Bolsa de estudo no Reino Unido: veja como funciona e como conseguir

Estudar no Reino Unido é o sonho de muitos brasileiros, mas custos de moradia e as taxas cobradas pelas instituições acabam desmotivando alguns estudantes. Isso não quer dizer que é impossível. Uma das formas se alcançar esse objetivo é conseguindo um auxílio financeiro. Por isso, se você procura uma bolsa de estudo no Reino Unido, vamos te mostrar que há muitas oportunidades esperando por você.

Ficou animado? Com planejamento, pesquisa e as dicas que vamos te dar sobre as bolsas de estudo disponíveis; quais programas aceitam brasileiros; como concorrer; requisitos e documentação; além de outras informações úteis, vai ficar muito mais fácil realizar o seu sonho de estudar nesse lugar incrível e repleto de oportunidades.

Quem pode concorrer a bolsa de estudo no Reino Unido

Para concorrer a uma bolsa de estuso no Reino Unido, é importante tem um bom histórico acadêmico. Isso vai contar muito na hora da escolha, além de demonstrar interesse em voltar para o Brasil no fim da bolsa de estudo. Ter fluência no inglês é obrigatório.

Saiba como conseguir sua bolsa de estudos na Europa.

Bolsa de estudo no Reino Unido: confira as disponíveis para brasileiros

Antes de decidir que bolsa de estudo no Reino Unido se encaixa mais no seu perfil, é preciso entender que esse auxílio pode ser de dois tipos:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

  • Governamental: programas de bolsas oferecidos pelo governo britânico para estudantes internacionais;
  • Não governamental: programas de bolsas oferecidos por organizações não governamentais e instituições de ensino privadas para estudantes estrangeiros que não podem financiar sua educação no país.

Veja agora quais são as bolsas de estudo que estão disponíveis para brasileiros e se prepare para embarcar.

Saiba mais sobre como estudar na Inglaterra e como planejar seu intercâmbio em Londres.

Programa Chevening

Chevening é um programa de prêmios internacionais do governo do Reino Unido destinado a desenvolver líderes globais desde 1983. Financiado pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) e organizações parceiras, a Chevening oferece duas categorias de prêmios – Chevening Scholarships e Chevening Fellowships – cujos destinatários são pessoalmente selecionados pelas embaixadas e altas comissões britânicas em todo o mundo.

Estudo no Reino Unido

O Programa oferece uma oportunidade única para futuros líderes, influenciadores e decisores de todo o mundo a desenvolverem-se profissionalmente e academicamente, experimentando a cultura do Reino Unido e criando relações positivas duradouras com o Reino Unido.

As bolsas do Programa Chevening podem ser de dois tipos:

  • Chevening Scholarships: bolsas de estudo integrais para realizar curso de mestrado em qualquer universidade do Reino Unido;
  • Chevening Fellowships: bolsas de estudo para profissionais em meio de carreira e que se destacam na sua área de atuação.

As bolsas Chevening cobrem as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade do curso escolhido, taxas administrativas da universidade e ainda incluem uma quantia mensal em dinheiro para as despesas pessoais do aluno. Também está incluído o valor de emissão do visto para o Reino Unido e um auxílio financeiro para instalação no país.

Como se inscrever no Programa Chevening

Para se inscrever é preciso acessar o site oficial do Programa Chevening e fazer o cadastro, escolher três cursos, anexar a documentação solicitada (diploma e passaporte válido) e uma carta de recomendação. A segunda fase é uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica ou Consultado Britânico mais próximo da sua residência.

Gates Cambridge Scholarships

A Universidade de Cambridge, uma das mais bem conceituadas do Reino Unido, também possui um atraente sistema de bolsas para estudantes internacionais.

Através do programa Gates Scholarship, a universidade oferece apoio financeiro a candidatos que tenham um currículo de excelência. As bolsas cobrem todos os custos relacionados aos estudos na universidade, além de passagens aéreas, seguro saúde e uma ajuda de custo que pode chegar a 17.500 libras anuais.

Programa Rhodes Scholarships

Um dos mais tradicionais e antigos programas de bolsa de estudo no Reino Unido, o programa Rhodes Scholarship oferece bolsas de estudo a estudantes de pós-graduação que desejam estudar na Universidade de Oxford.

A bolsa cobre integralmente os custos de estudar em Oxford, e ainda oferece um valor mensal para que o candidato se mantenha na Inglaterra durante a duração de seus estudos.

Bolsa de estudos no Reino Unido na Oxford University

Bolsa de estudos Denys Holland na University College London

As bolsas de estudos Denys Holland na University College London estão disponíveis para estudantes de graduação. A instituição concede 9 mil libras anuais a estudantes internacionais que apresentem dificuldades financeiras.

Programa Think Big Scholarships

As bolsas do Programa Think Big Scholarships, para a Universidade de Bristol valem tanto para graduação quanto pós-graduação, e seus valores variam de £5.000 até £20.000 (ou, em reais, de cerca de R$ 25.000 até mais de R$ 100.000) por ano de estudo.

Bolsa de estudos Bristol University

Além desses programas, várias outras instituições oferecem bolsa de estudo no Reino Unido. Portanto, vale a pena consultar o site da instituição que você tem interesse ou entrar em contato via e-mail para verificar se há alguma bolsa disponível.

Saiba como estudar de graça em diversos países da Europa.

Como concorrer a uma bolsa de estudo no Reino Unido

Conseguir uma bolsa de estudo no Reino Unido é uma grande oportunidade para sua carreira estudantil e profissional. Veja como é o processo para se inscrever:

1. Escolhendo a instituição e o curso

Decidir a universidade ou faculdade e o curso certo para você é o primeiro passo desse processo. Por isso, sugerimos que você leia máximo possível sobre as opções disponíveis. Também é importante verificar os requisitos de ingresso no curso, que geralmente estão nos sites das instituições.

2. Inscrições

Depois de decidir o curso e a instituição, é o momento de se inscrever. O processo de inscrição para um curso de graduação no Reino Unido é simples, basta acessar o UCAS (Serviço de Admissão de Universidades e Faculdades), lá estão disponíveis todas as universidades e faculdades do Reino Unido.

Já para os cursos de pós-graduação, cada instituição têm seus próprios requisitos e processos. Portanto, você precisa verificar com bastante atenção os sites dos cursos para obter essas instruções. Veja também uma lista completa com centenas de bolsas de Estudo para o Reino Unido no site da Hotcourses.

3. Seleção

Após fazer a inscrição no curso de sua escolha, a universidade entrará em contato com você informando se você foi aceito ou não no curso. Você pode ser aceito de primeira ou pode precisar fazer alguns testes antes, isso varia de acordo com a instituição.

4. Candidatura da bolsa de estudo no Reino Unido

O processo de inscrição para uma bolsa de estudo no Reino Unido não tem uma lista de documentos padronizada. Ou seja, a documentação necessária vai depender de fatores como o qual bolsa você está buscando ou a instituição que concede. Por isso, é importante que verificar e providenciar com a maior precisão possível os documentos exigidos de acordo com sua candidatura.

Alguns documentos básicos exigidos (em inglês) são:

  • Diploma de graduação;
  • Histórico escolar;
  • Passaporte;
  • Currículo;
  • Certificado de proficiência em língua inglesa.

Com todas as nossas dicas você pode finalmente começar a planejar seu intercâmbio no Reino Unido. Agora, saiba mais sobre o visto para estudar na Inglaterra.

Se você pretende realizar o sonho de estudar no Reino Unido, saiba que o seguro viagem é fundamental. Para encontrar um seguro que se encaixe no seu bolso e nas suas necessidades, recomendamos que utilize o nosso comparador de seguro viagem. Com ele, é possível consultar os planos disponíveis e escolher o melhor para você. Boa viagem e bons estudos!

Oi! Me chamo Andréia, sou brasileira, jornalista, especialista em Marketing e consultora de viagens (sim, ajudo as pessoas a fazerem o que existe de melhor!). Em 2019 morei na encantadora cidade do Porto, em Portugal, e conheço ainda outros 13 países da Europa, com destaque para Alemanha, Espanha, Itália, França, Holanda e Dinamarca. Meu interesse por lugares, culturas, cafés alternativos e cidades antigas beira ao vício, e por isso resolvi unir minhas duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível e seguro do que a gente pensa, e muito mais maravilhoso do que a gente jamais poderia imaginar! Espero que tenha gostado da leitura.

Erick Gutierrez é co-fundador do Euro Dicas e da empresa Wcontent. Nasceu em São Paulo, trabalha com tecnologia desde os 16 anos e estudou Sistemas de Informação. Aos 21 decidiu morar na Europa, na pequena cidade de Limerick, interior da Irlanda. Depois mudou para o Porto (cidade pela qual é apaixonado) onde se especializou em marketing digital, casou e foi pai de uma menina maravilhosa. Dedica sua vida profissional a criar e distribuir conteúdo de qualidade para sanar as dúvidas das pessoas de maneira simples e eficaz. Também gosta de compartilhar seu conhecimento sobre o mundo digital e é aficcionado por carros.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Documentos para morar na Inglaterra: saiba o que vai precisar

Você planeja sair do Brasil e viver no Reino Unido? Leia nosso artigo completo e saiba quais são todos os documentos para morar na Inglaterra.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube