Expressões em italiano para viagens

Itália  / 

Viajar é sempre muito bom. Ainda mais se o seu destino for a Itália: um país que transborda cultura, história e muita beleza – ideal para turismo. Mas para que você viaje tranquilo e sem medo, preparei um guia para expressões em italiano para viagens.

Venha comigo aprender expressões em italiano essenciais para se orientar, negociar e agradar os nativos em sua viagem para a Itália.

Como é bom viajar

Existe o lado bom de viajar. E existem aquelas mil pequenas chateações que, se por um lado, não estragam o prazer da viagem, por outro também não deixam ninguém mais feliz, como: arrumar e desfazer as malas; pegar filas; passar horas no avião, ônibus e metrô; enfrentar pontos turísticos lotados de pessoas e suas máquinas fotográficas. Nem tudo são flores.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Se quiser uma ajudinha para comprar passagem para Itália, temos dicas preciosas neste artigo.

Mas conhecer a língua é essencial

Mas se tem uma coisa que realmente não é legal ao conhecer um novo país é se sentir perdido. Sabe aquela sensação de não entender nada do que está escrito nas placas ou no menu do restaurante?

Mas se você estiver indo conhecer a Itália, um país com língua razoavelmente próxima ao português, fique feliz!

Aprendendo Italiano

Mesmo que você não fale nada de nada de italiano, em pouquíssimo tempo é possível aprender frases prontas e expressões em italiano suficientes para aumentar sua independência e confiança durante uma viagem.

Afinal, viajar é explorar. E todo explorador sempre carrega consigo um guia – seja dos lugares para visitar, seja um guia de expressões verbais que o ajudarão na tarefa de navegar pelas ruas e pontos turísticos de seu destino.

A facilidade da língua

Se você está a caminho de ter seu direito à cidadania italiana reconhecido, aproveite também para começar a decorar um pouquinho das expressões básicas do italiano. Elas são fáceis de aprender e de escrever, e certamente ajudarão a tornar sua viagem – ou seu caminho da cidadania – ainda mais prazerosa.

Para saber como é a pronúncia das expressões, basta colocá-las no Google Tradutor e apertar o botão do microfone. A pronúncia da máquina é razoavelmente boa, ainda mais para expressões mais tradicionais como as que cito a seguir.

Una os dedos das mãos, fale um ma, che! Divirta-se com as expressões. 🙂

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Ma che, expressão italiana famosa

Expressões em italiano para o viajante falante

É bom saber o básico para se virar. Seja para pedir ajuda aos locais, fazer compras em lojas ou ser atendido em um restaurante típico.

Onde fica? No singular

Vamos começar com ‘Dov´è’. Trata-se da contração de “dove è“. Com pronúncia idêntica à da marca de sabonete, essa expressão significa Onde fica… e é extremamente útil em qualquer viagem.

Vejamos a seguir como essa contração pode ser empregada:

Expressões para: Onde fica?
Italiano Português
Dov´è … ? Onde fica…
Dov’è la metro? Ou Dov´è la metropolitana? Onde fica o metrô?
Dov’è la stazione dei treni? Onde fica a estação de trem?
Dov’è la fermata dell’autobus? Onde fica o ponto de ônibus?

Deu para perceber que, para a maior parte dos pontos de transporte, decorar “Dov´è la…” é suficiente para garantir uma comunicação mínima com qualquer italiano, que muito provavelmente estará pronto para lhe auxiliar em sua busca.

No plural

Todos os locais que mencionamos acima estão no singular (o metrô, a estação). Quando perguntamos por um substantivo no plural, a expressão fica assim:

Dove sono i taxi?
Onde ficam os táxis?

Dica para sua viagem: Se possível, aconselho a não utilizar o serviço de táxi. Há muitos outros tipos de transportes muito mais em conta! Mas é bom saber caso você precise dessa expressão em uma emergência.

E mais

já que “dov´è” lembra mesmo banheiro e sabonete, use-o também para perguntar onde pode fazer xixi:

Scusi, dov’è il bagno?
Com licença, onde fica o banheiro?

As direções

E já que estamos falando em pedir orientação, é importante que você entenda, também, o que lhe será respondido!

Direções
Italiano Português
A destra À direita
A sinistra À esquerda
Avanti? Em frente
Vicino Próximo
Lontano Longe

Fazendo compras

Se há uma expressão que, por lei, todo viajante logo aprende é o famoso “quanto custa?”!

Vou te ensinar como se fala isso e também como barganhar em italiano:

Na hora da Compra
Italiano Português
Quanto costerà? Quanto costa? Quanto custa?
È troppo caro! Está caro demais!
Pagherò la metà. Eu pago metade disso.
Mi fa uno sconto? Pode me dar um desconto?
Lo compro! Vou levar!
Il resto è per lei. Fique com o troco (sendo gentil com o vendedor).

Sendo gentil na Itália

Brasileiros são, no geral, muito bem-vindos na Itália. São bem recebidos e costumam passar uma temporada bastante agradável no país da bota.

Mesmo assim, é bom saber de cor algumas expressões em italiano educadas para trocar amenidades com as pessoas que você encontra, seja no hotel, seja na rua ou com prestadores de serviços. Esse esforço do turista em aprender um pouquinho da língua é muito bem visto aqui na Itália e é uma garantia a mais de uma estadia ideal.

Veja algumas expressões em italiano:

Termos para gentileza na Itália
Italiano Português
Bom dia Buongiorno
Boa tarde Buonasera
Boa noite Buonanotte
Como está? Come sta(formal)? ou Come stai(informal)?
Bem, obrigado Bene, grazie
Por favor Per favore
De nada! Prego!
Desculpe Scusi (formal) ou Scusa (informal)
Com licença Permesso

Nos locais turísticos

Ponto turístico na Itália

Estas expressões em italiano serão bastantes úteis para se saber quando for passear nos belos pontos turísticos italianos:

Termos para pontos turísticos
Italiano Português
Posso fare fotografie? Posso tirar fotos?
Vai via! Vá embora (para espantar, rudemente, quem lhe desagradar)

Já deixo aqui minhas indicações dos principais pontos turísticos da Itália, onde você poderá usar as expressões em italiano acima.

Italianos usam o Inglês?

Apesar de estimativas apontarem que 30% dos italianos falam inglês, as chances de você cruzar com um nativo que saiba inglês nas grandes cidades turísticas é bem maior.

Veja também quais são os países que melhor falam inglês na Europa.

Recorrendo à língua mais falada do mundo

E o curioso é que boa parte dos italianos não terá problema algum em responder suas perguntas em inglês mesmo – eles até preferem! Ao perceber que o turista está sofrendo para falar italiano, o nativo quase sempre perguntará se não prefere falar inglês ou em português.

Se quiser descobrir mais sobre a Itália, no geral, eu indico este artigo sobre 7 curiosidades da Itália surpreendentes.

Ou seja…

O italiano é, no geral, bastante simpático e prestativo. É por isso que sempre dizemos: se você conhecer algumas das principais expressões em italiano, ganhará ainda mais pontos em suas interações com os nativos e poderá curtir a viagem sentindo-se ainda mais de casa e, como expliquei no meu blog, melhor recebido!

Gostou e quer se aprofundar nos estudar da língua?

Já falamos sobre como aprender italiano aqui na Euro Dicas. Demos dicas para como e aonde aprender a nova língua. Se você tinha medo de viajar para a Itália por causa da barreira linguística, espero que este guia te ajude a explorar tranquilamente.

O que achou do guia de expressões em italiano para viagens? Deixa seu comentário e dicas de assuntos que você adoraria ver aqui, também.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Dario é italiano (melhor, siciliano!), adotado há 2 anos pelo quente e colorido Brasil! É fundador do Pesquisa Italiana, e com um time de 14 colaboradores ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens! Ama praia, churrasco e obviamente, pizza!