Presidente de Portugal assina documento que simplifica pedido de vistos

Portugal  / 

Uma boa notícia para estrangeiros que moram ou pretendem morar em Portugal foi decretada pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no último dia 29 de agosto. O documento divulgado na site oficial da Presidência da República simplifica o pedido de vistos para estrangeiros.

O documento publicado afirma “que altera a regulamentação do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional”.

Pedido de visto não precisa mais ser presencial

Isso significa a simplificação para os pedidos de visto para permanência ou mesmo autorização de residência em Portugal. A nova regra libera a entrevista presencial no Consulado de Portugal no Brasil e no exterior, sempre que o pedido for possível e podendo variar de acordo com o tipo de visto.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

A nova regra também atribui responsabilidades as instituições de ensino superior – universidades e institutos politécnicos de Portugal – para os pedidos de visto de estudo em Portugal.

Agendamentos no SEF

Os estrangeiros que residem em Portugal também não precisam mais ir presencialmente no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para fazer agendamentos de pedidos ou renovação de vistos.

Agora, é possível fazer a marcação do horário pela internet, de forma online, sem a necessidade de pegar aquelas longas filas.

A renovação do visto de residência acontece todos os anos, até completar os seis anos de residência legal em Portugal. Após esse período, é possível entrar com o pedido de cidadania por tempo tempo de residência. O processo de cidadania nesse caso leva entre 6 a 8 meses.

Regularização de estrangeiros para trabalhar

No que diz respeito a regularização de estrangeiros que entraram em Portugal legalmente, mas sem prévia autorização de residência para trabalho, também houve mudanças.

Foi criado um mecanismo para a verificação de promessas ou contratos de trabalho pelo SEF. Simplificando, dessa forma, o processo de autorização de trabalho em Portugal.

Saiba como é possível fazer o reagrupamento familiar em Portugal.

Vale lembrar, que para isso, é preciso entrar legalmente em Portugal. Ou seja, ainda é necessário fazer o pedido de visto para morar em Portugal ainda estando no Brasil.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Não é possível entrar em Portugal como turista e solicitar o visto por aqui. O caminho correto é reunir todos os documentos e solicitar o visto no Consulado de Portugal no Brasil.

E, com a nova regra, muitos dos pedidos poderão ser enviados por Correio, sem a necessidade de deslocamento até um dos Consulados de Portugal (presente em apenas algumas capitais do país).

Conheça quais os tipos de visto para Portugal e veja qual se adequa ao seu perfil.

Formas de morar em Portugal legalmente

Como já explicamos no artigo sobre como morar em Portugal, todos os pedidos de visto (de trabalho, estudo, aposentadoria, investimento, abertura de startup, etc) devem ser solicitados no Consulado de Portugal no Brasil.

Os brasileiros que desejam morar em Portugal, precisam apresentar uma série de documentos para provar que têm como se manter financeiramente no país europeu.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Além dos comprovantes financeiros, como extratos bancários e Imposto de Renda, os estrangeiros que desejam morar em Portugal precisam apresentar o certificado de antecedentes criminais, um passaporte válido, um seguro de saúde internacional, entre outros documentos específicos para cada tipo de visto. Conheça o seguro de saúde PB4, como funciona e como solicitar gratuitamente.

Descubra também quem tem direito a Cidadania Portuguesa e como é possível adquirir.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.