Tudo sobre a Grécia, economia, cidades e algumas curiosidades.

Tudo sobre a Grécia

Europa  / 

Muita gente quer saber tudo sobre a Grécia, esse lindo país com pontos turísticos e ilhas paradisíacas. Por isso, me pediram para escrever sobre o assunto.

Se você é uma dessas pessoas e quer conhecer um pouco mais sobre esse país, venha conosco! Vamos te contar praticamente tudo sobre a Grécia.

Se você gosta de ilhas paradisíacas, leia também o artigo que fizemos sobre as Ilhas da Europa.

Onde fica a Grécia?

A Grécia é um país independente e está localizada no sul da Europa.

Para sermos mais específicos, o país é um território continental, localizado na extremidade sul dos Bálcãs, na península do Peloponeso. Está separada do continente pelo canal de Corinto.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.

Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26

Mapa da Grécia

A Grécia tem um território de 131.957 km². Sua área é um pouco menor do que o Ceará, no Brasil.

Veja o mapa grego:

Países vizinhos da Grécia

A Turquia está a leste e a nordeste da Grécia; a Albânia, a oeste; e a Bulgária e a Macedônia, ao norte. O país é banhado a leste pelo Mar Egeu, ao sul pelo Mar Mediterrâneo e a oeste pelo Mar Jônico.

Capital da Grécia

Capital da Grécia Atenas

A capital da Grécia é Atenas. A cidade possui clima mediterrâneo e suas principais atividades estão voltadas para o turismo, o comércio e serviços.

Idioma da Grécia

Cerca de 96% da população são gregos e o idioma oficial da Grécia é o grego. A língua é bem diferente do português. Porém, a maioria das pessoas fala inglês e outros idiomas em pontos turísticos, como Atenas e Ilhas Gregas. Por isso, não se preocupe quando for visitar o país!

Bandeira da Grécia

Bandeira da Grécia

Possui formato horizontal, sendo composta por cinco listras azuis e quatro brancas, de forma alternada (o início e o final são listras azuis). No canto superior esquerdo da bandeira há um quadrado de fundo azul com uma cruz branca no centro.

Com relação ao significado dos componentes da bandeira, a cruz branca representa a Igreja Ortodoxa Grega (religião tradicional da Grécia) e as nove listras simbolizam as nove sílabas da expressão “Liberdade ou Morte”, em grego.

Vamos às cores: o azul simboliza o mar e o céu, e o branco, as ondas do mar e as nuvens do céu.

Veja também os artigos sobre a bandeira de Portugal e a bandeira da Itália.

Moeda da Grécia

Euro

A moeda oficial da Grécia é o euro. Leia nosso artigo sobre a cotação do Euro.

Breve história: saiba tudo sobre a Grécia

A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental.

As primeiras pessoas que ficaram na Grécia chegaram aos mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo entre 3.000 e 2.000 aC. O período de ouro da cultura grega ocorreu no século 5 aC, quando o Parthenon de Atenas foi erguido.

Alexandre, o Grande, ajudou na expansão da cultura grega pela Pérsia, Índia, Egito e todo o Mediterrâneo. Assim, seguiu-se o domínio romano, o bizantino e o otomano. Em 1829, houve a independência do país.

Também pode ser interessante ver o que escrevemos de tudo sobre a Europa.

Outros fatos importantes na história grega

  • Em 776 a.C. foram realizados os Primeiros Jogos Olímpicos da história, na cidade grega de Olímpia;
  • Em 594 a.C., Sólon, legislador grego, iniciou uma grande reforma política, econômica e social em Atenas;
  • Em 490 a.C, os gregos venceram os persas na batalha de Maratona;
  • Em 478 a.C, Atenas implementou a Liga de Delos para defender as cidades gregas contra ataques persas, nas Guerras Médicas.

Economia da Grécia

Desde 2009, a Grécia enfrenta uma séria crise econômica, provocada pela alta dívida pública. O desemprego aumentou e o déficit orçamentário idem. Consequentemente, o PIB caiu.

Em 2010, o governo socialista pediu ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Zona do Euro para enfrentar a crise. Foi anunciada, então, uma medida de austeridade, visando à redução dos gastos públicos relacionados, principalmente, aos direitos trabalhistas.

União Representando Crise

A partir de 2016

Um dado que ainda assusta é que a taxa de desemprego do país em 2016 foi de 23,6%, ou seja, quase 1/4 da população grega sem trabalho. A renda per capita foi de US$ 26.800 no ano de 2016.

A situação econômica da Grécia ainda é complicada, embora tenha apresentado alguma recuperação. Veja que o Diário de Notícias mostra que o PIB do país cresceu 1,4% em 2017.

Melhores cidades da Grécia

Como vimos, a Grécia é um país muito procurado por turistas do mundo todo. Possui maravilhosas paisagens naturais e muitos pontos turísticos (que você verá no próximo tópico).

Com relação às cidades, Atenas, sua capital, é a mais conhecida e a principal do país. Também se destacam as cidades de Fira, em Santorini, e Rhodes, localizada na ilha de Rhodes. E não podemos deixar de citar Mykonos, localizada na famosa ilha de Mykonos.

Confira uma lista com os 7 melhores destinos para aposentados na Europa.

Pontos turísticos da Grécia

A Grécia é cheia de pontos turísticos e locais paradisíacos para você conhecer!

Atenas

Em Atenas, uma sugestão é o passeio em Acrópole, onde ficam as construções como o Parthenon e o Erecteion, um dos principais cartões postais do mundo, e o museu de Acrópole.

Outros locais

Santorini na Grécia

Em Santorini, uma bela e romântica programação é admirar o pôr do sol nas casinhas brancas. A vista para o mar Egeu é incrível! Lá também tem a Igreja Ortodoxa que você precisa conhecer!

Em Creta, uma sugestão são as Ruínas de Cnossos. A ilha grega de Mykonos, conhecida como “pequena Veneza”, também merece sua visita!

Veja também algumas curiosidades da Europa.

Dicas

Bem, essas foram apenas algumas sugestões de locais para você visitar quando for à Grécia. Veja no TripAdvisor outros que você possa se interessar e monte o roteiro para a sua viagem!

Um site que achei bem interessante quando fiz a pesquisa para escrever o texto foi este. Nele conseguimos ver uma seleção de lugares lindos e suas respectivas fotos!

6 Curiosidades sobre a Grécia

E aí, sabe tudo sobre a Grécia? Veja, então, algumas curiosidades sobre o país.

Você sabia que…

  • Os gregos costumavam fazer atividades físicas completamente pelados?
  • Um grego consome, em média, 21 quilos de azeite de oliva por ano?
  • São produzidas 2,5 milhões de toneladas de azeitonas por ano na Grécia?
  • A Grécia possui mais ou menos 7.000 cavernas, totalizando 24 mil quilômetros de galerias subterrâneas?
  • A Grécia é o país da União Europeia com o menor número de acidentes de transporte por pessoa?
  • O termo “idiota” era utilizado em referência a qualquer indivíduo que não fosse político na Grécia Antiga?

O que você achou dessas curiosidades? Já sabe praticamente tudo sobre a Grécia?

Se você pretende visitar o país, programe-se; vale muito a pena! Se você já conhece e sabe tudo sobre a Grécia ou sabe só um pouquinho e quer compartilhar conosco sua viagem, fique à vontade!

Saiba também tudo sobre a Europa.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.