Carta convite em inglês: modelo para fazer esse documento de viagem

Europa  / 

Vai viajar e precisa de um visto? Não sabe o que fazer se for abordado na imigração? Essas são questões que geralmente preocupam muitos viajantes. É verdade que estar preparado, portando todos os documentos necessários, é condição essencial para garantir o seu acesso em outro país e é aí que entra a carta convite em inglês.

Mas o que será mesmo essa tal carta? Como redigi-la? Que conteúdo precisa ter? Sim, são muitas as dúvidas! Mas para que você tenha meio caminho andado (porque a outra metade é com você!), lá se vão algumas dicas importantes que vão lhe ajudar a elaborar a sua carta convite em inglês.

O que é uma carta convite em inglês?

Primeiramente, vale a pena saber que a carta convite em inglês é um documento informal que comprova que você vai visitar alguém em outro país, que pode lhe oferecer acomodação durante a sua permanência. Isso significa que ela tem utilidade se você ficará hospedado na casa de algum amigo ou parente, e, dessa forma, não tem reserva em nenhum hotel.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Em países como os Estados Unidos, às vezes é necessário que você tenha uma carta convite em inglês dentre os documentos para tirar o visto. Em países europeus, que não exigem visto de turistas brasileiros, portando uma carta convite como essa você pode ficar livre de ser barrado na imigração.

Como redigir uma carta convite

A redação de uma carta convite deve ser feita exclusivamente por quem reside no país que você pretende visitar. É preciso que seja um nativo ou alguém com residência ainda que temporária (para estudos, por exemplo), o que significa que pessoas com visto de turista ou que ainda não tenham documentação legalizada de permanência no país não tem essa prerrogativa.

Vale destacar que deve haver anexada à carta uma cópia do documento de identidade ou do passaporte do anfitrião. É importante constar na carta informações, como estado civil, número do passaporte ou documento oficial do país, profissão, endereço e grau de parentesco entre vocês. Além disso, devem constar os dados do visitante, mas não é necessário anexar documentos.

Como registrar a carta

Em se tratando de um documento que será utilizado fora do Brasil, a autenticação deste em cartórios brasileiros não tem nenhuma validade. Caso haja necessidade de registro da carta, é necessário que este seja feito no país de origem da pessoa que a redigiu, junto ao órgão de imigração ou à polícia, mas não são todos os países que exigem. Para saber quais as exigências para a entrada de brasileiros no país destino, verifique as informações no site da respectiva embaixada.

Se o seu destino for a Espanha, veja como fazer uma carta convite em espanhol.

Sobre a elaboração da carta

Ao contrário do que se pensa, a carta convite em inglês não precisa ser escrita de próprio punho. Ao contrário disso, é ideal que seja digital, impressa e assinada, de forma a garantir a compreensão do seu conteúdo. A postagem da carta via correio só é necessária se essa for uma exigência do país de destino. Se não for esse o caso, peça para o redator enviá-la escaneada para que você imprima no Brasil.

Outra informação importante que deve constar na carta é o período em que o visitante permanecerá no país, com data de chegada e partida.

Em que idioma a carta deve ser redigida?

A menos que o país para onde você esteja indo seja Portugal, a carta sempre deve ser redigida na língua oficial do seu país de destino. Caso sua viagem faça conexões, sugiro ter uma cópia da carta em inglês.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Modelo da carta convite em inglês

To: (nome do país destino) Consulate General in (City – Country)

Dear Sir/Madam,

I would like to invite my (friend, uncle, cousin, etc.), (name), XX years old, to visit me in the (nome do país destino) for approximately XX days. He/She lives at (Guest Address), Brazil.
(Name of guest) is (occupation), and He/She is working in (company). In order to be able to travel to the (nome do país destino), she will receive XX days of vacation.

The purpose of his/her visit is social as well as tourism within the (nome do país destino). During his/her visit he/she will stay with me at the above address.

Observação: Se o anfitrião for se responsabilizar pelos custos da viagem do visitante, deve acrescentar o parágrafo abaixo:

I will be the responsible for the financial costs of his/her trip, including the round trip air fare as well as their expenses during their stay in the (nome do país destino). I work as a (occupation), in (company) located at (city). My annual gross income is $ XXXXX. I am sending my income tax report and other documents as evidence that I have the means to be financial responsible for them.

And I provide documents that prove my (nationality) or (my regular situation with immigration).
Please do not hesitate to contact me via telephone or e-mail if you have any questions.

Sincerely,
(assinatura do anfitrião)

Para não perder de vista:

1. A carta convite não substitui o visto, mas é um documento exigido em alguns países. Vale você se certificar se esse é o caso do país para onde você vai viajar;
2. A carta convite deve ser digitada, impressa e assinada, e não escrita a próprio punho;
3. O documento não tem validade determinada, mas deve conter o período da estada do visitante no país destino;
4.  É importante ter pelo menos duas cópias em mãos;
5.  Deve ser escrita na língua oficial do país destino;
6. Caso sua viagem tenha escalas, é importante ter uma versão da carta convite em inglês;
7.  Só pode ser escrita por residentes nativos ou legalizados no país destino;
8. Verifique as leis de imigração do país destino para adequar a carta às exigências.

E lembre-se: certifique-se de ter em mãos todos os documentos necessários e boa viagem!

Já garantiu a sua passagem aérea? Sugerimos utilizar o portal Kayak para fazer a cotação do seu voo. Esse site comparador mostra os preços das principais companhias aéreas e mostra qual delas tem o menor preço para o trecho que você precisa, vale a pena conferir!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media , videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.