Mapa da Itália atual e completo

Itália  / 

Mangia che te fa bene! Massas, pizza, vinho, pessoas falando alto e com as mãos… a Itália é um deleite em todos os sentidos e vai muito além dos estereótipos e das comilanças cheias de molho de tomate.

A história do país, localizado no Centro Sul da Europa, é riquíssima e marcada principalmente pelo Império Romano, berço do Renascimento e Vaticano. Tantos acontecimentos deixaram sua marca no mapa da Itália, que sofreu transformações ao longo dos anos.

Mapa atual da Itália

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Hoje, o mapa da Itália abrange 301.338 km² e conta com 60,6 milhões de habitantes, segundo dados de 2016. O país é a quinta nação mais populosa da Europa e o 24º país mais desenvolvido do mundo, com índice de qualidade de vida entre os dez maiores do globo.

França, Suíça, Áustria e Eslovênia, ao longo dos Alpes, fazem fronteira com a Itália ao norte, enquanto o sul consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha e outras ilhas.

Como é a divisão da Itália

O país é dividido em 20 regiões:

  • Itália Noroestina: Vale de Aosta, Piemonte, Ligúria e Lombardia;
  • Itália Nordestina: Trentino-Alto Ádige, Friul-Venécia Júlia, Vêneto e Emília-Romanha;
  • Itália Central: Toscana, Marcas, Úmbria e Lácio;
  • Itália Meridional: Abruzos, Campânia, Molise, Apúlia, Basilicata e Calábria;
  • Itália Insular: Sicília e Sardenha.

As regiões são divididas em províncias – são 109 províncias no país todo -, exceto o Vale de Aosta, e essas são divididas em comunis (equivalente ao município no Brasil), sendo que existem cerca de 8.100 ao longo do mapa da Itália.

Dentro da comune pode haver ainda a frazione, que pode ser definida como uma área da comune que compreende um centro habitado. São mais de 37 mil fraziones espalhadas no país.

Será que vale a pena morar na Itália? Veja a opinião de brasileiros que moram no país.

O mapa da Itália ao longo dos anos

Os territórios onde hoje estão localizados Itália e Alemanha deveriam ser divididos em diversos estados, segundo promulgado pelo Congresso de Viena (1814 – 1815). A divisão do território italiano era a seguinte:

  • Reino Sardo-Piemontês, governado por uma dinastia italiana, autônomo e soberano;
  • Reino Lombardo-Veneziado, governado pela Áustria;
  • Ducados de Parma, Módena e Toscana, governados por duques subservientes à Áustria;
  • Estados Pontifícios, governados pelo papa;
  • Reino das Duas Sicílias, governado pela dinastia de Bourbon.

Movimentos nacionalistas, então, deram início ao processo para transformar as nações em estados nacionais independentes. A organização revolucionária Jovem Itália defendia a independência e transformação do país em uma república democrática, mas sofreu um duro golpe do exército austríaco em 1948.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Se você quer saber mais sobre a história da Itália, pode ser interessante conhecer as tradições da cultura italiana.

Luta pela unificação e movimento Risorgimento

A partir daí, o Reino Sardol-Piemontês passou a liderar a luta pela unificação e o movimento Risorgimento conquistou apoio da burguesia e dos proprietários rurais, além de se aproximar da França para conseguir apoio militar e enfrentar a Áustria.

Derrotada, a Áustria foi forçada a entregar o reino. Na mesma época, o revolucionário Giuseppe Garibaldi atacou o Reino das Duas Sicílias e criou condições para sua libertação do domínio estrangeiro.

Formação do Reino da Itália

O rei Victor Emanuel II, que governava o Reino Sardo-Piemontês, foi eleito em plebiscito para governar o reino que se formava. A proclamação do Reino de Itália aconteceu em 18 de fevereiro de 1861 e unificou boa parte das nações – Veneza foi incorporada em 1866 e Roma em 1870, passando a ser capital do país no ano seguinte.

A não aceitação do papa pela perda dos domínios territoriais da Igreja fez com que fossem rompidas as relações com o governo italiano, questão resolvida apenas em 7 de junho de 1929 com o Tratado de Latrão, que criou e limitou a independência do Estado do Vaticano.

Confira 7 curiosidades da Itália surpreendentes e como é a bandeira do Vaticano.

Segunda Guerra Mundial e a conquista de territórios

Roma na Segunda Guerra Mundial
Até o ano de 1943 a Itália ocupava a totalidade ou boa parte dos territórios da Dalmácia, Albânia, Croácia, França (Córsega, Nice e Saboia), Kosovo, Montenegro e Eslovênia. O Tratado de Paris, datado de 10 de fevereiro de 1947, devolve o mapa da Itália para suas fronteiras pré-guerra e cede territórios para outros países:

  • Tende e La Brig para a França;
  • Zara e a maior parte da Ístria para a Iugoslávia;
  • Dodecaneso para a Grécia;
  • Ilha Saseno para a Albânia;
  • Todas as terras na África (Líbia, Eritreia e Somália);
  • Sua parte em Tianjin para a China.

O Território Livre de Trieste, qie abrange parte da Ístria e da região de Trieste, foi criado em 15 de setembro de 1947 como território neutro, sendo o norte cedido para o mapa da Itália e o sul para a Iugoslávia.

Do Império Romano ao clima. Confira tudo sobre a Itália que você precisa saber.

Regiões autônomas da Itália

Cada região possui sua própria constituição e as 20 regiões podem ser divididas em duas categorias de estatuto:

Regiões autônomas com estatuto especial

Uma lei de tipo constitucional do estado central garante ampla autonomia legislativa e financeira para cinco regiões – Sardenha, Sicília, Trentino-Alto Ádige, Vale de Aosta e Friul-Venécia Júlia;

Regiões com estatuto ordinário

Com autonomia financeira mais limitada, o estatuto ordinário funciona como uma lei regional, sendo as competências legislativas das regiões ampliadas após reforma da constituição em 2001.

Apaixonado pela Itália? Veja o nosso guia para morar na Itália.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.