Se você acha que já viu de tudo na França, está enganado! Quando se sai do eixo Paris, o país revela uma porção de surpresas com milhares de cidades muito singulares, com clima e ritmos diferentes daqueles vistos nas grandes metrópoles. Há muito a ser conhecido, e nesse artigo você verá quais são as pequenas cidades da França em que vale uma visita… ou quem sabe uma residência de longo prazo.

7 melhores pequenas cidades da França para morar

O que é grande na França, pode ser pequeno para os moldes brasileiros. Natural, uma vez que o Brasil tem dimensões continentais comparadas ao hexágono. Então, hora de virar a chave e reconhecer que os padrões devem ser alterados também quando estiver buscando uma nova cidade para chamar de sua!

Vamos descobrir sete cidades (embora eu pudesse listar dezenas!) que são conhecidas pela qualidade de vida, uma característica da França, e que, ao mesmo tempo, não abrem mão da facilidade de deslocamento para a joia francesa, a bela Paris, bem como para outros centros importantes.

Apontarei, ao longo do texto, os melhores meios de locomoção pelas cidades, e recomendo que você conheça os transportes públicos na França para ir se habituando.

Esteja você apenas querendo passar uma temporada fora ou buscando se estabelecer a longo prazo, comprando uma casa na França ou mesmo alugando um apartamento no país, por exemplo, esse guia irá ajudar.

1. Avignon

Avignon tem como cartão-postal a sua ponte cortada ao meio. Para os católicos, porém, seu significado vai muito além disso, uma vez que é conhecida por ostentar a residência do papado. Amém!

Situada ao sul do país, essa pequena cidade da França é realmente uma graça, oferece excelentes restaurantes e pode ser uma opção interessante para residir no longo prazo.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

É uma cidade ligeiramente turística, sobretudo em função do belíssimo Palácio dos Papas, que atualmente é um museu aberto à visitação.

Com cerca de 90 mil habitantes, considero Avignon como uma cidade muito bem localizada e excelente opção para fixar residência. O transporte público conta com ônibus municipais e intermunicipais, serviço de locação de bicicletas, tram e outras facilidades.

Fachada do Palácio Papal
Avignon tem cerca de 90 mil habitantes e excelente qualidade de vida. De TGV, chega-se a Paris em menos de 3 horas

A oferta de hospedagens de curta duração é vasta, então vale passar alguns dias por lá antes de bater o martelo. De Avignon a Paris em carro levam-se quase sete horas. De trem de alta velocidade, porém, o percurso é percorrido em 2 horas e 45 minutos.

2. Annecy

É uma das mais lindas entre as pequenas cidades da França! Não à toa, Annecy é chamada frequentemente de Veneza dos Alpes. A vida na cidade é agradável, com vistas deslumbrantes e serviços públicos que funcionam muito bem para os padrões da região de Haute-Savoie.

Lago cristalino na cidade de Annecy com imóveis ao fundo
Morar em pequenas cidades da França permite desfrutar de paisagens impecáveis! Annecy, a ‘Veneza dos Alpes’, é uma das mais belas vilas

De carro até Paris leva-se pouco mais de cinco horas. De TGV, por volta de 3 horas e 45 minutos de viagem. Mas se você não está a fim de visitar a cidade luz, quem sabe uma esticadinha até a Suíça? Pois o tempo, de carro, é razoável: 3 horas e 45 minutos separam você dos Alpes.

A montanhosa e belíssima Annecy é uma cidade que registra cerca de 130 mil habitantes. Será que é pra você?

3. Dijon

Outra pequena cidade da França para colocar no seu roteiro. Dijon, que empresta seu nome à mostarda muito apreciada ao redor do mundo tem apenas 150 mil habitantes.

Se você gosta mais de vinho do que de mostarda, tudo bem: a região onde situa-se Dijon é conhecida pelos vinhos da Borgonha e é um centro econômico importante da França. Dá para se instalar bem e ainda encontrar um emprego adequado, se for seu objetivo, considerando que a cidade é um polo com mais de 15 mil empresas.

Dijon na França
Dijon é muito conhecida devido à famosa mostarda

Em cerca de 3 horas você chega à Paris de carro, mas se preferir o conforto do trem, melhor ainda uma vez que o trajeto leva razoáveis 1 hora e 40 minutos. Sinceramente, Dijon é uma das minhas favoritas dessa lista.

Pela cidade, é possível se deslocar utilizando ônibus, tram, bicicletas compartilhadas e carros compartilhados (daqueles que você aluga por hora, estaciona e vai embora).

4. Lille

Embora registre “apenas” 232 mil habitantes, Lille é a quarta maior cidade da França. Situada ao norte, a pequena cidade faz fronteira com a Bélgica e pode favorecer algumas esticadinhas para o país cujas cervejas são insuperáveis.

Lille vai te agradar se você não ligar muito pra chuva. Conhecida como Londres francesa, embora eu considere a honraria um tanto exagerada, é fato que o clima cinza é mais predominante do que o das outras cidades que vimos (e veremos) nesse artigo.

Praça central em Lille
Apesar de ser considerada pequena, Lille é a quarta maior cidade do país

Pesa a seu favor a distância de Paris, uma vez que dentro de uma hora é possível chegar à cidade da Tour Eiffel a bordo do confortável TGV, o train à grande vitesse. Morar em Lille, em linhas gerais, é agradável, sobretudo se você der a sorte de encontrar um belo imóvel do século XVII disponível com todo o charme dos tijolinhos vermelhos.

Em Lille você irá se deslocar utilizando ônibus, tram ou bicicletas compartilhadas.

5. Angers

Com seus 150 mil habitantes, Angers localiza-se na região do Vale do Loire e tem como marco principal o belo castelo de Angers. Contudo, Angers é muito mais. Reconhecidamente “verde” pelo volume de parques, a cidade oferece uma qualidade de vida de destaque.

Boa para morar, mas também para se fazer faculdade na França, em função da sua pujância universitária, Angers está a cerca de 3 horas de Paris, em carro, ou 2 horas e dez minutos de trem.

Ponte sobre o rio em Angers
A cidade de Angers é conhecida por ter muitas áreas verdes e qualidade de vida

Angers tem uma boa malha de transporte público e destaca-se pela qualidade dos ônibus e trams, mas também pela numeroso e crescente ecossistema de bicicletas. Em praticamente toda a cidade você encontrará estações para estacionar sua bike em segurança.

6. Aix-en-Provence

São apenas 142 mil habitantes, o que torna Aix-en-Provence uma verdadeira cidadezinha provinciana. Estrategicamente localizada a apenas 42 minutos de Marselha, por carro, e a cerca de 4 horas de distância de Paris, por trem, Aix-en-Provence tem como característica ser uma vila bastante jovem em razão do público universitário.

Seu ponto decisivo é a localização estratégica de grandes centros, o que permite se deslocar com facilidade seja em função do trabalho, seja por conta de infraestruturas importantes como redes de hospitais e meios de transporte para destinos internacionais.

Avenida famosa em Aix-en-Provence
Aix-en-Provence tem uma localização bastante estratégica para chegar até as maiores cidades da França

A bela cidade beneficia-se da rede de transporte da região Provence Alpes Côtes d’Azur, então espere por bons ônibus e uma malha ferroviária interessante. Gostosa para se viver como poucas outras pequenas cidades!

7. La Rochelle

Essa lista poderia ser muito mais extensa, mas resolvi fechar em sete cidades sobre as quais posso falar com algum conhecimento de causa. La Rochelle encerra essa classificação, mas ela poderia estar até mesmo no primeiro lugar!

Com cerca de 125 mil habitantes, a bela cidadezinha fica a 4 horas e 30 minutos de Paris, via carro, ou 3 horas e 40 minutos de trem. Se preferir se deslocar para Bordeaux, o trajeto de carro dura 2 horas.

Notável por sua arquitetura baseada em pedra calcária, que dá um tom branquinho à cidade, La Rochelle é conhecida como La Ville Blanche ou cidade branca. Graciosa e ideal para uma vida sem preocupações, morar em La Rochelle é morar bem.

La Rochelle é uma das pequenas cidades da França
A cidade de La Rochelle tem arquitetura em pedra calcária, que caracteriza a cidade, e um Porto

O volume de estudantes e a vibração jovem que contagia a cidade não é demérito, e certamente contribuirá com sua convivência com os locais.

Operado pela empresa Yélo, o transporte público de La Rochelle conta com bicicletas, trem, ônibus e barcos. Os passeios noturnos, sobretudo em bike, são extremamente convidativos!

Por que morar em cidades do interior da França?

Você já percebeu que a França não é só Paris. É evidente que as grandes cidades têm a seu favor um mercado de trabalho efervescente, comércios essenciais por todos os cantos, diversas opções de lazer e cultura.

Mas nem sempre isso é tudo! Paris, Lyon, Marselha são excelentes, é verdade, mas a depender de seu momento de vida, escolher residir em pequenas cidades da França pode fazer muito mais sentido!

A certa altura, talvez você já não esteja mais tão preocupado em receber um salário enorme no final do mês, seja por que decidiu se aposentar na França, seja por que já está confortável com seus rendimentos e quer sossego. Um emprego na França que pague bem (normalmente restrito aos grandes centros), portanto, não está na sua lista de prioridades.

Deste modo, vale observar que a qualidade de vida que terá nas pequenas cidades do interior será imbatível, sobretudo quando se passa ao largo das comodidades acima listadas.

Fugir do movimento e dos altos custos

Turistas por todo o lado? Nem pensar. Preços e custo de vida exorbitantes em itens do dia a dia? Passam longe!

Afora a segurança para poder caminhar e pedalar, bem como a delícia de se poder fazer amigos e estabelecer relações com uma comunidade local que mudará com pouca frequência. Isso tudo tem preço. E é muito mais barato do que Paris!

E o melhor é que, escolhendo bem, você até consegue se deslocar para a capital com conforto e velocidade em TGV, ônibus ou automóvel particular. “Mas, Euro Dicas, eu não quero ir pra Paris!”, você pode dizer. Justo. Quem sabe, então, ter a mesma facilidade para ir a outro país? Isso é Europa!

Pesquise, experimente e decida sem pressa

Escolhendo com cuidado, olhando com atenção para suas necessidades e desejos particulares, é possível morar num local que vai satisfazer e, quem sabe, superar suas expectativas. Um bom planejamento também é bem-vindo, então vale consultar nosso guia antes de viajar para França.

Fique de olho em cidades que, embora pequenas, estejam a uma distância relativamente curta de cidades maiores. Digo isso pois, via de regra, quanto maior o município, melhor é o ecossistema para infraestruturas essenciais como hospitais, por exemplo.

Qual é a menor cidade da França?

Imagine ter uma cidade só pra você… parece loucura, mas na França essa é a realidade da minúscula Rochefourchat. E não é brincadeira: o censo revela que o município tem apenas um (1) habitante.

Rochefourchat situa-se na região conhecida como Drôme Provençale, e a última vez que atingiu uma população da ordem de centenas de habitantes foi no distante ano de 1806. No século XIX, a pequenina vila registrou 221 moradores. Quem diria!

Se você estiver interessado em visitar, prepare-se para encontrar duas igrejas e um castelo. As três atrações são abertas ao público.

Cidades do interior da França para se conhecer

Em outro artigo que escrevi para o Euro Dicas, destacando as melhores cidades para morar na França, anotei que um levantamento realizado pelo governo francês em 2022 revelava que o hexágono contava com aproximadamente 34.955 cidades. É muita coisa! Mas sempre tem uma ou outra que se destaca, não é mesmo?

Tudo depende do que você procura! E a França tem de tudo: belas paisagens à la campagne (no campo), lindas praias, vilas com riquíssima herança cultural e belíssimos parques nacionais.

É óbvio que sua primeira viagem ao país precisa incluir a capital, mas não se esqueça que a França é mais do que a Torre Eiffel. Grande parte da cultura está pulverizada por pequenos vilarejos afastados. E que delícia se afastar e se perder por aí!

Elaborei uma lista com 5 cidades que considero, como diriam os franceses, incontournables (imperdíveis) e que podem fazer parte do seu roteiro de viagem, ou mesmo do seu roteiro de visitas para decidir onde se estabelecer por longos períodos.

1. Deauville

O balneário de Deauville situa-se na Côte Fleurie, Normandia. É um destino pequenino, mas famoso sobretudo pelo seu Festival de Cinema Americano, que costuma acontecer no começo de setembro.

Deauville é um paraíso se seu objetivo é se deliciar por praias limpas e bem frequentadas, isso porque o mar que serve a cidade é delimitado pela Promenade des Planches.

Pense na cidade como uma mini Las Vegas, pois além do luxo associado aos grandes nomes do cinema, a cidade ainda dispõe de um cassino para quem quer tentar a sorte!

Deauville é uma das pequenas cidades da França
Deauville convida para passeios em iates, mas também pode ser desfrutada a pé. Clima agradável e vizinhança amigável completam a cidade

Suas férias em Deauville serão bem vividas, mas é bom preparar o bolso, especialmente se for enfrentar a cidade durante o festival de cinema.

Uma vez superada a questão financeira, vale se deliciar com passeios de barcos (pagos), ou então flanando por aí com suas próprias pernas (de graça!) enquanto beberica um bom vinho rosé ou branco fresquinho. Santé!

Se você estiver procurando destinos mais acessíveis, não deixe de conhecer as cidades mais baratas da França para quem quer economizar.

2. Soorts-Hossegor

Conhecida como o paraíso dos surfistas, Soorts-Hossegor (ou simplesmente Hossegor) é um dos principais balneários da costa francesa. A quente Hossegor localiza-se em Landes, um departamento do sudoeste francês e é uma vila muito querida para ir em família ou com amigos.

Os principais comentários associados à pequenina cidade incluem menções ao lago de Hossegor, cuja maré sobe ao longo do dia, e é um caminho delicioso que pode ser feito a pé num percurso que soma mais de sete quilômetros. Essa pequena vila costeira pode ser adequada também se você quiser apenas curtir uma praia.

3. Honfleur

Você já deve ter ouvido falar de Erik Satie. Não? Bom, talvez você conheça a famosa Gymnopédie N. 1. Não também? Tudo bem, mas eu indico!

De todo modo, a bela Honfleur é a cidade em que nasceu Satie, um dos grandes compositores que viveram entre os séculos XIX e XX, mas ela é mais conhecida por ser também uma cidade calma, dotada de um pequeno porto. Um programa para relaxar se você está a caminho da Normandia.

Casinhas coloridas que refletem sobre a água durante o pôr do sol convidam para longos passeios ao ar livre, visitas a museus e outras atividades relacionadas às práticas navais.

Come-se muito bem em Honfleur, especialmente frutos do mar e peixes em geral, uma vez que o frescor do mar à mesa é imbatível. Recomendado para famílias ou casais.

4. Cassis

Localizado no sul da França, Cassis é mais uma delícia de local para se desfrutar de atividades banhadas por águas limpas.

A apenas 40 minutos de Marselha, a querida e litorânea Cassis oferece oportunidades para fãs de nado e mergulho, além de uma atmosfera de pequena cidade que só quem já passou por Paris sabe do que estou falando. Pense no sossego!

Há especialidades para se petiscar ao longo da cidade e é uma boa parada para adquirir souvenirs para amigos e familiares.

Vale a pena a visita se você estiver em Marselha, pois é um tanto fora de mão dependendo de onde você mora (ou está hospedado). Mas é uma graça: casinhas coloridas, pessoas gentis, comida fresca… o que mais a gente precisa?

5. Chamonix

Chamonix localiza-se nas bases do famoso e suntuoso Mont Blanc. Extremamente charmosa, os franceses amam visitar essa pequena cidadezinha não importa a época do ano.

Os europeus têm o hábito de esquiar, pois por aqui esse não é um esporte de elite: é acessível à maior parte da população!

Chamonix tem teleférico para que você possa chegar ao cume de Aiguille du Midi e passar horas perdendo o olhar numa vista panorâmica. Se optar pelo esqui, aproveite a vista dos Alpes. É realmente um sonho de lugar, sobretudo no inverno!

Os visitantes da pequena Chamonix costumam recomendar, ainda, a degustação de uma boa tartiflette, que se trata de um prato à base de batata, cebola e bacon gratinados com queijo reblochon. Pedida certa para o inverno, acompanhado de um bom rouge (vinho tinto)!

Como é morar em uma cidade do interior da França?

Minha experiência de moradia na França se restringe a Paris, mas já visitei outras pequenas vilas o que me permitiu perceber as gritantes diferenças entre a capital e as pequenas cidades do interior.

O que mais choca é a discrepância de preços, sobretudo de alimentação. Em Paris come-se bem, encontra-se produtos frescos e de extrema qualidade, mas tudo isso vem associado a um alto custo.

Mas, como mencionei alguns parágrafos acima, é uma questão de momento de vida. Profissionais já bem estabelecidos ou pessoas que agora desejam desfrutar de uma vida mais sossegada, em função da aposentadoria, podem abrir mão de grandes centros.

Morar no interior não significa se isolar

É importante reforçar que morar numa cidade do interior não significa, necessariamente, abrir mão das comodidades das metrópoles. Como vimos em nosso levantamento, há meios de transporte que permitem chegar com facilidade a municípios maiores e recheados de opções que muitas vezes faltam às pequenas cidades.

Se eu puder dar uma dica, antes de decidir por se mudar em definitivo para uma pequena cidade, passe uma curta temporada (se possível) em diferentes municípios. Desse modo, você poderá fazer uma escolha mais acertada.

Sua cidade atual pode te ajudar a decidir seu próximo lar

Outro aspecto que pode ajudar a decidir é olhar para o seu estado de vida atual. Onde você mora hoje? É uma cidade ligada no 220v, como São Paulo, ou uma metrópole com carinha de interior, como Campinas?

Respondidas essas perguntas, questione-se se você deseja ter uma vida igual ou semelhante na França. Se a resposta for sim, opcções como Paris, Lyon e Marselha talvez lhe agradem. Mas se seu plano for virar a chave e escolher o sossego, tudo o que vimos até aqui certamente vai te oferecer bons caminhos para uma decisão segura e para uma vida com qualidade insuperável!

Feita a sua escolha, comece a preparar a documentação e o visto mais adequado para garantir que não passará apertado na França. Vale, ainda, descobrir dicas para adquirir o melhor seguro viagem para a França.

Aproveite, seja feliz e bon voyage!