Qualidade de vida na França: tudo o que precisa saber

França  / 

A França é um dos principais destinos turísticos no mundo. Tem diversas paisagens lindas, é retratada em diversos filmes e séries e mora no imaginário de muitos. Mas como é a qualidade de vida na França?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como é a qualidade de vida na França?

Tudo na vida depende de um ponto de vista. Se você perguntar para um parisiense, muitos podem reclamar de diversas coisas na França, afinal nem tudo são flores.

Mas se comparar com a vida da maioria das pessoas no Brasil, principalmente dos que moravam no Rio de Janeiro como eu, a qualidade de vida na França é bem melhor do que a do Brasil.

Veja as vantagens e desvantagens de morar na França.

Fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida na França

Educação gratuita e de qualidade

Na França todos tem acesso a educação gratuita e de qualidade. Desde os 3 anos de idade todas as crianças (francesas ou não) têm direito a uma vaga numa escola de tempo integral. Na escola, além das matérias tradicionais como matemática, biologia e história, as crianças aprendem até 3 línguas dependendo da idade, ou seja, terminam o ensino médio sabendo falar pelo menos 3 línguas (francês e outras 2 que escolherão dependendo da escola). Além disso, por ser período integral, as crianças almoçam na escola.

Quer estudar na França? Veja como obter o visto de estudante.

Saúde de qualidade

A saúde na França é considerada uma das melhores do mundo. Através da sécurité sociale você tem acesso a médicos e medicamentos gratuitos ou então muito baratos.

Segurança

Por mais que a França apareça nas manchetes dos jornais brasileiros e do mundo com alguns ataques terroristas, ainda podemos dizer que a França é um país muito seguro. Apenas de nas grandes cidades encontrarmos uns batedores de carteira, você não verá assaltos com arma como é o cotidiano de várias cidades brasileiras como o Rio de Janeiro. Confira esse artigo completo sobre a segurança na França e entenda melhor.

Salários compatíveis

Claro que quanto mais se ganha, melhor. Na França, o grande problema, principalmente para cidades grandes como Paris, é o custo da habitação. Se você não morar em Paris, você consegue ter uma boa qualidade de vida ganhando um salário mínimo. Porém, muitas profissões pagam mais que um salário mínimo.

moeda da franca euro

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Veja como é o transporte público na França.

Muitas férias

Na França os trabalhadores possuem muitos dias de férias. Por lei, um trabalhador recebe no mínimo 30 dias úteis de férias. Isso mesmo, dias úteis, não conta fim de semana nem feriado. Isso equivale a mais de 5 semanas de férias por ano e você pode tirar separado, por exemplo 2 dias agora, 5 dias depois, etc.

Sendo que a maioria dos empregos oferecem muito mais do que 30 dias úteis de férias, por exemplo a maioria dos meus amigos tem no total 40 dias úteis de férias por ano ou seja 8 semanas, praticamente 2 meses de férias por ano!

Brasileiros na França: o que fazem? Onde moram? Saiba tudo.

Lazer

A França oferece uma infinidade de oportunidades de lazer, desde as gratuitas às super caras. Além disso, sempre tem algum evento cultural acontecendo.

Quer conseguir um emprego na França? Saiba como.

Todos esses fatores contribuem com a esperança de vida na França que em 2018 era de  79,5 anos para os homens e de 85,4 anos para as mulheres.

Saiba também como são as estações do ano na França e qual a melhor época para visitar o país.

Ranking dos países com melhor qualidade de vida

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo BAV da Y & R e pela Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, a França ocupa o 10º lugar no ranking dos países do mundo com mais qualidade de vida em 2019.

Nessa pesquisa considerou-se a riqueza, sucesso do país, políticas, história, além de características qualitativas, impressões que têm o potencial de impulsionar o comércio, viagens e investimentos e como isso afeta as economias nacionais.

A França perdeu apenas para a Suíça, Japão, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Austrália, EUA e Noruega. Portanto, a qualidade de vida na França foi classificada como a sexta melhor da Europa. O Brasil, infelizmente, ocupa o 28º lugar.

Entenda mais sobre a cultura francesa.

custo de vida na franca lazer

Cidades Europeias com melhor qualidade de vida

Uma pesquisa feita por Mercer em 2018 avaliou 450 cidades no mundo e as classificou de acordo com suas qualidades de vida analisando 39 critérios, dentre eles: criminalidade, gestão do lixo, acessibilidade a transporte em comum, acesso a eletricidade, clima, disponibilidade de serviços telefônicos.

Dentre as cidades francesas melhores classificadas estão:

  • Lyon: 39º posição geral e 23º melhor cidade europeia;
  • Paris: 38º posição geral e 22º melhor cidade europeia.

Veja como é morar na França.

Comparando a qualidade de vida na França e no Brasil

Se você é uma pessoa de classe média ou classe baixa, é incontestável que a qualidade de vida na França é melhor do que no Brasil. Na França você pode andar mais tranquilo, seguro, tem acesso a uma excelente educação, saúde e transportes públicos. Além de ter acesso a cultura a baixo custos.

Porém, nem tudo são flores.

As habitações médias da França são pequenas, em muitas cidades francesas podemos ficar vários dias sem sol, o clima é mais frio que no Brasil, e as pessoas são mais fechadas.

Saiba quais são os países da Europa com melhor qualidade de vida.

Custo de vida elevado

Na França é muito mais difícil comprar sua casa própria do que no Brasil, é muito mais difícil ficar rico do que no Brasil. Então se você é muito rico, talvez pense que o Brasil apresente uma qualidade de vida melhor do que na França, já que você pode ter acesso a diversos seguranças, pagar ótimos planos de saúde, pagar excelentes escolas para os seus filhos, morar numa mansão, etc. Esse não é o estilo de vida da França, tudo depende do que você valoriza mais.

Veja como é o custo de vida na França e também a nossa lista das cidades mais caras da França para morar.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.