Comida grega: 13 delícias que você não pode deixar de experimentar

Europa  / 

Viagem marcada para Grécia? Sem dúvidas, um dos melhores destinos que você poderia escolher. Prepare o seu roteiro e não esqueça de incluir na sua lista os pratos típicos do país. A comida grega é riquíssima e experimentar a gastronomia local é uma das maneiras de conhecer a cultura do país.

Selecionamos 13 pratos que são deliciosos e que você deveria experimentar durante a viagem a Grécia. Anote aí as dicas de comida grega, que vão deixar um gostinho de quero mais.

O imperdível sabor da comida grega

Salada Grega

É bem provável que seja uma comida grega da qual você já ouviu falar. Isto porque é uma das mais populares fora do país. A receita original leva pepino, tomate, azeitona, queijo feta (o grande segredo do boa salada) e o molho.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Nem sempre o molho será igual, o mais simples leva somente pimenta, sal e azeite, porém, estando na Grécia, você irá provar diversos sabores.

Saiba também quais são as comidas típicas de Portugal (além do bacalhau).

Souvlaki

Provavelmente, se você nunca foi num restaurante grego, esta será a primeira vez que ouvirá a falar nesta comida grega. Porém, no país, sem dúvidas é uma receita que deverá experimentar.

souvlaki comida grega

Se trata de uma carne servida como se fosse um churrasco no Brasil e para acompanhá-la, temperos, pão pita e alguns servem o souvlaki com batatas fritas.

Moussaka

Não é muito conhecido no Brasil, porém, em países da Europa é um dos pratos gregos mais populares fora do país de origem. Se queremos comparar esta comida grega com alguma receita brasileira, podemos falar da popular lasanha.

Porém, o prato grego não tem massa e sim carne cozinhada em um suculento molho de tomate e generosas fatias de berinjela entre uma camada e outra. Também leva molho bechamel.

Descubra no nosso artigo 11 curiosidades sobre a Grécia que a maioria das pessoas desconhece.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Frutos do Mar

Se você é um amante de frutos do mar, prepare-se para experimentar os melhores na sua passagem pela Grécia. Aliás, peixes e frutos do mar de ótima qualidade estarão sempre disponíveis no cardápio de restaurantes.

Além disso, os gregos possuem as mais variadas maneiras de cozinhar estes ingredientes. Vale a pena experimentar o máximo de opções possíveis.

Gyros

Vai ficar bem fácil comparar esta comida grega, pois seria o churrasco no Brasil, bem conhecido por todos brasileiros. Além de ser delicioso, é servido com o pão pita que, pode acreditar, faz uma grande diferença, para melhor, da receita grega.

Você poderá escolher em três opções de carne: frango, carneiro ou misto. Além do pão, a receita é servida com tomate, cebola, alface e batata frita. É aquela comida grega perfeita para quem começa a ficar com saudades da comida brasileira.

Vai viajar para a Grécia? Então você precisa de um seguro de viagem Europa. Conheça nosso guia sobre o seguro viagem.

Pastitsio

É uma outra comida grega que podemos comparar com a lasanha brasileira, porém os gregos substituem a massa que usamos no Brasil por macarrão. O recheio é o mesmo, molho bechamel e carne moída.

Mezes

Quando você ler mezes imagine que para nós brasileiros seria como um aperitivo, como costumamos comer somente para acompanhar uma cerveja, por exemplo. No Rio de Janeiro costuma-se dizer “algo para beliscar”.

comida grega mezes

Então, mesmo não sendo uma comida grega com “G” maiúsculo, uma receita elaborada, vale a pena experimentar, porque os produtos são de ótima qualidade, como pães, azeitonas, carnes, queijos e muito mais.

Onde encontrar os mezes?

As outras receitas que citamos estão em qualquer restaurante na Grécia. Uma boa dica é procurar aqueles mais tradicionais e menos turísticos. Outra dica: evite restaurantes que oferecem de tudo no cardápio desde pizza até comida típica. Porém, voltando aos mezes, você pode comê-los em restaurantes denominados “mezedopoleíon, ouzerí ou tsipourádiko”.

Leia também nosso artigo sobre as comidas típicas da Espanha de dar água na boca.

Saganaki

Um delicioso queijo feta empanado e você tem uma comida grega deliciosa bem diante dos seus olhos. É um prato típico da Grécia, daqueles que se você for até lá e não experimentar, a sua viagem não foi completa.

Sobremesas que você deveria experimentar na Grécia

Já sabemos que o iogurte grego é muito famoso, até mesmo no Brasil. Porém, não esse que compramos no supermercado no nosso país. Na Grécia, em restaurantes, você poderá experimentar “o melhor”, como sobremesa, depois de se deliciar com a comida grega.

Muitos doces típicos da na Grécia têm suas origens em pratos árabes. Os mais gulosos têm na receita pistache, mel e nozes. Tente experimentar pelo menos: kantaifi, baklava e bougatsa.

E para beber?

Você vai encontrar frappé para tudo que é lado na Grécia e de verdade, não deixe de experimentar, pois são deliciosos.

Você sabe porque o frappé é tão famoso na Grécia? Porque foi um grego que inventou a bebida, no ano de 1957, em uma cidade grega chamada Tessalônica.

Ainda na lista de bebida, se na França e na Itália você não pode deixar de experimentar vinhos, na Grécia, não volte para o Brasil sem beber o ouzu. Porém, prepare-se, pois o destilado tem nada menos que teor alcoólico entre 37 e 50 graus. Assim como raki, na Turquia, o ouzu é servido com água e gelo. E como brasileiro gosta mesmo de cerveja, não deixe de experimentar a mais popular da Grécia: Mythos. Não porque é especial e sim porque é típica do país.

Deu vontade de provar essas delícias da culinária grega? Então garanta o seu ingresso para uma excursão gastronômica e degustação de vinhos em Atenas clicando aqui.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor