Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto? Essa é uma pergunta comum que muitos viajantes se fazem ao planejar as suas aventuras. Afinal, todos nós queremos garantir uma experiência tranquila e sem contratempos no momento de embarcar.

Por isso, nesse artigo vamos explorar dicas e orientações para ajudá-lo a decidir o momento ideal de chegar ao aeroporto, considerando os fatores como tipo de voo, destino e políticas da companhia aérea. Vamos lá?

Quanto tempo antes do voo é preciso estar no aeroporto?

O tempo recomendado para chegar ao aeroporto antes do voo pode variar dependendo de diversos fatores.

É importante considerar o tipo de voo, se é doméstico ou internacional, as diretrizes da companhia aérea e as condições locais. Por isso, vamos explorar um pouco mais os pormenores logo abaixo e responder à pergunta “quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto?”.

Voos domésticos

Quando a sua viagem envolve voos domésticos no Brasil, é aconselhável chegar ao aeroporto com 2h de antecedência em relação ao horário de embarque. É importante também considerar as recomendações específicas da companhia aérea que você irá voar.

As maiores companhias aéreas do Brasil, apresentam recomendações diferentes. A Latam, por exemplo, recomenda que os passageiros cheguem ao aeroporto com uma antecedência de, pelo menos, 2h30 antes do horário de embarque. Por sua vez, a Azul estabelece um prazo de 2h como o ideal para a chegada dos passageiros.

Voos internacionais

Se o seu destino for fora do país, é importante estar atento, pois o tempo de antecedência necessário antes do voo costuma ser maior para voos internacionais. Desse modo, o tempo recomendado é de geralmente 3h de antecedência.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

No caso de você ainda ter dúvidas com relação ao seu próximo destino, vale a pena conferir as ofertas e promoções disponíveis na Vai de Promo, uma plataforma de busca e comparação de passagens aéreas. Com opções de voos tanto nacionais quanto internacionais, a Vai de Promo pode ajudá-lo a encontrar as melhores tarifas para a sua viagem.

Quanto tempo antes do voo fecha o embarque?

O momento do encerramento do embarque costuma ocorrer em torno de 20 a 30 minutos antes da partida do voo. No entanto, é importante ressaltar que, em alguns casos, o embarque pode ser antecipado, especialmente em voos internacionais operados em aeronaves de maior porte.

Além disso, é necessário estar ciente de que, se o voo estiver com capacidade máxima, a aeronave pode decolar antes do horário programado.

Conferência do portão do voo no painel do aeroporto.
Dependendo da companhia pode haver mais flexibilidade quanto ao horário de embarque.

No entanto, se por acaso você enfrentar problemas durante o voo ou o embarque, como atrasos no voo, cancelamentos ou recusa de embarque, a AirHelp pode ser uma grande aliada.

Ela é uma startup especializada em auxiliar no entendimento e na reivindicação dos direitos dos passageiros aéreos em situações problemáticas durante a viagem.

Portanto, além de estar atento ao horário de fechamento do embarque, é importante conhecer os seus direitos como passageiro e contar com serviços como os da AirHelp para lidar com possíveis contratempos durante a sua jornada.

Como rastrear voo em tempo real? Veja os melhores sites e aplicativos.

Quanto tempo de antecedência para fazer check-in?

O check-in presencial está disponível a partir de 3 horas antes do voo, permitindo que você despache a sua bagagem e finalize os procedimentos necessários para embarcar.

Já no caso de você optar por fazer o check-in online, pode encontrá-lo já disponível cerca de 72 horas antes do voo no caso da Azul, por exemplo, e 48 horas antes no caso da Gol e da Latam.

O check-in internacional deve ser feito quanto tempo antes?

O check-in internacional geralmente deve ser feito com antecedência de 3h antes do horário de partida do voo. Esse tempo extra é necessário devido aos procedimentos de segurança mais rigorosos e às verificações de imigração realizadas para voos internacionais.

Além disso, uma opção cada vez mais popular é o check-in online, que oferece conveniência e agilidade aos viajantes. Essa é a melhor opção para fazer um check-in mais rápido para economizar tempo e evitar filas no balcão da companhia aérea.

Para isso, basta acessar o site ou aplicativo da companhia aérea — disponível a partir de 72 horas antes do voo —, inserir os dados solicitados, como número do bilhete ou código de reserva, e seguir as instruções para selecionar assentos, imprimir o cartão de embarque ou recebê-lo no seu dispositivo móvel.

É melhor fazer o check-in pela internet ou no aeroporto?

Na minha experiência, o check-in online tem sido uma opção extremamente conveniente e que facilita bastante as viagens, o que acaba por ser muito melhor do que o check-in presencial.

Optando por essa modalidade, você evita filas e agiliza o processo no aeroporto, de modo que também é possível evitar preocupações de chegar atrasado no aeroporto.

Além disso, você pode selecionar os seus assentos antecipadamente. Pode parecer besteira, mas faz toda diferença em um longo voo internacional, já que ter a oportunidade de escolher o seu assento preferido, seja na janela para apreciar a vista ou na fileira do corredor para ter mais espaço, proporciona um maior conforto durante a viagem.

Adicionalmente, se você estiver viajando em grupo, tem a possibilidade de garantir assentos próximos uns dos outros.

Contudo, para quem vai despachar a bagagem, o check-in presencial pode ser a melhor solução, visto que você, obrigatoriamente, terá que passar pelo balcão da companhia aérea.

Quantas horas antes do voo pode despachar as malas?

Agora que já entendeu a resposta para a dúvida “quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto”, vamos falar de outro ponto importante: tempo para despachar as malas.

Geralmente, o procedimento de despachar as malas ocorre nos balcões de atendimento da companhia aérea, que é onde também costumamos fazer o check-in presencial, por isso o despache das malas segue as mesmas diretrizes do check-in. O prazo estabelecido costuma variar de 3 horas antes do voo até 1 hora antes da partida.

Pode fazer check-in e depois despachar bagagem?

Sim, é possível fazer o check-in antes de despachar a bagagem.

A maioria das companhias aéreas permite que faça o processo de check-in através do site ou do aplicativo móvel da mesma. Após concluir o check-in online, você receberá o cartão de embarque eletrônico, que pode ser impresso ou salvo no seu celular.

Com o cartão de embarque em mãos, você pode dirigir-se diretamente ao balcão de despacho de bagagem para entregar as suas malas.

Não deixe de verificar o que pode (e o que não pode) levar na bagagem de mão e despachada.

Quanto tempo antes posso entrar na sala de embarque?

O horário de entrada na sala de embarque pode variar conforme a companhia aérea e o aeroporto. Em geral, as companhias aéreas recomendam que os passageiros estejam na sala de embarque pelo menos 40 minutos antes do horário de partida do voo, que é quando o embarque se inicia.

Respondida à questão “quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto?” e com essas dicas em mãos, você já pode se preparar melhor para sua próxima jornada. Aproveite para buscar a sua passagem aérea na Vai de Promo. Segundo o site informa, é possível encontrar preços com até 35% de desconto.

Boa viagem!