Passagens Aéreas

Grávida pode viajar de avião? Tire suas dúvidas e saiba tudo

Durante a gravidez, ficamos mais cautelosas e queremos o melhor para a saúde do nosso bebê. Mas, será que uma grávida pode viajar de avião? Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas e dar dicas para seu voo ser mais tranquilo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Grávida pode viajar de avião sim, mas com limitações

Não é recomendado pelos médicos que grávidas viajem de avião no primeiro trimestre. Se é uma gravidez saudável, converse com seu médico para que ele te indique a melhor solução.

Se uma viagem de avião for inevitável, tente optar por agendar para o segundo trimestre da gravidez, já que é a época mais segura para viajar. A mudança de pressão do avião pode prejudicar a grávida e alguns cuidados extras devem ser tomados para evitar a trombose. Para viajar de forma tranquila, saiba que existe seguro viagem para gestantes.

Até quantos meses uma grávida pode viajar de avião?

A maioria das companhias aéreas só permite que as grávidas façam viagens até os 7 meses de gestação (28 semanas). Muitas companhias pedem atestados médicos a partir das 28 semanas para comprovar que a gestação não é de risco e para evitar complicações durante o voo.

Mulheres que tenham gravidez de risco, com sangramentos, contrações antecipadas, com pré-eclampsia, que já sofreram um aborto ou que correm risco de aborto e devem fazer viagens longas de avião precisam sempre consultar seu médico obstetra.

Grávida espera voo

É importante respeitar esse período da sua vida, evitar grandes esforços e pegar peso, malas, manter uma alimentação balanceada, fazer caminhadas e estar com o pré-natal em dia e acompanhado com um médico. Converse sempre com seu médico antes de agendar qualquer viagem de avião ou de comprar as passagens.

Duração dos voos

A grávida pode viajar de avião com segurança no segundo trimestre com orientação médica e devem evitar voos muito longos. A melhor opção é sempre optar por voos diretos, sem escalas e pouco tempo de espera nos aeroportos.

Outra dica: lave sempre as mãos e ande com lenços umedecidos. Os aeroportos internacionais têm pessoas circulando do mundo todo e ficar gripada na gravidez é bem ruim.

Como funciona em cada companhia aérea

Veja a seguir a lista das companhias aéreas e quais as restrições para as gestantes em viagem:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
  • Azul: na companhia aérea Azul, é possível viajar até 28 semanas de gestação. Entre 29 a 35 semanas é necessário um atestado médico;
  • Gol: a Gol Linhas Aéreas permite que as grávidas façam viagens de avião até as 27 semanas. Entre 28 a 35 semanas, a companhia solicita um atestado médico;
  • TAP: grávidas que não tenham complicações podem viajar até 36 semanas. Grávidas de gêmeos ou trigêmeos só podem viajar até 32 semanas. A partir de 28 semanas, a companhia exige uma declaração médica para embarcar. Saiba mais no site da TAP;
  • LATAM: já a LATAM permite que as gestantes voem de avião até as 30 semanas de gestação. Entre 30 a 36 semanas é necessário um atestado médico;
  • Air France: a companhia aérea francesa permite que as gestantes embarquem até as 36 semanas.

Outras companhias aéreas

As companhias Air Berlin, British Airways, Lufthansa, TAP e Turkish Airways não permitem que mulheres grávidas viajem, mesmo com declaração do médico. No último mês, as viagens de avião não são recomendadas devido ao risco de um parto antecipado.

Já as companhias aéreas low cost são as mais rígidas. A Ryanair, Vueling e EasyJet apresentam mais restrições. Nas três empresas, é necessário atestado médico para voar (normalmente em inglês ou na língua do país em que viaja) a partir das 28 semanas. A Ryanair não permite grávidas nos voos com mais de 32 semanas.

Cuidados a tomar antes de embarcar

Antes de uma grávida viajar de avião, é necessário agendar uma consulta médica, ser muito sincera com o médico sobre os sintomas, se tem enjoos, algum corrimento, sangramento, contrações, etc. A sua saúde precisa estar 100% para evitar problemas durante o voo. Depois disso, é importante chegar com tempo no aeroporto, fazer o check-in com calma e pedir para ser identificada como grávida. Muitas companhias dão um broche para colocar na blusa da mulher.

No check-in, a gestante deve solicitar um lugar na frente do avião e no corredor. Ela deve ficar próxima ao banheiro para poder ir com frequência.

Alimentação indicada

Antes de viajar de avião, as grávidas devem fazer uma alimentação leve, sem frituras, sem refrigerantes e nada que contenha gás. Para evitar as dores abdominais, coma grelhados, sopas, legumes cozidos (evite legumes de cor verde forte que causam gases) e tome apenas água. Mantenha-se sempre hidratada. Evite comer saladas cruas fora de casa.

Roupas para a viagem

Você também deve escolher roupas largas e confortáveis para viajar, já que com a pressão do avião seus pés e pernas podem inchar. A grávida pode viajar de avião com tênis bem confortáveis, calças soltas e sempre com um casaco para se proteger do frio do ar condicionado e evitar um resfriado.

Seguro viagem para gestantes

Outro cuidado que toda grávida deve ter antes de viajar de avião e fazer uma viagem internacional, é contratar um seguro de viagem. Verifique as coberturas e escolha um seguro que atenda grávidas e possíveis partos.

Se fizer uma viagem dentro do Brasil e seu plano de saúde não tiver cobertura na região do destino, também é importante contratar um seguro de saúde. Acesse nosso comparador seguro viagem e veja quais as melhores opções e com mais cobertura para grávidas. Em parceria com o Portal Seguros Promo garantimos ainda um desconto de 5% direto no seu seguro, para isso basta utilizar o cupom EURODICAS5 na hora de fazer o pagamento.

Cuidados a tomar já dentro do avião

Ao chegar no avião, tire os sapatos e fique só de meia. As meias de compressão são ótimas opções para evitar a trombose. O cinto de segurança deve ser sempre colocado sempre por baixo da barriga, na região pélvica, para não comprimir o útero. O cinto deve ser mantido durante todo o voo.

Gestante no aeroporto

Durante o voo, as grávidas devem evitar bebidas com gás e, obviamente, bebidas alcoólicas. Como o avião tem um ar muito seco, as grávidas precisam se manter hidratadas e tomar bastante água durante o voo. Se a viagem for longa, lembre-se de levantar e caminhar um pouco a cada uma hora. Durante o voo, faça também exercícios com o pé (girando de um lado para o outro) para se alongar e não inchar muito.

Por isso, é bem importante que você sente no corredor e tenha acesso livre para o banheiro do avião. Se a viagem for noturna e alguém ao lado dormir, você não precisa se preocupar em ficar acordando a pessoa para levantar. Não tenha vergonha de pedir para a aeromoça trocar você de lugar, ou melhor ainda, já faça o pedido no check-in.

Viagem de avião no pós-parto

A maioria das companhias aéreas só transporta recém-nascidos e mulheres no puerpério 7 dias após do parto. O ideal é que a mãe e o bebê estejam recuperados, bem alimentados, com a imunidade mais alta para poder viajar de avião, ficar em um lugar fechado com tanta gente e com ar condicionado.

Saiba também os melhores lugares para viajar com crianças e planeje sua próxima viagem.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar