Cidades da França para morar: conheça as 10 melhores

França  / 

A França é um país com 67,2 milhões de habitantes em pouco mais de 673km², considerando todo o território da República Francesa, incluindo todos os departamentos e territórios ultramarinos. A capital e cidade mais famosa é Paris, porém existem muitas cidades da França para morar que você pode colocar na sua lista de favoritas.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Existem diversos critérios para se classificar uma cidade como melhor ou pior do que a outra. Porém, qual é a cidade ideal para morar? Isso depende de pessoa para pessoa. Para ajudar na sua escolha, listamos dez cidades da França para morar, que são importantes e oferecem uma boa estrutura. Mas claro que a escolha irá depender de seu objetivo.

10 melhores cidades da França para morar

A França é um país que, apesar de ser bem menor que o Brasil, possui cidades com estilos de vida muito diferentes.

Abaixo, listamos aquelas que consideramos que são as melhores cidades da França para morar. Para morar no país é importante também saber como é o custo de vida na França. Todas as cidades abaixo são seguras (principalmente quando se compara com as principais cidades brasileiras), bonitas (cada uma no seu estilo) e com excelente qualidade de vida.

Quer morar na França? Saiba tudo aqui.

10. Aix-en-Provence

 

A cidade onde nasceu o célebre pintor Paul Cézanne acaba sendo o ponto perfeito para turistas que pretendem explorar a região sul da França, mas esta encantadora cidade tem muito mais a oferecer do que apenas sua ótima localização. Com pouco mais de 140 mil habitantes, ela é pequena, porém vibrante.

A apenas 30 km de Marseille, a cidade é repleta de ruas arborizadas, chafarizes, cafés e restaurantes. Cidade universitária e jovem, cerca de 30 mil habitantes são estudantes. Tipicamente mediterrânea, “Aix”, como é popularmente conhecida, possui museus, a linda Fontaine de la Rotonde, 3 escolas superiores e uma universidade.

Linda, segura, com uma qualidade de vida incrível e vida cultural intensa, principalmente no verão, o custo de vida lá não é alto, mas encontrar um emprego, dependendo da área que você procura, talvez não seja a tarefa mais fácil. Para facilitar a sua busca, entre em sites de emprego na França e veja as vagas disponíveis.

Logicamente que se você quiser morar no centro, irá pagar um aluguel alto, mesmo porque a região é muito turística, mas o “longe” em Aix não é tão longe e o transporte público é eficiente, incluindo as bicicletas, que são o transporte oficial da maioria de seus habitantes. Quer saber a melhor parte? Seu clima é mais ameno do que o norte do país e por isso, os brasileiros acabam se adaptando com mais facilidade.

Saiba tudo sobre turismo na região de Provence aqui.

9. Bordeaux

 

Bordeaux, conhecida por seus excelentes vinhos, é uma das cidades da França para morar que encanta a todos.

Localizada no sudoeste da França, Bordeaux é atravessada pelo rio Garonne e fica a 220 km de Toulouse e 500 de Paris. Capital da região da Aquitânia, alguns a consideram a nova Paris, seja pela intensa vida cultural, beleza ou pelo sistema público de transporte que funciona maravilhosamente bem.

A região é super turística e possui diversas vinícolas, tanto que, em 2016, foi inaugurado um museu inteiro em homenagem ao vinho, o La Cité du Vin. Com diversas escolas superiores e uma universidade, a cidade é jovial, dinâmica e patrimônio mundial da humanidade, devido ao seu maravilhoso conjunto arquitetônico.

Nos últimos anos a cidade passou por um intenso processo de revitalização, que não somente atraiu mais turistas, como moradores, encantados com sua qualidade de vida, clima mais ameno, segurança e beleza. Por ser bastante turística, a cidade possui um custo de vida elevado, mas também oferece uma boa oferta de empregos.

Entenda melhor a localização das cidades vendo o mapa da França.

8. Lille

 

Ao norte da França, perto da fronteira com a Bélgica e do Canal da Mancha, fica a cidade de Lille, a quarta maior da França. Com um sistema de transporte super eficiente e completo, a cidade é uma das mais importantes da França e abriga diversos monumentos importantes, como a Catedral de Lille, com sua arquitetura gótica.

Conhecida no mundo inteiro pela sua incrível decoração de natal, a cidade também é um importante pólo universitário e fica a menos de 1 hora de Paris, de TGV (trem de alta velocidade).

Chamada por seus habitantes de “Londres da França” pela sua localização geográfica, o clima de lá não é dos mais fáceis, já que sofre com temperaturas baixas e chuva na maior parte do ano. Com uma linda arquitetura flamenga, Lille é uma cidade bem cuidada, limpa, extremamente segura e atualmente é a segunda maior região metropolitana da França, ficando atrás apenas de Paris, por isso, não é difícil encontrar emprego e a vida não é das mais caras da França.

7. Strasbourg

 

Com uma população de 270 mil habitantes, a maior cidade da região da Alsácia já foi da Alemanha e até hoje conserva um misto de França e Alemanha. Com arquitetura típica e a famosa marcha de Natal, que acontece durante todo o mês de dezembro, Estrasburgo (em português) também é bastante procurada pelos estudantes, que somam mais de 20% de sua população, já que abriga uma importante e renomada universidade. Tenho vários colegas brasileiros que vieram estudar e depois arranjaram emprego em diversas áreas e não trocam Estrasburgo por nenhuma outra cidade.

O clima é mais frio e isso pode assustar os brasileiros que procuram uma cidade da França para morar, mas sua beleza é tanta que já atraiu moradores como Mozart e Goethe, por exemplo. Pequena, mas nem tanto, com uma atmosfera intimista e muita história, é lá que fica a famosa Catedral gótica de Estrasburgo, que foi considerado o edifício mais alto do mundo, até 1874.

Tida por muitas pessoas como uma das cidades mais lindas da França, dependendo de sua área de atuação profissional, ela pode ser uma boa escolha para viver. Famosa pelo chucrute, prato de origem alemã, a cidade é sede de muitas instituições europeias e internacionais, incluindo o Conselho da Europa, desde 1949 e é bastante jovial.

Segura, não é tão barata, mas ainda é muito mais acessível do que Paris.

É muito importante tratar de toda a documentação para morar legalmente na França. Veja aqui como fazer isso.

6. Nantes

 

Com uma população de pouco mais de 280 mil habitantes, Nantes é a sexta maior cidade da França e fica na região País do Loire, nas margens do rio que leva o mesmo nome. Cidade universitária, tem fama de receber bem os estrangeiros e possui um sistema de transporte tão eficiente, que muitas pessoas que possuem carro, acabam o deixando na garagem.

Apesar de ter alguns bairros considerados “menos seguros”, a cidade é relativamente segura e possui uma ótima qualidade de vida, aliada com um custo benefício bom. Se cultura é um ponto importante para você, em Nantes você respira arte e cultura. Um verdadeiro museu a céu aberto, a cidade inteira possui instalações, como a famosa Le Grand Éléphant e foi lá que nasceu o escritor Julio Verne.

Localizada na fronteira da Bretanha, na costa oeste da França, Nantes já foi conhecida como a “Veneza do oeste”, por ser atravessada por diversos rios. À primeira vista pode parecer calma e parada, mas aos poucos a gente vai descobrindo uma cidade alegre, jovial, rica culturalmente e com diversas oportunidades de emprego, já que é um importante centro econômico que abriga diversas indústrias.

Nantes se impõe hoje como um pólo da economia verde, tanto a nível nacional como a nível europeu. É fruto do engajamento por uma política durável, unindo desenvolvimento urbano e proteção dos recursos naturais. Por todos esses motivos, ela ficou no nosso 6º lugar entre as melhores cidades da França para morar.

5. Marseille

 

Localizada no sul da França, Marseille fica na região da Provence-Alpes-Côte d’Azur e é a segunda cidade mais populosa do país, com mais de 1,6 milhões de habitantes.

A cidade mais antiga da França fica na costa do Mediterrâneo e de lá podemos seguir para belíssimas praias da região. Com o clima mais temperado do que em Paris, Marseille tem bastante sol, mas talvez por ser uma cidade portuária, não é das mais seguras.

A cidade é linda e possui diversos cartões postais, como a Basílica de Nossa Senhora da Guarda, que fica a 150 metros de altitude e oferece uma bela vista; mas é uma das cidades com maior índice de violência da França.

Entretanto, por outro lado, a cidade é pulsante, possui uma vida cultural intensa e é conhecida por ser multicultural e receber de braços abertos pessoas do mundo inteiro. Os estudantes internacionais adoram, já que é grande, oferece boas oportunidades de emprego, moradia mais barata e possui um custo de vida muito mais baixo do que Paris. Para quem gosta de sol e mar, mas com o agito de cidade grande, Marseille é uma excelente escolha.

Conheça neste artigo as melhores praias da Europa.

4. Nice

 

Se você procura um clima mais ameno e praia, talvez esta seja a melhor opção para você. Com uma população de 350 mil habitantes, Nice é uma cidade grande, porém com cara de pequena, no sul da França. Fica a apenas 13 km de Mônaco e é muito mais segura do que Marseille.

Localizada na região da Côte d’Azur, na costa do Mediterrâneo, a cidade fica muito próxima da Itália e por isso não é difícil encontrar moradores falando italiano. Charmosa e única, Nice é a segunda cidade mais visitada da França, repleta de restaurantes, cafés, ruelas medievais, feiras ao ar livre e o famoso carnaval, que acontece todos os anos.

Porém, muito além do clima praiano descontraído, a cidade é riquíssima culturalmente e possui 19 museus e galerias, perdendo apenas para Paris. Com 3 escolas superiores e uma importante universidade, Nice também recebe estudantes do mundo inteiro e oferece boas oportunidades de emprego, principalmente nas áreas de turismo, cultura e tecnologia.

Com um sistema de transporte eficiente, no verão as pessoas costumam usar bicicletas, mas por ser super turística, a vida lá não é das mais baratas, apesar de, logicamente, ser mais acessível do que em Paris.

Golpes na França: saiba como reconhecê-los e evitá-los.

3. Toulouse

 

A quarta maior cidade da França e capital da região de Occitanie, Toulouse também é conhecida como “cidade rosa”, já que possui uma arquitetura única feita em tijolos rosados de terracota. Localizada no sul da França e com 3 grandes universidades, a cidade, que é tida como a maior cidade universitária da França, também é queridinha dos estudantes internacionais que preferem uma vida mais pacata e muito mais barata do que em Paris.

Cidade estudantil e industrial, é lá que está a terceira universidade mais antiga da França e a principal sede da Airbus, o que acaba rendendo boas oportunidades de emprego. Segura e com um transporte público eficiente, o custo de vida lá não é alto e como toda cidade do mundo, vai ficando mais baixo conforme vamos nos afastando do coração da cidade, que é a Place du Capitole, onde há diversos restaurantes, bares e cafés.

A cidade é linda, aconchegante e possui um ar jovial que conquista todo mundo, que aliado com a qualidade de vida, pode ser uma ótima escolha para os brasileiros que buscam uma das melhores cidades da França para morar.

Descubra as vantagens e desvantagens de morar na França segundo os brasileiros.

2. Lyon

 

Lyon é a terceira maior cidade da França e está localizada na região Rhône-Alpes, sendo um hub perfeito tanto para quem planeja ir para os Alpes, ou para o sul do país. Com uma população que não chega a 500 mil habitantes, a cidade é linda, segura e a capital gastronômica francesa.

Cidade natal dos irmãos Lumière e Antoine Saint Exupéry, a culinária lionesa é um espetáculo à parte, com seus diversos bouchons espalhados pela cidade. Com um sistema de transporte eficiente e grande, esta é uma das cidades da França que mais recebe estudantes internacionais, já que possui 3 grandes universidades.

Por ser a segunda cidade mais rica da França, depois de Paris e um dos maiores polos industriais do país, encontrar emprego em Lyon, não é difícil. Os lioneses são simpáticos, a vida cultural é rica e parte da cidade é patrimônio mundial pela UNESCO, como o turístico bairro renascentista Vieux Lyon.

No mês de dezembro, a cidade recebe a famosa Fête des Lumières, que atrai turistas do mundo inteiro, assim como o museu Lumière e a lindíssima basílica de Fourvière, localizada no alto da colina, que oferece uma vista maravilhosa da cidade e dos Alpes. Se você busca uma cidade com alta qualidade de vida, segura, grande porém com o aconchego de cidade pequena e com um custo de vida muito mais baixo que Paris, talvez Lyon seja a cidade certa para você! Por isso, ela está no nosso segundo lugar entre as melhores cidades da França para morar!

1. Paris

 

A capital não poderia deixar de estar na lista. Conhecida como cidade luz, Paris é romântica, possui uma agenda cultural riquíssima e excelentes restaurantes. Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, não tem como não se apaixonar pela cidade, que é uma das que mais recebe turistas no mundo.

É lá que estão a Torre Eiffel, o icônico museu do Louvre e uma das avenidas com o metro quadrado mais caro do mundo: a Champs Elysées. Porém, por ser muito turística, a cidade acaba sendo cara para viver. Encontrar um apartamento para alugar, em Paris, é difícil e caro, mas o valor vai abaixando conforme vamos nos afastando do centro.

Com um sistema de transporte público em Paris grande e eficiente, é muito fácil se locomover pela cidade, que também possui excelentes universidades e recebe estudantes do mundo inteiro. É lá que estão as melhores oportunidades de emprego da França e os salários mais altos, mas é lá também que você vai gastar mais para viver.

Se compararmos com as grandes cidades brasileiras, Paris é uma cidade muito mais segura, mas não é a cidade mais segura da França, portanto, devemos ter um pouco mais de atenção em alguns bairros, principalmente os mais afastados das regiões turísticas.

Veja aqui dicas para alugar apartamento na França.

Há muitas outras opções

Essa lista do Top 10 é apenas uma sugestão, há muitas outras cidades da França para morar incríveis que ficaram de fora. É o caso de Montpellier, uma cidade de sol, praia e animação com 300 dias de sol por ano. Além das belezas de seus monumentos e parques, Montpellier também permite o acesso à diversas praias no Mar Mediterrâneo assim como é possível fazer um”bate-e-volta” a diversas lindas cidades da região.

Outra opção também é Reims. A cidade do Champagne e onde eram coroados os reis da França é uma cidade pequena e tranquila. Está a menos de 1 hora de trem de Paris. Cidade boa para quem tem criança pequena e quer fugir do agito de cidade grande.

Poderíamos ficar horas descrevendo boas cidades da França para morar, basta pesquisar e encontrar a que mais se assemelha ao estilo de vida que você procura.

Cidades da França para morar com maior número de habitantes

Segundo o INSEE, as cidades da França com maior número de habitantes são:

  • Paris com 2.206.488 habitantes;
  • Marseille com 861.635 habitantes;
  • Lyon com 513.275 habitantes;
  • Toulouse com 471.941 habitantes;
  • Nice com 342.522 habitantes;
  • Nantes com 303.382 habitantes;
  • Montpellier com 277.639 habitantes;
  • Strasbourg com 277.270 habitantes;
  • Bordeaux com 249.712 habitantes;
  • Lille com 232.741 habitantes.

Prefere cidades menores? Veja as pequenas cidades da França ótimas para se viver.

Cidades da França para morar: as melhores para estudantes

Segundo o L’Etudiant, em 2017 as melhores cidades da França para morar como estudante foram:

  • Lyon;
  • Grenoble;
  • Toulouse;
  • Montpellier;
  • Rennes;
  • Bordeaux;
  • Nantes;
  • Paris;
  • Strasbourg;
  • Angers.

Leia aqui tudo o que você precisa saber para estudar na França.

Você concorda com as classificações acima? Dentre as melhores cidades da França para morar, qual é a sua favorita? Diga nos comentários.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.