O inverno na Itália não é tão rígido como em outros lugares da Europa. Mas faz frio, sim!

Neve em Florença
Índice 1. Inverno na Itália é sinônimo de... Vestirsi a cipolla! 2. Cabelo molhado não combina com inverno italiano 3. Cuidado com a cervical! 4. Cerveja quente 5. Vestir-se toda de preto Lado bom: acostumar-se com o frio do inverno na Itália

Sair do calor do Brasil e logo de cara, encarar o inverno italiano: foi exatamente assim que começou a minha experiência morando aqui! Primeiro como intercambista, depois como moradora “oficial”. Somente após dois intercâmbios e alguns anos entre o Brasil e a Itália, consegui aproveitar o verão italiano inteirinho. Antes disso, tinha vivenciado os meses mais frios, chuvosos e ventosos que existem nesse país.

Você tem direito à cidadania italiana?

Para solicitar a sua, é altamente recomendado contar com uma assessoria especializada. Nós indicamos a Cidadania Já, uma equipe competente e de confiança para tornar sua solicitação mais rápida e segura. Entre em contato!

TORNE-SE CIDADÃO ITALIANO→

E como se acostumar a esse frio realmente frio? Como se vestir? Como não sentir frio? Por mais que eu tenha sempre sido uma usuária das mídias sociais, convenhamos: hoje com Tik Tok tudo fica inacreditavelmente mais fácil, mas dez anos atrás as coisas eram um tanto diferentes! Aprendi tudo na marra… E observando os italianos também!

1. Inverno na Itália é sinônimo de… Vestirsi a cipolla!

Morar na Itália é sinônimo de mudar os hábitos. Outro país, outra cultura, outro clima!

A expressão italianavestirsi a cipolla” nada mais é do que se vestir por camadas! Parece fácil, mas você precisa aprender como e o que vestir para sair de casa. E cada peça do vestuário tem uma função diferente, que vai da proteção do frio em si até manter você quentinho.

Esse é o melhor jeito de sair de casa quentinho, se manter quente e, principalmente, não se vestir com mil roupas e ficar parecendo um boneco de neve. Até porque você precisar estar confortável, não é mesmo?

Nada de tênis de lona!

Parece besteira, mas é algo que eu não prestava atenção. Tênis de lona tipo Converse é visto como tênis de verão, porque é levinho, mas principalmente porque não é impermeável.

Aqui na Itália, os meses de janeiro e fevereiro são muito frios e chuvosos, então sair com All Star não é boa ideia. Melhor ainda é usar botas!

Escolhendo o casaco certo no inverno italiano

Isso sem falar nas mil opções de casacos que existem. E acredite em mim: você vai querer ter um para cada tipo de frio!

Impulso capitalista ou não, cada tipo dos casacos vai te proteger de um “frio” diferente. O inverno na Itália é úmido – assim como o verão – e essa umidade relativa do ar aumenta a sensação de frio. Portanto, não basta se cobrir, precisa se vestir direitinho para que você não fique doente.

Importância de gorros, chapéus e cachecóis

E não são só os cachecóis que viram peça fundamental do vestuário invernal. Gorros, chapéus, faixas, enfim, todo e qualquer acessório que ajude a cobrir a cabeça também é importante. No inverno, fica realmente difícil sair sem.

Casal patiando no inverno na Itália
Se vestir em camadas e proteger as extremidades do corpo faz toda diferença para ficar aquecido no inverno italiano

E para quem, assim como eu, tem enxaqueca, essa é uma ótima forma de evitar que crises nos acompanhem ao longo do inverno!

2. Cabelo molhado não combina com inverno italiano

Sair com o cabelo molhado durante o inverno na Itália vai chocar os italianos. Até mesmo no verão na Itália, é quase impossível ver uma pessoa com o cabelo molhado na rua. E se acontecer de você ver, muito provavelmente será uma turista. Ah, e o mesmo vale para os homens!

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Eu tenho cabelo cacheado e demorou muito tempo para que eu virasse fã de carteirinha do difusor. Mas desde que botei os pés aqui, eu não consigo sair sem secar o cabelo! Até mesmo no verão! Então no inverno, é sair do banho e ir secar o cabelo!

3. Cuidado com a cervical!

Qualquer italiano lhe irá dizer, independentemente da idade:

Attento alla cervicale!

Manter quente e coberta a parte alta do pescoço é uma preocupação quase que obsessiva dos italianos. Tem um fundinho de verdade: é importante proteger o pescoço do frio e do vento, porque é uma zona do corpo que fica, normalmente, descoberta pelas roupas.

Parece exagero, mas sair sem cachecol pode causar dor de cabeça e nas costas!

O famoso “colpo d’aria

Assim como as nossas avós, os italianos também tomam muito cuidado com o frio e evitar pegar friagens.

O tão temido colpo d’aria é uma preocupação constante dos italianos, e está ligada à proteção da cervical e de toda a área do pescoço e da cabeça. Alguns italianos acreditam que tal golpe de ar seja o responsável pelos torcicolos.

Não há evidências científicas que comprovem se o colpo d’aria causa mesmo torcicolos ou dores no geral. Lenda urbana ou não, o melhor a se fazer é se proteger do frio!

4. Cerveja quente

As comidas típicas italianas são mundialmente conhecidas. O que muita gente não sabe é que o país tem uma tradição cervejeira não indiferente! Muitas faculdades por aqui oferecem cursos de graduação em Agronomia, por exemplo, com especialização em Produção de Cerveja.

Isso se deve à tradição que o país tem na conservação e produção de cevada (comido como salada, na sopa ou até mesmo, como opção sem cafeína ao café). E no inverno a cerveja será meio quente, sim, não tem jeito!

Conheça também algumas tradições italianas que caíram no gosto dos brasileiros.

5. Vestir-se toda de preto

As italianas e os italianos – na maior parte dos casos – se vestem de preto no inverno. E falo de total black mesmo. No começo, eu não gostava muito e sempre brincava com uma colega de mestrado, a Caterina, que um pouquinho de cor às vezes cai bem. Ed eccomi qui, seis anos depois, saindo quase sempre de preto.

Lado bom: acostumar-se com o frio do inverno na Itália

Em maio de 2022, uma querida amiga veio me visitar aqui na Itália. Antes de vir para cá, ela esteve em Paris. E lembro que, depois do segundo dia em terras itálicas, falou:

“Aqui e na França, vocês se vestem “leves”; já eu, preciso me cobrir horrores, acho me desacostumei com o frio!”.

Amigos fazendo trilha no inverno na Itália
Mesmo com o frio, os italianos não deixam de aproveitar os dias e fazer atividades ao ar livre.

Cientificamente falando, o nosso corpo se adapta a temperaturas adversas. A aclimatação é um processo fisiológico, ligado ao ambiente no qual você se encontra. Isso é ótimo, porque se você se veste bem, você consegue sair de casa e não passar frio!

Aproveite e confira meu relato sobre os meus seis anos sem voltar ao Brasil.

Sair de casa, faça chuva ou faça sol (ou neve, no caso!)

Se o sábado começou com um solzinho, pode acreditar em mim: as pessoas vão sair de casa! Mesmo que seja por uma voltinha antes ou depois do almoço, os italianos vão querer passear durante um fim de semana de frio, mas ensolarado.

Principalmente nas cidades pequenas da Itália, principalmente as medievais, em que o centro histórico tende a ter vielas e ruas estreitas não muito iluminadas.

Tem coisa mais gostosa do que um solzinho de inverno?