Apesar de sua beleza e efervescência cultural, costumo dizer que somente conhecemos a verdadeira França após conhecer as cidades menores, com menos turistas e mais originalidade. Por isto, neste artigo iremos falar sobre as pequenas cidades da França e você vai descobrir que há muito além de Paris.

10 Pequenas cidades da França para morar

Antes de começar com nossa lista, precisamos ressignificar o que é uma cidade pequena para nós, já que fica difícil falar em tamanho e em densidade populacional quando comparamos a França com o Brasil.
Aqui na França, por exemplo, uma cidade de 200 mil habitantes é considerada grande, enquanto para nós brasileiros é muito pequena. Lyon é a terceira maior cidade da França e possui apenas 500 mil habitantes, portanto, nesta lista eu incluí as cidades que são consideradas pequenas, para nós brasileiros.

1. Avignon

Famosa pela sua ponte cortada ao meio, Avignon já era habitada desde o período dos celtas, atravessou o Império Romano e por volta de 1305 passou a ser sede da Igreja Católica e sede do papado na Europa. Destino obrigatório para quem viaja ao sul da França, a cidade é linda, possui um centrinho repleto de bons restaurantes e o incrível Palácio dos Papas, uma fortaleza e hoje museu.
No entanto, fora o circuito turístico Avignon é considerada uma das mais importantes cidades do sul da França, capital do departamento de Vaucluse, com cerca de 90 mil habitantes.

2. Aix-en-Provence

Bem pertinho de Marseille, Aix-en-Provence é uma cidade universitária e jovem, por isto bastante viva e repleta de opções culturais e ofertas de emprego. Isto sem falar que é linda, um bom local para quem pretende conhecer o sul do país e possui uma intensa vida cultural, sobretudo no verão, quando a região lança uma série de festivais, shows e exposições.

3. Annecy

Considerada por muitos como a cidade mais linda da França, Annecy é realmente um espetáculo à parte. Apesar de bastante turística, já que fica nos Alpes e possui o famoso lago muito aproveitado durante o verão, Annecy é uma cidade relativamente grande e uma excelente escolha para quem pretende viver em uma cidade montanhosa. Pela proximidade com a Suíça, muitos franceses trabalham no país vizinho, mas vivem em Annecy.

4. La Rochelle

La Rochelle fica apenas a 3 horas de Paris, possui cerca de 125 mil habitantes e é conhecida como La Ville Blanche (cidade branca), devido às fachadas de pedra calcária. Com ares de vila de pescador, praias tranquilas e prática de esportes aquáticos, La Rochelle é uma cidade universitária, o que faz dela muito diversa e cheia de vida.

5. Angers

Angers fica na região do Vale do Loire e abriga um importante castelo, o castelo de Angers. Mas, engana-se quem pensa que ela é apenas isto. Universitária e viva, ela é conhecida como ‘cidade verde’ pelo número de parques. Agradável e intensa, Angers é uma cidade jovem e localizada em meio a muita história.
Quer estudar na França? Veja como obter o visto de estudante.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

6. Estrasburgo

Capital da Alsácia, Estrasburgo fica próxima à fronteira com a Alemanha e por isto carrega características dos dois países.
Com cerca de 270 mil habitantes, Estrasburgo é uma cidade grande, região administrativa do Baixo Reno e importante centro urbano da França. Isto sem contar que no mês de dezembro a cidade organiza um dos maiores e mais famoso mercado de natal na Europa.
Estrasburgo
Conheça Toulouse, uma das principais cidades francesas.

7. Bordeaux

Classificada em 2007 como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, Bordeaux além de ser um importante destino turístico francês também é sede de uma das maiores áreas metropolitanas do litoral europeu. Com diversos museus e centenas de vinícolas, esta é uma excelente cidade para viver e, apesar de pequena possui uma grande oferta de empregos.
Conheça nossas dicas para fazer amigos na França e se integrar com a comunidade local.

8. Dijon

Localizada na região da Borgonha, Dijon é famosa pela mostarda, mas quem conhece sabe que a cidade não é apenas isso. Com 150 mil habitantes, ela representa um dos centros culturais mais importantes do país, além de oferecer universidades, vida cultural e ótimos restaurantes.

9. Nantes

Já descrita pela revista Time como a cidade com mais vida da Europa, Nantes entra naquela classificação de cidades grandes para os franceses, mas, pequenas para nós brasileiros. Cidade onde nasceu o escritor Júlio Verne, Nantes é um charme que só ela e capital da região Loire-Atlantique, portanto, oportunidade é o que não falta!

10. Bayonne

Uma França um pouco diferente da que estamos acostumados, Bayonne fica no departamento dos Pirinéus e está integrada à região histórica do País Basco francês. Próxima da Espanha, a cidade possui 44 mil habitantes e é a mistura perfeita entre França e Espanha, modernidade e tradição.

11. Clermont-Ferrand

Cercada por vulcões, Clermont-Ferrand obtém regularmente bons resultados em diversas áreas, como qualidade do ar, segurança e eficiência do transporte urbano.
Clermont-Ferrand é uma das pequenas cidades da França com menor custo de moradia, excelente oferta cultural e acadêmica, além de um ótimo sistema de saúde. E claro, um bom clima e sol durante boa parte do ano.

12. Limoges

Cidade praticamente desconhecida pela maioria dos brasileiros, a capital histórica de Limousin tem uma excelente qualidade de vida.
Além de ter um dos ares mais puros da França, é uma cidade extremamente segura para se morar. Cidade universitária com setores renomados como a economia esportiva, possui uma grande oferta cultural e de lazer com muitas salas de teatro e também uma rica e variada programação musical.

13. Brest

Cidade da Bretanha perto do mar, Brest atrai muitas pessoas que desejam fazer remo, windsurf, caiaque e vela. Sua rede transporte extensivo (ônibus, bonde e o primeiro sistema de gôndola urbana na França) e seu aeroporto facilitam a locomoção de todos na cidade e também para diversas outras cidades francesas e do exterior. Possui diversos espaços de lazer, é uma cidade dinâmica e com uma rica vida cultural e artística.

14. Caen

Para quem deseja estudar na França,  saiba que Caen é a cidade de uma das mais antigas universidades da França (fundada em 1432), além de ser capital cultural e intelectual da Normandia. Cidade com muitos estudantes, possui excelentes condições de moradias e lazer.
Além disso, está próxima do mar e das praias do desembarque o que atrai visitantes do mundo todo e fortalece o dinamismo cultural e econômico da cidade.
Cercada pelo castelo e pelas duas abadias, a cidade se desenvolve tanto no coração medieval quanto na parte moderna. Sua ótima rede de transportes públicos, facilita a locomoção de todos.

15. Poitiers

Conhecida como “A cidade com cem igrejas”, Poitiers possui diversos edifícios notáveis, belas casas em enxaimel e algumas mansões que embelezam sua arquitetura. Cidade universitária, 1 a cada 6 habitantes é estudante.
Os sortudos que escolhem Poitiers como seu lar, pagam um dos aluguéis mais baratos da França. É uma das pequenas cidades da França com uma oferta cultural de qualidade e altíssima segurança. Graças à sua boa qualidade de vida, Poitiers vem vendo o número de habitantes crescer a cada ano.
poitiers
Além disso, o Futuroscope, segundo maior parque de diversões da França em termos de visitantes, estimulou o surgimento de atividades complementares de turismo.

Por que morar em cidades do interior da França?

Apesar de Paris oferecer mais ofertas para trabalhar na França, salários mais altos e vida cultural incomparável com o resto do país, outras coisas devem ser consideradas na hora de decidir em qual cidade para viver. As pequenas cidades da França oferecem qualidade de vida, segurança e custo de vida mais baixo que a capital, sendo que muitas vezes estão localizadas perto de alguma grande cidade.
Eu gosto das pequenas cidades da França porque sinto que elas são mais autênticas, ainda mantém a tradição francesa bastante viva e nos oferecem um mergulho na cultura do país, o que é mais difícil de acontecer em Paris, como em qualquer capital. Isto sem contar que, se é uma vida mais tranquila que você busca, são as cidades menores que poderão te oferecer isto.
Vale pesquisar a localização da mesma, ver de quais outras cidades ela fica perto e até mesmo de outros países. Este é um quesito importante que deve ser considerado para quem vive na Europa, afinal, a facilidade para se conhecer outros países é realmente grande.
Descubra quais são as cidades mais baratas da França.

Cidades da França para se conhecer

O Brasil é um país de dimensões continentais, por isto, qualquer país da Europa quando comparado a ele parece pequeno, o que não significa que a França não ofereça programas e cidades para todos os gostos. De norte a sul, o país possui belas praias, montanhas, estações de esqui, parques nacionais e grandes cidades.
Nunca canso de me dizer que a França oferece muito mais do que Paris e acho que não há nada como visitar os pequenos vilarejos, repletos de história e originalidade. Por isto separei uma lista com 5 cidades que eu já conheci pessoalmente e considero imperdíveis, tanto para quem viaja ao país enquanto turista, ou para quem decide morar na França.

1. Amboise

Localizada no Vale do Loire em meio aos castelos, esta pequena cidade encantadora fica às margens do rio Loire e abriga o fantástico castelo de Amboise, onde fica a sepultura de Leonardo da Vinci e uma extensa área dedicada ao gênio.

2. Carcassone

No sul da França, esta cidade medieval foi construída no período do Império Romano. Murada, ela fica no alto de uma colina perto da fronteira com a Espanha e abriga um animado festival de verão, com shows, concertos de música clássica e apresentações de teatro ao ar livre.

3. Pérouges

A apenas 34 km de Lyon, esta pequena vila medieval é patrimônio histórico pela UNESCO e considerada uma das mais belas cidades da França. Na cidade, as pessoas só podem circular a pé, o que não é problema algum, já que a cidade é pequena e possui dezenas de lugares encantadores e históricos.

4. Moustiers-Sainte-Marie

Na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, fica esta cidadezinha que mais parece conto de fadas. Conheci ao acaso durante uma viagem pela Provence antes mesmo de morar na França e, esta foi uma das cidades que mais me encantaram no país. Com apenas 700 habitantes, a cidade fica no alto de uma montanha e desde 1981 está classificada como uma das mais belas da França.

5. Cassis

A cidade do licor de Cassis é uma das mais belas do sul da França e fica a apenas 34 km de Marselha. Pitoresca, Cassis possui um pequeno porto com casinhas e barquinhos coloridos, águas cristalinas e não costuma ficar repleta de turistas como as vizinhas.
Cassis

Qual é a menor cidade da França

Parece até brincadeira, mas esta cidade poderia estar no livro dos recordes como a menor cidade do mundo e não apenas da França. Rochefourchat está localizada em uma região conhecida como Drôme Provençale e possui apenas 1 habitante! O número máximo de habitantes que esta minúscula cidade já teve foram 221, no ano de 1806. Mesmo assim, no entanto, ela possui 2 igrejas e um castelo em ruínas que pode ser visitado.
Saiba também quais são as cidades mais caras da França.

Como é morar em uma cidade do interior da França?

Eu vivo em Lyon, que é a terceira maior cidade da França e capital gastronômica do país. O mais engraçado é que, enquanto para o padrão francês Lyon é considerada uma cidade enorme, para mim eu tenho a sensação de viver em uma cidade do interior, o que não é verdade.
Para quem viveu a vida inteira em São Paulo, uma cidade com 500 mil habitantes é realmente pequena e tranquila, mas para os franceses é grande, estressante e tem muito trânsito. Na verdade, é tudo uma questão de perspectiva!
Antes de viver na França, mesmo sendo apaixonada por Paris, eu já tinha decidido que não era na capital que eu gostaria de construir minha vida. Buscava por uma vida mais tranquila, segurança e qualidade de vida, isto sem contar no custo, já que viver em Paris é muito mais caro do que em qualquer outra cidade da França.
Hoje eu posso falar que eu encontrei tudo o que estava buscando em Lyon. A cidade é linda, segura, possui uma rede de transporte público eficiente, boas universidades e uma vida cultural interessante, já que possui diversos festivais internacionais e é a capital gastronômica da França, como eu cheguei a citar acima. Repleta de bons restaurantes, viver aqui é como aproveitar os benefícios que uma cidade grande oferece, estando em uma cidade pequena, agradável e tranquila.
Agora que já sabe quais são as cidades pequenas na França, saiba que é necessário obter um visto de residência para morar no país.
Ficou com vontade de morar na Europa? Inspire-se com história de brasileiros que vieram viver no Velho Continente e contam tudo sobre o processo: as delícias e as dores de morar na Europa no nosso Ebook Sonho de viver na Europa.