Medo de avião? Veja dicas de como superar a fobia e curtir o voo

Dicas para superar medo de avião

Europa  / 

Você tem medo de avião? Sabia que é um medo muito comum? Entre 20 e 40% da população mundial tem medo de aviões. Mas conhecer o mundo (principalmente viajar para Europa) é muito mais fácil voando.

Portanto, hoje você descobrirá algumas dicas que te ajudarão a superar o medo e viajar tranquilamente.

Apesar de ser pouco provável que um acidente aéreo aconteça com você, o medo de avião é um problema que acompanha inúmeras pessoas.

De acordo com o um estudo publicado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no Brasil as chances de morrer em um acidente aéreo são 1 em 2 milhões, porém em países de primeiro mundo como Canadá, Japão e países da Europa as chances diminuem para 1 em 14 milhões.

Diferença entre o medo de avião e pânico de avião

Aerofobia

O medo de viajar de avião é conhecido cientificamente como aerofobia e este medo possui diversas explicações. Uma delas é que, por ser uma situação não rotineira (para a maioria das pessoas) e não natural, há um aumento na excitação e no nervosismo.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.

Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26

O barulho da aeronave, a velocidade, aceleração, altitude e vibração estimulam o sistema nervoso e causam desconforto, além da sensação de falta de controle e de não sabermos exatamente o que está acontecendo.

O pânico de voar

O pânico de voar

Ter medo de voar é muito diferente de ter pânico de viajar de avião. Sentir algum desconforto e até ficar ansioso nas horas que antecedem o voo é algo absolutamente normal, porém é necessário saber a diferença entre a ansiedade natural e o medo irracional ou fobia.

Quando a fobia chega em um nível elevado, pode acontecer de haver a associação com outras fobias e até ataques de pânico e pode chegar a influenciar na vida pessoal, familiar, social e até profissional.

O que fazer para superar a ansiedade de voar?

Se você fica extremamente ansioso quando precisa voar, saiba que você não está só. Ter medo de avião é muito comum, porém existem algumas técnicas que podem fazer com que você supere a ansiedade de voar e que só dependem de você.

Algumas atitudes pré voo podem ajudar

Tentar dormir bem na noite anterior ao embarque pode fazer com que a ansiedade diminua. Também é importante evitar bebidas estimulantes em excesso no dia da viagem como café e energéticos, assim como fumar muito. Outros fatores importantes dizem respeito ao trajeto entre a sua casa ou empresa até o aeroporto, por isso é extremamente importante evitar estresses desnecessários que aumentam a sua ansiedade.

Planeje a sua viagem, confira todos os documentos, saia com tempo e tente relaxar no trajeto. Claro que respirar fundo e tentar pensar em coisas boas também ajudam e só dependem de você, por isso faça a sua parte para tentar superar a ansiedade de voar.

Veja 5 dicas para superar medo de avião

Veja 5 dicas para superar medo de avião

Como a quantidade de pessoas que têm medo de avião é grande, nós vamos dar 5 dicas para você superar esse medo:

1. Compreenda o seu medo

Mais do que pensar positivamente, é necessário que você compreenda o seu medo de avião para tentar tratá-lo. Se for apenas uma ansiedade normal, isso é super tranquilo e natural. Agora, se for fobia ou pânico, procurar ajuda médica é um passo importante, pois somente um profissional poderá lhe ajudar a superar o medo de avião e até prescrever medicamentos que ajudem no combate da ansiedade.

2. Entenda tudo de aviões

O avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Use o Google a seu favor e pesquise sobre o funcionamento das aeronaves, por exemplo. Dedique um tempo para compreender que os aviões são munidos de tanta tecnologia que a chance de acontecer um acidente são mínimas e que necessitam de uma infinidade de erros sucessivos para que sejam inevitáveis.

3. Prepare-se para voar

Como foi dito anteriormente, é necessário ter tudo sobre controle, especialmente no que só depende de você. Portanto, tente deixar tudo organizado (documentos e etc.), use roupas confortáveis no dia da viagem e se você toma medicamentos indicados pelo seu médico para ansiedade, não esqueça de tomá-los nos horários certos.

4. Evite as janelas

Ok, agora que você já compreende melhor o seu medo de avião e estudou mais sobre estas máquinas, evite ficar próximo das janelas. Acontece que o medo de avião pode ser por receio de altura, por exemplo, então evitar ficar próximo das janelas fará com que você consiga uma maior tranquilidade durante a viagem.

5. Tente se distrair

Tente se distrair durante o voo

Outra dica para superar o medo de avião é buscar modos de distração dentro do avião. Converse com os comissários, leve o seu livro preferido, baixe algum filme que lhe acalme para assistir durante a viagem ou até assista aos filmes disponíveis no avião, ouça suas músicas favoritas e se achar necessário, até tome um calmante para que tudo corra da melhor maneira.

Ah, e nem pense em beber durante o voo, pois por conta da alteração na pressão dentro do avião, os efeitos do álcool são potencializados e isso pode ser desastroso caso você tenha tomado remédios para a ansiedade.

E mais uma ajudinha

Por fim, nós encontramos um site muito legal que pode lhe ajudar a superar o medo de avião. No Rivotravel você se depara com uma série de textos motivacionais que são escritos por quem sabe bem o que é ter medo de voar e podem ser muito úteis para você.

Se você se sentir então pronto para voar, indico a leitura do artigo sobre sites de passagens aéreas e até sobre como comprar passagem com milhas aéreas.

Esperamos que as nossas dicas lhe ajudem e que você faça boas viagens pela Europa.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.