Países e capitais da Europa: conheça a lista completa

Europa  / 

Você sabe quais são todos os países e capitais da Europa? Vamos apresentar a lista completa e os destaques das principais capitais neste artigo.

Conhecendo a Europa

A Europa está situada na parte noroeste da Terra e é considerado um dos menores dos continentes do mundo. O continente europeu possui cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados. Se você está curioso para saber o quanto isso equivale, de fato, no planeta, saiba que esse número corresponde a apenas 2% da superfície da Terra.

Entenda também que que os países e capitais da Europa são diferentes daqueles que pertencem à União Europeia. Veja neste artigo os países que fazem parte da UE (União Europeia).

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O quarto continente mais populoso do mundo

O continente europeu é o mais populoso do mundo, com mais de 730 milhões de pessoas, o que equivale a 11% da população mundial.

Veja agora em quais países e capitais da Europa estão distribuídos toda a população citada acima.

Quais são os países e capitais da Europa

Com 49 países inseridos nesse continente, o maior país da Europa é a Rússia (37% da área total do continente) e o menor país é o Vaticano, que ocupa apenas uma pequena área no centro de Roma.

Mas, independente do tamanho do país, a qualidade de vida e os índices sociais dos países e capitais da Europa são considerados os melhores.

Saiba como é a bandeira do Vaticano: suas cores e significado.

Região centro-oeste

Um ótimo exemplo são os países da região centro-oeste, que contam com uma grande expectativa de vida, criminalidade baixa e taxas de analfabetismo muito baixas. E um detalhe: essa região é considerada uma das mais desenvolvidas do continente europeu.

Países mais visitados na Europa

O destino de viagem mais visitado da Europa é a França, sendo Paris, sua capital, o maior local de interesse, seguido por Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha.

Confira uma lista com países com todos os países e capitais da Europa

Mas é claro que o continente europeu não se resume a apenas esses países, dá só uma olhada em todos os países e capitais da Europa que você pode visitar e, quem sabe, até morar:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
  1. Albânia: Tirana;
  2. Alemanha: Berlim;
  3. Andorra: Andorra a Velha;
  4. Áustria: Viena;
  5. Bélgica: Bruxelas;
  6. Bielorrússia: Minsk;
  7. Bósnia e Herzegovina: Sarajevo;
  8. Bulgária: Sofia;
  9. Croácia: Zagreb;
  10. Dinamarca: Copenhague;
  11. Escócia: Edimburgo
  12. Eslováquia: Bratislava;
  13. Eslovênia: Liubliana;
  14. Espanha: Madri;
  15. Estônia: Tallinn;
  16. Finlândia: Helsinki;
  17. França: Paris;
  18. Grécia: Atenas;
  19. Hungria: Budapeste;
  20. Inglaterra: Londres;
  21. Irlanda: Dublin;
  22. Irlanda do Norte: Belfast;
  23. Islândia: Reykjavik;
  24. Itália: Roma;
  25. Letônia: Riga;
  26. Liechtenstein: Vaduz;
  27. Lituânia: Vilnius;
  28. Luxemburgo: Luxemburgo;
  29. Kosovo: Pristina;
  30. Malta: Valeta;
  31. Moldávia: Chisinau;
  32. Mônaco: Mônaco;
  33. Montenegro: Podgorica;
  34. Noruega: Oslo;
  35. Países Baixos: Amsterdã;
  36. País de Gales: Cardiff;
  37. Polônia: Varsóvia;
  38. Portugal: Lisboa;
  39. República Tcheca: Praga;
  40. República de Macedônia: Skopje;
  41. Romênia: Bucareste;
  42. Rússia (pertence à Europa e à Ásia);
  43. San Marino: San Marino;
  44. Sérvia: Belgrado;
  45. Suécia: Estocolmo;
  46. Suíça: Berna;
  47. Turquia (pertence à Europa e à Ásia);
  48. Ucrânia: Kiev;
  49. Vaticano: Cidade do Vaticano.

Dos 49 países que estão listados acima, 26 deles (mais o Vaticano) exigem a contratação de um seguro viagem para entrar em seu território. Por isso, se você está pensando em viajar para a Europa, leia o nosso artigo sobre o Seguro Viagem Europa, veja quais países exigem o seguro e como contratar o seu – oferecemos desconto.

10 principais e mais conhecidas capitais da Europa

Não dá para negar que os países e capitais da Europa são muito conhecidos por ser o sonho de viagem de qualquer pessoa que deseja rodar o mundo.

A Europa possui cidades maravilhosas, arquiteturas encantadoras, muitos museus interessantes e abundante cultura. Enfim, é uma infinidade de opções para os turistas.

Agora, se você está planejando visitar, nada melhor do que ficar sabendo quais são os pontos fortes das principais capitais europeias para já ir preparado.

Capital de Itália – Roma

Roma é o tipo de cidade que, se você aprecia uma boa história, com toda certeza irá adorar conhecê-la.

paises e capitais da europa roma

A capital conta com aproximadamente 2,7 milhões de pessoas, sendo uma das cidades mais populosas da Europa.

Conhecida por ser uma cidade eterna, valiosa em arquitetura, arte e cultura, Roma possui monumentos lindíssimos, como, por exemplo o Coliseu, Basílica de São Pedro, Panteão e também a Fontana di Trevi.

Veja quais são os principais pontos turísticos da Itália.

Capital de Portugal – Lisboa

Lisboa é uma capital que merece a sua visita pela variedade e riqueza da culinária local.

Pratos como o bacalhau, a sardinha e os pastéis de Belém são consumidos e encontrados facilmente por lá. Além dos vinhos portugueses, que são um espetáculo à parte.

Já pensou em morar em Lisboa? Muitos brasileiros estão fazendo as malas e se mudando para Portugal em busca de qualidade de vida. Se você gosta dessa ideia, leia o nosso Ebook Como morar em Portugal e saiba como preparar essa mudança passo a passo e sem imprevistos.

Lugares a visitar

A cidade de Lisboa mistura vários estilos diferentes em sua arquitetura, são paradas obrigatórias os museus e as galerias de arte, também é legal que você não deixe de visitar alguns lugares como o Mosteiro dos Jerónimos, Praça do Comércio e a Torre de Belém.

Capital de França – Paris

Com a Torre Eiffel sendo o símbolo da capital e o Museu do Louvre uma coleção gigantesca com história de parte da humanidade, Paris conta com mais de 2,2 milhões de pessoas e sim, a cidade é tudo e mais um pouco do que você já ouviu falar.

A cidade é extremamente charmosa, a arquitetura é deslumbrante e à cada esquina você vê uma beleza diferente. Ainda mais se você visitar a cidade na primavera, que é quando as plantas nos arredores do Rio Sena começa a aparecer e é a época em que a cidade está ainda mais tranquila. E no Natal também, quando Paris dá um show de iluminação.

Lugares a visitar

Os lugares mais comuns de serem visitados é a Torre Eiffel, o Louvre, Champs Elysées e o Arco do Triunfo.

Confira mais dicas sobre o que fazer em Paris.

Capital da Alemanha – Berlim

A cidade de Berlim é muito conhecida por principalmente a queda do muro e a porta de Brandemburgo. Mas, mesmo sendo esses os pontos mais conhecidos, em cada rua você tropeça em algo que remete à Segunda Guerra Mundial.

paises e capitais da europa berlim
Berlim é uma cidade noturna, com várias atrações modernas e baladas espalhadas por todos os lugares. No caso, para quem vai para a cidade aproveitar à noite, só conseguirá encontrar apenas uma coisa melhor: a cerveja alemã.

A dica é ir entre os meses de maio e outubro, que a temperatura é bem agradável.

De clima à bandeira da Alemanha, veja tudo sobre a Alemanha neste artigo.

Capital da Espanha – Madrid

Com 3 milhões de pessoas habitando Madrid, a cidade é conhecida como o coração da Espanha.

Madrid é uma cidade que consegue aliar como ninguém a modernidade e o seu passado histórico, que está repleto de grandes museus de arte e movimentos culturais, como, por exemplo o flamenco.

Capital de Inglaterra – Londres

Londres é a cidade mais visitada do mundo, sabia? Com 8 milhões de pessoas, fortes cartões postais, 200 museus e 4 áreas consideradas como patrimônio mundial, é uma cidade que merece ser visitada por todos.

Com várias construções antigas e que fazem questão de eternizar a história, é interessante que você não deixe fora do seu roteiro o Big Ben, a roda gigante London Eye e o Palácio Westminster.

Capital da Holanda – Amsterdã

Com seus canais, bicicletas e casas antigas, Amsterdã é uma cidade vanguardista e moderna ao mesmo tempo, já que por tolerar muito bem as questões religiosas e sociais, a cidade sempre está alegre e repleta de festas. O que faz com que seja o destino de milhares de pessoas anualmente.

Além de toda a beleza da cidade e o clima de festa, se você visitar Amsterdam na primeira semana de novembro, poderá passar uma noite no museu (Museumnacht). Se lembrou do filme, fez muito bem, o cinema, nessa noite, tenta demonstrar um pouquinho do que se passa no longa.

Capital da Suécia – Estocolmo

É simplesmente a capital mais linda e mais charmosa da Escandinávia.  Sobre 14 maravilhosas ilhas, Estocolmo possui uma arquitetura fabulosa, com boa preservação de edifícios históricos e uma infinidade de pontes.

A Veneza do Norte (é assim que muitos a conhecem) é um dos lugares mais limpos, seguros e organizados do mundo.

Não deixe de visitar, em Estocolmo, lugares como Norrmalm, Gamla Stan e Parque Skansen.

Veja agora 20 coisas que os brasileiros pensam ao chegar na Suécia.

Capital da Bélgica – Bruxelas

Mesmo sendo uma cidade linda, Bruxelas ainda não faz parte dos destinos mais procurados ou visitados para lazer. Pelo contrário, é muito procurado por ser um destino para negócios, já que é considerado a capital da União Europeia.Bruxelas reúne vários estilos arquitetônicos, só para que você tenha noção, alguns possuem mais de 300 anos.

Curiosidades de Bruxelas

Se você é louco por histórias em quadrinhos, pode ser uma boa ideia ter a cidade como destino. E não é só isso, a cidade ainda conta com os maiores museus de miniaturas de carros antigos, é a capital da cerveja e não deixa a desejar no chocolate e waffer.

Capital da República Tcheca

Praga, a capital da República Tcheca, é um espetáculo, é uma completa obra de arte. Que, por sinal, é bem conhecida por arrancar suspiros de turistas.

paises e capitais da europa praga

Se está pensando em incluir a cidade nos seus planos de viagem, saiba que Praga possui cervejas maravilhosas e de ótima qualidade. Os pontos que merecem destaque e uma visita são: Loreto, Ponte de Carlos, Relógio Astronômico e também o Castelo de Praga.

Se você planeja viajar para a Europa, saiba se é preciso visto para Europa.

A vontade de dar um pulinho na Europa aumentou?

Com mais de 40 países, os países e capitais para visitar a Europa são muitos, não dá para negar. Mas, é certo que algumas cidades, ou melhor, as dez cidades que selecionamos merecem destaque. Por isso, confira o nosso checklist de viagem internacional com todos os documentos obrigatórios e recomendados para entrar na Europa. E boa viagem!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.