Abrir conta na França: principais bancos e documentos necessários

França  / 

Abrir conta na França é uma das primeiras atividades que o imigrante deve fazer ao chegar no país. Para muitas situações você precisará ter uma conta na França e para outras, tê-la te ajudará muito, como, por exemplo, para efetuar pagamentos, receber salário, alugar ou comprar imóvel, conta de água, luz, etc.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

É muito difícil alguém que tenha decidido morar na França não ter uma conta em um banco francês ou ao menos em um banco europeu. Neste artigo vamos falar dos principais bancos na França, documentos e procedimentos necessários para abrir conta na França.

Abrir conta na França: principais bancos

Ao decidir abrir uma conta na França, a primeira coisa que se deve fazer é escolher em qual banco abrir. Cada banco possui suas tarifas, assim como vantagens e desvantagens. Também é interessante ver se a agência é perto da sua casa e/ou trabalho para facilitar caso precise de algo, e se o gerente atende por e-mail.

Veja a seguir os principais bancos que atuam na França:

Procedimentos para abrir conta na França em banco físico

Caso você deseje abrir conta na França num banco físico, você primeiramente deverá marcar um rendez-vous. Você poderá marcar por telefone, indo na própria agência ou, no caso de vários bancos, é possível marcar também pelo próprio site do banco.

Cada banco tem o seu procedimento para abertura de conta, mas no geral, os bancos pedem que as pessoas levem no rendez-vous os seguintes documentos:

  • Passaporte;
  • Visto para a França e/ou titre de séjour;
  • Comprovante de residência recente (normalmente com menos de 3 meses).

Além disso, alguns bancos também pedem que as pessoas levem:

  • Algum documento brasileiro que tenha escrito o CPF;
  • Comprovante de rendimento.

O melhor é verificar com o gerente antes de ir para o rendez-vous todos os documentos que são necessários.

Atenção: alguns bancos pedem que você faça um depósito de 20 ou 30 euros para abertura da conta.

Dica: se você veio estudar na França, leve a carta da sua universidade dizendo que você é aluno. Muitos bancos como o BNP Paribas e o Societe Generale oferecem grandes promoções como, por exemplo, não pagar mensalidade ou pagar por volta de 1 euro por mês apenas a mensalidade para estudantes de algumas universidades (mesmo que seja um intercâmbio).

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Além disso, esses bancos costumam dar 80 ou 100 euros quando se abre a conta.

Direito a ter uma conta na França para quem mora na França

Acontece de muitas vezes ser difícil para um estrangeiro que acabou de chegar, abrir conta na França. Muitos bancos tendem a recusar a abertura, principalmente se você ainda não tiver seu titre de séjour.

Porém, a lei francesa garante que toda pessoa que more na França (francesa ou não) tenha direito a abrir um conta. Para fazer valer esse direito, basta que a pessoa pegue uma carta do banco dizendo que recusou a abertura da conta.

Com essa carta, a pessoa deve se dirigir ao Banque de France e eles indicaram qual o banco que a pessoa deverá abrir sua conta.

Bancos Digitais

Uma opção mais barata e com menos burocracia sendo muitas vezes feita totalmente online é abrir conta num banco digital.

banco n26 abertura de conta

Os principais são:

N26

Apesar de sua sede ser em Berlim, o Banco N26 permite que quem tem um endereço europeu, cartão de residente europeu e mais de 18 anos, abra uma conta de forma gratuita e ainda tem direito a um cartão de débito Mastercard gratuito.

Aqui no Euro Dicas nós já fizemos uma avaliação do Banco N26 e já falamos também do N26 na França, veja nossa opinião.

Revolut

Através do Revolut, os usuários podem transferir dinheiro e também usar um cartão físico para compras e sacar dinheiro sem pagar nenhuma taxa. Para solicitar você deve ser residente em um dos países abrangidos (a França está na lista dos países possíveis).

N26 ou Revolut? Saiba qual banco online é mais vantajoso.

Hello Bank

Para abrir uma conta no Hello bank é necessário ser residente físico e fiscal na França. Além disso, antes de abrir a conta você já deve possuir conta em algum banco da União Europeia.

ING

Assim como o Hello bank, para abrir conta no ING é necessário ser residente físico e fiscal na França. Além disso, antes de abrir a conta você já deve possuir conta em algum banco da França.

Boursorama Banque

O Boursorama Banque cobra as mesmas coisas que o ING, ou seja: ser residente físico e fiscal na França e já ter uma conta bancária na França. Uma exceção é feita para quem tem uma conta na Inglaterra. Nesse caso é possível contatar por telefone um conselheiro do Boursorama Banque e abrir uma conta.

Leupay

O Leupay permite que pessoas não-residentes na União Europeia abram uma conta. Além disso, é possível o envio e o recebimento de dinheiro para bancos nacionais e internacionais sem cobrar taxas. O banco também oferece um cartão de débito VISA gratuito.

WB21

Apesar de estar situado em Singapura, O WB21 permite abertura de conta na Europa. O procedimento é feito toda pela internet, através do site do banco ou do aplicativo.

Como enviar dinheiro para sua conta na França

Você pode enviar dinheiro da sua conta do Brasil para sua conta na França e vice-versa. Porém, normalmente esse meio costuma ser a forma mais cara e demorada de enviar dinheiro.

Outras alternativas mais baratas e rápidas são Remessa Online, pelo Transferwise e pela Western Union. Faça a cotação nos sites e veja qual deles oferece a melhor tarifa de transferência.

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a França. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.