Um dos maiores símbolos de um país é sua bandeira. Por não ser diferente, a Bandeira da França representa sua história. Nesse artigo vamos falar sobre a história e significado da Bandeira da França.

Como é a bandeira da França

A bandeira da França é uma bandeira tricolor, composta por 3 faixas verticais de cores azul, branco e vermelho, nesta ordem. Sua proporção é 3:2, isto é, sua largura é 50% maior que a altura da bandeira.
Conheça tudo sobre a França e conheça melhor o país.

História da bandeira

A atual bandeira da França é considerada como símbolo nacional desde 1794. Porém, só foi considerada como bandeira da França pela primeira vez em 1812, sendo apenas após 1830 considerada continuamente como a bandeira oficial. Dizem que foi desenhada por Jacques-Louis David a pedido da Convenção, porém sua origem é incerta. Suas cores relembram as 3 cores da liberdade da Revolução Francesa.
Veja também como é a bandeira de Portugal e a bandeira da Itália.

Significado das cores da bandeira

Há diversos significados para as cores da bandeira da França. Um dos mais adotados é que o azul e o vermelho representam as cores da cidade de Paris, da Guarda Nacional. Essas cores estariam cercando o branco que representa a monarquia (a realeza).
Porém há quem diga que apenas o azul representa Paris e o vermelho representa o sangue do povo derramado. O branco representa a monarquia.
Uma terceira vertente diz que o azul representa o céu (Deus), o vermelho representa o sangue do povo derramado, e o branco representa a monarquia.

Bandeiras gêmeas?

Várias bandeiras possuem apenas essas 3 cores (azul, branco e vermelho) como por exemplo as bandeiras dos Estados Unidos, Rússia, Holanda, República Tcheca, Chile, Costa Rica, Coréia do Norte, Tailândia.
Porém, algumas dessas bandeiras podem ser confundidas com a bandeira da França por também serem compostas de 3 faixas, uma de cada cor. Para não cometer uma gafe, preste atenção na ordem das cores e se as faixas são verticais ou horizontais.

Ordem das cores e a orientação das faixas

As bandeiras mais parecidas com a bandeira da França são as da Rússia e a da Holanda.
A bandeira da Rússia também é tricolor azul, branco e vermelho. Mas a ordem das cores é diferente e as faixas são horizontais.
A da Holanda é a bandeira mais parecida com a da França. Porém, as faixas na bandeira da Holanda são verticais.

Curiosidades

Apesar de  todas as faixas terem que ser da mesma largura, quando a bandeira da França é colocada nos navios, as faixas ocupam as seguintes proporções da largura da bandeira: 30:33:37 %. Isso ocorre para que as faixas possam ser vistas do mesmo tamanho quando há vento balançando a bandeira.
A bandeira da França que tem no Arco do Triunfo em Paris é a maior de todas. Ela possui 9m de altura e 13,5m de largura.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Símbolos da França

Apesar de apenas a bandeira da França ser considerada como emblema nacional no art. 2 da atual Constituição Francesa, outros símbolos também representam esse país como:

La fête National

Todos os anos desde 1880 é comemorada a fête National (festa nacional) no dia 14 de julho.

Marianne

A Marianne representa a liberdade e a República.
marianne
Saiba como morar na França e como é a vida no país.

Le Coq gaulois

Desde a Antiguidade, o galo aparece nas moedas gaulesas. Além de ter virado símbolo da Gaulle (uma região da Europa onde hoje é a França, Luxemburgo, Bélgica, parte da Suíça e da Itália), também vem do jogo de palavras do latim “gallus”, que significa ao mesmo tempo galo e gaulês.

La Marseillaise

La Marseillaise, como é conhecido o hino da França, é um dos símbolos nacionais franceses, assim como a bandeira da França. Criada inicialmente como uma canção de guerra, La Marseillaise é cantada hoje em diversas situações, seja no dia da festa Nacional (14 de julho), nas partidas de futebol, nas cerimonias militares.

Liberté, Égalité et Fraternité

Esse lema foi dito pela primeira vez durante a Revolução Francesa. Atualmente está escrito na Constituição de 1958 e faz parte do patrimônio nacional, podendo ser encontrado em diversos lugares públicos pela França.
Veja mais sobre viajar para a França.