Qual o lema da revolução francesa? Explicamos tudo

França  / 

Mesmo que você não seja bom em história, com certeza você lembra algo sobre a Revolução Francesa. A Revolução Francesa não mudou apenas a vida na França, ela teve influência no mundo todo. Você lembra qual o lema da Revolução Francesa?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Neste artigo vamos falar sobre um pouco da história e curiosidades do lema da Revolução Francesa.

Qual o lema da Revolução Francesa?

Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade)

Esse é o lema da Revolução Francesa, mas você sabe sua história?

História do lema da Revolução Francesa

Essas 3 palavras eram muito usadas durante a Revolucão Francesa. A primeira vez que elas apareceram foi no “Discours sur l’organisation des gardes nationales” de Robespierre, impresso e difundido em dezembro de 1790: “Article XVI. Elles porteront sur leur poitrine ces mots gravés : LE PEUPLE FRANÇAIS, et au-dessous: LIBERTÉ, ÉGALITÉ, FRATERNITÉ. Les mêmes mots seront inscrits sur leurs drapeaux, qui porteront les trois couleurs de la nation.”

Porém essas três palavras já tinham aparecido no jornal “Les révolutions de France et de Brabant” sobre a Fête de la Fédération de 14 de julho de 1790: “après le serment surtout, ce fut un spectacle touchant de voir les soldats citoyens se précipiter dans les bras l’un de l’autre en se promettant, liberté, égalité, fraternité.”

Em 1793, a cidade de Paris escreveu na fachada do Hôtel de Ville (Prefeitura), em todos os edifícios públicos de Paris e nos monumentos aos mortos: “La République une et indivisible – Liberté, Égalité, Fraternité ou la mort“ (República una e indivisível – Liberdade, Igualdade, Fraternidade ou a morte).

Quer saber como é morar em Paris? Confira aqui.

Porém, esse lema desapareceu durante o Império e a Restauração, antes de ressurgir com a revolução de 1830.

Com a revolução de 1848, esse lema passa a ser adotado oficialmente pela França sendo escrito nas fachadas dos prédios públicos. Com a Constituição de 1848, o lema “Liberté, Égalité, Fraternité “ é definido como um princípio da República.

Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, o governo de Vichy troca o lema “Liberté, Égalité, Fraternité “ por “ Travail, Famille, Patrie” (trabalho, família, pátria), inclusive sendo encontrada nas moedas que circularam até 1960.

Vai viajar para a França? Tudo o que você precisa saber está aqui.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Curiosidades

Liberté, Égalité, Fraternité não é apenas o lema da Revolução Francesa, mas também está inscrito no art. 2 da Constituição Francesa de 1958.

Os termos Liberdade e Igualdade constam no art. 1 da Déclaration des droits de l’homme et du citoyen (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão) de 1789.

Esse lema está presente também na constituição do Haiti de 1987: “La devise nationale est : Liberté – Égalité – Fraternité “.

Descubra neste artigo 10 curiosidades sobre a França.

Significados

Liberté

Como descrito no art. 4 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, Liberdade é poder fazer tudo o que não prejudique os outros: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem tem limites apenas aqueles que asseguram aos demais membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos. Estes terminais só podem ser determinados pela lei.

Veja os golpes comuns na França e como evitá-los.

Égalité

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 define a igualdade da seguinte forma: “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”. As distinções sociais só podem ser baseadas no bem comum.

Portanto, a igualdade significa que a lei deve ser a mesma para todos, sem distinções.

Você conhece o estatuto da igualdade dos direitos entre Brasil e Portugal? Veja se você tem direito.

Fraternité

Pertence mais às obrigações morais do que ao direito, mais à harmonia do que ao contrato e mais à comunidade do que ao indivíduo. O art. 3 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 menciona o direito de resistência à opressão com um dos 4 direitos fundamentais (junto com a liberdade, propriedade e segurança).

Além disso, a fraternidade foi definida na Declaração dos direitos e deveres do homem e do cidadão de 1795 como: “Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você; faça constantemente aos outros o bem que você gostaria de receber”.

Durante a Revolução Francesa a fraternidade se relacionava a unir todos aqueles, franceses e estrangeiros, que lutavam pelo surgimento ou a manutenção da liberdade e da igualdade.

Sabe o significado da bandeira da França? Descubra aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.