava dividida em duas partes: início às 9:00 até às 14:00, parando 2 horas para almoçar, voltando de 16:00 até às 20:00.

As pessoas faziam dois trabalhos

Porém, durante a Guerra Civil espanhola, as pessoas faziam estes dois horários trabalhando em mais de um trabalho, isto é, um de manhã e outro a tarde. Por isso, a pausa era concedida para que o trabalhar tivesse tempo de descansar ou de ir até o segundo emprego. Isso acontecia nas zonas rurais.

Mas as coisas mudaram nos anos 50

Até que no início dos anos 50, os espanhóis começaram a sair das zonas rurais e ir para as cidades e ess e costume que era para a pausa entre um trabalho e outro passou a ser de descanso de um trabalho do dia inteiro.
Você pode conferir algumas dicas para trabalhar na Espanha e uma lista com os profissionais em falta na Espanha.

Em que regiões a siesta é mais popular

A verdade é que a siesta não é tão popular na Espanha como imaginamos. A maior parte do comércio continua fechando por duas horas no meio da tarde e as pessoas aproveitam para almoçar e ir fazer algo e não, para descansar, fazer a siesta. Assim como no resto do mundo, os espanhóis estão sempre correndo.
Nos chamados pueblos, cidades bem pequenas que vivem poucas pessoas, é mais fácil identificar a tradição da siesta.
costume da siesta na Espanha
Veja também o nosso guia para morar na Espanha.

Qual a vantagem de fazer a siesta?

As pesquisas dizem que cochilar entre 10 a 40 minutos depois do almoço traz muitos benefícios para saúde. Esse tempo é o suficiente para o revigorar o cérebro, aumenta a concentração e o corpo ganhar mais energia.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Procura assessoria para morar na Espanha?

Para solicitar a sua cidadania espanhola, visto, documentos, validação de diploma ou acompanhamento jurídico recomendamos o Escritório Madeira da Costa. Agende a sua consultoria e mude para a Espanha com segurança e tranquilidade.

SABER MAIS →

A siesta é importante?

Aliás, aproveito para abrir aspas e para que se entenda o quanto a siesta é importante para Espanha, que a pequena cidade de Ador, que está próximo de Valência, foi notícia quando o seu prefeito resolveu “reconhecer a importância da siesta”.
Entre as duas e as cinco da tarde tudo fecha e por lei, não se pode fazer barulho. As crianças não podem estar na rua jogando bola, por exemplo, pois é a hora da siesta e o silêncio é obrigatório.
Porém, vale ressaltar que isso é um caso isolado, o que se vê na Espanha atualmente são os espanhóis bem distantes do costume da siesta. Uma pesquisa recente revelou que quase 60% dos espanhóis não fazem a siesta, 18% fazem no horário de meio-dia.
Pode ser interessante ver também como é a economia da Espanha.

Como a siesta afeta os negócios e a vida dos espanhóis?

Na Espanha se fala muito sobre o tempo que dormem os espanhóis durante a noite, considerado pouco. Acho que podemos imaginar que a pausa na hora do almoço, que obriga o dia de trabalho terminar mais tarde e em consequência, o jantar que é mais tarde, faz com que os espanhóis tenham uma rotina que os levem a dormir mais tarde.
Nós brasileiros que estamos acostumados com tudo funcionando direto, em cidades como Rio e São Paulo, algumas vezes até 24 horas por dia, a siesta nos afeta bastante. Isso porque, até nos acostumarmos de não sair de casa para comprar algo quando é o horário de almoço.
Você pode ver uma lista com os nomes e sobrenomes espanhóis mais populares.

A siesta é uma rotina para os espanhóis?

No caso dos espanhóis faz parte de uma rotina, tradição e não altera em nada, do que eles já estão acostumados. Vale ressaltar, que grandes cidades e principalmente, em proximidades de pontos turísticos, o comércio não fecha para almoço. Os supermercados também ficam abertos, no que eles chamam de “horário continuado”.

Confira também alguns mitos sobre a Espanha.

Governo falou em acabar com a siesta?

Tudo começou quando se falava em mudar o horário da Espanha, que não acompanha o do meridiano de Greenwich, e sim, o de Berlim, desde 1942. O governo além de propor esta mudança, propôs também de mudar o horário de trabalho, com a saída às 18:00 e não às 20:00, como acontece hoje, onde se faz a pausa para almoço.
A mudança proposta pelo governo espanhol, por sua vez, virou “piada” na mídia internacional, que dizia que ele “queria proibir a siesta”. O que nunca foi verdade.
Espanha na hora da siesta
Conheça algumas das festas tradicionais da Espanha.

Outros países fazem a siesta?

A siesta com este nome é uma exclusividade dos espanhóis.

Outros nomes para siesta

Porém, em outros países, dormir um pouquinho depois do almoço, quando dá, pode ter outros nomes, como no Brasil é “tirar um cochilo” ou um “pisolino” na Itália.
Nos tempos de hoje, ninguém está “perdendo tempo” dormindo depois do almoço. Já durante a noite, o número de horas de sono está cada vez menor para quem está em idade de trabalhar.
Gostaria de morar ou visitar a Espanha? Veja quais são as regiões da Espanha.

Existe o hábito no Brasil?

Essa é uma questão que você, leitor, pode nos ajudar a responder. Nas grandes cidades sabemos que não existe costume de cochilar depois do almoço. Já em cidades pequenas, algumas ainda têm o horário de trabalho com duas horas para almoço ou uma hora e meia, porém, entrando mais cedo.
Mas me recordo que quando era criança, meus avós não chamavam de siesta, porém, todos os dias depois do almoço, às vezes sentados em cadeiras na varanda, eles tiravam um cochilo.
Conta pra gente, você tem o hábito de fazer a siesta?
E aí, pensando em viver no país e conhecer mais afundo a cultura espanhola? Recomendamos o nosso ebook Como Morar na Espanha. Um guia completo para te ajudar em toda a jornada de planejamento de mudança e adaptação no país.