Durante a gravidez, ficamos mais cautelosas e queremos o melhor para a saúde do nosso bebê. Mas, será que uma grávida pode viajar de avião? Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas e dar dicas para seu voo ser mais tranquilo.
Grávida pode viajar de avião sim, mas com limitações
Não é recomendado pelos médicos que grávidas viajem de avião no primeiro trimestre. Se é uma gravidez saudável, converse com seu médico para que ele te indique a melhor solução.
Se uma viagem de avião for inevitável, tente optar por agendar para o segundo trimestre da gravidez, já que é a época mais segura para viajar. A mudança de pressão do avião pode prejudicar a grávida e alguns cuidados extras devem ser tomados para evitar a trombose. Para viajar de forma tranquila, saiba que existe seguro viagem para gestantes.
Até quantos meses uma grávida pode viajar de avião?
A maioria das companhias aéreas só permite que as grávidas façam viagens até os 7 meses de gestação (28 semanas). Muitas companhias pedem atestados médicos a partir das 28 semanas para comprovar que a gestação não é de risco e para evitar complicações durante o voo.
Mulheres que tenham gravidez de risco, com sangramentos, contrações antecipadas, com pré-eclampsia, que já sofreram um aborto ou que correm risco de aborto e devem fazer viagens longas de avião precisam sempre consultar seu médico obstetra.
É importante respeitar esse período da sua vida, evitar grandes esforços e pegar peso, malas, manter uma alimentação balanceada, fazer caminhadas e estar com o pré-natal em dia e acompanhado com um médico. Converse sempre com seu médico antes de agendar qualquer viagem de avião ou de comprar as passagens.
Duração dos voos
A grávida pode viajar de avião com segurança no segundo trimestre com orientação médica e devem evitar voos muito longos. A melhor opção é sempre optar por voos diretos, sem escalas e pouco tempo de espera nos aeroportos.
Outra dica: lave sempre as mãos e ande com lenços umedecidos. Os aeroportos internacionais têm pessoas circulando do mundo todo e ficar gripada na gravidez é bem ruim.
Como funciona em cada companhia aérea
Veja a seguir a lista das companhias aéreas e quais as restrições para as gestantes em viagem:
- Azul: na companhia aérea Azul, é possível viajar até 28 semanas de gestação. Entre 29 a 35 semanas é necessário um atestado médico;
- Gol: a Gol Linhas Aéreas permite que as grávidas façam viagens de avião até as 27 semanas. Entre 28 a 35 semanas, a companhia solicita um atestado médico;
- TAP: grávidas que não tenham complicações podem viajar até 36 semanas. Grávidas de gêmeos ou trigêmeos só podem viajar até 32 semanas. A partir de 28 semanas, a companhia exige uma declaração médica para embarcar. Saiba mais no site da TAP;
- LATAM: já a LATAM permite que as gestantes voem de avião até as 30 semanas de gestação. Entre 30 a 36 semanas é necessário um atestado médico;
- Air France: a companhia aérea francesa permite que as gestantes embarquem até as 36 semanas.
Outras companhias aéreas
As companhias Air Berlin, British Airways, Lufthansa, TAP e Turkish Airways não permitem que mulheres grávidas viajem, mesmo com declaração do médico. No último mês, as viagens de avião não são recomendadas devido ao risco de um parto antecipado.
Já as companhias aéreas low cost são as mais rígidas. A Ryanair, Vueling e EasyJet apresentam mais restrições. Nas três empresas, é necessário atestado médico para voar (normalmente em inglês ou na língua do país em que viaja) a partir das 28 semanas. A Ryanair não permite grávidas nos voos com mais de 32 semanas.
Se você tiver algum problema com a empresa aérea, pode acionar a AirHelp para ajudar você a conseguir uma indenização de até 600 euros.
Cuidados a tomar antes de embarcar
Antes de uma grávida viajar de avião, é necessário agendar uma consulta médica, ser muito sincera com o médico sobre os sintomas, se tem enjoos, algum corrimento, sangramento, contrações, etc. A sua saúde precisa estar 100% para evitar problemas durante o voo. Depois disso, é importante chegar com tempo no aeroporto, fazer o check-in com calma e pedir para ser identificada como grávida. Muitas companhias dão um broche para colocar na blusa da mulher.
No check-in, a gestante deve solicitar um lugar na frente do avião e no corredor. Ela deve ficar próxima ao banheiro para poder ir com frequência.
Alimentação indicada
Antes de viajar de avião, as grávidas devem fazer uma alimentação leve, sem frituras, sem refrigerantes e nada que contenha gás. Para evitar as dores abdominais, coma grelhados, sopas, legumes cozidos (evite legumes de cor verde forte que causam gases) e tome apenas água. Mantenha-se sempre hidratada. Evite comer saladas cruas fora de casa.
Roupas para a viagem
Você também deve escolher roupas largas e confortáveis para viajar, já que com a pressão do avião seus pés e pernas podem inchar. A grávida pode viajar de avião com tênis bem confortáveis, calças soltas e sempre com um casaco para se proteger do frio do ar condicionado e evitar um resfriado.
Seguro viagem para gestantes
Outro cuidado que toda grávida deve ter antes de viajar de avião e fazer uma viagem internacional, é contratar um seguro de viagem. Verifique as coberturas e escolha um seguro que atenda grávidas e possíveis partos.
Se fizer uma viagem dentro do Brasil e seu plano de saúde não tiver cobertura na região do destino, também é importante contratar um seguro de saúde. Acesse o site Seguros Promo e veja quais as melhores opções e com mais cobertura para grávidas. O Portal garante ainda um desconto de 5% direto no seu seguro, para isso basta utilizar o cupom EURODICAS5 na hora de fazer o pagamento.
Cuidados a tomar já dentro do avião
Ao chegar no avião, tire os sapatos e fique só de meia. As meias de compressão são ótimas opções para evitar a trombose. O cinto de segurança deve ser sempre colocado sempre por baixo da barriga, na região pélvica, para não comprimir o útero. O cinto deve ser mantido durante todo o voo.
Durante o voo, as grávidas devem evitar bebidas com gás e, obviamente, bebidas alcoólicas. Como o avião tem um ar muito seco, as grávidas precisam se manter hidratadas e tomar bastante água durante o voo. Se a viagem for longa, lembre-se de levantar e caminhar um pouco a cada uma hora. Durante o voo, faça também exercícios com o pé (girando de um lado para o outro) para se alongar e não inchar muito.
Por isso, é bem importante que você sente no corredor e tenha acesso livre para o banheiro do avião. Se a viagem for noturna e alguém ao lado dormir, você não precisa se preocupar em ficar acordando a pessoa para levantar. Não tenha vergonha de pedir para a aeromoça trocar você de lugar, ou melhor ainda, já faça o pedido no check-in.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Tenha o seu caso analisado gratuitamente e receba até R$10.000 de indenização através da AirHelp. Caso você não tenha direito à indenização, não paga nada. O serviço é prático, rápido e seguro. Confira!
CONFERIR →Viagem de avião no pós-parto
A maioria das companhias aéreas só transporta recém-nascidos e mulheres no puerpério 7 dias após do parto. O ideal é que a mãe e o bebê estejam recuperados, bem alimentados, com a imunidade mais alta para poder viajar de avião, ficar em um lugar fechado com tanta gente e com ar condicionado.
Saiba também os melhores lugares para viajar com crianças e planeje sua próxima viagem.