Ainda que a cidade de Paris seja conhecida como uma das que mais recebe turistas no mundo, a capital francesa oferece muito mais do que entretenimento. É por isso que neste artigo vamos mostrar quais são as melhores Universidades em Paris e como você pode fazer para estudar nelas.

Quais as melhores Universidades em Paris?

O site University Guru, responsável por agrupar todos os rankings de instituições de estudo superior no mundo, nos mostra que as 5 melhores Universidades em Paris são:

1. Sorbonne Université

A Sorbonne Université é uma universidade pública criada em janeiro de 2018 através da fundação da Universidade Paris-Sorbonne e a Universidade Pierre e Marie Curie. Ela é estruturada em três faculdades: a de letras, línguas e ciências humanas e sociais; a de ciências e engenharia; e a de medicina.

A maioria de seus campus ficam localizados dentro de Paris. A comunidade estudante conta com mais de 52.000 membros, o corpo de docentes é de em média 6.400 professores e pesquisadores, e sua equipe administrativa e técnica é de mais de 3.600 pessoas. Seu objetivo é promover a diversidade, a criatividade e a abertura ao mundo.

Destaques da Sorbonne Université

Ela é uma das melhores Universidades de Paris pois está sempre nos primeiros lugares dos rankings franceses e em lugares de destaque nos rankings mundiais.

No Scimago Institutions Rankings – Universities, ela figura como primeiro lugar na França e 25º no mundo. A situação é parecida no US News: Best Global Universities: ela está no primeiro lugar na França e em 46º no mundo.

Dentre os cursos que mais se destacam em seu currículo, estão exatamente aqueles que estruturam a instituição: engenharias, biologia, física, geologia e letras.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

2. Université Paris Sciences & Lettres (PSL)

A PSL foi criada em 2010 a partir de várias Grandes Écoles da capital francesa. Grande École é um tipo de definição do ministère de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche que é atribuído aos estabelecimentos de ensino superior que recrutam seus alunos por concursos e promovem formações de alto nível.

Assim, a PSL é formada por Grande Écoles como École nationale des chartes; Collège de France; Conservatoire National Supérieur d’art dramatique; Mines Paris; École normale supérieure de Chimie, entre outras.

Por reunir tantas instituições, a universidade é conhecida por abranger todos os campos do saber e da criação. Hoje a PSL conta com 140 laboratórios, 17.00 estudantes e 2.900 pesquisadores que conduzem pesquisas de alto nível e de cunho interdisciplinar.

Destaques da Université Paris Sciences & Lettres

Sua colocação nos rankings internacionais faz dela uma ótima Universidade em Paris: no THE World University Rankings – Times Higher Education, ela está em primeiro lugar dentre as francesas e em 40º entre as do mundo todo.

No já citado Scimago Institutions Rankings – Universities, ela está em 3º lugar dentre as francesas e em 96º dentre as do mundo. De maneira geral, desde 2018 ela está entre as 50 melhores universidades do mundo.

Os grandes destaques nas formações da PSL são os cursos de biologia, química, antropologia, arqueologia, matemática e agricultura.

3. Université de Paris

Assim com as outras grandes Universidade de Paris, nosso terceiro lugar tem uma formação recente, março de 2019, mas que conta com estabelecimentos fundados há anos: Universités Paris Descartes, Université Paris Diderot e o Institut de physique du globe de Paris.

Os números da Université de Paris são impressionantes: 51.680 estudantes, 4.500 pesquisadores e professores, além de 119 estruturas e unidades de pesquisa. Ela conta com 35 prédios; 21 Écoles doctorales (faculdades que podem emitir um diploma de doutorado); e é a primeira Universidade francesa na taxa de citação por artigo científico.

Destaques da Université de Paris

No ranking THE World University Rankings – Times Higher Education, a Université de Paris ocupa a 5ª posição na França e a 155ª posição no mundo. Já no Scimago Institutions Rankings – Universities, ela está em segundo lugar na França e em 39º no mundo.

Alguns dos cursos que mais se destacam nela são o de história, psicologia e ciências sociais. Para além disso, física, biologia, imunologia e farmácia também são bastante reconhecidos.

4. Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne

A Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne é outro nome famoso quando falamos de melhores Universidades de Paris. Ela se associa ao collège fundado por Robert de Sorbon, ainda no século XIII, que tinha um projeto pluridisciplinar de ensino na época. Depois de 1970, a instituição passou a se dedicar à três grandes polos científicos: ciências humanas e arte; direito e ciência política; e ciências econômicas e de gestão.

O corpo discente da universidade é formado por 45.200 estudantes e 1.450 professores e pesquisadores. Há, nesse sentido, uma preocupação com uma divisão igualitária de gêneros: dentre os professores e pesquisadores, 48% são mulheres.

Cúpula entre fachadas de prédios com um céu aberto.
Se você quer se inscrever em alguma das Universidades em Paris, a Université Panthéon Sorbonne é uma das melhores.

Por ano, há em média 350 teses de doutorado defendidas e entrega de diplomas do tipo HDR (Habilitation à Diriger des Recherches), um diploma nacional obtido após o doutorado, que permite ao titular orientar novas teses.

Ademais, além dos 25 campus em Paris e na França, a Universidade conta com uma ampla rede de parceiros: atualmente 408, divididos em 81 países.

Destaques da Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne

Ela está no 4º lugar entre as universidades na França e 101º lugar entre as do mundo, segundo o THE World Reputation Rankings. Já de acordo com o QS Employability Rankings, ela está no 8º lugar entre as universidades francesas e 301º entre as do mundo.

Devido à sua constituição, o forte da Paris 1 são as ciências humanas: direito, antropologia, arqueologia e história. Mas cursos de outras áreas também se destacam, como sistemas de informação e matemática.

5. SciencesPo – Institut d’études politiques de Paris

No 5º lugar das melhores Universidades de Paris, temos a SciencesPo. Criada em 1872 por Émile Boutmy, a ideia era responder à crise política que atingiu a França após a guerra de 1870.

Atualmente, ela conta com 14000 estudantes, dentre os quais 49% não são franceses. Ela é constituída por alunos de mais de 150 nacionalidades e tem 478 universidades parceiras pelo mundo.

Destques da SciencesPo – Institut d’études politiques de Paris

No QS World University Rankings, ela está no 7º lugar entre as francesas e 261º no mundo. Nesse mesmo ranking, mas pensando em disciplinas específicas, a SciencesPo está no 3º lugar mundial em ciência política e relações internacionais, e 1º lugar na Europa nessas disciplinas.

Sendo assim, os cursos de destaque são da área de ciências humanas: para além da política e relações internacionais, destacam-se ainda história, filosofia e ciências sociais.

Como se inscrever nas Universidades em Paris

Agora que você já sabe quais são as melhores Universidades em Paris, vale anotar o passo a passo que você deve seguir para se inscrever nas instituições de ensino na França. Independente se você busca se inscrever por um semestre, um ano ou para a formação completa, o passo a passo acaba sendo muito parecido:

Passo 1: a escolha do curso

O primeiro passo para estudar em uma Universidade em Paris é simples: escolher o curso que você quer fazer e o nível de estudo. Assim, como no Brasil, você pode optar por graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. A melhor maneira de fazer isso é acessando o site do Campus France Brasil.

A Campus France é a agência oficial que promove o ensino superior francês, acolhe os estudantes e facilita a mobilidade internacional entre a França e o mundo todo. Assim, essa organização vai te acompanhar ao longo de todo o processo de preparação.

No site deles, é possível consultar o catálogo de cursos disponíveis e a pesquisa pode ser filtrada pelo nível de formação e pela área de interesse do candidato. O legal é que cada opção reúne informações sobre os critérios de admissão, as pesquisas realizadas em cada departamento, as possibilidades de financiamento e o contato das instituições.

Vale lembrar que uma vez que a relação de cursos é atualizada pela equipe parisiense do Campus France, esses catálogos possuem versões em francês e em inglês somente.

Passo 2: se candidatando a uma Universidade em Paris

Já escolheu sua formação? Perfeito! Agora é hora de entrar no site da Universidade escolhida e buscar informações complementares do seu curso.

A dica que damos é entrar em contato diretamente com o departamento de Relações Internacionais de cada instituição. É a equipe desse setor que vai aconselhar e orientar os interessados, além de tirar eventuais dúvidas.

O importante aqui é lembrar que o início do ano letivo na França não ocorre no mesmo mês que aqui no Brasil. Esse detalhe, somado com as férias de verão e eventuais pausas do país, deixam o calendário acadêmico das Universidades em Paris bastante diferente daquele que estamos acostumados.

Passo 3: parlez-vous français?

Estudar em uma Universidade em Paris exige proficiência no idioma francês.

Ainda que alguns cursos sejam ministrados em inglês, as universidades exigem, em sua maioria, um diploma de nível B2 pelo menos. Segundo o CECRL, o cadre européen de référence pour les langues, esse nível é equivalente a um intermediário quase avançado.

Prédios com arcos e três bandeiras.
A Cité Internationale Universitaire de Paris é uma ótima opção para estudantes das Universidades de Paris.

Os testes aceitos pelas universidades são os diplomas oficiais de proficiência e somente as unidades da Aliança Francesa podem aplicar esses testes. Eles podem ser: o TCF (Test de Connaissance du français), DELF (Diplôme d’Etudes en Langue Française) ou DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française).

Cada um desses testes possui sua especificidade, estrutura e calendário próprio. Para conhecer detalhes, sempre consulte a Aliança Francesa mais próxima de você.

Ponto importante: eles são aplicados somente duas vezes ao ano e a emissão do diploma pode demorar até três meses. Sendo assim, vale contar esses prazos em seu planejamento.

Passo 4: inscrição no Campus France Brasil

Após concluir todos esses passos, agora é hora de começar sua candidatura em uma Universidade de Paris pelo Campus France Brasil. A organização utiliza, em conjunto da maioria das universidades francesas, a plataforma Études en France.

Você deve então entrar nela, fazer seu cadastro e montar o seu dossiê. Nessa montagem, você terá que anexar uma série de documentos pessoais, assim como seu diploma de proficiência, o último diploma obtido, cartas de motivação e cartas de aceite da Universidade.

Esse dossiê será analisado pela equipe da Campus France e, uma vez aprovado, você será chamado para fazer uma entrevista presencial. É só depois da entrevista que você poderá finalmente entrar com seu pedido de visto junto ao consulado.

Passar pelo Campus France é obrigatório?

Depende. Há alguns casos em que não se deve passar pelo Campus France. Isso ocorre quando o candidato será inscrito em uma universidade como pesquisador. Quando isso acontece, o processo ocorre diretamente com a universidade francesa que vai te receber.

Ela vai emitir um documento chamado Convention d’accueil, que é como se fosse um contrato de trabalho. Esse documento vai especificar todos os seus dados, a pesquisa que você vai realizar na Universidade e quem vai te supervisionar.

Após a emissão deste documento pela Universidade, você deve tê-lo em mãos (cópias digitais não são aceitas) para fazer sua solicitação de visto.

Passo 5: solicitando o visto

Chegamos ao último passo necessário para estudar em uma das Universidades em Paris: o visto.

Se você vai ficar mais de 90 dias na França, é necessário ter um visto. São várias as opções de vistos para o país. Se você vai realizar algum curso que vá além desse período, você deve solicitar um visto de estudante. Mas se você for inscrito como pesquisador, seu visto deve ser do tipo “Talent-chercheur”.

O formulário necessário e as etapas a serem seguidas dependem do consulado a partir do qual você vai fazer essa solicitação: ainda que o processo seja, de maneira geral, muito parecido, alguns detalhes podem variar.

No site La France au Brésil, você consegue acessar os endereços e respectivas informações de todos os consulados franceses existentes no Brasil e os documentos necessários para cada tipo de visto.

Quanto custa fazer universidade em Paris?

A França é um dos países que mais recebem estudantes estrangeiros no mundo. Para que você seja um deles, é preciso saber quanto custa fazer Universidade em Paris.

Saiba que os valores vão variar a depender da interferência do Estado nas instituições. Em geral, podemos dividi-las entre públicas e privadas.

Quando custa fazer Universidade em Paris em uma instituição pública?

Segundo a Campus France, o Estado é responsável por parte do valor das formações nas instituições públicas. Isso corresponde a um investimento anual de 14.000 euros por estudante.

Nessas instituições, para estudantes europeus e/ou brasileiros com dupla cidadania europeia, os valores são os seguintes (correspondente ao ano universitário 2021-2022):

Tipo de curso Valor anual
Cursos de graduação (licence) 170€
Cursos de mestrado (master) 243€
Cursos de doutorado (doctorat) 380€
Alguns cursos de engenharia (somente os realizados em uma instituição sob tutela do Ministério do Ensino Superior) 601€

Já para os estudantes não-europeus, o valor acaba sendo maior (correspondente ao ano universitário 2021-2022):

Tipo de curso Valor anual
Cursos de graduação (licence) 2.770€
Cursos de mestrado (master) 3.770€
Cursos de doutorado (doctorat) 380€

Para se certificar se a Universidade de seu interesse se enquadra nesse caso, é importante se manter atualizado. E a Campus France é o melhor órgão para obter essa informação.

Dentre as Universidades em Paris de nossa lista acima, todas as que possuem “Universités” em seu nome (isto é, da primeira à quarta instituição) possuem parte de suas despesas custeadas pelo governo e, portanto, seguem os valores acima.

Quando custa fazer Universidade em Paris em uma instituição privada?

Em relação às instituições públicas, as taxas escolares das instituições privadas são mais altas. Dentre essas últimas, as que mais se destacam pelo seu valor são as escolas de comércio. Nessas, é possível encontrar anuidades que vão de 3.000€ a 10.000€.

O caso é parecido na SciencesPo, uma das melhores Universidades em Paris. Nela, o montante médio das taxas de escolaridade para os estudantes europeus é de 5.350€ anuais para a graduação e 6.750€  anuais para o master.

Já para os alunos que não possuem nacionalidade europeia, os valores vão para 13.190€  para a graduação e 18.260€ para o mestrado.

É possível fazer Universidade em Paris “de graça”?

Sim, há uma forma de estudar nas Universidades em Paris de graça: através de intercâmbios acadêmicos e convênios entre Universidades públicas do Brasil e as Universidades francesas.

Nessas situações, é comum que o aluno vá passar um período em uma outra universidade ou faça seu curso em cotutela. Em alguns casos, o custo das taxas acadêmicas das universidades francesas (assim como taxas de visto, por exemplo) podem ser cobertos parcialmente ou integralmente pelos programas de mobilidade.

Se informe junto ao setor de Relações Internacionais de sua universidade sobre as possibilidades.

Custo de viver em Paris como estudante

Muito se fala sobre como o custo de vida de Paris é alto em relação às outras cidades da França. Mas se você pretende estudar em uma das Universidades em Paris, algumas facilidades destinadas aos estudantes podem te ajudar a contornar os valores altos da capital francesa.

Brasileiros que estudam nas universidades em Paris podem morar na Maison du Brésil
A Maison du Brésil é um ótimo lugar para estudantes morarem durante sua estadia em Paris.

Moradia para estudantes das Universidades em Paris

Os estudantes que moram em Paris possuem algumas opções para não pagar tão caro no aluguel. Eles podem optar por alugar um apartamento através de colocation, isto é, dividindo seu espaço com outras pessoas, o que seria equivalente às repúblicas no Brasil.

Você pode tanto procurar o apartamento e procurar seus colocs quando procurar vagas em apartamentos em Paris já alugados. Essa procura pode acontecer em sites como o La carte des colocs, que reúne as vagas disponíveis para dividir uma casa ou apartamento com outros estudantes; em grupos de Facebook dedicados a este fim; e até mesmo dentro das universidades.

No referido site, por exemplo, o maior número de vagas tem o valor entre 600€ e 700€ mensais – ainda que seja possível encontrar opções a partir de 400€.

Residências Universitárias em Paris

Uma outra opção para os que se interessam pelas Universidades em Paris são os CROUS, isto é, residências universitárias dedicadas aos estudantes bolsistas a partir de critérios sociais, mas também a estudantes estrangeiros que fazem parte de programas de intercâmbio.

Divididas em 84 residências universitárias por Paris, as 7.749 habitações possuem um preço variado:

Tipo de residência Valor mensal
Residências públicas De 150€ a 250€ por quarto
Residências privadas De 500€ a 950€ para estúdios mobiliados
Residências privadas, mas com quartos duplos 480€

Uma outra opção é morar na Cité Internationale Universitaire de Paris, a CiuP. Trata-se de um campus composto de 43 casas de nacionalidades diferentes, abertas aos estudantes, pesquisadores e artistas.

Ainda que façam parte de um mesmo espaço, a casa de cada país tem autonomia para estabelecer os valores mensais, as instalações, bem como os serviços prestados. Por exemplo, a Maison du Brésil, casa que recebe em sua maioria os estudantes e pesquisadores brasileiros, possui uma variedade de tipos de quarto:

Tipo de quarto Valor mensal
Estúdios, voltados para casais e equipados com cozinha De 992€ a 1120€
Quartos completos, com banheiro individual e varanda De 545€ a 635€
Quartos mais simples, sem banheiro De 495€ a 559€

Você também pode optar por alugar um quarto em Paris de forma independente, indo atrás de imobiliárias.

Alimentação para estudantes das Universidades em Paris

Para comer em Paris como estudante, a grande dica é utilizar os Restaurantes Universitários (Rus). Espalhados por vários pontos de Paris e abertos em horários variados, o restaurante estabelece um preço fixo de 3,30€ por refeição a todos os estudantes que comprovarem seu vínculo com uma universidade (normalmente, através da carteirinha).

A refeição nos Rus são compostas por um prato de entrada, um prato principal, uma sobremesa e água à vontade. Os pratos não são fixos: o menu muda diariamente e é oferecido pelo menos duas opções de pratos, para além da opção vegetariana. Caso você queira, também é possível comprar bebidas ou incrementar sua refeição, adicionando itens pagos à parte.

Estudantes das universidades de Paris podem comer nos Rus
Em um dos Rus em Paris é possível pagar um pouco mais de 3€ por um brunch aos domingos. Detalhe: o restaurante fica em um barco, dentro do Rio Sena.

Na hora do supermercado, a dica para quem pretende estudar em alguma Universidade de Paris é procurar as redes mais baratas. Nomes como Géant Casino, Lidl e Auchan se destacam aqui.

Sobre o valor gasto, isso vai depender bastante do seu estilo de vida. O site Budget Banque estima que uma pessoa vivendo sozinha pode gastar entre 100€ e 400€ em compras.

Minha experiência corrobora com a informação: em 2018, época em que me alimentava essencialmente em restaurantes universitários, eu tinha um gasto médio de 160€ mensais no supermercado. Hoje, priorizo cozinhar em casa e raramente como nos Rus, dessa forma tenho um gasto médio de 350€ mensais no supermercado.

Lazer para estudantes das Universidades em Paris

Enquanto estudante de alguma das melhores Universidades de Paris, é preciso um tempinho para diversão. E na capital francesa, diversão não falta, principalmente as culturais.

Ainda que a maioria dos museus de Paris sejam pagos, se você é estudante e possui menos de 26 anos, é bem provável que você consiga entrar gratuitamente nos museus da cidade.

Além disso, temos ainda a dica clássica: todo primeiro domingo do mês, os museus são gratuitos. Consulte o site de informação turística da cidade para checar mais detalhes.

Transportes para estudantes das Universidades em Paris

Uma boa notícia aos interessados em estudar em Universidades em Paris: a cidade conta com uma ampla malha de transporte público, dentre metrôs, tramways, RERs e ônibus. Com tanta opção assim, você consegue ir para qualquer ponto da cidade relativamente rápido.

Ainda que preço do bilhete unitário seja mais barato do que em muitas outras cidades da Europa, é comum que os estudantes em Paris utilizem o cartão Navigo. Com ele, você compra forfaits, isto é, “pacotes” diários, semanais, mensais ou anuais e pode utilizar de maneira ilimitada em qualquer um desses transportes.

Veja os valores:

Tipo de plano Valor
Anual 75,20€, sendo o 12º mês gratuito
Mensal Tem o mesmo valor acima, 75,20€
Semanal 22,80€

Mas se você tem menos de 26 anos, é estudante e é residente da região de Île-de-France, você ainda pode optar pelo bilhete anual, que custa 350€ por ano (equivalente a 29,16€ mensais).

Como se não bastassem essas opções, você ainda pode contar com as várias empresas de aluguel de bicicleta e patinente por aplicativo, que também estão por toda Paris.

Chip de celular para estudantes das Universidades em Paris

Uma grande conhecida dos estudantes que buscam um bom custo benefício no que se refere à chip de celular é a empresa Free.

A compra é super fácil: basta se dirigir a uma de suas lojas e comprar o seu chip diretamente na máquina de auto-atendimento: você insere suas informações, escolhe um número para chamar de seu e já sai usando a internet.

Um dos pacotes que mais valem a pena custa 19,99€ por mês. Nele está incluso a internet 5G com 210 GB disponíveis, chamadas e sms ilimitadas e possibilidade de usar 25GB de internet fora da França. Ou seja, ela te acompanha até em suas descobertas pela Europa.

Resumo do custo de vida de um estudante em Paris

Abaixo reunimos em uma tabela os valores principais do custo de vida em Paris como um estudante abaixo dos 26 anos, em um mês:

Despesa mensal Valor
Aluguel em uma residência universitária 495€
Refeição em um restaurante universitário (21 dias úteis) 138,60€
Compras no mercado 160€
Museus 0€
Transporte 29,16€
Chip de celular com internet 19,99€
Total 842,75€

Assim, o custo de vida em Paris para um estudante é, em média 842,75€. Para que sua conta fique ainda mais próxima da sua realidade e que você consiga planejar sua vida enquanto estudante de alguma das Universidades em Paris, vale colocar esses valores na planilha e adicionar seus outros gastos recorrentes.

Como é fazer Universidade em Paris?

Eu tive duas experiências como estudante de Universidades em Paris. Ambas consistiram na realização de intercâmbios acadêmicos, na pós-graduação.

A primeira foi em 2018, ano em que conheci a cidade. Vim para fazer parte de meu mestrado e fiquei seis meses como estudante-pesquisadora no Collège d’études Mondiales da Fondation Maison Sciences de l’Homme.

Tive a oportunidade de morar na Maison du Brésil, na CiuP, e aproveitar todos os benefícios de se viver na capital francesa com menos de 26 anos: há muitos programas gratuitos ou com descontos, o que permite com que conheçamos vários pontos da cidade sem quebrar o cofrinho. A estrutura da Universidade era ótima e os professores muito acolhedores – mesmo com os alunos que mal falavam francês, como era o meu caso.

Universidades em Paris biblioteca
A Bibliothèque Nationale de France, uma das mais antigas instituições culturais francesas, possui um amplo acervo.

Por conta do tipo de intercâmbio que realizei, eu tinha bastante liberdade de procurar e participar de seminários, jornadas de estudos e reuniões que me interessavam. Isto é, ainda que eu estivesse ligada à uma universidade, não havia essa restrição de acompanhar somente as atividades de lá.

A segunda experiência teve início em 2022. Voltei para Paris (e para a Maison du Brésil) para o doutorado, agora como pesquisadora convidada na Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Meu laboratório fica localizado em um campus novo que reúne outros laboratórios de universidades de excelência em ciências humanas.

Pontos positivos de se fazer Universidade em Paris

O diálogo com pesquisadores do mundo inteiro ocorre todo o tempo. Tenho conhecido novas bibliotecas na cidade (como a famosa Bibliothèque Nationale de France) e frequentado arquivos de várias instituições, pois com o visto de pesquisadora você consegue acessar mais facilmente esses espaços.

Isso também me ajuda quando quero conhecer algum museu: ainda que eu não tenha menos de 26 anos, se a instituição se inscreve na minha área de estudos, a moda, eu posso entrar gratuitamente.

Também descobri o oferecimento de muitos cursos de conversação gratuitos, que você pode frequentar para treinar a expressão oral do francês; além de cursos por valores acessíveis nas prefeituras dos arrondissements.

Com as facilidades da cidade, sinto que posso me dedicar plenamente à atividade de pesquisa e estudo, sem preocupações.

Vale a pena fazer Universidade em Paris?

Sim, vale muito a pena. As Universidade em Paris são excelentes e de estruturas ótimas.

É uma experiência muito rica em termos profissionais e em termos pessoais. A cidade é maravilhosa e muito inspiradora. Definitivamente é algo que eu recomendaria a todos e todas.