Visto de empreendedor na França: quem tem direito e como conseguir

França  / 

A França mora no imaginário de muita gente. Existem diversas formas de vir morar na França. Nesse artigo vamos falar mais detalhes do visto de empreendedor na França.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quem pode conseguir o visto de empreendedor na França?

Quem quer empreender na França está com sorte. O governo francês vem incentivando nos últimos anos a vinda de estrangeiros para empreender na França.

Com objetivo de facilitar e agilizar o processo de visto, o governo lançou o programa French Tech Visa. Ele é voltado para a área tecnológica para 3 tipos de pessoas:

  • Fundadores de startup;
  • Empregados;
  • Investidores.

Porém, caso você deseje empreender na França sem ser na área tecnológica, não há problema. Você não poderá participar do programa French Tech Visa, mas ainda assim pode pedir um visto de empreendedor na França. Entretanto, o processo será um pouco mais demorado.

Na verdade, a pessoa ganha o visto chamado “Passeport Talent”, válido por 4 anos. Além disso, todos os membros da família da pessoa com “Passeport Talent” também recebem um visto que permite morar e trabalhar na França.

Ao final dos 4 anos de duração do visto caso deseje renová-lo você deverá se dirigir à Prefecture de Police da sua cidade da França. Você também poderá contactar o serviço de imigração através do e-mail: [email protected]

Veja também como conseguir a cidadania francesa.

French Tech Visa

Com o objetivo de facilitar a contratação de estrangeiros pelas empresas francesas, o governo francês lançou em 15 de junho de 2017 o French Tech Visa.

Resumindo, o French Tech Visa é um procedimento que simplifica e acelera as formalidades burocráticas para a obtenção de um visto e titre de séjour para estrangeiros que desejam trabalhar, investir ou fundar empresas consideradas inovadoras. Esse visto e procedimento abrange também seus familiares.

Como dito anteriormente esse visto é válido por 4 anos e pode ser renovado.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Os empregados devem ganhar um salário de no mínimo 2 SMICs, o que atualmente equivale a 3042,44 euros bruto.

Documentos necessários para solicitar o visto de empreendedor na França

Para todos os casos você deverá apresentar:

  • Passaporte válido pelo menos até 3 meses depois que expirar o visto;
  • Certidão de nascimento com tradução juramentada;
  • Certidão de casamento com tradução juramentada;
  • Comprovante de residência.

Além disso, outros documentos serão pedidos de acordo com os casos abaixo.

Visto de empreendedor na França como fundador de empresa

Para conseguir o visto de empreendedor na França como fundador de empresa (Talent Passport – new business), você vai necessitar apresentar os seguintes documentos:

  • Certificado de mestrado ou comprovar no mínimo 5 anos de experiência profissional;
  • Ter um plano viável para abrir um negócio na França;
  • Um investimento mínimo de 30 mil euros no negócio;
  • Recurso financeiro mínimo equivalente ao SMIC (para 2019 equivale a 18.254,60 euros por ano).

Visto de empreendedor na França como fundador de startup

Para conseguir o visto de empreendedor na França como fundador de startup (Talent Passport – innovative business project), você vai necessitar apresentar os seguintes documentos:

  • Projeto de negócio inovador para ser desenvolvido na França;
  • Recurso financeiro mínimo equivalente ao SMIC (para 2019 equivale a 18.254,60 euros por ano).

Visto de empreendedor na França como investidor

Para conseguir o visto de empreendedor na França como investidor (Talent Passport – business investor), você vai necessitar apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovar que está criando, protegendo ou se comprometendo a criar ou proteger empregos nos 4 anos seguintes ao investimento;
  • Estar investindo ou se comprometer a investir ao menos 300.000 euros em ativos fixos tangíveis ou intangíveis.

Quanto custa?

Serão cobradas 3 taxas nos valores de 250 euros, 19 euros e 99 euros. Esse valor é o mesmo para os tipos de visto apresentados acima.

Visto de empreendedor na França

Onde solicitar o visto de empreendedor na França?

Você está fora da França

Caso esteja fora da França você deverá fazer o pedido de Passeport Talent no Consulado da França do país que em mora atualmente.

Se você mora no Brasil, deverá solicitar o visto de empreendedor no Consulado Francês de acordo com o estado onde você mora:

  • Consulado do RJ: para habitantes do RJ, ES e MG.
  • Consulado de SP: para habitantes de SP, PR, SC, RS ou MS.
  • Consulado de Brasília: para os habitantes dos outros estados não citados acima.

Você já mora na França

Caso já esteja morando na França você deve se dirigir à prefeitura da sua cidade e pedir para mudar o seu status (seu visto/titre de séjour). Você deve fazer isso 2 meses antes de expirar seu atual visto.

Quanto tempo demora para conseguir o visto de empreendedor na França

O tempo para conseguir o visto de empreendedor na França depende muito do local que você fez o pedido. Em geral, ele demora menos de 4 meses para ficar pronto.

Melhores áreas para empreender na França

Principalmente nos últimos anos, as melhores áreas para empreender na França estão relacionadas à tecnologia, como robótica, jogos, objetos conectados, informática, eletrônica.

Se você deseja abrir uma startup, você pode aproveitar as ajudas que o governo francês oferece como, por exemplo, ajuda financeira e de consultoria. Há também diversos concursos organizados pelo governo, como o French Tech Ticket.

Além disso, o setor de serviços e turismo também está em alta. Afinal, Paris é a cidade mais visitada do mundo e outras belas atrações da França estão no topo do desejo de milhares de turistas todos os anos. Então investimentos em fast food, restaurantes, hotéis e agências de viagens são sempre boas opções.

Passo a passo para o visto de empreendedor na França

O primeiro passo antes de pedir o visto de empreendedor na França é ver qual categoria se adequa mais ao que você pretende fazer.

Decidido isto, veja com cuidado a lista de documentos que precise. Lembre-se que para alguns documentos você deverá fazer a tradução juramentada. Além disso, alguns documentos possuem um tempo para ficar prontos dependendo do cartório do Brasil que você vá pedir sua certidão de nascimento e/ou casamento.

Com todos os documentos prontos, chegou a hora de você fazer o agendamento no Consulado Francês (caso more fora da França) ou na Prefecture de Police da sua cidade na França.

Lembre-se que, dependendo da época do ano e principalmente da cidade francesa, o tempo para conseguir um agendamento pode demorar. Então faça o quanto antes.

Conheça também as vantagens e desvantagens de morar na França.

Dicas para empreender na França

Mudar de país e ao mesmo tempo empreender não é nada fácil, mas também não é impossível!

Abaixo deixamos algumas dicas para te ajudar nessa empreitada:

  • Conheça mais a França antes de decidir vir empreender: venha a turismo ou então para ficar um tempo maior, conheça a cidade onde gostaria de empreender, assim como tente se familiarizar mais com a cultura local;
  • Invista e empreenda em algo que você ame;
  • Seja realista ao fazer seu plano de negócio;
  • Busque e contrate bons profissionais;
  • Desafios sempre existirão então tenha foco, persistência, disciplina e organização para seguir em frente.

Independente de toda a burocracia, persista no que você deseja fazer.

Lembre-se que, como signatária do Tratado de Schengen, a França exige seguro viagem para entrar em seu território. Faça a cotação do seu no nosso comparador de seguros de viagem, garantimos o melhor preço aos leitores do Euro Dicas.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.