Como morar legalmente na França: tudo o que você precisa saber

França  / 

Uma mudança de país exige muito planejamento. Não decida vir morar ilegalmente na Europa, pois a busca por um sonho pode virar um pesadelo pelo fato de você estar ilegal. Iremos te ajudar a saber tudo o que precisa sobre como morar legalmente na França.

Como morar legalmente na França: passo a passo

Imigração

Na imigração, ao chegar no país, podem te pedir algumas informações/comprovantes como:

  • Seguro de viagem Europa;
  • Local que irá ficar: pode ser a reserva de hotel, o contrato de aluguel ou uma carta convite de alguém que já more na França dizendo que você ficará hospedado na sua casa;
  • Dinheiro suficiente para se manter durante sua estadia;
  • Se você falar que vem a turismo, então podem te cobrar a passagem com volta marcada para até 90 dias depois da sua chegada;
  • Caso você não tenha passagem de volta com data para até 90 dias das sua chegada, você precisará apresentar um visto.

Aqui no Euro dicas, desaconselhamos morar ilegamente na Europa. Veja todas as razões aqui.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Vistos

Outro ponto imprescindível sobre como morar legalmente na França é o visto. Se você não possui nenhuma nacionalidade europeia, você precisará de um visto para morar na França.

Os principais tipos de vistos possíveis para a França são:

  • Estudante;
  • Pesquisador;
  • Trabalho;
  • Cônjuge de francês;
  • Cônjuge de europeu;
  • Visitante;
  • Religiosos;
  • Férias e trabalho.

Além disso, se seu cônjuge conseguir um emprego ou for estudar na França, você também poderá ir.

Consulte mais informações sobre vistos para a França.

Depois que você chegar na França, você terá que ir no OFII (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration) para regularizar seu visto em até 3 meses da sua chegada. O processo pode ser muito demorado, então sugiro que vá se possível assim que você chegar na França.

Seguro de Viagem

O seguro de viagem na França é obrigatório. Para emigrantes e para pessoas que ficarão no país por um curto período de tempo.

Então, faça um seguro saúde ainda no Brasil, para cotar o seu, clique aqui.

Muitos cartões de crédito já oferecem o seguro gratuito de 30 dias caso você compre a passagem no cartão.  Você precisa estar coberto até conseguir regularizar sua situação no sistema de saúde francês. Saiba mais sobre essa temática no artigo sobre saúde na França.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Não viaje sem seguro de viagem! Você pode ser barrado na imigração se não estiver com o seu seguro de viagem em mãos.

Custo de vida

Seus principais custos estão atrelados ao aluguel, alimentação, ao seu estilo de vida e à cidade que você escolheu para morar.

Paris é a cidade com o custo de vida mais caro da França. Os alugueis são muito caros, então venha preparado para gastar muito em aluguel e morar em um apartamento pequeno.

Além disso, tenha paciência pois às vezes é difícil conseguir alguém que alugue para estrangeiros. Você pode contratar uma imobiliária (para isso pagará uma taxa) ou então tratar direto com os proprietários.

O salário mínimo da França em 2018 é 1.498€ bruto (ou seja 1.153€ após impostos). Dependendo do seu estilo de vida, é um salário possível para se viver em qualquer cidade da França. Para saber tudo sobre o custo de vida na França, leia este artigo.

Venha com uma reserva financeira

Quando se chega sempre temos grandes gastos como pagar adiantado o aluguel (aqui se paga antes do início do mês), comprar móveis ou algo que falte na sua moradia, gastos com a regularização do visto (para obter o titre de séjour), etc. Além disso, sempre é bom ter um dinheiro guardado para um imprevisto.

Como morar legalmente na França: emprego

Se você ainda não tem um emprego na França, dê uma olhada nos sites de emprego na França e também em quais são os profissionais em falta na França, pode ser a sua oportunidade.

É possível conseguir um emprego já estando no país, porém para isso é bom que esteja com algum visto que te permita trabalhar na França.

Muitas empresas não gostam de ter trabalho e gastos para trocar um visto. Além disso, trabalhar estando ilegal é perigoso.

Espero que possamos ter te ajudado nesse desafio. Tem mais dúvidas? Conte para a gente e teremos o prazer em te ajudar. Nunca desista de seus sonhos!

Agora que você já sabe o passo a passo sobre como morar legalmente na França, leia também esse artigo sobre as vantagens e desvantagens de morar na França.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.