Bandeira da Itália, como é atualmente, suas cores e qual o seu significado

Bandeira da Itália

Itália  / 

A bandeira de um país, além de ser um símbolo nacional, conta um pouco da história daquele lugar. E com a bandeira da Itália não é diferente.

Neste artigo vou te contar tudo sobre a bandeira da Itália e um pouco sobre a história deste país encantador que habita o sonho de muitas pessoas.

Como é a bandeira da Itália

A bandeira da Itália é composta por três faixas verticais do mesmo tamanho e proporção. Cada faixa é de uma cor na seguinte sequência: verde, branco e vermelho.

Por possuir três cores, a bandeira da Itália é também conhecida como Il tricolore (o tricolor, em italiano).

É uma bandeira visualmente simples, já que não apresenta nenhum escudo ou brasão além das faixas coloridas.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

Veja se vale a pena morar na Itália.

As cores da bandeira

Como eu disse, a bandeira da Itália possui três cores: verde, branco e vermelho. E geralmente, cada dor escolhida para compor bandeiras de países possuem algum significado.

Existe mais de uma versão para o significado das cores da bandeira da Itália.

Signinificado das cores da bandeira da Itália

Na primeira versão, o verde representa as planícies e colinas do país, o branco é a neve dos Alpes e o vermelho remete ao sangue derramado nas guerras de independência italiana.

Numa outra versão, de cunho religioso, o verde significa esperança, o branco a fé a o vermelho é caridade.

Independente do significados de suas cores, a bandeira italiana foi inspirada na bandeira da França, adotada com a revolução de 1789.

Veja mapa da Itália atual e completo.

Qual foi a primeira bandeira da Itália?

Primeira bandeira da Itália

A Itália, como país unificado,”nasceu” em 1861. Até então, a península itálica era composta por diversos reinos e cada um possuía sua bandeira.

Unificação da Itália

O movimento de unificação italiana, foi iniciado pela casa real de um dos reinos, o Reino da Sardenha e Piemonte.

Desta forma, a primeira bandeira adotada pelo Reino da Itália, quando da unificação em 1861, foi a bandeira do Reino da Sardenha e Piemonte. Essa primeira bandeira já era tricolor, com listras verticais, porém possuía um escudo no centro.

Um pouco da história e evolução da bandeira da Itália

A Itália como país unificado que conhecemos, passou a existir apenas em 1861. Até então, a península itálica era composta por vários reinos e, após a revolução francesa, movimentos nacionalistas instituíram, inclusive, repúblicas em determinadas regiões da bota.

E muitos desses reinos e repúblicas, adotaram bandeiras tricolores nas cores verde, branca e vermelha. A primeira notícia que se tem do uso da bandeira tricolor na península itálica, foi pela República Cispadana, em 1796.

Era uma variante do tricolor revolucionário francês, com verde (que representava a natureza ou, mais comumente, esperança) em vez de azul.

Logo depois, em 1797, a República Cisalpina, junção das repúblicas Cispadana e Transpadana, adotou-se uma bandeira tricolor bem parecida com a usada nos dias de hoje.

República Italiana

República italiana de Napoleão Bonaparte

Em 1802, os deputados da República Cisalpina, liderados por Napoleão Bonaparte, instituíram a República Italiana, que adotou uma bandeira tricolor verde, branca e vermelha, porém bem diferente da bandeira da Itália que conhecemos.

Península Italiana

Com o fim dessa primeira República Italiana, nasce em 1805, na mesma região o Reino da Itália, que não compreendia toda a península itálica, e sim a região entre Milão e o Vêneto. Esse estado adotou bandeira semelhante ao da República Italiana, também nas mesmas cores.

A volta da tricolor

A bandeira da Itália tricolor volta a aparecer em 1821 e em 1831, no Piemonte, e também na 1ª Guerra de Independência Italiana.

Em 1848, o Rei Carlo Alberto adota a bandeira tricolor como oficial do Reino da Sardenha.

Bandeira tricolor decretada oficial

Em 1860, o Rei Francisco II de Bourbon decreta a bandeira tricolor como a bandeira oficial do Reino das Duas Sicílias, com o emblema do reino sobreposto ao branco.

Gostou de conhecer sobre a bandeira da Itália e um pouquinho mais da história do país? O que mais você gostaria de conhecer sobre a Itália?

E se você adora o país da bota, não deixe de ler também nosso artigo que fala tudo sobre a Itália!

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.