Como é a cultura da França? Muitos brasileiros sonham em viver na França ou, pelo menos, fantasiam bastante sobre isso. O fato é que ainda paira um certo mistério sobre a vida neste país, que se acentua ainda mais com a quantidade de filmes, músicas e livros que utilizam a cultura francesa como pano de fundo.
Alimentação na cultura da França
De um modo geral os franceses são bastante saudáveis, por isso é muito difícil ver alguém acima do peso. Digamos que a dieta dos franceses é baseada em queijo e outros derivados do leite, como os deliciosos iogurtes franceses, pão, vinho, muitas frutas e legumes, além de pouco açúcar.
Outra cultura forte na França é o vinho, a bebida é consumido com muita frequência.
Conheça também nossa lista de receitas francesas de sucesso e fique com água na boca!
A religião na cultura francesa
Acho que neste aspecto os franceses são bastante parecidos com os brasileiros. Enquanto existem alguns que são extremamente religiosos, outros não ligam a mínima.
A grande maioria dos franceses é católica e é fato que por menor que seja uma cidade, sempre existirá uma igreja. Mas, geralmente, os mais velhos costumam ser mais religiosos, enquanto os mais jovens estão se distanciando cada vez mais da religião.
Saiba tudo sobre a França neste nosso artigo especial sobre o país.
O tempo livre na cultura local
Chamar os amigos para um apéro (aperitivo) em casa é muito mais comum do que no Brasil. Confesso que esta é uma das características que eu mais gosto nos franceses. No Brasil nós temos uma ideia de que precisamos de um motivo especial para convidar os amigos para jantar em casa, mas aqui não tem isso não.
Mesmo que seja uma coisa totalmente improvisada e sem excessos, os amigos são sempre bem-vindos. E mesmo que seja um jantar, aqui as coisas são sempre meio no improviso, sabe? Diferente do Brasil que a gente se prepara com dias de antecedência, faz muito mais comida do que o necessário e reserva as melhores louças, neste aspecto, a cultura da França é muito mais simples do que as pessoas imaginam e fantasiam.
Como morar legalmente na França: tudo o que você precisa saber está aqui.
As relações de amizade na França
Para os brasileiros, isto é unânime. Achamos praticamente todos os europeus frios, mas isso é uma questão de perspectiva cultural, já que nós somos conhecidos pelo calor humano, que de fato não está presente na cultura europeia, mas não acho que isso seja termômetro para medir a frieza de alguém.
No Brasil, fazemos amizade com muito mais facilidade, mas muitas vezes ela acaba sendo superficial. Temos aquela velha mania de prometer que vamos encontrar tal pessoa e acabamos esquecendo e passando anos sem ver um “amigo”.
Como é a cultura da França neste sentido? Ao meu ver, mais autêntica, pois os amigos são amigos de verdade, aqueles que estão sempre conosco. Aqui qualidade não é quantidade e ninguém quer provar para ninguém se é popular ou quantos amigos possui.
Se você considera uma pessoa que tem dificuldade de estabelecer um laço afetivo logo no começo, sim, então os franceses são frios. Mas uma vez que você conquiste o coração deles e entre na lista de seus verdadeiros amigos, terá um amigo fiel para o resto de sua vida.
Costumes estranhos da França: 5 hábitos curiosos que você vai gostar de saber. Aproveite e confira também hábitos franceses que são estranhos para os brasileiros.
Cordialidade é uma característica entre os franceses
Esta é uma questão um pouco delicada, já que como em qualquer lugar do mundo, não podemos e nem devemos generalizar.
Claro que existem franceses extremamente mal educados e nada respeitadores, mas esta é a exceção. De uma maneira geral, eles são sim bastante respeitadores e educados e fazem questão de cumprimentar todo mundo, do vizinho que cruza ao subir a escada do prédio ao morador de rua pedindo esmola.
Na França as pessoas costumam se cumprimentar com 2 beijos no rosto, mesmo os homens, diferente do Brasil, onde a cultura machista ainda é muito presente. Em relação às mulheres, eles costumam ser bastante respeitadores e este aspecto também me agrada muito. Aqui não tem aquela história de estar andando na rua e se sentir incomodada, de ficar com medo de pegar transporte público de saia ou vestido.
Conheça também as vantagens e desvantagens de morar a França.
O trabalho na cultura francesa
Em relação a trabalho, confesso que gosto bastante desta questão na cultura da França. No Brasil, herdamos o estilo workaholic norte-americano e, de uma maneira ou de outra, os brasileiros acabam se sentindo culpados em não trabalhar mais do que está previsto no contrato de trabalho, o que é um absurdo.
Uma das coisas mais importantes na vida é saber respeitar os diferentes aspectos de nossa existência e separar a vida pessoal da profissional e isso os franceses sabem bem. É muito difícil ver um francês sair do escritório às 22h, isso só acontece se é realmente algo muito urgente.
Geralmente as pessoas saem do escritório às 18h e este horário é sagrado. É a hora deles irem para casa, encontrarem os amigos e estarem perto da família e isso se acentua ainda mais no verão, quando é muito comum, em plena segunda-feira, os franceses se encontrarem com uma garrafa de vinho na mão em um parque ou praça próximo de casa, conversar com os amigos ou apenas observar a noite cair.
Veja neste artigo como trabalhar na França: documentos necessários e salários.
As festas na França
O francês é um povo festivo e social por natureza, mas as festas são um pouco diferentes das que vemos no Brasil. Apesar de existir um clichê em torno da cultura da França e das pessoas considerarem os franceses super requintados e sofisticados (o que de uma certa maneira é verdade, mas não da forma que imaginamos), eu considero os franceses muito mais simples do que os brasileiros.
No Brasil, as festas são muito maiores e grandiosas e costumam durar muito mais tempo. É comum, no Brasil, a noite em uma boate se transformar em uma manhã e as pessoas saírem praticamente na hora do almoço, o que simplesmente não existe aqui. As boates fecham as portas no máximo às 3 horas da manhã, depois disso, os jovens podem até se reunir em casa ou na rua, no verão.
Como eu já disse anteriormente, neste sentido, a cultura da França é muito diferente do Brasil. Porque por serem um povo naturalmente festivo, isso já está naturalizado na vida deles, que não precisam de motivos grandiosos para comemorar entre amigos e fazer uma pequena soirée em casa. Confesso que sempre me incomodei com a mania de grandeza que o brasileiro tem neste aspecto, já que festa acaba tornando-se motivo de preocupação e gasto em excesso.
Veja aqui 10 curiosidades da França e sobre o estilo de vida dos franceses.
Franceses não usam WhatsApp
Eles até tem o aplicativo no celular, mas ainda são adeptos do bom e velho SMS, o que é completamente diferente do Brasil. E isso não vale somente entre os mais velhos, os mais jovens também preferem usar o SMS do que o WhatsApp. Curioso, não?
Conheça algo da cultura da França que não listamos? Compartilhe com a gente suas impressões pelos comentários e o que está faltando na nossa lista.
Confira os hábitos que mudaram na vida da Beatriz depois que ela se mudou para a França.