Passagem de volta para o Brasil: é obrigatório comprar? Descubra aqui

Passagens Aéreas  / 

Na hora de planejar uma viagem à Europa, além de fazer as reservas de hotéis e passeios, devemos nos preocupar primeiramente com a compra das passagens. Então, vamos descobrir neste artigo se é obrigatório ter a passagem de volta para o Brasil na hora de embarcar para algum país da União Europeia.

É obrigatório comprar a passagem de volta para o Brasil?

Por lei, não existe regra específica que diga que a compra da passagem de volta seja obrigatória.

Porém, como não é necessário visto para permanência do turista por até 90 dias nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, a regra aplicada pela imigração europeia é de que uma boa conduta a ser adotada é a compra da passagem de volta para o Brasil quando se viaja ao continente europeu.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Atenção: a partir de 2021 haverá mudança na entrada de estrangeiros na Europa através do ETIAS, será preciso uma autorização para entrar no continente. Saiba tudo.

Por que é necessário comprar?

Para que sua entrada na União Europeia seja facilitada, indicamos a compra da passagem de volta para o Brasil. Os agentes federais estão acostumados a lidar com muitos imigrantes ilegais querendo morar na Europa sem ter uma permissão oficial ou emprego garantido.

Então para que você não seja confundido com esse tipo de turista, garanta sua passagem de volta já na compra das passagens de ida. Além de aumentar suas chances de ingresso na Europa, você ainda consegue valores melhores do que se fosse comprar apenas um trecho.

Se você estiver planejando viajar por vários países e não sabe ao certo a data de volta, é provável que tenha algum problema. O mais indicado nessa situação é comprar um ticket de volta, mesmo que você não tenha certeza.

Veja porque não vale a pena morar na Europa ilegalmente.

E se eu não comprar a passagem de volta?

Caso você não compre a passagem, é bem possível que os agentes federais não permitam sua entrada no país. Para eles, sem comprovar que irá retornar ao seu país, você é um potencial imigrante ilegal, então acaba se tornando um risco à União Europeia.

Quais passageiros são dispensados de comprar a passagem de volta para o Brasil?

Quem pode comprar passagem para Europa sem comprar passagem de volta para o Brasil, sem ter problemas:

  • Cidadãos da União Europeia;
  • Portadores de dupla cidadania, sendo uma delas europeia;
  • Estrangeiros portadores de visto de residência prolongado no país de destino.

Caso você não se encaixe em nenhum desses grupos listados, o melhor é comprar a passagem de volta para o Brasil.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Você também pode conferir um guia para:

E se eu for viajar por vários países e não souber a data de volta?

Se você quiser viajar por vários países e não sabe quando vai voltar, e por isso não comprou a passagem de volta para o Brasil, é provável que tenha algum problema. O melhor mesmo nessa situação é comprar uma passagem de volta, mesmo que você não tenha certeza. É melhor garantir a sua entrada, mesmo que tenha que gastar dinheiro com remarcações.

Saiba também quais são os golpes em turistas mais comuns na Europa.

Os preços das passagens de ida e volta valem a pena

Muitas companhias aéreas colocam o preço da passagem de ida muito semelhante ao preço da passagem de ida e volta, por isso a maioria das pessoas acaba optando por comprar ida e volta.

Confira também como comprar passagem aérea promocional.

O que fazer com a passagem de volta se vou morar?

A passagem de volta pode ser remarcada ou, dependendo das condições que estavam escritas naquelas letrinhas minúsculas quando você comprou a passagem, ela pode ser (ou não) reembolsada.

Dá para remarcar?

Na maioria das vezes é possível sim remarcar a passagem de volta para o Brasil, mas lembre-se que a passagem só tem validade de 1 ano, ou seja, depois disso você perde a passagem.

Quanto custa remarcar?

Cada companhia aérea tem o seu preço, que pode inclusive variar de acordo com alta e baixa temporada.

Você pode conferir várias dicas para comprar passagem com milhas aéreas.

Como pedir reembolso?

O reembolso da passagem depende do que estava escrito nos termos e condições. Entre em contato diretamente com a empresa aérea ou agência que você comprou a passagem para tirar dúvidas e solicitar o dinheiro de volta.

Atenção ao no show: Existem companhias aéreas que cobram taxa de no-show, ou seja, se você simplesmente decidir que não vai usar a passagem de volta para o Brasil, e não avisar a companhia aérea, ela pode te cobrar uma “multa” por você não ter aparecido.

Voo atrasado ou cancelado? Saiba quais são os seus direitos.

Lembrete importante: leve consigo todas as passagens

Para comprovar que você quer apenas turistar, que tem vínculos com o seu país de origem e que realmente planeja voltar, leve as passagens impressas. O ideal é que você tenha em mãos todas as passagens, incluso as passagens com outros destinos que você vai visitar.

Vai cotar sua passagem de ida e de volta para o Brasil? Sugerimos visitar o portal Kayak para fazer a cotação. Esse comparador de voos mostra os melhores preços para o trecho escolhido por você em diversas companhias aéreas, ajudando você a economizar. Vale a pena conferir!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Roberta é brasileira, tem 30 anos e já visitou 24 países e mais de 101 cidades nesse mundo lindo em que vivemos! Trabalha com produção de eventos e como Travel Blogger no Mapa de Sonhos e tem verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!