À primeira vista, ouvimos falar muito sobre a qualidade, complexidade e densidade da malha de transportes na Europa. No entanto, é inevitável sentir um frio na barriga ao se deparar com mapas tão cheio de informações ao chegarmos em um novo destino. Por isso que nesse artigo vamos lhe dar dicas sobre como usar e aproveitar o transporte público na França!

Como funciona o transporte público na França?

Antes de mais nada, as redes de transporte público na França são bastante densas no centro da cidade e bem fáceis de utilizar. Os horários, pontos e estações são bem sinalizados e há uma ampla variedade de opções de bilhetes.

Na maioria das cidades, o transporte público na França é garantido por, ao menos, linhas de ônibus e de tramway. No que se refere ao metrô, seis cidades francesas possuem uma ou várias linhas: Marseille, Lille, Lyon, Rennes, Toulouse e Paris, essa última abrigando uma das redes mais desenvolvidas no mundo, com suas 14 linhas.

Aplicativos facilitam o uso dos transportes

Cada cidade possui um aplicativo de transporte público, que ajuda o viajante a se localizar e formular trajeto considerando os transportes disponíveis. Mas outras opções de aplicativos desse tipo não faltam: o famoso Google Maps também é de grande ajuda e o Citymapper, aplicativo muito conhecido entre os franceses, dá todos os detalhes de horários, saídas, trajetos e custos.

Seja qual for sua escolha, tenha em mente que para usar o transporte público na França um celular com internet é fundamental. Assim, é importante que você também saiba como escolher, onde comprar e os valores dos tipos de chip de celular no país.

Ônibus

Os ônibus que fazem parte da rede de transporte público na França são, sobretudo, pontuais e o serviço prestado é de boa qualidade.

Para pegar um ônibus na França, basta fazer um sinal ao condutor, levantando o braço, da mesma forma que fazemos no Brasil. Para sair, é só apertar o botão “arrêt”, em vermelho, que fica espalhado pelo veículo.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Você deve sempre entrar pela porta dianteira. Caso você esteja usando uma cadeira de rodas, um carrinho de bebê ou esteja com muitas malas, é possível entrar pela porta traseira do ônibus.

Ao entrar, valide imediatamente seu título de transporte. Nesse sentido, é importante ter em mente que não há vendas de bilhetes dentro dos ônibus.

Os ônibus das cidades mais movimentadas, como Paris, são também de muita qualidade. Eles possuem climatização e são desenvolvidos de maneira a permitir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, suas janelas são grandes, de forma que é possível aproveitar a vista ao longo do trajeto.

Pontos positivos de utilizar ônibus na França

De acordo com a minha experiência, o ônibus é um tipo de transporte público na França que reúne muitos pontos positivos. Por exemplo, eles são equipados com mapas e cada parada possui um nome específico, o que facilita na hora de se localizar.

Outra ferramenta que facilita a localização do viajante é o anúncio, feito oralmente e por escrito, da próxima parada que será feita. Também é informado constantemente em quantos minutos o ônibus chegará em determinado ponto.

Além disso, há algumas linhas ônibus que são disponibilizadas também durante a madrugada. Ou seja: não há limites de horário para passear e aproveitar a cidade!

Circulação de transporte público na França.
Na França, os ônibus possuem dispositivos que auxiliam na localização do viajante.

As paradas de ônibus também são muito intuitivas. As linhas que param em cada lugar são bem sinalizadas. Por exemplo, o fato de cada linha apresentar uma cor, facilita a identificação para o passageiro.

Ademais, tais paradas também apresentam os horários atualizados dos próximos ônibus a passar e, da mesma forma, transmitem informação em tempo real acerca de qualquer eventual problema na linha.

Metrô

A rede francesa de metrô conta com 505 estações, 28 linhas e 369 km de extensão (sem contar os trechos que ligam os aeroportos Charles de Gaulle e Orly, em Paris, às suas respectivas estações mais próximas). Sendo assim, se você mora em uma cidade francesa que possui metrô, pode ficar tranquilo: seu deslocamento será rápido e seguro!

Juntamente com os ônibus, pode-se dizer que o metrô na França também é de muita qualidade. Há vendas de bilhetes em cada estação, seja diretamente com um funcionário da empresa, seja através de máquinas. Mas, para acessar as plataformas de metrô, é preciso validar seu bilhete de transporte antes.

No que se refere aos horários, pode-se dizer que os metrôs são pontuais. Em cidades como Paris, o intervalo de passagem é de 3 a 5 minutos e, assim como o ônibus, as informações em tempo real acerca de problemas na linha são anunciadas.

Problemas e diferenças desse transporte público em relação ao Brasil

Por outro lado, a acessibilidade desse tipo de transporte público na França é, definitivamente, insuficiente. Ainda que os vagões sejam adaptados para pessoas com mobilidades reduzidas, os caminhos até as plataformas são por vezes desafiadores.

Muitas escadas, poucos elevadores, verdadeiros labirintos e escadas rolantes estreitas caracterizam as estações parisienses, pelo menos. A climatização também pode ser um problema, principalmente nas estações do ano mais quentes.

Fora isso, nem todos os metrôs anunciam a sua parada, tampouco indicam no mapa a localização atual. Por isso, é importante ficar atento à sua localização!

Plataforma de metrô em Paris.
Na França, é possível acompanhar em tempo real os horários dos próximos metrôs. Foto: Bárbara Ábile.

Um outro ponto de atenção, que é também uma grande diferença em relação ao Brasil, é que normalmente as portas dos vagões não abrem automaticamente. Portanto, caso você queira entrar ou sair de um vagão, é preciso que você pressione um botão ou puxe uma pequena alavanca.

Nesse sentido, é importante ficar atento nesse momento de entrada ou saída do vagão. Não saia empurrando os outros viajantes, mas sim, saia com cuidado e se desculpe caso esbarre em alguém. Caso você não faça isso, é possível que se inicie um mal-entendido! Esse é, inclusive, um dos vários hábitos franceses estranhos para brasileiros.

Trem

A companhia ferroviária francesa mais famosa é a SNCF, que existe desde 1938. Ela propõe viagens tanto na própria França, quanto na Europa.

Essa mesma empresa é detentora da marca TER, Trains Express Régional, que circulam em regiões da França; os trens de alta velocidade TVG, iDTGV e Ouigo. Há ainda outras empresas de trens que conectam cidades francesas com cidades de outros países: Eurostar, Thalys, Lyria e Thello, por exemplo.

Assim como as opções anteriores, os trens do transporte público na França são bastante pontuais e de qualidade, além de serem uma maneira fácil de se viajar ou de acessar regiões específicas. Por exemplo, se você pretende visitar os Jardins de Monet, em Giverny, você provavelmente chegará até a cidade de Vernon com um TER.

As passagens podem ser adquiridas pela internet e a estação de partida dependerá muito do seu destino. Para acessar a plataforma do trem, é preciso validar seu bilhete antes.

Trem é uma opção muito confortável

Os trens são muito bem equipados, com cadeiras e poltronas confortáveis, além de banheiros e lugar para colocar as malas.

A climatização e as informações em tempo real sobre condições de tráfego, tempo do trajeto e próximas estações fazem com que o trem seja uma ótima opção de transporte público na França.

Tramway

Os Tramways, também conhecidos como trams, são um tipo de bonde urbano ou interurbano que circula em trilhos ferroviários planos, nas próprias ruas. Em combinação com as outras formas de transporte público na França, o Tramway ajuda a alcançar uma série de regiões de uma maneira prática e rápida.

Os veículos são novos e, definitivamente, impressionam pela beleza. Suas estações são bem localizadas, confortáveis e contam com quadros de informações em tempo real das condições de trânsito, além dos horários dos próximos trams, que costumam manter intervalos de 5 minutos em média.

Tramway em Montpellier
O Tramway também é um transporte público eficiente e rápido na França

Igualmente aos metrôs, não é preciso dar sinal para entrar, já que os trams param em cada estação de sua linha. Para abrir a porta, normalmente é necessário pressionar um botão. Pelo fato de andar pelas ruas, no mesmo nível que os carros, andar de tram acaba sendo uma experiência interessante para os que gostam de aproveitar a paisagem.

As estações, normalmente muito parecidas com pontos de ônibus, são cobertas e contam com uma máquina que vende bilhetes unitários ou por pacote. A venda, portanto, não é realizada dentro do veículo. Tal qual os outros transportes, ao entrar, é preciso validar seu bilhete imediatamente.

RER

Uma mistura entre metrô e trem, o Réseau express regional d’Île de France, normalmente chamado de RER, é uma rede de transportes que circula em Paris e suas regiões. Composto de várias linhas, os RER permitem o acesso a uma série de regiões de maneira simplificada e, por serem espaçosos (eles podem contar com até três níveis de assentos), contribuem para a circulação de muita gente.

É ele, e mais especificamente a linha B, que é utilizada por milhares de turistas que chegam ou saem de Paris através dos dois aeroportos da região: o Charles de Gaulle e o Orly.

Ele conta com uma série de benefícios que vimos nas outras opções: informações em tempo real, facilidade de se localizar na chegada e na saída e venda de bilhetes.

No entanto, trata-se de uma linha na qual nem sempre a pontualidade é respeitada e não possui uma ótima climatização. Mesmo com esses pontos falhos, o RER é um meio de transporte público imprescindível para os que vivem na Grande Paris.

Veja no vídeo abaixo, do canal Belle Ferreira – Eurotrip Blog, dicas sobre como pegar o transporte público na França. A Belle dá um exemplo específico de Paris, mas as dicas funcionam para todo o país:

Quanto custa o transporte público na França?

Em média, o bilhete unitário para um transporte público na França custa 1,70€, contudo a tarifa pode ser menor ou maior de acordo com a cidade em questão. Diferentemente do Brasil, na França o preço dos transportes públicos são os mesmos, independentemente do meio de transporte escolhido.

Veja na tabela abaixo os preços do transporte público de algumas cidades francesas:

Cidade Valor
Paris 1,90€
Bordeaux 1,60€
Lille 1,80€
Marseille 1,60€
Lyon 1,90€
Nantes 1,70€
Nice 1,50€

Integração entre os transportes públicos na França

A integração tarifária dos transportes públicos na França corresponde à possibilidade de o viajante utilizar somente um título de transporte, integrando todos os serviços de transporte público, por uma tarifa única.

As possibilidades de integração variam muito conforme a cidade e o tipo de bilhete comprado. Por exemplo, o ticket t+ em Paris, de 1,90€, permite as seguintes integrações:

  • Metrô com metrô durante 2 horas a partir da validação, mas sem sair das estações;
  • Metrô com RER e RER com RER durante 2 horas, entre a primeira e a última validação;
  • Ônibus com ônibus durante 1h30 entre a primeira e a última validação;
  • Ônibus com Tram e Tram com Tram durante 1h30 entre a primeira e a última validação. Não há correspondência possível entre metrô com ônibus ou RER com ônibus.

Pacotes de bilhetes de transporte público com integração

Se você busca um bom custo-benefício e faz questão de ter integração entre os transportes, uma opção é o abonnement. Trata-se de um pacote semanal, mensal ou anual que lhe dá direito a utilizar os transportes de maneira ilimitada e integrada, dentro de certas regiões.

A média do custo dos abonnements mensais na França é de 62€. Sendo assim, ainda que em certas cidades ele seja mais caro, é seguro afirmar que se trata de um gasto de pouco impacto no custo de vida do país.

Para ilustrar, veja a tabela com os valores dessa categoria de bilhete para algumas cidades da França:

Cidade  Valor
Paris 75,20€
Bordeaux 50,30€
Lille 62€
Marseille 73€
Lyon 66,40€
Nantes 57€
Nice 48€

O preço vale muito a pena, seja você residente ou turista. Eu, por exemplo moro em Paris, tenho o passe mensal e compensa muito já que eu utilizo o transporte público da cidade todos os dias.

Mas, de todas as vezes que recebi visitas aqui, a opção por comprar o abonnement semanal também compensava muito: assim, você se locomove livremente, sem medo de gastar demais em passagem!

Qual o meio de transporte mais usado na França?

Ainda que a bicicleta seja muito utilizada como meio de transporte na França, o primeiro lugar é ainda do carro (63%), segundo a última pesquisa do INSEE sobre as movimentações dos franceses.

No nível nacional, o modo de transporte público na França mais usado é o ônibus. Ele corresponde a 71%, segundo os resultados de uma pesquisa realizada pela Union des transports publics et ferroviaires (UTP) e divulgada pelo Les Echos, em 2019.

Em seguida, vem o metrô com 49% do total; o tramway com 44% e o RER, com 23%. Por último, com 18%, temos o TER.

Precisa ter carro para morar na França?

Depende da cidade que você pretende morar no país. Como vimos, as cidades francesas são, em geral, bem servidas de uma malha de transporte público.

Caso você resolva morar em uma cidade na França que não possui tantas opções de transporte público, talvez o carro possa fazer bastante diferença e facilitar os deslocamentos. Portanto, se esse for seu caso, informe-se sobre como obter ou trocar sua carteira de motorista na França.

Mas se você vai morar em uma cidade com mais opções de transporte público na França, como Paris, a opção de ter carro talvez não valha muito a pena. Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa sobre uso de carros em Paris, 42% dos trajetos feitos com carro na cidade, são trajetos de menos de 10km.

O custo de manutenção também influencia

Além disso, os preços de manutenção, gasolina e estacionamento são gastos que você precisa levar em conta ao tomar essa decisão. E, é claro, as condições de tráfego na cidade – que nem sempre são as melhores.

Eu, pelo menos, nunca considerei ter um carro morando em Paris. A quantidade de opções de transporte e o preço do abonnement (que, como vimos, não é o mais barato na França, mas ainda vale a pena) são dois grandes pontos positivos que vejo por aqui. A extensão e a segurança dos transportes também é algo que faz a diferença.

Viajar pela França

Opções de cidades na França para visitar (ou morar) não faltam. Se você pretende viajar por alguma delas, saiba também que não faltam opções para você chegar ao seu destino.

Seja de transporte público ou não, a dica que deixamos é que você faça sua pesquisa considerando todos os meios de transporte. Dessa forma, a possibilidade de sua viagem ficar mais barata e sua experiência mais diversificada é maior!

Viajar de Ônibus na França

Os ônibus são uma ótima opção de transporte público na França para viajar. As rodovias francesas são ótimas e os ônibus bastante confortáveis, com ar condicionado, poltrona reclinável e tomada para carregar o celular, isso sem contar o acesso à internet. Normalmente é acertado, entre o motorista e os passageiros, uma breve pausa no meio do caminho.

Assim, a opção de viajar de ônibus compensa bastante pois, apesar de ser normalmente mais longa que as viagens feitas de trens, ela é muito mais barata e relativamente confortável. Muitas pessoas optam, por exemplo, por pegar ônibus noturnos nas viagens mais longas.

Há muitas empresas de ônibus que fazem trajetos pela França. As principais são Flixbus, Eurolines e BlaBlaCar Bus. Se você nunca utilizou a Flixbus, temos um cupom de desconto de 20% para a primeira reserva, basta acessar a página da Flixbus por aqui.

É possível encontrar uma viagem de Paris à Lyon a partir de 13€, com uma duração de 5h50.

Viajar de Trem na França

A linha ferroviária da França é uma das melhores do mundo e, como vimos, o transporte público do país se beneficia dessa estrutura. Além de conectar diversas cidades francesas, tais linhas também nos levam para vários países. Mas o trem não é um transporte barato e pode ser, inclusive, mais caro do que o próprio avião.

Viajar de trem pela França acaba sendo uma boa ideia, principalmente se você tem o objetivo de apreciar a vista durante todo o trajeto. A estrutura do veículo e o conforto fazem da viagem de trem uma experiência inesquecível.

Pontuais e confortáveis, viajar de trem é uma delícia. Eles geralmente possuem o vagão-restaurante, onde você pode tomar um café e um lanche; são silenciosos e extremamente pontuais.

Vagão de um transporte público, na França.
Seja de trem ou de RER, viajar por Paris ou pela França de transporte público é super possível! Foto: Bárbara Ábile

Você pode comprar suas passagens nas estações de trem, na SNCF ou diretamente com outras empresas como Eurostar, Thalys, Lyria e Thello.

Uma viagem de Paris à Lyon de trem custa a partir de 33€, com uma duração de 1h56.

Viajar de Carro na França

Viajar de carro também é uma delícia! As estradas são bem pavimentadas, super bem sinalizadas e você pode ir parando para conhecer os vilarejos entre uma cidade e outra.

O único inconveniente são as paradas para pedágio, caso você não tenha um plano tipo “Sem Parar”.  Na França, o valor depende da distância que você percorre, por isso no primeiro pedágio apenas retiramos um ticket para poder pagá-lo no próximo.

Caso você se interesse por essa opção e queira alugar um carro na França, se informe sobre seus valores, dicas e documentação.

Só para ilustrar, viajar de Paris à Lyon de carro custa entre 50€ e 80€, com uma duração de 4h20.

Viajar de Avião na França

Viajar de avião acaba tendo o ponto positivo de nos levar para lugares mais distantes em um curto período.

É possível encontrar uma série de companhias aéreas low cost que operam na França e, assim, vendem bilhetes de avião por valores ótimos. Exemplos são a Ryanair, Easyjet e Vueling. Então, se você busca um preço acessível, conforto e rapidez na sua viagem, sem dúvidas o avião é o melhor meio.

Apesar do transporte público na França ser ótimo, dentre todas as opções, essa é a que eu mais costumo utilizar em minhas viagens. Como dependo de feriados para poder viajar e nem sempre eles são longos, minha prioridade é perder o menor tempo possível no deslocamento.

A opção é ótima também na medida em que diversas cidades francesas possuem aeroporto, o que facilita na hora de buscar um destino.

Como encontrar boas passagens aéreas na França

A dica que deixamos para conseguir um bom bilhete de avião é:

  • Começar sua pesquisa com antecedência;
  • Verificar os sites agregadores de passagens, como o Skyscanner;
  • Ter flexibilidade de datas;
  • Fazer diversas combinações de idas e voltas, até chegar no melhor valor.

Para ilustrar, uma viagem de avião de Paris à Lyon custa 100€, com uma duração de 2h.

Vale a pena utilizar o transporte público na França?

Sim! Seja você um residente de alguma cidade francesa ou esteja planejando uma viagem para a França, o transporte público no país acaba sempre sendo uma ótima opção.

Acessível, prático, de qualidade, com muitas opções de horário, ele é uma ótima forma de se movimentar pelas cidades com segurança. Fora isso, ao tomar o transporte público, você consegue conhecer os lugares mais a fundo, se dando conta da localidade tanto dos pontos turísticos, quanto de pontos de seu interesse.

A ampla gama de aplicativos disponíveis que formulam os trajetos mais rápidos para você, como o Google Maps e o Citymapper, facilitam muito também.

Por isso, na sua próxima viagem, lembre-se dessa super dica e desbrave o transporte público na França!