Marselha: tudo o que precisa saber para visitar ou morar na cidade

França  / 

Marselha (ou Marseille em francês) é a segunda maior cidade da França, muito famosa pela sua história, seu porto, sua cultura e suas belezas. Localizada no sul da França, na região de Provence, Marselha é banhada pelo mar mediterrâneo com seu azul turquesa de tirar o fôlego.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Tem uma frase que diz: “Marselha: quando você não mora, sonha em visitá-la. Quando você mora, sonha em partir”. Venha conhecer mais sobre Marselha neste artigo!

História de Marselha

É uma das cidades mais antigas da França, fundada por volta de 600 a.C. por marinheiros gregos. Desde então Marseille é uma importante cidade de passagem e de comércio. Seu porto é o principal da França e dá vida à cidade.

A cidade cresceu e se desenvolveu muito graças ao seu porto. Por sua localização e importância, Marselha é uma cidade de mistura cultural, também conhecida como “Porta do Oriente”.

Veja também como é morar em Paris.

Cultura da cidade

Assim como no Brasil, cada região da França tem seus costumes, comidas e sua forma de falar.

Prato típico: bouillabaisse

É tipo uma sopa com ingredientes locais e peixes frescos da região.

marselha bouillabaisse

Futebol: a paixão dos Marseillaises

No Rio de Janeiro, há a rivalidade FLA x FLU (Flamengo x Fluminense), ou então as disputas entre os principais times do Rio como Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. No Rio Grande do Sul, a disputa entre Grêmio e Internacional, e em diversas outras cidades do Brasil também há disputas entre times.

Pois bem, aqui na França, a principal rivalidade no futebol é entre PSG (Paris Saint-Germain) e Marseille.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Se você gosta de futebol, aproveite para visitar o estádio Vélodrome, localizado no coração dos bairros do sul, no Boulevard Michelet. Todas as noites de jogos têm vibração garantida ao som de gritos e músicas dos torcedores, que são em média 50.000 dentro do estádio. É de fácil acesso pelo metrô M2, estação Rond-Point du Prado.

Saiba também quais são as maiores torcidas da Europa: os times com mais torcedores.

Séries e Filmes

Essa bela cidade, de uma cultura tão forte e característica, é retratada em diversos filmes e séries.

Em especial, destaque para a série Marseille do Netflix, com Gérard Depardieu como ator principal. O assunto principal é a disputa política pelo cargo de prefeito de Marseille ocupado nos últimos 20 anos por Robert Taro (personagem de Gérard Depardieu). Durante os episódios podemos ver mais sobre a cidade e seus costumes.

Alguns filmes que se passam/falam de Marselha:

  • Marseille (2016)
  • A Conexão Francesa (2015)
  • Taxi 3 (2003)
  • Un, deux, trois, soleil (1993)
  • Operação França (1971)

Conheça 10 tradições da França que te farão entender melhor a cultura francesa.

Transporte

Marselha está muito bem conectada.

Além do seu porto, Marseille possui o aeroporto Marseille-Provence (AMP), estações de trem (gares) e rodoviária ligando Marselha a diversas cidades da França e do exterior.

Além disso, dentro da cidade, Marseille conta com diversas linhas de ônibus, linhas de metrô, TRAM, Ferry Boat (a mais curta travessia de balsa do mundo) e, claro, bicicletas e táxis.

Veja mais sobre transporte público na França e em Paris.

Custo de Vida

Marselha possui um custo de vida bem inferior ao de Paris, por exemplo. Você tem as vantagens de cidade grande, mas sem ter que gastar muito com isso.

Além disso, Marselha possui diversas oportunidades de emprego. Veja alguns sites de emprego na França que podem te ajudar a encontrar o seu.

Saiba também como é o custo de vida na França de forma detalhada.

Clima

Marselha possui clima mediterrâneo, com temperaturas agradáveis e céu ensolarado! Se você deseja aproveitar as belas praias, os melhores meses são junho, julho, agosto e setembro.

Abril, maio e outubro também são bons meses para visitar. Porém prepare-se para temperaturas entre 12 e 20 graus. Nos outros meses é mais frio e há maior incidência de chuvas.

Veja neste artigo qual é a melhor época para visitar a França.

Lugares para visitar

Abaixo listamos alguns do lugares que você não pode deixar de ir quando for à Marselha:

Porto

“C’est le cœur de Marseille et des marseillais.” É o coração de Marselha. Ótimo ponto de partida para o seu passeio. Há uma grande área para pedestres, muito convidativa para belas caminhadas.

marselha porto

Aproveite também para ver os pescadores vendendo o que capturaram no dia (todas as manhãs até 13:00 na Place de la Fraternité / Quai des Belges).

Les Calanques

Belezas naturais e cartões postais de Marselha, não tem como não ir ver pelo menos alguns de seus calanques.

Há passeios de barcos que permitem visitá-los. E se estiver em Marselha no verão, aproveite para tomar um banho de mar durante o passeio.

marselha calanques

Em especial, não deixe de visitar  “La Calanque de Sormiou”. Esse calanque é  acessível através do ônibus 23, pegando em Prado e descendo em La Cayolle.

Viajar para a França: conheça um guia para turismo e para morar.

Palais Longchamp

Além da bela imagem da sua queda d’água, o Palais Longchamp abriga o Museu de História Natural e o Museu de Belas Artes. Perto, há um lindo parque, antigo zoológico. Mais uma sugestão de um ótimo passeio para adultos e crianças.

Uma curiosidade: onde antigamente era o local das girafas, hoje é um teatro para crianças pequenas.

Basílica Notre Dame de la Garde

É uma basílica muitas vezes apelidada de “a boa mãe” (la Bonne Mère em francês ou la Boueno Maire em Provençal) pelos Marseillais.

marselha basilica

Está localizada num pico de calcário de 149 metros de altura elevada 13 metros. Foi construída sobre as fundações de um forte do século XVI em estilo românico-bizantino pelo arquiteto protestante Henri Espérandieu. A basílica tem duas partes: uma igreja baixa, ou cripta, esculpida na rocha e no estilo românico; acima de uma alta igreja estilo romano-bizantino decorada com mosaicos. No topo de uma torre quadrada de 41 metros de altura está uma estátua monumental de 11,2 metros da Virgem e do Menino feita de cobre dourado.

Uma curiosidade: desde a Idade Média, a Notre-Dame de la Garde é considerada como a guardiã dos marinheiros e pescadores. Para esse passeio, recomendamos contratar um guia turístico para saber tudo sobre a basílica e o centro histórico de Marselha. Vale a pena, garanta o seu tour aqui.

Conheça 10 curiosidades da França que todo brasileiro deveria saber (antes de se mudar para lá).

Catedral de la Major

É a catedral católica da arquidiocese de Marselha.

Construída em estilo neo-bizantino entre 1852 e 1893 pelo arquiteto Léon Vaudoyer, a catedral se localiza em Joliette (no 2º arrondissement), local onde antes estava a antiga catedral do século XII.

Fortes de Saint Jean e Saint Nicolas

Os Fortes de Saint Jean e Saint Nicolas “guardam” a entrada do Vieux-Port (Porto Velho).

O forte Saint Jean possui duas torres de destaque: a torre do rei René e a torre da lanterna. A torre do rei René, mais antiga, foi construída pelo rei René entre 1437 e 1453. Já a torre da lanterna foi construída em 1644 como farol e torre de vigia para os navios.

Já o forte Saint Nicolas está localizado entre o Palais du Pharo e a abadia Saint-Victor. Ele foi construído de 1660 a 1664 por ordem do rei Luís XIV. Seu principal objetivo era conter as revoltas da cidade e os canhões foram voltados para os marselhenses e não para o mar!

Palais du Pharo

Construído por ordem de Napoleão III para a Imperatriz Eugênia, na segunda metade do século XIX, hoje abriga congressos e diversas exposições.

Descubra quais são as vantagens e desvantagens de morar na França.

Canebiere

É a rua principal de Marselha, ótima para uma caminhada e compras.

Chateau d’If

É uma fortaleza construída por ordem do rei Fraçois I entre 1527 e 1529 na ilha d’If.

Serviu como uma prisão durante seus 400 anos de uso oficial. Ficou ainda mais famosa com “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas.

marselha chateau dif

Considerada monumento histórico desde 7 de julho de 1926, é um dos locais mais visitados de Marselha (quase 100.000 visitantes por ano).

Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo (MUCEM)

Esse museu foi aberto em 2013 quando Marselha era a capital europeia da cultura. Ele é dedicado às civilizações da Europa e do Mediterrâneo. É um passeio imperdível durante sua estadia em Marselha. Garanta seu ingresso com antecedência e pule as filas clicando aqui.

Já contratou o seu seguro de viagem para a França? Ele é obrigatório. Saiba tudo aqui.

Você já foi à Marselha? Conte-nos como foi!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.