Existem mais de 1 milhão de vagas disponíveis no Reino Unido, de acordo com os dados do Office for National Statistics (ONS). A maior parte das ofertas de trabalho são de setores da economia que sofreram com as restrições da pandemia, cujos funcionários estão em licença, além dos impactos causados pelo Brexit. Quer saber mais sobre essas vagas? Então, acompanhe o nosso artigo e descubra como trabalhar nos países britânicos.

Mais de 1 milhão de vagas disponíveis no Reino Unido

A saída do Reino Unido da União Europeia e as restrições devido à pandemia da Covid-19 certamente trouxeram grandes mudanças no mercado de trabalho do Reino Unido. De acordo com o Office for National Statistics (ONS), entre junho a agosto de 2021, mais de 1 milhão de vagas estão disponíveis no Reino Unido. Esse nível foi superior às taxas durante o período pré-pandemia.

Esse cenário, sem dúvida, refletiu no aumento do número de candidatos a emprego. Segundo o site This is Money, em março de 2020, havia 1,2 requerentes por vaga, mas esse número duplicou e chegou a média de 2,2 aspirantes por função em junho de 2021.

Os dados foram obtidos de uma análise recente feita pelo site de empregos Adzuna e do Institute for Employment Studies. Para o cofundador da Adzuna, Andrew Hunter, a pesquisa demonstra as transformações no mercado de trabalho no Reino Unido nos últimos três meses.

No entanto, alguns setores da economia alertam que essa demanda é muito alta e a escassez de trabalhadores afeta o abastecimento do país e também a recuperação econômica dos países do Reino Unido. Afinal, a falta de mão de obra poderá limitar a capacidade das empresas de atenderem às demandas da população.

Em entrevista a BBC UK, Yael Selfin, economista-chefe da KPMG, afirmou que essa pressão irá reduzir com o retorno ao trabalho de muitos funcionários que ainda estão em licença, devido ao coronavírus. Contudo, a expectativa é que as vagas demorem a ser preenchidas devido à falta de qualificação e de estrangeiros no Reino Unido.

Quais os empregos com mais vagas no Reino Unido?

A Confederação de Recrutamento e Emprego (REC) anunciou no final de agosto o surgimento de 1 milhão de vagas disponíveis no Reino Unido. E, conforme a própria instituição, esses números devem aumentar nos próximos meses.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Alguns setores e empresas, na tentativa de encontrar trabalhadores qualificados, solicitaram ao governo a colocação das vagas na Shortage Occupation List. Portanto, essa estratégia permitiria a contratação de pessoas do exterior para preenchimento de vagas em indústrias, supermercados, fast food e pubs do país.

Além disso, ainda segundo o REC, alguns setores sofrem mais com a escassez de trabalhadores. Confira abaixo quais são os empregos com maior número de vagas no Reino Unido:

Profissão Vagas
Motoristas 100.000
Enfermeiros 79.123
Programadores e profissionais de desenvolvimento de software 68.929
Profissionais de ensino de educação infantil e fundamental 30.574
Chefs 29.996
Assistentes de vendas e varejo 26.183
Limpadores e domésticos 24.148
Instaladores de produção e manutenção metalúrgica 19.748
Carpinteiros e marceneiros 6.364

Qual o salário para as vagas abertas no Reino Unido?

Diferentemente do Brasil, o salário no Reino Unido é calculado por hora. Assim, os trabalhadores recebem uma quantia proporcional à sua jornada de trabalho, prevista no contrato.

Verificamos no site SalaryExpert a média salarial das profissões com maior número de vagas abertas no Reino Unido. Os dados são referentes à 4 de outubro de 2021:

Profissão Média salarial anual
Motorista de caminhão £32.103
Enfermeiro £47.297
Programador £53.647
Cuidador £21.932
Professor do ensino fundamental £33.400
Chef £32.246
Vendedor do varejo £37.101
Limpador £19.409
Carpinteiro £29.739

Ademais, é importante destacar que o salário mensal pode ser maior a depender das bonificações e qualificação de cada profissional. Além disso, a experiência do trabalhador também influencia no aumento do salário.

candidatos para mais de 1 milhao de vagas disponiveis no reino unido

Como se candidatar para as vagas no Reino Unido

Trabalhar na Inglaterra ou nos demais países do Reino Unido é uma excelente forma de ampliar as perspectivas profissionais. No entanto, para conquistar um emprego entre 1 milhão de vagas disponíveis no Reino Unido, o profissional deve estar preparado para se candidatar para as oportunidades de contratação nas empresas britânicas.

Portanto, confira abaixo algumas dicas para conseguir uma vaga no Reino Unido na sua área de atuação:

  • Acesse sites de emprego na Inglaterra como o Gov.UK, Reed, LinkedIn e grupos no Facebook e confira as vagas de emprego disponíveis;
  • Verifique se o seu nível de inglês corresponde ao exigido pela empresa;
  • Elabore o currículo em inglês e perfil do LinkedIn;
  • Prepare-se para a entrevista de emprego;
  • Pesquise sobre a localização e o custo de vida em cada região do Reino Unido antes de se candidatar para a vaga de emprego;
  • Organize todos os documentos antes de viajar para o Reino Unido.

Precisa de visto para trabalhar no Reino Unido?

Sim. Os brasileiros que planejam trabalhar e morar no Reino Unido precisam de visto para serem contratados pela empresa e desempenharem suas funções.

O país possui 5 Tiers, usados para classificar os tipos de trabalhadores que desejam migrar para o território britânico. São eles:

  • Tier 1: mais alto nível de classificação, por isso é indicado para empresários e investidores ou profissionais altamente qualificados da área da Ciência e da Arte;
  • Tier 2: profissionais altamente qualificados que irão trabalhar para uma empresa britânica;
  • Tier 3: profissionais com menor qualificação ou vão trabalhar em um emprego temporário;
  • Tier 4: destinado para pessoas que vão estudar por um período superior a seis meses na Inglaterra. Ademais, permite que o indivíduo trabalhe durante a graduação ou pós-graduação, de acordo com os limites da carga horária;
  • Tier 5: destinado para programas de intercâmbio e trabalho, assim como, para quem irá atuar em eventos esportivos, projetos voluntários ou ações humanitárias por até 12 meses.

Como solicitar o visto?

No início de 2021, o Reino Unido estabeleceu novas regras de imigração. Desde então, os estrangeiros que tiverem interesse em aplicar para o visto de trabalho Tier 2 Visa precisam seguir os critérios do Sistema de Pontos.

Ademais, de acordo com o Points-based immigration system, os cidadãos estrangeiros precisam atingir 70 pontos para trabalhar no Reino Unido. Contudo, para fazer a aplicação para este tipo de visto, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter uma oferta de emprego de uma empresa licenciada pelo Home Office no nível de habilidade exigido;
  • Comprovação de que receberá o salário mínimo relevante da empresa e área de atuação (cerca de £25.600 anual);
  • Comprovar nível de inglês intermediário B1, de acordo com o Quadro Europeu de Referência para idiomas.

Assim, após encontrar uma empresa no Reino Unido que possa fornecer o visto, é necessário iniciar o pedido de aplicação de visto através do site do governo. Geralmente, o processo é feito online e, caso todos os documentos estejam corretos, em poucos meses a autorização é liberada.

Portanto, se você tem interesse em trabalhar no Reino Unido, a hora é agora. Prepare-se, ganhe fluência no inglês, incremente seu currículo com cursos na área e boa sorte!