Croissants, pains au chocolat e café crème: com esses itens, não é surpreendente que o café da manhã na França fascine os olhos e os paladares dos turistas. Neste artigo, conheça um pouco mais sobre as tradições francesas da refeição mais importante do dia e prepare-se para ficar com água na boca!

Como é o café da manhã na França?

Na França, um café da manhã (petit déjeuner, em francês) é tradicionalmente composto de pão com alguma pasta, café, chá ou um suco de laranja.

Esse pão com pasta se chama tartine na França e engana-se quem pensa que ele é feito com a famosa baguete. Enquanto essa última (principalmente em seu formato tradition, que é aquela mais crocante) é consumida primordialmente como acompanhamento no almoço ou no final da tarde, os cafés da manhã na França costumam ter pães específicos, como:

  • Pain de mie tranché, no Brasil conhecido como pão de forma;
  • Baguettes viennoises, aqueles pães compridos e bem macios;
  • Pães caseiros;
  • Biscottes, isto é, torradas;
  • Muffins.

Em busca de um estilo de vida mais saudável, alguns franceses substituem os pães por outras opções, como iogurtes acompanhados de cereais e granolas.

A França é um país muito forte em produtos derivados do leite, por isso é possível encontrar uma ampla variedade de iogurtes nos mercados, dos mais naturais até aqueles com caldas e sabores para o café da manhã.

O mesmo pode ser dito dos cereais. Existem muitas opções que acabam atraindo de crianças a adultos. Foi nessa exploração pelos sabores de cereais que encontrei um que se tornou meu preferido: uma granola do tipo muesli, sabor nozes pecã.

Café da manhã aos finais de semana

Aos sábados e domingos, o café da manhã na França muda substancialmente.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Assim, se durante a semana come-se menos, rápido, dando preferência a opções mais saudáveis, apesar de industrializadas, aos finais de semana é comum que os franceses se dirijam à padaria (boulangerie, em francês) mais próxima e comprem as famosas viennoiseries, como:

  • Brioches;
  • Croissants;
  • Pain au chocolat, isto é, um croissant com dois filetes de chocolate como recheio;
  • Pain suisse, uma versão mais recheada do pain au chocolate;
  • Chausson aux pommes, uma massa folhada recheada de pedacinhos de maçãs;
  • Pain aux raisins, parecido com o pain au chocolat, mas recheado de uvas passas;
  • Roulé aux pralines, um pão de massa folhada recheado com uma mistura de amêndoas e corante cor-de-rosa;
  • Pain aux amandes, um tipo de croissant misturado com amêndoas.

Assim, as filas nas boulangeries são inevitáveis nesses dias. Eu, por exemplo, já cheguei a ficar 20 minutos esperando para ser atendida. Apesar da demora, é um momento que os franceses aproveitam para conversar com os vizinhos ou ler alguma coisa enquanto esperam.

Interior de uma padaria francesa.
Rapidamente aprendi que reconhecer uma boa padaria na França é essencial! Foto: Bárbara Ábile.

E já que estamos falando de boulangerie, já deixo aqui uma dica: se ela tiver uma fila grande em sua porta, tenha certeza de que seus produtos são muito bons! Uma outra dica, que aprendi com os próprios franceses, é verificar a quantidade de coisas expostas na vitrine da padaria. Segundo eles, quanto menos produtos expostos, maior sua qualidade.

Depois disso, confesso que fiquei mais criteriosa e passei a evitar aquelas padarias com uma imensidão de pães a venda, seja na França ou no Brasil.

Café da manhã de uma família na França

Em uma família francesa durante o café da manhã, os adultos bebem café ou café com leite (em francês, café au lait). Apesar do chá estar cada vez mais presente nas casas francesas, o café acaba sendo bem mais popular.

No caso das crianças, elas normalmente bebem um chocolate chaud, isto é, leite com chocolate em pó. É comum também que o chocolate em pó seja substituído por cereais, que nesse caso é consumido em uma pequena tigela redonda.

No que se refere à comida, além do leite com cereais, a tartine é a opção mais consumida nessa refeição. Seja com geleia ou mel, pão de forma ou torrada, ela está sempre presente nos cafés da manhã das famílias francesas.

Tomar petit déjeuner em um café

Tomar um petit déjeuner em um café é um programa mais do que necessário se você está viajando pela França. Não apenas pela comida, mas por toda a experiência: o espaço do café, suas cadeirinhas tradicionais, as pessoas passando na rua e, com certeza, a vista – que com sorte, pode ser a própria Torre Eiffel.

Quando recebi meus pais em Paris, enquanto fazia minha pós-graduação na França, fiz questão de levá-los para tomar café da manhã em um café e foi realmente inesquecível!

Para além do cenário de filme, a parte boa de ter sua primeira refeição do dia em um café é a variada opção de formules disponíveis, isto é, um combo de comidas e bebidas por um valor fixo.

Cabe a você escolher, dentre as formules disponíveis, a que mais te agrada. A formule básica normalmente é composta por uma bebida quente (dentre elas, café, café com leite, café crème ou chá), suco de laranja e um croissant. Contudo, é possível adicionar mais coisas nesse pacote, como uma viennoiserie doce, iogurtes com cereais, mel ou geleia.

Meus cafés da manhã preferidos

Em poucas semanas morando na França aprendi que a ideia de comer viennoiseries todos os dias no café da manhã não funcionaria muito bem para mim, a longo prazo.

Por isso, logo me habituei a começar meus dias com iogurte e cereais, que eu comprava no mercado e duravam a semana toda. Também adquiri o costume de adicionar mirtilos, amoras e outras frutinhas em meu café da manhã na França: ainda que no Brasil elas não sejam muito acessíveis, na França elas são consideravelmente baratas.

Roulé aux pralines roses.
Impossível não ficar com água na boca olhando esse belo roulé aux pralines roses, não é? Foto: Bárbara Ábile.

Contudo, aos finais de semana e principalmente aos domingos, ir a boulangerie virou um ritual. O croissant e o pain au chocolat sempre estavam presentes em meus pedidos, mas com o tempo comecei a explorar outras opções. Fiquei um tempo apaixonada pelo croissant aux amandes até conhecer a viennoiserie que roubou meu coração de vez: o roulé aux pralines roses.

Como vimos, trata-se de um doce cuja massa é a mesma do croissant, e que leva como recheio uma mistura de amêndoas, açúcar e corante cor-de-rosa. Desde que descobri o roulé, ele se tornou o meu café da manhã preferido na França.

Hábitos curiosos do café na França

Quando vamos para outro país, é comum nos depararmos com hábitos que nos parecem curiosos. No que se refere ao café da manhã, alguns me chamaram muito a atenção na França.

O primeiro deles, à primeira vista, é algo também praticado no Brasil: molhar a comida na bebida quente. Mas, se no Brasil temos o costume de fazer isso com pequenas bolachas ou, eventualmente, um pedaço de pão francês (que, a propósito, de francês não tem nada), os franceses fazem isso com praticamente tudo que se come no café da manhã.

Assim, é hábito molhar a tartine (com geleia, manteiga ou mel), o croissant ou qualquer outro tipo de pão na bebida quente, seja ela café puro, café com leite, café crème ou leite com chocolate. Apesar de ter achado curioso em um primeiro momento, eu também adquiri essa mania.

Mergulhar o croissant no café
Acredite: a pontinha do croissant molhada no café crème é uma das coisas mais saborosas que já comi.

Esse hábito explica um outro: é comum que, em vez de xícaras, os franceses utilizem bowls para tomar suas bebidas quentes. A ideia dessa substituição, que ocorre sobretudo nas residências, é exatamente facilitar a inserção das tartines e afins no líquido!

Um outro hábito curioso do café da manhã na França é que, diferentemente do Brasil, trata-se de uma refeição majoritariamente doce, e não salgada. Analogamente, se os brasileiros preferem um pão francês crocante no café da manhã, os franceses preferem pães mais macios, pelo menos no petit déj.

Os franceses tomam muito café?

Sim! O café é bastante popular na França. Uma pesquisa recente demonstra que 90% da população tem o hábito de tomar café, sendo 80% deles preferindo tomá-lo no café da manhã. Assim como no Brasil, os franceses também consomem bastante café após o almoço.

Assim, o longo do expediente de trabalho ou estudos, a pause café é bastante praticada. Não à toa, encontramos máquinas de venda de café nas bibliotecas em Paris, universidades, empresas e até mesmo nas plataformas de transporte público.

Por fim, vale dizer que além de muito café, os franceses preferem os cafés fortes. Portanto, se alguém disser que seu café é um jus de chaussette (em tradução livre, suco de meia) é porque ele tem todas as características de um café ruim para eles: claro, sem gosto e insosso!

Principal receita do café da manhã na França

Sem dúvidas, a principal receita do café da manhã na França é a tartine. De preparação rápida, ela pode ser tanto composta de itens comprados no mercado quanto de produtos mais artesanais. Para fazê-la, basta passar geleia, mel, manteiga ou outro tipo de pasta em um pedaço de pão de forma ou torrada.

Na hora de escolher a opção do recheio, vai da preferência de quem vai comer. Algumas opções são as geleias de frutas com ou sem açúcar, como as de damasco ou frutas vermelhas. Dentre as manteigas, é possível escolher as com ou sem sal.

Tradicional café da manhã na França.
Para uma experiência francesa, recomendo que experimente comer uma tartine no seu café da manhã.

De maneira geral, tipos diferentes de pasta para tartine é o que não falta na França. Seja Nutella, pasta de amendoim, de castanhas portuguesas (marrons, em francês) ou Spéculoos, todas elas vão te garantir um café da manhã francês tradicional.

O melhor é que elas são possíveis de reproduzir no Brasil, já que é possível encontrar a maioria dos produtos nos supermercados brasileiros. Que tal experimentar?

Quanto custa uma café da manhã francês?

A partir de 4€, mas isso vai depender de onde você vai comprar seu café da manhã na França.

As formules de petit déjeuner em um café francês, com um uma bebida quente, uma bebida fria e um croissant, costumam custar em média 12€. Já as formules encontradas em padarias, compreendendo uma bebida quente, uma bebida fria e um tipo de viennoiserie, são um pouco mais em conta: em média 4,50€.

Pensando na compra de itens em uma padaria para consumo em casa, croissants e pains au chocolat custam, em média, 1,40€. Uma brioche de 400g, por sua vez, é vendida por 6,50€. Por fim, no mercado, com 10€ é possível comprar iogurtes, cereais e café em pó.

De maneira geral, um café da manhã francês não é caro, contudo vale a pena levar esses valores em conta na hora de calcular o custo de vida na França.

Como pedir um café da manhã na França?

« Bonjour ! Je voudrais un croissant et un café, s’il vous plaît » (em tradução livre, “bom dia! Eu gostaria de um croissant e um café, por favor”). Com essa frase, você já garante um ótimo café da manhã na França!

Antes de qualquer coisa, lembre-se de sempre iniciar sua frase com um « bonjour », que significa bom dia, e finalizar com um « s’il vous plaît », que significa por favor. Os franceses mantêm essas expressões em seus diálogos cotidianos, de forma que não as utilizar acaba soando bastante desrespeitoso para eles.

A expressão « je voudrais » significa “eu gostaria” e é uma ótima forma de pedir algo a alguém, seja em um café ou em uma boulangerie. Em seguida, basta informar o que você gostaria de pedir, junto da quantidade. Veja exemplos abaixo:

  • « Une tartine à la confiture »: uma torrada com geleia;
  • « Deux jus de fruits »: dois sucos de fruta;
  • « Un chocolat chaud »: um chocolate quente;
  • « Trois pains au chocolat »: três pães ao chocolate;
  • « Une formule petit déjeuner »: um combo de café da manhã.

Caso você esteja em uma padaria, você pode finalizar seu pedido dizendo « ce sera tout », que significa em tradução literal “será tudo”.

Ao terminar seu atendimento, não se esqueça de agradecer e desejar um bom dia novamente, que em francês fica: « merci et bonne journée ». Com essas frases, é possível pedir um café da manhã na França de maneira clara e educada!