Hora de planejar: conheça 10 opções de cidades mais baratas da França
Se você está com viagem marcada para conhecer o país, ou pretende escolher alguma cidade para morar na França, mas ainda não montou o seu roteiro ou está em dúvida sobre qual lugar escolher para se fixar, confira a lista a seguir com 10 opções de cidades mais baratas da França. Vamos apresentar a localização, o custo de vida e as principais características e despesas de cada lugar.
1. Toulouse
Localizada no sul da França e conhecida como “cidade rosa”, por conta de uma arquitetura na qual predomina os tijolos rosados de terracota, a quarta maior cidade da França é a preferida dos estudantes. Isso porque possui 3 grandes universidades, uma delas sendo a terceira mais antiga da França, boas oportunidades de emprego e custo de vida mais baixo. Por isso, Toulouse também figura na nossa lista das cidades mais baratas da França para estudantes.
Segurança, transporte público eficiente, qualidade de vida, tranquilidade, tudo isso é possível encontrar em Toulouse. De acordo com o site Expatistan, viver ou turistar em Toulouse é 27% mais barato que Paris, sendo moradia e transporte as maiores fontes de economia.
Precisa enviar dinheiro para outro país?
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
2. Bergerac
Se você gosta de um ambiente mais rural, Bergerac pode ser para você. É uma comuna francesa situada no departamento da Dordonha e pertencente a região da Nova Aquitânia com pouco mais de 27 mil habitantes. Então, se você gosta de sossego e de economizar, Bergerac pode ser uma ótima escolha.
Por ser pequena, não há muitas opções de empregos, portanto é um destino para quem trabalha de casa em seu próprio negócio ou remotamente ou ainda para aqueles que já se aposentaram.
3. Antibes
Apesar de fazer parte da badalada e conhecida Riviera Francesa, Antibes apresenta valores atrativos. Com paisagens paradisíacas e um centro histórico importante, a cidade concentra os trabalhadores do campus tecnológico de Sophia-Antipolis e uma grande quantidade de estrangeiros. Se você pretende ir visitar, a melhor época é o verão, pois no inverno a cidade fica um pouco isolada.
4. Bordeaux
A 500km de Paris, Bordeaux está localizada no sudoeste da França e é considerada por muitos a “nova Paris”. Mas, claro, com um preço bem mais acessível. Os gastos com transporte público, por exemplo, chegam a ser 35% menor em relação à Paris e com moradia com preços 44% inferiores. A cidade apresenta também economia em itens como alimentação, lazer e vestuário.
5. Marseille
Também no Sul da França, Marseille é a segunda maior cidade do país. Mas, apesar de ser uma grande cidade, consegue apresentar algumas economias com relação à capital. Composta por belíssimas praias, a cidade mais antiga da França tem bastante sol e atrações como a Basílica de Nossa Senhora da Guarda.
A maior fonte de economia da cidade diz respeito à moradia, chegando a ser 45% mais barato em comparação com Paris. Lazer e alimentação apresentam pouca variação, mas no total Marseille é 24% mais barata que Paris.
6. Benayes
Esse é certamente o lugar mais diferente e o melhor de todos para quem quer uma vida pacata e longe de agitação. Localizada também na região de Nova Aquitânia, mas no departamento de Corrèze a comuna de Benayes possui pouco mais de 200 pessoas. Isso mesmo! Uma cidade que não possui nem 300 habitantes. Então, se essa for a sua escolha você consegue comprar uma casa por menos de R$ 200 mil.
7. Dijon
Esta é uma comuna histórica, capital da Borgonha, situada mais ao norte da França. De porte médio, o lugar reúne diversas atrações que envolvem desde belezas naturais a construções medievais. Seu custo de vida é 20% menor que o custo de vida de Paris. As principais economias na cidade estão nos itens moradia e cuidados pessoais.
Confira também outras cidades pequenas para morar na França.
8. Brest
Brest está localizada no extremo oeste da França, na região da Bretanha. Cidade litorânea, com mais de 140 mil habitantes, Brest oferece um centro histórico interessante com museus e, como tem um porto importante, vários passeios de barco também são possíveis. Apesar de ser de médio porte, é bastante econômica quando compara a Paris, cerca de 65% mais barata.
9. Limoges
Essa é a capital da porcelana na França e também entra na nossa lista das cidades mais baratas da França. É a capital do departamento de Alto Vienne, na região Nova Aquitânia e possui mais de 248 mil habitantes. É uma opção também para quem gosta de bebidas quentes como o conhaque. Na cidade, a economia com moradia e transporte faz uma grande diferença.
10. Saint-Etiene
Localizada no centro-leste da França, perto de Lyon, e, apesar de não ser tão habitada, oferece quase tudo que se vê nas grandes metrópoles do país. E assim como em Limoges, as principais economias na cidade serão com moradia e transporte e ao todo oferece uma economia de cerca de 40% em comparação com a capital.
Deu para ter uma ideia das cidades mais baratas da França? Agora é escolher o seu preferido para passar as férias ou morar e explorar o país. E caso você queira calcular e comparar o custo de vida em outros lugares, veja como fazer neste nosso artigo sobre custo de vida.
Conheça também o nosso top 10 das melhores cidades da França para morar e não se esqueça de contratar o seu seguro viagem para a França, é um documento obrigatório.