Bandeira da Itália, como é atualmente, suas cores e qual o seu significado

Bandeira da Itália

Itália  / 

A bandeira de um país, além de ser um símbolo nacional, conta um pouco da história daquele lugar. E com a bandeira da Itália não é diferente.

Neste artigo vou te contar tudo sobre a bandeira da Itália e um pouco sobre a história deste país encantador que habita o sonho de muitas pessoas.

Como é a bandeira da Itália

A bandeira da Itália é composta por três faixas verticais do mesmo tamanho e proporção. Cada faixa é de uma cor na seguinte sequência: verde, branco e vermelho.

Por possuir três cores, a bandeira da Itália é também conhecida como Il tricolore (o tricolor, em italiano).

É uma bandeira visualmente simples, já que não apresenta nenhum escudo ou brasão além das faixas coloridas.

Veja se vale a pena morar na Itália.

As cores da bandeira

Como eu disse, a bandeira da Itália possui três cores: verde, branco e vermelho. E geralmente, cada dor escolhida para compor bandeiras de países possuem algum significado.

Existe mais de uma versão para o significado das cores da bandeira da Itália.

Signinificado das cores da bandeira da Itália

Na primeira versão, o verde representa as planícies e colinas do país, o branco é a neve dos Alpes e o vermelho remete ao sangue derramado nas guerras de independência italiana.

Numa outra versão, de cunho religioso, o verde significa esperança, o branco a fé a o vermelho é caridade.

Independente do significados de suas cores, a bandeira italiana foi inspirada na bandeira da França, adotada com a revolução de 1789.

Veja mapa da Itália atual e completo.

Qual foi a primeira bandeira da Itália?

Primeira bandeira da Itália

A Itália, como país unificado,”nasceu” em 1861. Até então, a península itálica era composta por diversos reinos e cada um possuía sua bandeira.

Unificação da Itália

O movimento de unificação italiana, foi iniciado pela casa real de um dos reinos, o Reino da Sardenha e Piemonte.

Desta forma, a primeira bandeira adotada pelo Reino da Itália, quando da unificação em 1861, foi a bandeira do Reino da Sardenha e Piemonte. Essa primeira bandeira já era tricolor, com listras verticais, porém possuía um escudo no centro.

Um pouco da história e evolução da bandeira da Itália

A Itália como país unificado que conhecemos, passou a existir apenas em 1861. Até então, a península itálica era composta por vários reinos e, após a revolução francesa, movimentos nacionalistas instituíram, inclusive, repúblicas em determinadas regiões da bota.

E muitos desses reinos e repúblicas, adotaram bandeiras tricolores nas cores verde, branca e vermelha. A primeira notícia que se tem do uso da bandeira tricolor na península itálica, foi pela República Cispadana, em 1796.

Era uma variante do tricolor revolucionário francês, com verde (que representava a natureza ou, mais comumente, esperança) em vez de azul.

Logo depois, em 1797, a República Cisalpina, junção das repúblicas Cispadana e Transpadana, adotou-se uma bandeira tricolor bem parecida com a usada nos dias de hoje.

República Italiana

República italiana de Napoleão Bonaparte

Em 1802, os deputados da República Cisalpina, liderados por Napoleão Bonaparte, instituíram a República Italiana, que adotou uma bandeira tricolor verde, branca e vermelha, porém bem diferente da bandeira da Itália que conhecemos.

Península Italiana

Com o fim dessa primeira República Italiana, nasce em 1805, na mesma região o Reino da Itália, que não compreendia toda a península itálica, e sim a região entre Milão e o Vêneto. Esse estado adotou bandeira semelhante ao da República Italiana, também nas mesmas cores.

A volta da tricolor

A bandeira da Itália tricolor volta a aparecer em 1821 e em 1831, no Piemonte, e também na 1ª Guerra de Independência Italiana.

Em 1848, o Rei Carlo Alberto adota a bandeira tricolor como oficial do Reino da Sardenha.

Bandeira tricolor decretada oficial

Em 1860, o Rei Francisco II de Bourbon decreta a bandeira tricolor como a bandeira oficial do Reino das Duas Sicílias, com o emblema do reino sobreposto ao branco.

Gostou de conhecer sobre a bandeira da Itália e um pouquinho mais da história do país? O que mais você gostaria de conhecer sobre a Itália?

E se você adora o país da bota, não deixe de ler também nosso artigo que fala tudo sobre a Itália!

COMPARTILHE

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.