A nova autorização de viagem criada pelo Reino Unido (ETA UK) é uma mudança significativa no processo de entrada de turistas no território britânico. A medida faz parte de um projeto ambicioso do governo para digitalização das fronteiras até 2025.

Controle de viajantes vai funcionar ainda em 2023

O Reino Unido começará a implementar um programa de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) a partir do outono de 2023. O ETA é um novo requisito para pessoas que não precisam de visto para vir para o Reino Unido, mas dará permissão aos viajantes para visitá-lo.

A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) funciona de forma semelhante ao ESTA dos Estados Unidos e ao ETIAS da União Europeia, como medida de segurança. Aqueles que solicitarem um ETA receberão permissão para entrar no Reino Unido e poderão:

  • Permanecer por até seis meses para fazer turismo, visitar amigos e familiares, fazer negócios ou estudar;
  • Passar até três meses no Reino Unido com a concessão do visto Creative Worker;
  • Transitar pelo Reino Unido;

O ETA aprovado será válido por dois anos e pode ser usado para múltiplas visitas ao Reino Unido. Se um viajante obtiver um novo passaporte nesse período, precisará obter um novo ETA.

Algumas datas de lançamento já foram anunciadas

A autorização de viagem no Reino Unido (ETA) começa a ser obrigatória em diferentes fases e com base na nacionalidade do viajante. As primeiras datas anunciadas pelo governo até o momento desta publicação foram as seguintes:

Data Disponibilidade/obrigatoriedade da ETA
25 de outubro de 2023 Disponível para cidadãos do Catar
15 de novembro de 2023 Obrigatório para catarianos
1º de fevereiro de 2024 Disponível para cidadãos do Bahrein, Jordânia, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos
22 de fevereiro de 2024 Obrigatório para cidadãos do Bahrein, Jordânia, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos

Os países que não foram citados no cronograma acima, inclusive o Brasil, ainda não precisam solicitar o ETA. Mas é preciso ficar atento, pois o governo do Reino Unido planeja adicionar mais nacionalidades ao programa no futuro.

A previsão é que todos os cidadãos sem visto solicitem a ETA

A ETA para o Reino Unido será exigida primeiro para titulares de passaportes emitidos pelo Catar. A seguir, a nova autorização de viagem será um requisito obrigatório para turistas dos seguintes países:

Já se imaginou morando na Inglaterra?

Com o nosso Ebook Morar na Inglaterra você pode! Neste livro digital, você encontra todos os passos para imigrar de forma legal e segura para a Inglaterra. Garanta o seu e dê o primeiro passo rumo à sua nova vida na Terra do Rei!

PREPARAR MINHA MUDANÇA →
Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Bahrein;
  • Jordânia;
  • Kuwait;
  • Omã;
  • Arábia Saudita;
  • Emirados Árabes Unidos.

O projeto do governo do Reino Unido é tornar a nova autorização de viagem um requisito obrigatório para todos os cidadãos sem visto, incluindo os europeus. A expectativa é que a maioria das pessoas receba rapidamente a nova autorização de viagem do Reino Unido. Os visitantes podem se inscrever desde a sua própria casa e não serão obrigados a visitar a embaixada no seu país de origem.

É importante lembrar que os viajantes precisam cumprir com todos os requisitos para aplicação da nova autorização de viagem no Reino Unido para viajar sem visto, que será usada para visitas curtas para fins de turismo, negócios ou trânsito.

Para permanecer no território por longos períodos, seja para estudar, trabalhar ou morar na Inglaterra, o estrangeiro ainda terá que solicitar o visto ou uma autorização específica de entrada no Reino Unido.

Brasileiros precisarão do ETA para o Reino Unido

Os cidadãos brasileiros precisarão solicitar o ETA para o Reino Unido porque o Brasil faz parte da lista de países cujos cidadãos são isentos de solicitar visto para turismo com até 180 dias de duração. Para solicitar o ETA, os viajantes brasileiros deverão atender os seguintes requisitos:

  • Ter passaporte válido;
  • Possuir um endereço de e-mail ativo;
  • Realizar o pagamento da taxa do ETA.

Ainda não há data para que o ETA seja exigido para turistas brasileiros.

ETA não é um visto

É importante lembrar que a ETA do Reino Unido para brasileiros não é um visto e não substitui esse documento. Portanto, quem planeja morar, estudar ou trabalhar na Inglaterra e outros países do Reino Unido por um período superior a 180 dias precisa solicitar o visto.

Quanto vai custar?

O ETA custará £10 por pessoa (cerca de R$62 na cotação de 4 de outubro de 2023). O candidato deverá fazer o pagamento em um cartão de débito internacional logo após a solicitação.

Mulher solicitando a nova autorização de viagem no Reino Unido.
A solicitação do ETAS UK será enviada online através do site oficial do programa.

Nem todos os cidadãos precisarão da autorização

Por norma, os cidadãos britânicos, irlandeses e estrangeiros com permissão para viver, trabalhar ou estudar no Reino Unido não precisam solicitar a nova autorização de viagem.

Os estrangeiros que moram na Irlanda e não são cidadãos irlandeses também não precisam solicitar a ETA, desde que cumpram todas as condições abaixo:

  • Residir legalmente na Irlanda;
  • Não precisar de visto para entrar no Reino Unido;
  • Estar entrando no Reino Unido vindo da Irlanda, Guernsey, Jersey ou Ilha de Man.

Mais controle e segurança na entrada no Reino Unido

A ETA faz parte de um projeto audacioso do Reino Unido para digitalizar suas fronteiras nos aeroportos até o final de 2025. Tem como principal objetivo melhorar o controle da entrada de estrangeiros no território.

A nova autorização de viagem fornecerá informações mais precisas sobre o número de pessoas que desembarcam no Reino Unido e os seus países de origem. Atualmente, as informações disponíveis não são exatas e baseiam-se apenas em pesquisas realizadas nos portos de entrada.

Além de fornecer dados precisos sobre os estrangeiros, a implantação da ETA também tornará o Reino Unido um destino mais seguro. Isso porque, ao rastrear os passageiros antes do desembarque, as ameaças podem ser detectadas mais cedo.

ETA coleta dados dos viajantes

A ETA funciona como um sistema de análise dos visitantes antes da chegada ao Reino Unido. Na prática, os visitantes estrangeiros fornecem seus dados pessoais por meio de um formulário de solicitação online, que incluem:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • País de origem;
  • Detalhes da viagem;
  • Passaporte válido;
  • Endereço de e-mail;
  • Cartão de crédito ou débito para o pagamento da taxa.

A partir disso, as inscrições serão processadas automaticamente. Apenas as aplicações mais complexas podem requerer a intervenção ou análise de funcionários da ETA.