Vamos falar da bandeira da Grécia, o país que é considerado o berço da civilização ocidental. Conheça detalhes e a história dessa bandeira.
Um pouco sobre a Grécia
A Grécia está no continente europeu fazendo fronteira ao leste e ao nordeste com a Turquia e ao oeste com a Albânia. Ao norte faz fronteira com a Macedônia e a Bulgária. O país é banhado pelo mar Jônico, Mediterrâneo e Egeu.
A população da Grécia supera os 11 milhões de habitantes, sendo que sua maioria, 61% da população, vive em áreas urbanas. A maior concentração está na capital da Grécia, Atenas.
O país abriga o maior número de monumentos da Antiguidade, como por exemplo, Acrópole de Atenas, a cidade medieval de Rodes, além de monumentos bizantinos de Salônica, entre outros.
Agora que você já conhece um pouquinho deste país incrível, perfeito para quem gosta de história e melhor ainda para quem quer viajar para comer bem e relaxar, vamos falar da bandeira da Grécia.
Saiba tudo sobre a Grécia neste artigo.
Como é a bandeira da Grécia
O formato da bandeira da Grécia é horizontal e tem a proporção de 2:3, isto é, 2 metros de altura por 3 metros de largura.
A bandeira da Grécia tem 5 listras azuis e mais 4 listras brancas. No total são 9 listras e todas horizontais. Outro detalhe da bandeira é que na parte superior direita há um quadrado e nele podemos ver uma cruz branca bem no centro.
A história da bandeira da Grécia
A história da bandeira da Grécia está entrelaçada com a história do país.
A Grécia, até a Revolução Grega entre os anos de 1821 e 1829, estava sob o domínio otomano. A partir de então, teve seus territórios de Peloponeso, Ática e parte da Grécia Central libertadas.
Quando o país lutava para se libertar dos otomanos, os que lutavam pela liberdade tinham uma cruz azul sobre um fundo branco. Eram os lutadores da família de Kolokotronis e cipriota Hadjigeorgios.
Porém, acredita-se que estes lutadores não foram os primeiros a usarem a cruz azul sobre um fundo branco, que já havia sido usada pelos revolucionários em 1769, sob Makarios Mellissinos. Nesta guerrilha eles tinham usavam 3 cores, o azul e o branco e também o amarelo, todos na horizontal e a cruz branca estava lá nas listras azuis em uma coroa de louros.
Conhece a comida grega? Veja 13 delícias que você não pode deixar de experimentar.
Versões anteriores
A bandeira da Grécia nem sempre foi como a conhecemos nos dias atuais. No ano de 1821, no dia 21 de março, Andreas Londos deu início a usar uma bandeira da Grécia. A versão anterior tinha as cores vermelha e preta, sobre uma cruz latina. A parte de trás da bandeira era toda vermelha.
A versão de 1820 foi trocada no ano seguinte, praticamente 1 ano depois, em janeiro de 1822. As cores nacionais passaram a ser o azul e o branco. Foi a versão mais parecida com a que conhecemos nos dias atuais. Além disso, a bandeira nas cores azul e branca e o seu primeiro uso oficial foi na guerra marítima.
Como seria uma bandeira de guerra para terra foi acrescentada uma cruz branca no fundo azul, e quando era usada nos navios se usava colocar num canto o retângulo branco com a cruz azul. E assim, a bandeira da Grécia foi ganhando nova imagem.
Entre os anos de 1828 e 1970 ficou determinado que a bandeira com a cruz só poderia ser usada internamente e as com as tiras para serem usadas fora do país. Sendo a bandeira anterior, que era chamada de velho comerciante foi abolida por completo e os navios saíam com a bandeira com listras.
Curiosidades sobre a Grécia: veja 11 coisas que muita gente não sabe.
A bandeira oficial
Foi assim até o ano de 1970, em 18 de agosto ficou determinado que a bandeira listrada, aquela usada pelos navios, passava a ser a bandeira nacional da Grécia. A escolha foi feita considerando a grande importância do setor marítimo para o país.
Nesta época, a bandeira da Grécia tinha a proporção de 7:12, o que foi mudado somente no ano de 1975. Em dezembro de 1978, a bandeira com listras e cruz passou a ser oficialmente a bandeira da Grécia, a bandeira nacional e única. Porém, o exército do país, em desfiles continua usando a bandeira com a cruz.
Significados da bandeira
Nos dias atuais a bandeira da Grécia possui somente duas cores: branco e azul. As suas 9 listras na horizontal tem exatamente a mesma largura todas elas, e estão de forma alternada.
As listras da bandeira grega representam as regiões do país e também uma sílaba de uma frase em grego que tem o seguinte significado: Liberdade ou Morte.
No canto superior da bandeira grega temos outro símbolo, que é chamado de “cantão”. Como dito e se você observar, vê uma cruz branca e o significado da mesma é a ortodoxia grega. Um símbolo da religião tradicional do país, a Igreja Ortodoxa e que está associado a cultura do país.
Conheça Mykonos na Grécia: todos os detalhes para fazer turismo na ilha grega.
Como e quando é usada
A bandeira da Grécia ganha “nova versão” em duas ocasiões: com folhas de loureiro de ouro, usada na presidencial e em desfiles militares.
Para visitar a Grécia é preciso ter um seguro de viagem Europa. Saiba nesse artigo quanto custa seguro viagem para Grécia, custa pouco.