Tudo sobre a França: guia essencial para morar no país

França  / 

Com certeza você já ouviu falar da França, seja por amigos, livros, filmes ou até mesmo nos jornais do Brasil. A França sempre foi modelo em diversas áreas para vários países, inclusive o Brasil. Quer saber mais sobre esse país encantador? Veja este artigo que conta tudo sobre a França.

Tudo sobre a França: onde fica este país?

Com 672.051 km2, a maior parte do seu território se encontra na Europa fazendo fronteira com Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Andorra e Mônaco. Porém, a França também possui territórios fora do continente europeu:

  • Na América do Norte: São Pedro e Miquelão (Saint-Pierre-et-Miquelon);
  • Na América do Sul: Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil;
  • Nas Antilhas: Guadalupe, Martinica, São Bartolomeu e São Martinho;
  • No Oceano Pacífico: Nova Caledônia, Polinésia Francesa, e Ilha de Clipperton;
  • No Oceano Índico: Reunião, Mayotte, Ilhas Esparsas, Ilhas Kerguelen, Ilhas Crozet e as Ilhas São Paulo e Nova Amsterdã.

Capital da França

Paris é a capital da França. Está localizada na Europa e é sua mais populosa cidade. Centro econômico, político e cultural do país. Cidade encantadora que merece ao menos uma visita!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Veja o que já escrevemos sobre visitar Paris e como é morar em Paris.

Bandeira da França

A bandeira da França é formada por três partes verticais do mesmo tamanho: azul, branca e vermelha.

 

Foi instaurada em 15 de fevereiro de 1794, após a Revolução Francesa.

Hino da França

O Hino da França se chama “La Marseillaise”. Foi criado inicialmente como uma canção de guerra.

Idioma da França

O idioma oficial é o francês, apesar de ter alguns outros idiomas regionais como o Bretão e o Occitano.

Apesar disso, quase todos os franceses falam pelo menos 3 línguas. A maioria fala francês, inglês e pelo menos mais uma terceira língua.

Como aprender francês? Descubra as melhores maneiras.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Moeda da França

A moeda da França é o euro, assim como em vários países da Europa.

Visto

Se você quiser vir para a França apenas a passeio, é possível vir ficar até 90 dias apenas com o passaporte brasileiro, sem precisar de visto. Porém, a partir de 2021, mesmo a passeio será necessário pedir um visto.

Porém, caso você queira morar na França por mais de 90 dias ou então trabalhar na França, você deve pedir um visto de acordo com o seu caso num dos consulados da França no Brasil. Os principais vistos possíveis para você vir morar na França são:

  • Estudante
  • Pesquisador
  • Trabalho
  • Cônjuge de francês
  • Visitante
  • Religiosos
  • Férias e trabalho

Caso você tenha dupla nacionalidade e uma de suas nacionalidades seja de um país da União Europeia, então você não precisa de visto para vir morar na França.

Saúde e educação

É importante ficar atento que a saúde pública na França é paga. Ou seja, você paga a consulta e depois o governo te reembolsa boa parte das despesas. O reembolso varia entre 70% e 100% dos gastos.

Saiba tudo sobre saúde na França.

A educação aqui é gratuita. E a partir de setembro de 2018 será obrigatória para crianças a partir de 3 anos.

Ou seja, mesmo sendo filho de estrangeiro, independentemente de os pais estarem legais ou não na França, a criança terá uma vaga na escola.

As escolas são escolhidas de acordo com o endereço dos pais. Normalmente são o dia inteiro, com exceção de quarta-feira que costumam ter aula apenas de manhã. Além disso, as crianças almoçam nas escolas.

O ensino é de qualidade. Além de matérias como matemática, história e geografia, as crianças têm educação física, música, e 3 línguas (a partir dos 11 anos de idade), entre outras.

Transportes

As estradas francesas são ótimas. O único problema são seus diversos pedágios. Porém, não é preciso ter carro para se locomover entre as cidades ou mesmo dentro da cidade.

A maioria das cidades possui uma excelente rede de transporte público além de opções de transportes de aluguel como os carros elétricos, motos, patinetes e bicicletas disponíveis para alugar.

 

Veja também sobre o transporte público em Paris.

Custo de vida

O custo de vida na França está totalmente atrelado ao seu estilo de vida e também à cidade que você escolheu para morar/passear. Atenção especial para Paris, cidade com custo de vida mais caro da França.

O salário mínimo da França em 2018 é 1.498€ bruto (ou seja 1.153€ após impostos). Dependendo do seu estilo de vida, é um salário possível para se viver em qualquer cidade da França.

Emprego

A França está em alta, com diversas oportunidades de emprego disponíveis. Não é necessário falar francês para conseguir um emprego aqui, porém se você fala francês, será mais fácil conseguir um emprego.

Pensa em vir trabalhar na França? Então não deixe de ler o artigo sobre sites de emprego na França.

Viagens

É muito fácil viajar dentro da França assim como para países europeus.

 

A França possui uma excelente rede ferroviária, com várias opções de horário de trem. Além disso, diversas companhias de ônibus conectam as mais diversas cidades francesas e europeias.

Aqui, nunca foi tão fácil e barato viajar!

Cidades

A França é um país que apesar de ser bem menor que o Brasil possui cidades com estilos de vida muito diferentes.

Gosta de muito movimento? Então você precisa conhecer Paris. É mais sossegado porém não gosta de uma cidade muito pequena? Então boas opções são Lyon e Toulouse, por exemplo.

Já se você precisa morar perto do mar mas não quer uma cidade não muito pequena, você deve conhecer Nice e Marseille.

 

Caso queira estar perto do mar com a calmaria, Montpellier é uma excelente opção.

Pontos Turísticos

A França possui diversos pontos turísticos para serem visitados. Os mais famosos estão em Paris e redondezas. Por isso, não deixe de conferir nosso guia de o que fazer na cidade luz.

Os principais pontos turísticos da França são:

1. Torre Eiffel
2. Arco do Triunfo
3. Museu do Louvre
4. Catedral de Notre Dame
5. Igreja Sacre Coeur
6. Palácio de Versalhes
7. Monte Saint-Michel
8. Campos de Lavanda
9. Vale do Loire e seus castelos como o Castelo de Chambord
10. Gorges de Verdon
11. Praias do Sul como as das cidades de Nice e Marseille
12. Falésias de Étretat
13. Carcassonne
14. Porto de Honfleur
15. Annecy

Apesar de ainda não conhecer tudo sobre a França, neste artigo você aprendeu muita coisa sobre este lindo país. O que mais gostaria de saber? Conte para gente e teremos o maior prazer de falar sobre suas dúvidas e curiosidades.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.